terça-feira, 2 de abril de 2013

Água para o Nordeste - Manutenção e Fiscalização, também!

Água - Qualidade comprovada quando há vegetação sobre a terra. Diga Não ao Desmatamento!


Água para o Nordeste - Manutenção e Fiscalização, também!

Por Marise Jalowitzki
02.abril.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/04/agua-para-o-nordeste-manutencao-e.html


Há pouco terminou a transmissão ao vivo do anúncio do governo sobre quais as providências para dirimir os efeitos dramáticos da pior seca que o nordeste enfrenta nos últimos 60 anos. As notícias, divulgadas durante a 17ª reunião da SUDENE foram pragmáticas: "O nordeste não vai ficar em desvantagem no plano de desenvolvimento do governo", ratificou o ministro.

Já pela manhã, a presidente anunciou que, entre as medidas, haverá um reforço de 30% de carros-pipa, que deverá ultrapassar 6.170 carros. Cada um dos municípios em situação de emergência receberá kits com equipamentos novos, com motoniveladoras e dois caminhões. Além disso, a bolsa estiagem será prorrogada por período indeterminado. 

Ainda AGORA, em 2013, "serão apresentadas propostas aos governadores para que foquem em políticas permanentes para solucionar a seca". ... Fiquei, mais uma vez, com aquele incômodo desapontamento!!! Vão ficar SÓ perfurando poços, irrigando e levando caminhão pipa??? 9 bilhões??? Já 7,6 bi foram investidos e a falta de fiscalização e manutenção com o que já foi feito deixa a situação, NOVAMENTE, à deriva. CADÊ OS PROGRAMAS para captação da água da chuva nas regiões que tem cheias, enchentes, inundações,mortes e desalojados??? Essa água captada serviria e MUITO para os tempos de escassez. E QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS que irão MANTER e FISCALIZAR, DEPOIS de instalados os poços, para que não aconteça o que já está acontecendo hoje??? Centenas de poços abertos estão temporariamente inutilizados porque os dessalinizadores não funcionam, ou nem foram instalados!!!

E quais os programas de reflorestamento? Há espécies (no mínimo, a Palma) que se adaptam aos climas secos. A irrigação necessária é a inicial.

"Quando os ministros iriam iniciar o detalhamento das ações que iriam ser financiadas, a imprensa teve que se retirar."

Gente, temos de manter a esperança, mas que política é algo estranho (para não dizer outra coisa!), isto é!




Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas


Água limpa, um direito de todos!

Link - http://t.co/Cs0ngIG

Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário