quinta-feira, 18 de abril de 2019

Tipos de açúcar para ir substituindo em sua dieta

Um dos grandes desafios dos profissionais da área médica  é conscientizar as pessoas contra o uso excessivo de açúcares adicionado a bebidas e produtos industrializados. Claro, depois que eles próprios tiverem esta conscientização.

Marise Jalowitzki
18.abril.2019
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/04/tipos-de-acucar-para-ir-substituindo-em.html

Cada vez mais e mais notícias sobre os efeitos negativos do consumo de açúcar estão sendo divulgadas. E sabemos o quão difícil é substituir, ou até mesmo extinguir (isto seria o ideal) o uso de açúcares em nossa alimentação. Por isso, é ultra importante que se saiba quais os substitutos menos nocivos ao uso e consumo do açúcar refinado.

Crianças e idosos são particularmente MUITO suscetíveis ao açúcar, mas todos se prejudicam. Desde nervosismo, ansiedade, até doenças bem mais sérias, pois ataca o fígado.

Açúcar é necessário para a saúde do organismo, pois, dentre outros benefícios, produz energia. MAS NÃO É DO AÇÚCAR COMPRADO, ou aquele contido nos produtos industrializados que estamos falando. É do açúcar natural, contido nos alimentos naturais, tipo frutas. Vamos ver como é isso.


Falando do açúcar produzido a partir da cana de açúcar
Em graduação de nocividade, o primeiríssimo é o


refinado é quase um pó, só superado pelo açúcar confeiteiro
 - açúcar refinado - quanto mais branco e fininho, pior, já que 'para se tornar branco, o açúcar refinado passa por processos químicos onde são acrescentados aditivos que pertencem a grupos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Se consumido regularmente, aumenta a probabilidade de diabetes, obesidade, alterações intestinais, candidíase e até câncer. É descalcificante, retira o cálcio dos ossos, deixando-os mais frágeis, além de estimular ainda mais o gosto e a vontade por doces, pois altera o sabor dos alimentos'.


açúcar cristal 

 - açúcar cristal - a cor é igualmente branca, só os grânulos são um pouquinho maiores. É também feito a partir da cana de açúcar e também muito processado. Geralmente há dois tipos, um cristal mais fininho e outro com grânulos maiores, dependendo do fabricante. Para quem está neste estágio [consumindo este tipo de açúcar até eliminá-lo de sua dieta], pelo menos compre o orgânico. Se não se livra dos malefícios do açúcar e dos aditivos, pelo menos não ingere toda a carga de agrotóxicos contidos na cana.








demerara


- açúcar demerara orgânico - já começa a ser mais marronzinho, da cor original da cana, e em grânulos maiores. Dissolve bem e precisa bem menor quantidade que os anteriores, pois é mais doce.








mascavo




 - açúcar mascavo orgânico - de todos, o mais natural. É uma questão de habituar o paladar, pois tem o gostinho do melado (outro produto da cana de açúcar). No suco de maracujá, por exemplo, deixa o gosto do maracujá ainda melhor e nem precisa tanto açúcar.







Todos os açúcares trazem prejuízos à saúde, não existe um que cause menos risco. O que determina é o estado do corpo (mais ou menos debilitado, a idade, etc.) e o nível de consumo. Facilmente encontramos crianças ansiosas, inquietas, nervosas. Pode ser o açúcar.



açúcar de coco





Também há o açúcar de coco e os adoçantes sintéticos (edulcorantes). Tudo processado e alterado.

O açúcar de coco é pouco doce. Serve apenas pra "dar um gostinho" açucarado, mas não é isento de riscos.











Stevia





Stevia é um alternativo, advindo de uma planta e 100 vezes mais doce que o açúcar da cana (alguns dizem até 300 vezes mais doce).

Também é encontrado em gotas (tipo adoçante). Tem um gostinho diferente, mas é questão de hábito (não tem os perigos alardeados ao aspartame).






Por que os açúcares [ainda consumidos] originados da cana devem ser orgânicos? 

