sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O falido modelo carcerário brasileiro e o que está por trás da violência extrema das facções

Violência extrema continua e se intensifica em todo o país. (Crédito da Imagem: Reuters)



Marise Jalowitzki
16.agosto.2019
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/08/o-falido-modelo-carcerario-brasileiro-e.html


A coisa mais evidente do crescimento das facções criminosas no Brasil reside no fato de se misturar presos de altíssima periculosidade com garotos que estão iniciando a vida no crime. Muitos destes, sequer foram processados e-ou julgados. Estão lá, aguardando pelo processo (ou julgamento) e recebendo diariamente 'lições' de como se aprimorar no crime, como aumentar seu poder junto aos opositores, de facções rivais.

Isto foi amplamente divulgado por Drauzio Varella, após o massacre em Carandiru, quando 111 detentos foram cruelmente mortos (Há relatos de detentos comentando que este número seria a metade do que realmente aconteceu).Lembro até hoje da capa da Veja ostentando uma parte de cena que mal e mal dava a noção da violência impetrada. Ali houve intervenção dos agentes penitenciários, de tropas de choque, o sangue corria aos borbotões escada abaixo. Tudo documentado em um livro do autor e médico, que atendia os encarcerados e pôde, com toda propriedade, trazer nuances diversas daqueles indivíduos. Depois, o livro se tornou filme, ganhou premiações internacionais.

Agora, após o massacre em Altamira, no Pará (29.julho.2019), onde, em uma investida sobre os encarcerados de uma facção sobre a outra rival (no mesmo presídio), 58 foram cruelmente mortos, as cabeças dos 16 decapitados expostas em uma superfície de saco de lixo, uma das cabeças serviu de bola de futebol para os autores ostentar em video nas redes sociais. Mais 4 foram  estrangulados durante o trajeto, dentro do caminhão que os transportava para outro sistema prisional.

A questão da superpopulação carcerária já tem décadas. Ao comentar com uma pessoa sobre, ela respondeu: "O sistema deixa acontecer estes massacres, que é uma forma de 'esvaziar' as cadeias". Outro comentou: "Há relatos dos familiares de que a diretora da casa penal juntou as facções pra esse fim." O próprio (primeiro) vídeo 'oficial' mostra dois detentos rivais correndo em direção às celas onde se encontravam os que seriam atacados e mortos. Hediondo. Cruel.

O número de presos cresceu 700% em 25 anos, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional - Depen .

Em muitos presídios os detentos são aglomerados por região, isto é, são tomadas como referências os endereços! Misturam-se todos, independente do grau de periculosidade!



Não são centros de recuperação, são centros de recrutamento criminal.

Se o modelo prisional em nosso país não modificar, continuaremos a conviver com estas notícias de barbárie, onde jovens continuam morrendo, enquanto nossas leis continuam chamando de "ressocialização" o que, na verdade, é só encontro para arregimentar novos integrantes, numa verdadeira escola do crime. 

"O Brasil não consegue esclarecer nem 15% dos seus homicídios, mas segue superlotando cadeias com moleques favelados de 19 anos, e quer prender os de 15 também. É uma política caríssima e não apenas ineficiente: ela favorece a expansão das facções, todas nascidas e crescidas no sistema prisional. É uma política suicida, que nos joga num ciclo de mais e mais violência há 30 anos."

Com esta máxima Gabriel Feltran, diretor científico de Estudos da Metrópole e autor de diversos livros - entre eles 'Irmãos - Uma História do PCC', apresenta as razões do que há por detrás dos massacres em presídios brasileiros.


Violência extrema como forma de mostrar poder e força sobre a facção rival

"A crueldade fora do comum é difícil de compreender, mas tem um objetivo tático e não é exclusividade dos grupos criminosos brasileiros. Ao longo da história, a decapitação tem sido usada como forma de "desumanização" do oponente e estratégia de demonstração de poder.

A 'inspiração' das facções brasileiras para a predileção pela decapitação e o esquartejamento não viria, portanto, de uma gangue estrangeira específica, mas sim de uma simbologia consolidada pela história.


Expor a cabeça do inimigo funciona como símbolo de 'triunfo', o esquartejamento seria uma forma de manifestar a submissão total do oponente, os estupros são usados para humilhar e subjugar os rivais. Ou seja, são estratégias de demonstração de força."

Estas declarações fazem parte de uma interessante reportagem contida aqui: https://noticias.r7.com/cidades/cabecas-decapitadas-corpos-carbonizados-o-que-esta-por-tras-da-violencia-extrema-na-guerra-de-faccoes-04082019



Querendo, leia mais sobre o tema

Pobre de nosso país! “Eu vi a cabeça do meu filho dentro de um saco plástico!” Por que a violência cresceu tanto?

Altamira, de cidade pacata a uma das mais violentas do país, em menos de 10 anos. Falta de planejamento estrutural, foco só no capital a ser gerado para os mega grupos, dá nisso.



Querendo, leia também:
Ninguém está sendo pego de surpresa. Sim, os bandidos de alta periculosidade, e de facções rivais, não deveriam estar em mesmo complexo. Que dirá misturados aos delinquentes com histórico recente de furtos e-ou tráfico. Por que chamar de CENTRO DE RECUPERAÇÃO um lugar que não oferece nada que possa reintegrar?

Em 2010, o simples anúncio da obra de Belo Monte já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. "Como ficarão os que não conseguirem emprego na hidrelétrica?" perguntava o Ministério Público.


E mais:

A história do ódio no Brasil - Só o Amor pode trazer a PAZ


Os que se propuseram promover a PAZ são seres como nós, não são santos, nem seres perfeitos, mas DECIDIRAM agir pelo BEM, ao invés de ficar criticando ou maldizendo.

Se tivesse nascido no Brasil, Gandhi não seria um homem sábio, mas um “bundão” ou um “otário” (Fred Di Giacomo, do Glück Project)

Leia na íntegra: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/a-historia-do-odio-no-brasil-so-o-amor.html



Carandiru, Cruzes e o Tempo



Parque da Juventude, em São Paulo, onde antes ficava o complexo carcerário do Carandiru
Filme - Documentário com depoimentos, feito um ano antes da implosão dos prédios



Esta é uma publicação de 2010, de como se arrasta este modelo falido:

Superlotação faz juiz libertar 19 presos perigosos na Bahia
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4820074-EI5030,00-Superlotacao+faz+juiz+libertar+presos+perigosos+na+Bahia.html



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.  Mãe, avó. Cidadã. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:




Nenhum comentário:

Postar um comentário