segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - Gurizada Fandangueira é culpada?



O que resta: Aos parentes, só resta o pranto. E a luta por Justiça.
Aos que detem o poder, PROVIDÊNCIAS E APURAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES E PUNIÇÃO AOS CULPADOS. À imprensa, aos meios de divulgação, mais e mais informação PREVENTIVA sobre os CUIDADOS que TODOS OS USUÁRIOS precisam ter, em todos os setores da Vida.


Tragédia em Santa Maria - Gurizada Fandangueira é culpada?

28.janeiro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/tragedia-em-santa-maria-gurizada.html

Abraço a todos, em agradeço a tod@s que enviam sua solidariedade, seja pelas redes sociais, seja por e-mail.  Pessoas de diferentes lugares, estados e países. Solidariedade, que existe, sim, no coração humano e que aparece com mais força em momentos assim tristes.

Vidas jovens ceifadas dói MUITO, pois são esperanças e sonhos que não tiveram TEMPO de experienciar o que é a VIDA! 

Imagens e relatos que ocupam nossas horas. Parece impossível pensar em outras coisas. Momento, em que a dor toma conta do raciocínio lógico! Mas é, também, nestes justos momentos, que é possível avançar alguns passos em prol de mais qualidade e respeito. Para TODOS os seres humanos.

INCRÍVEL pensar que tudo isso é VERDADE!


Hoje à tarde um adolescente perguntou: 
- Será que de agora em diante a gente vai ter que testar o extintor de incêndio, pra ver se funciona, sempre que for numa balada? Vão dizer que a gente é maluco, fóbico! Vão rir da nossa cara!

Questão importante! Sim, pois se dizem que a responsabilidade é de todos, O QUE ESTÁ NAS MÃOS do povo, do público em geral, NÓS, em questões que dizem respeito de cumprimento das leis por quem promove eventos e que dizem respeito aos órgãos públicos, QUE EXISTEM E SÃO FINANCIADOS PELOS NOSSOS IMPOSTOS, que PRECISAM fiscalizar mais, que precisam ser mais diligentes? 

pois é, agora já prenderam dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira. E um dos donos da Boate Kiss, também com a prisão decretada, está mal, internado em uma clínica, recebendo atendimento médico, sem previsão de alta.

Jurto que não entendi direito PORQUE já prenderam dois dos integrantes da banda, quando Presidente do CREA, do IBAPE, dos Bombeiros, da Polícia Civil, falam em resultado de perícia que está previsto para acontecer em até 30 dias.

Algumas perguntas:

- SE a Gurizada Fandangueira tocava em vários locais da Cidade Universitária, Cidade da Cultura, Cidade de Santa Maria e SEMPRE fez o seu show pirotécnico, ELES não sabiam que precisavam de licença?

- COMO NINGUÉM dos órgãos responsáveis se alertou para isso?

- Quando a Boate Kiss efetuou a última reforma, rebaixando ainda mais o teto (com maior isolamento acústico, com base em espuma, altamente inflamável) QUEM acompanhou tal reforma?

- SENDO que a banda tocava uma vez ao mês (sempre coom o aguardado show pirotécnico, amplamente anunciado até mesmo em seu site) na Boate Kiss, COMO ninguém (dos órgãos responsáveis ou o(s) proprietário(s) da boate) avisou, ou [se] alertou para o perigo de incêndio?

- PORQUE o extintor de incêndio NÃO FUNCIONOU, mesmo o componente da banda tendo acionado LOGO QUE AS PRIMEIRAS CHAMAS COMEÇARAM? Os relatos dizem que um dos seguranças também pulou logo atrás do músico e também não conseguiu fazer o extintor funcionar.

- Havia SÓ UM extintor de incêndio???


Solidariedade aconteceu por parte de todos! ATENÇÃO: OS QUE INALARAM A FUMAÇA, mesmo os voluntários, os rapazes que quebraram as paredes de concreto para que a fumaça saísse, os que arrastaram os corpos para fora, VÃO A UM MÉDICO PARA AVERIGUAR COMO ANDA o sistema físico interno!!!


- Se o ALVARÁ estava vencido DESDE AGOSTO (não "final de ano", como querem algumas autoridades) QUANTO TEMPO LEVA PARA RENOVAR??? As autoridades declaram que "estava em tramitação"!!! E enquanto isso, passam-se os meses e ninguém averigua nada? Nada é interditado, ainda que temporariamente?

- E a questão da ÚNICA porta ("tinha, sim, porta de saída. Era a mesma que a de entrada!" - delcarou hoje ao meio dia uma das autoridades em um dos noticiários locais. Parece piada de péééééssimo gosto!)

- E a questão da sinalização??? Ontem comentei com a filha e ela declarou: Nunca, em todos estes anos, me preocupei em olhar quais as saídas, se havia sinalização ou não, se havia porta de saída de emergência!!!

- E a questão, já conhecida e amplamente noticiada, do excesso de pessoas??? QUEM vai controlar isso em TODO O PAÍS, em um mundão que se caracteriza pela ganância e lucro imediato???

Aos parentes, só resta o pranto.
Aos que detem o poder, PROVIDÊNCIAS E APURAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES E PUNIÇÃO AOS CULPADOS. 
À imprensa, aos meios de divulgação, mais e mais informação PREVENTIVA sobre os CUIDADOS que TODOS OS USUÁRIOS precisam ter, em todos os setores da Vida.

Nestas minhas quase 6 décadas de vida, NUNCA soube que alguns minutos de inalação tóxica pode provocar queimaduras internas, que podem se complicar até SEMANAS mais tarde (conforme doutor da USP entrevistado domingo à tarde (27.01).

Vinte e sete de janeiro, para nunca mais esquecer! Anos atrás também foi o dia da partida de meu pai. Agora, as 231 vidas jovens ceifadas. E as outras mais que, ontem, já foram anunciadas, dos que morreram em diferentes hospitais de todos os lugares de onde provinham os jovens e que não resistiram. 


TANTAS cidades de nosso estado, todos em luto. Mato Grosso do Sul, Paraguai, pais que recebem apenas os corpos de seus filhos. De 16 a 25 anos. A entrada permitida era a partir de 18 anos. Pois é!!!! COMO, em meio à consternação e ao desespero dos que perderam seus entes queridos não falar em IRRESPONSABILIDADE? E, mais uma vez, proclamar a famosa frase: QUEREMOS JUSTIÇA???
Sim, PRECISAMOS de mais Justiça! Não é só VONTADE, é NECESSIDADE!!!

GENTE LINDA QUE SE FOI, SORRIAM MUITO NESSE NOVO ESTÁGIO!!! AQUI, SÓ RESTAM AS LEMBRANÇAS!!




Querendo, veja também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/tragedia-em-fogo-santa-maria-todos-em.html

Tragédia em Fogo - Santa Maria - Todos em luto


tragedia_santa_maria_foto_germano_rorato_rbs - da balada para a morte
Que a FISCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!!



Ex-jogador da seleção basquete está em estado grave após tentar auxiliar vítimas de incêndio na boate



José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo
Matheus Rafael Raschen, 20 anos, ex-jogador da seleção sub-18 de basquete
José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo
Matheus Rafael Raschen, 20 anos, ex-jogador da seleção sub-18 de basquete

Entre as várias vítimas do trágico incêndio ocorrido em Santa Maria (RS) e que ainda lutam para sobreviver está o Matheus Rafael Raschen, 20 anos, um estudante de tecnologia em alimentos da Universidade Federal de Santa Maria que resolveu trocar a carreira no basquete pelos estudos.

Raschen está atualmente na CTI (Central de Terapia Intensiva) do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Está em estado grave, sedado e em quadro muito delicado, segundo informou a família. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de 100 pessoas estão internadas por causa da tragédia. Destes, 80 respiram com a ajuda de aparelhos.

Matheus sofre com problemas de respiração por ter inalado fumaça tóxica no local. O jovem universitário chegou a defender a seleção brasileira nas categorias de base, como o time sub-18. Foi capitão da seleção gaúcha de base e perambulou por equipes do interior do estado, como o Corinthians de Santa Cruz do Sul, time que foi campeão brasileiro profissional na década de 90.

Segundo informações da família, o universitário estava em uma área mais externa da boate no momento do incêndio, mas decidiu voltar para ajudar alguns de seus colegas que estavam em situação mais delicada na hora do tumulto e precisavam de socorro. Depois disso, acabou se complicando no local devido à imensa multidão.

"Segundo informações que eu tenho, ele tentou ajudar pessoas, acabou caindo e se machucando. Ele acabou socorrido pelos bombeiros. Na ânsia de ajudar outros, ele acabou ficando lá dentro", falou Nestor Raschen, pai de Matheus.

"Tenho informação extra-oficial de que chegou consciente ao hospital, mas foi sedado por causa das dores.  Ele estava muito perto de onde ocorreu o incêndio e foi um dos primeiros a tentar ajudar as pessoas", continuou.

A família, que vive em Santa Cruz do Sul, foi avisada por volta das 5h30 da manhã de domingo e aproximadamente duas horas depois já estava na companhia de Matheus. Nestor disse que apesar do quadro grave, tem muita esperança de que o filho possa sair em breve da situação delicada.

"O grande problema do Matheus é a respiração por ter inalado fumaça tóxica. Isso prejudicou as vias aéreas e está sedado. Esperamos que o organismo reaja. Que isso seja natural e espontâneo. É um quadro muito delicado. Como está vivo e onde há vida, há esperança", falou o pai.

"Ele é guerreiro e batalhador, um exemplo de vida, Ele não é de ir festas. Vai sair dessa com muita reza de  todos."

http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2013/01/28/ex-jogador-da-selecao-basquete-esta-em-estado-grave-apos-tentar-auxiliar-vitimas-de-incendio-na-boate.htm 

AMÉM!!!





2 comentários:

  1. RENATA CARVLHO DA SILVA1 de março de 2013 às 17:33

    Infelizmente foi uma fatalidade que aconteceu nessa boate serve a Deus julgar esse acontecemento e a justiça ser feita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, quando Deus Filho ensinou o "Orai e Vigiai" ele quis nos dizer para confiarmos, sim, na Justiça Divina, FAZENDO A NOSSA PARTE. As leis oficiais que regem o mundo estão aí para serem cumpridas com Justiça. E, não dá para negar que, a cada tropeço, o Planeta tem uma nova oportunidade de melhorar e evoluir. Plano de Prevenção contra Incêndios em casas noturnas, estádios, escolas e hospitais, nunca foram tão bem cuidados como agora! Pelo menos no RS, em SP, MG, RJ, as notícias dão conta de maior vigilância. A Comissão do Senado para fornecer uma legislação federal, que sirva a todos os estados, vai dar frutos!
      Abs

      Excluir