A nossa cana de açúcar é produzida em grandes canaviais, onde o uso de pesticidas assumem níveis alarmantes, já que a produção é estimulada ao máximo, especialmente para gerar etanol (combustível). Assim, deve-se garantir que a cana de açúcar dos açúcares que [ainda] consumimos seja de fonte natural, ecológica, livre de agrotóxicos. A inscrição "Orgânico" deve vir em destaque na embalagem, com certificação. Devendo, por igual, ser utilizado com parcimônia, sempre com o intuito de ir diminuindo ao máximo o consumo.


Alimentos que se transformam em glicose

A glicose, em níveis moderados, equilibrados, é essencial para a saúde do corpo. Muitos alimentos, mas muitos mesmo, ao serem ingeridos, se transformam em glicose, o que deixa um excesso altamente prejudicial, gerando doenças diversas. Claro que ao comprar produtos industrializados tais como pães, bolos, massas para bolos, etc., sorvetes, todos os chocolates (em barra, em formato de ovos, em creme), bolachas, biscoitos, o açúcar ali é o refinado (ou o confeiteiro, tão industrializado e aditivado quanto aquele), o sal refinado, leite e ovos, etc.. Todo alimento industrializado deve ser evitado.

Assim, o melhor é consumir o açúcar contido nas frutas. Ao consumir uma fruta, o açúcar (frutose) nela contido será transformado em glicose.
 Entretanto, mesmo quando você comer batatas, por exemplo, o amido será também transformado em glicose, e assim acontece com todos os outros tipos de açúcares. Ou seja, estamos em contato com açúcar de todas as formas. Por isso se estimula o mais possível a feitura da alimentação caseira, onde é possível escolher o que se mistura na confecção dos pratos, estimulando o uso de verduras e legumes, usando sempre bem pouco óleo (evitar frituras), que é outro vilão.

Como diz a endocrinologista Lúcia Henriques
"Glicose é a principal fonte de energia para nosso organismo, presente em maior concentração nos cereais (trigo, aveia, centeio e milho) grãos, massas e pão, e em menor concentração nas frutas, verduras, legumes e mel. Ela possui um grau de doçura inferior à sacarose e superior à lactose, além de ser uma forma de armazenamento dos açúcares, pois todos eles circulam no sangue na forma de glicose, por isso ela é conhecida como açúcar do sangue.

Cada alimento possui um índice glicêmico (IG). O IG é um fator que indica a velocidade, após a ingestão, que um alimento se transforma em glicose e alcança a corrente sanguínea. Ou seja, quanto menor a velocidade de transformação em glicose, mais lenta e gradual será sua liberação para a corrente sanguínea, e isso é bom (TRUCOM, 2012)."

Um dos grandes desafios dos profissionais da área médica é conscientizar as pessoas, para que, pelo menos, passem a consumir bem menos açúcar, e também para os açúcares adicionados a bebidas e produtos industrializados. 

O ideal é evitar adoçar os alimentos. Tudo que acaba ficando em excesso em nosso organismo, traz sérios prejuízos.  E o açúcar, infelizmente, está em quase tudo. Resta reeducar nossos hábitos alimentares. 

Em meu cotidiano, uso muito a banana (grelhada ou aquecida), a manga e a maçã (igualmente grelhada ou aquecida) para dar sabor a diversos pratos. O calor realça o sabor adocicado.

À noite, quando dá "aquela fominha", sempre antes das 23h (depois, jejum total), ou grelho fatias de uma maçã sobre um meio pão árabe de linho ou como melancia (nunca gelada).

Um meio limão com água morna pela manhã em jejum. 4 colheres de vinagre de maçã orgânico, misturado em água morna (esta porção pode ser ingerida aos poucos, em diferentes horários durante o dia, antes ou depois das principais refeições), orientações recebidas do Dr. Claudio Rhein, médico alopata e da MTC - Medicina Tradicional Chinesa (Caxias do Sul - RS).

Dele, há também este artigo, publicado neste blog:

Açúcar refinado, chocolate e câncer 




"Não existe nada mais acidificante que o açúcar refinado, sendo o combustivel preferencial da célula cancerosa."


Serviram de fontes:
Indicações diversas e do Dr. Claudio Rhein

https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/07/especialistas-avaliam-os-diversos-tipos-de-acucar.html

Para quem quer se aprofundar no tema, sobre frutose, sacarose, maltose, etc., leia aqui: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/a-classificacao-dos-acucares/60146


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário