sábado, 4 de agosto de 2012

Eleições 2012 - Voto Nulo Não Gera Nova Eleição

Voto nulo só anula Eleição se for por determinação  da Justiça Eleitoral


Eleições 2012 - Voto Nulo Não Gera Nova Eleição

Por Marise Jalowitzki
04.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/eleicoes-2012-voto-nulo-nao-gera-nova.html

Em 26.maio.2012 publiquei um artigo repassando informações recebidas de uma amiga, comentando sobre a possibilidade de inviabilizar uma eleição através do voto deliberadamente nulo, isto é, quando todos, ou a maioria, resolvem não creditar seu voto para determinado candidato. Fui procurar a fonte original e o periódico onde a notícia foi divulgada era de confiança. Publiquei. Entretanto, não é assim que acontece, infelizmente, apesar do que foi divulgado pelo jornais de Bom Jesus de Itabapoana, onde 89,23% dos votos foram nulos. Os candidatos em questão foram, sim, impedidos de assumir; houve, efetivamente, nova eleição, mas, não foi pela vontade ou poder dos eleitores e, sim, pela decisão da Justiça Eleitoral.

Funciona assim: quando há dois ou mais candidatos (a prefeito, como é o caso agora do dia 07.outubro), o candidato vencedor tem, sim, de obter 50% + 1 dos votos válidos (o que inclui os em branco, que contam para a legenda-partido vencedor). Agora, nos municípios onde o candidato é único, a coisa é diferente...estranhíssima! Ainda que a maioria dos eleitores não queira o candidato, a lei, pasmem, ASSEGURA que um candidato pode se eleger mesmo que tenha APENAS UM VOTO. Ou seja, protecionismo total, pois, pelo menos, ELE MESMO VAI VOTAR EM SI, o que já lhe garante a legibilidade. Lei estranhinha essa, não é não? Só no RS temos 20 municípios com apenas um candidato. Em MG, 23. Mesmo que uma parcela significativa da população não queira o candidato, não tem escolha nem pode rejeitá-lo. Ou seja, eleição certa sempre. Vontade do povo? Lembram daquele velho conceito de "vontade da maioria"? Não funciona.

A anulação, que gera nova eleição, só acontece quando a Justiça Eleitoral assim o determinar, por irregularidades diversas, entendidas pela JE como causas graves para impugnar (processos, irregularidades comprovadas, o que pode acarretar na invalidação do registro ou diploma cassado).

Só para lembrar o que nos ensinaram em pequenos: Democracia é um governo do povo, pelo povo e para o povo. Pois é!

De qualquer maneira, quero deixar aqui meus agradecimentos a quem ajudou a esclarecer, pois a pior praga é a ignorância, já dizia minha mãe.

Transcrevo o comentário do Rafael:

"Voto deliberadamente nulo não gera nova eleição.

A reportagem indicada induz o leitor a uma conclusão equivocada, tudo por causa de uma confusão semântica que gira em torno do "voto anulado".

Somente são computados na contagem os votos válidos, excluídos os brancos e nulos.
Ocorre que, se dentre os votos válidos for descoberta a ocorrência de fraude (ou outra hipótese de nulidade) deve este voto válido ser anulado. Se a nulidade atingir mais da metade dos votos do País, Estado ou Município, serão feitas novas eleições (art. 224, Código Eleitoral).

No caso da reportagem a população não votou nulo em mais de 50% dos que compareceram às urnas. Houve votação expressiva nos três candidatos concorrentes.

No entanto, ocorreu algum tipo de erro/fraude na candidatura de dois deles, o que ocasionou a anulação pelo Tribunal de seus votos (antes considerados válidos). Essa anulação somou mais de 50% dos votos do município e, por isso, houve nova eleição.

Uma leitura atenta revela que o desembargador teria afirmado que se os votos anuláveis somarem mais de 50%, será preciso fazer nova eleição; estes não são os votos nulos, mas os votos que eram válidos e foram anulados pelo TRE/TSE em virtude de alguma das hipóteses de nulidade dos arts. 219 e seguintes, do Código Eleitoral.

Esta notícia do terra informa o que ocorreu corretamente, sem induzir o leitor em erro:

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2008/interna/0,,OI3288204-EI11874,00.html

Para melhor esclarecer:

http://blog.boullosa.org/pt/2008/11/voto-nulo-nao-anula-eleicao/

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/post.asp?cod_post=126193 - "




Em 01.09.2012 recebi em comentário a inserção deste video, uma paródia da canção de Raul Seixas Cowboy fora da Lei, composto e interpretado pela Cássia Godinho. Excelente!!! Assista e compartilhe: https://www.youtube.com/watch?v=-Dars65lDw4



Querendo, leia:

Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-livre-sou-favor.html

Voto Livre - Sou a favor!


VOTO LIVRE - Votar por QUERER VOTAR, não por imposição! 




Artigo oque originou o post do dia de hoje, neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-nulo-pode-sim-acarretar-nova.html 


VOTO NULO pode, sim, acarretar nova eleição!

Voto é questão que envolve a todos - Temos de discutir e divulgar, para melhorar!


Leia mais em:
Voto Vendido - Votos por Comida e Gasolina




Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção - DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS

O compromisso em melhorar diz respeito a todos.




Querendo, leia também:
POLÍTICA INTERESSA?


Crianças são orientadas de como votar em colégios, a fim de prepará-las para eleições futuras


recebi comentário contendo o seguinte link: Urna eletrônica - 

Onde Chiarelli fala sobre a Farsa das Urnas Eletrônicas, o nosso sistema frágil de apuração das urnas. - http://eleitorprotesta.blogspot.com/2012/07/urna-eletronica-caso-de-policia-o-fim.html 

Podem procurar outros videos que falam sobre esta fragilidade que permanece em vigor em nossas eleições. Os resultados podem, sim, ser alterados. O deputado mostra, inclusive, o lacre de urna que, segundo ele, pode ser comprado antecipadamente, inclusive, JÁ com a assinatura do Juiz. As eleições, em várias situações, foram alteradas, sim, não só no nosso país. As denúncias sobre a reeleição de Bush aparece em vários segmentos. Continuamos divulgando e comentando, a fim de ampliar os conhecimentos de todos e um maior envolvimento com candidatos e seus projetos. Isso, sim, pode resultar em melhorias, apesar de toda a corrupção existente.



Outro link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/1500-raios-em-uma-unica-noite-porque.html

1500 raios em uma única noite - Porque não acredito em política

Cidadãos desabrigados esperam há mais de uma semana e os partidos políticos disputam entre si para ver quem vai levar os "louros" pela "doação" de telhas, lonas e cestas básicas! Doação? UM POUQUINHO de todos os impostos que pagamos TODOS OS DIAS!

Tempestades, rajadas fortíssimas, raios e granizo assolam a região Sul, especialmente o RS . O G1 diz que "Ventos fortes de calor com baixa umidade, provenientes da Amazônia", são as causas para as fortes tempestades no RS e SC (JN de 02.outubro). 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

6 comentários:

  1. Oi Marise!
    Boas informações neste post,grata! Um absurdo isso de ser eleito com apenas um voto e sobre os nulos.
    Temos que mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Querida Amiga! TAMBÉM ACHEI UM HORROR! Quem será que promulgou uma lei dessas? Favorecimento puro!!!

      Excluir
  2. Caro @eleitorprotesta! Grata pela contribuição ao post! Transcrevo teu comentário: "@eleitorprotesta4 de agosto de 2012 12:48
    NO BRASIL OS BANDIDOS AGEM MUITO MAIS DO QUE AS PESSOAS DE BEM, POR ISSO ESTÃO DOMINANDO O PAÍS. #NãoVotoEmUrnaQueDesviaVoto

    Urna eletrônica - Caso de Polícia - O fim da democracia chegou! "

    o LINK PARA O ARTIGO QUE MENCIONAS AO FINAL DO COMENTÁRIO, inseri ao final de meu artigo, para possibilitar que mais pessoas acessem. ABS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cássia Godinho!
      Ficou excelente a paródia! Tenho certeza que Raul Seixas concorda com tudo! Incluí o link neste artigo e incluí em novo artigo com o título Eleitor Consciente. Abraços!

      Excluir
  4. Cássia Godinho enviou a seguinte mensagem: “Fiz esse vídeo para trazer conscientização política usando humor. Espero que a mensagem chegue a quem mais precisa dela. Se concorda, compartilhe!”

    Grata, Cássia! Tudo a ver!

    O link está incluído neste mesmo artigo e também em artigo específico, que leva o título ELEITOR CONSCIENTE

    ResponderExcluir