terça-feira, 18 de agosto de 2015

TDAH - O que fazer com estas crianças




 "Reflexões sobre a nossa responsabilidade sobre os seres que ainda não podem tomar suas decisões, vão bem além de “resolver um problema” imediato. Diz da nossa própria visão de mundo e de como pensamos o futuro das novas gerações. Em que queremos tornar o mundo? Em que queremos transformar os seres humanos? Seres perfeitos existem? Sistemas perfeitos existem? Todos terão de ser caixinhas previsíveis e robotizadas? Esta preocupação cresce quando há um investimento maciço nos pequenos, corpos e mentes em formação, em desenvolvimento, por isso muitos mais afeitos a receber “enformamentos” (colocar na fôrma), sem falar nos efeitos colaterais, sempre inéditos e sem o devido estudo aprofundado." (pág 68 e 69 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM)





Por Marise Jalowitzki
18.agosto.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/08/tdah-o-que-fazer-com-estas-criancas.html


"Olha Marise, eu concordo totalmente que as crianças diagnosticadas com TDAH não devem tomar ritalina. Eu sei que a deficiência intelectual existe porque eu tenho uma criança de 9 anos que foi diagnosticada com TDAH por dois neurologistas conceituados aqui do meu estado. 

Foi tentado um medicamento para concentração e não adiantou e depois foi receitada a ritalina (famosa) e eu, mãe amorosa que sou, pesquisei até não poder mais sobre o TDAH, sobre a ritalina e cheguei à conclusão que não iria dar a droga para o meu filho, por infinitos motivos : 
- O principal, não cura a hiperatividade e nem o deficite de atenção. 
- Prejudica as reações naturais e instintivas do cérebro diante do aprendizado, tanto na escola como na vida.
- A criatividade vai para as cucuias (o pensamento fica robótico e decorado).
- Aumento dos riscos de doenças cardíacas.
- Prejudica o crescimento a longo prazo. 
- A criança perde o poder de interpretação e começa apenas a decorar (memorizar) informações.

Não será mais o meu filho que está alí. É um robô programado. 

A todos os profissionais que já me perguntaram o porquê que eu não dei a Ritalina eu respondo: Ela é boa? pra quem? 
E continuo: Para a família, para os professores que terão uma criança bem quietinha? É boa para qualquer um ao redor, menos para ele. O meu filho é uma criança muito especial e que me ensinou muito. Eu nunca recebi reclamação da escola por mau comportamento, ele nunca agrediu nenhum coleguinha. E eu não iria dar uma droga dessas para o meu filho, lhe causando problemas de saúde só para ele se encaixar em um padrão de notas. O rendimento escolar dele é abaixo do dos colegas, mas ele vem conseguindo passar de ano com muito esforço meu e tenho cobrado das professoras uma boa aula porque o meu filho(estou me repetindo) é especial e ele merece o melhor de cada um de nós: é uma boa aula, uma aula interessante, interativa, com boas técnicas pedagógicas; é uma mãe e um pai especial que precisam parar e olhar para ele enquanto ele conta ou pergunta alguma coisa. 

Outro dia ele disse: Esse bolo é de chocolate e eu sem olhar enquanto fazia o bolo respondi "humrum" e ele disse: Tem que responder com a boca! - e eu rí e respondi: é, é de chocolate e olhei para ele. 
O que eu vejo no meu filho são sintomas de autismo num grau mais leve e quando ele é estimulado, ele corresponde, não no tempo da maioria das crianças da idade dele, mas no tempo dele. 

Uso tudo para desacelerar ele: faz acompanhamento psicológico, adapto técnicas de Yoga, técnicas para diminuir o stress, técnicas de associação para o aprendizado, chás calmantes e amor, muito amor.

Parabéns pelo seu trabalho, espero que consiga publicar seus livros e estou com você na luta contra a Ritalina."



Querida Mamãe!!! Muito grata por este maravilhoso e amoroso depoimento!!! Deveria se tornar o pergaminho-bandeira de toda a luta!! Não está fácil encontrar uma editora que se decida ir de encontro ao instituído e "peitar" (como se diz aqui no Sul (no sentido de confrontar) toda esta louca comercialização, onde a indústria farmacêutica seduz (e corrompe) muitos médicos que, ou incautos, ou descompromissados, não se importam de ir receitando sem medir, avaliar, que dirá, acompanhar este pequeno!!!

Parabéns e parabéns por todo o empenho que você dedica na formação deste serzinho seleto e merecedor de uma vida digna! O amor dos pais, em todos os sentidos (agora estou pesquisando sobre a origem do mal, do porquê de tanta crueldade com os animais, sejam humanos ou não) e os resultados levam a um só: FALTA DE AMOR, falta de exemplo, falta de orientação por parte dos cuidadores (pais, babás, professores). Enfim, o exercício da compaixão (com paixão) é o caminho que todos, invariavelmente, hão de trilhar, um dia. Que bom que pra ti e os teus, este dia já chegou!!!!

(Tu viste a homeopatia recomendada? incluo no livro - Espinheiro Marítimo (ou: Pinheiro Marítimo - ou Pycogenal - está no artigo: Das Pragas - A Cura - neste blog.)

Beijos e Reverências!




Em agosto 2015, Ro escreveu:
Querida mãe
Chorei ao ler seu depoimento, pois vem ao encontro de tudo o que penso: amor, atenção, carinho, respeito à criança que aprende de forma diferente, afinal ninguém é igual. 
Sou professora e sei que na maioria das vezes o problema é social. 
Sou terminantemente contra remédios para condicionar nossas crianças a um comportamento "dito" adequado. Infelizmente e como já foi dito, existem outros interesses envolvidos no assunto. Como professora inclusive, sofro com o preconceito de outras pessoas mal informadas e preguiçosas que buscam sempre a forma mais fácil de fazer as coisas, pois gosto de expôr minha opinião, que é embasada em muita leitura, pesquisa e prática do ofício. Agradeço por sua força e perseverança, um verdadeiro exemplo para a humanidade. Que Deus ilumine sempre você e sua criança maravilhosa, assim como esse ser humano iluminado chamado Marise Jalowitzki.


Queridas, hoje é um dia especialmente importante e tenso pra mim! Por todos estes motivos que expões, Rosangela! Breve conseguirei publicar, quando a mente e o coração conseguirem desacelerar um pouco.... sim, pois quando se sabe de tantos meandros que tecem esta intrincada teia de mercantilização da vida e da saúde, que só visa o lucro, fica-se um tanto paralisada. Mas, há que continuar, pois algumas pessoas especiais, como vocês duas, estão aí para mostrar que, sim, ainda que em uma pequena parcela, há pessoas do Bem querendo o Melhor para seus pequenos!!! Deus conosco!!!





 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário