quarta-feira, 21 de março de 2012

COMPOSTAGEM EM TERRENOS - APRENDA A FAZER UM BIODECOMPOSITOR SIMPLES E BARATO


Agroecologia é possível - Agricultura orgânica - Sem agrotóxicos - Compostagem - Biodecompositor ocupa pouco espaço e é eficiente

COMPOSTAGEM - APRENDA A FAZER UM BIODECOMPOSITOR SIMPLES E BARATO


Para quem tem mais espaço, campo ou cidade, a sugestão é da extensionista Luciana Mees, de Santa Catarina,  e ensina a fazer um biodecompositor prático, eficiente e barato. Adquirindo todo o material, ele não sai mais do que R$ 75,00. Você pode colocar de espaço em espaço, ao longo do seu terreno, mesmo se for produtor em larga escala.

"Todo o processo acontece em ambiente fechado, o que evita o mau cheiro e a propagação de parasitas e insetos", explica Luciana, que é extensionista da Epagri, no Escritório Municipal de Ouro Verde - SC.

MATERIAL NECESSÁRIO
Você vai precisar de:
-  uma bombona plástica de 200 litros com tampa rosqueável,
- a metade inferior de outra bombona,
- uma torneira com flange,
- um pedaço de cano e
- pedaços de sombrite. 

COMO FAZER
 Com uma furadeira, faça vários furos no fundo da bombona inteira, como se fosse uma peneira. Em seguida, encaixe dentro da outra metade. No fundo da bombona forre com pedaços de sombrite. "O chorume, líquido que escorre do material orgânico, passa pelos furos da bombona inteira e fica armazenado no recipiente de baixo. O sombrite impede que o material entupa os furos", explica a extensionista.

A seguir, instale uma torneira na parte inferior da meia bombona, que é por onde o chorume será retirado mais tarde (também será utilizado como húmus). Perto da tampa da bombona superior, instala-se um pedaço de cano por onde sairão os gases do processo de compostagem. Para evitar a entrada de insetos, é importante fixar um pedaço de tela na ponta do cano.

Pronto! Agora é só colocar os materiais orgânicos (cascas e folhas) diretamente no biodecompositor, que deve ser mantido tampado. 



"O adubo está pronto quando estiver praticamente sem cheiro, com aparência de húmus. Ele deve ser incorporado à terra dos canteiros", explica Luciana. Em cerca de 15 dias o chorume não é mais poluente e também pode ser usado na fertilização das plantas, seja de sua casa ou escola.

Leve esta ideia adiante! Diminua o uso de agrotóxicos! A Saúde de todos agradece!


Fontes
- Extensionista Luciana Mees Telefone: (49) 3447-0007
E-mail: 
lucianas@epagri.sc.gov.br


http://www.epagri.sc.gov.br - Revista Agropecuária Catarinense volume 24, n° 3
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Cinthia Andruchak Freitas – Jornalista


- No Youtube (link enviado por Lorizete): Bom dia! No canal do Youtube da Epagri de Santa Catarina tem um vídeo que mostra como construir biodecompositores orgânicos http://www.youtube.com/watch?v=osTegp3FBMg 

Abraço - Lorizete Pegorini - Pomerode - SC

Faça a Diferença Positiva! Leve esta ideia adiante! Diminua o uso de agrotóxicos! 
A Saúde de todos agradece!


Mais sobre o tema compostagem orgânica:


Escola utiliza restos da merenda escolar em compostagem 
Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/escola-utiliza-restos-da-merenda.html 


Restos de alimentos da cozinha e lanches vira compostagem. Alunos utilizam o adubo em horta orgânica, na escola em Pomerode - Santa Catarina





Compostagem Orgânica - Como fazer um Biodecompositor barato e eficiente

Link:


O tempo médio para a utilização da compostagem como adubo é de 3 a 6 meses, mas o chorume já pode ser retirado com 15 dias




Conheça as dicas de como fazer sua Horta em Casa

Horta em Casa

Cuidados diários permitem resultados maravilhosos

Querendo, conheça mais em:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html 


Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!

SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA - Página de Links




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

5 comentários:

  1. Olá, Sou a Luciana de Santa Catarina, só gostaria de adicionar mais uma informação: para a utilização do chorume, deve-se diluí-lo em água, na proporção de uma parte de chorume para cada quatro partes de água.

    Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! GRATA pela complementação! Inseri no novo artigo-chamamento que leva por título: Compostagem Orgânica - Como fazer um Biodecompositor barato e eficiente e que publiquei na data de hoje (16.agosto.2012)

      Hoje, também, conversei com uma extensionista da Emater,Claudia Paraíba, aqui do RS (Teutônia) e ela vai utilizar pneus usados para projetar um biodecompositor. Falei de teu projeto.

      O Planeta agradece às duas!! Abraços e votos de Felicidades!

      Excluir
  2. olá! para o biodecompositor não é necessario a porção de terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! pelo que descreveram as extensionistas da Emater, apenas os resíduos são ali colocados. No artigo onde escrevi sobre humus líquido, também cita apenas as cascas de legumes e frutas. Estou fazendo a experiência em minha sacada, em garrafas pet que ficam de cabeça pra baixo. Já recolhi o chorume, misturei na quantidade de água e já apliquei nas plantas. As cascas continuam secando. Sucesso!

      Excluir
  3. olá, Sou Jose neto, gostaria de saber onde encontrar resolução sobre compostagem em larga escala. Preciso apresentar TCC onde estudo.

    Abraço

    ResponderExcluir