terça-feira, 25 de agosto de 2015

TDAH, Bullying e Conselho Tutelar - Diretora "não tem tempo" para ouvir a mãe.

Que os professores não sejam os protagonistas em acabar com o interesse do aluno em estudar!!
Sensibilidade para orientar!
Tolerância e Compreensão!
Manter a motivação, o interesse da criança no estudo é bem mais importante do que exigir desempenho no "tempo programado"!!

"TODOS sabem que, para provocar interesse é preciso apresentar um motivo que desperte interesse, criar a necessidade para sair em busca de resultados satisfatórios e realizar algo que faça sentido. A motivação, sempre tão desejada, só aparece quando o “motivo” está claramente definido. Não serão alguns semestres de psicologia (muitas vezes abordados apenas em informações históricas) que irão capacitar o educador para lidar com características individuais de crianças, adolescentes e adultos com mais propriedade e leveza. (...)

Mesmo pessoas mais calmas e adaptáveis sentir-se-ão bastante estimuladas à reflexão de conteúdos abordados de forma vivencial, onde o experimento também ocupa um lugar de destaque, ao invés de apenas ouvir, ler e internalizar (ou, simplesmente, decorar).(pág 197 - Motivação e Trabalho Vivencial - Livro TDAH Crianças que Desafiam)

Cada criança tem seu ritmo próprio, seu tempo próprio.
Respostas "mais longas" ou "mais curtas" são apenas formas diferentes de entender e transmitir!
Por que tanta necessidade de padronizar comportamentos???




Quando esta anuncia que vai encaminhar ao Conselho Tutelar, atende logo. Que vergonha!


Por Marise Jalowitzki
25.agosto.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/08/tdah-e-bullying-diretora-nao-tem-tempo.html

A relação pais-escola continua delicada. Reclamações ora de um dos lados, ora de outro, faz com que se passe a observar cada caso, pessoa a pessoa, sem comentar em termos de generalização. A falta de atitudes acertadas acontecem de ambos lados. Se, por vezes, educadores reclamam que os pais não se interessam e tentam deixar com a escola a missão de educar comportamentos e repassar valores, o contrário existe em proporcionalidade. 

Agora, certas expressões NÃO PODEM ser utilizadas, nem certas admoestações! 
A prática que vamos relatar a seguir já deu espaço pra tantas críticas!!! COMO uma professora ainda usa uma tática assim nefasta para chamar a atenção de um aluno quietinho, esforçado, apenas com um ritmo mais lento que os demais??? Inadmissível!! 

Será mesmo que esta professora espera obter algum resultado positivo expondo o pequeno desta forma? Ou será que ela gostaria de "se livrar' dele?

Recebi há pouco o relato desta mãe:

"Meu filho foi diagnosticado ano passado TDA e portador de ansiedade.
Com relação ao esporte, coloquei ele na natação 3 vezes por semana. A MELHOR coisa que fiz, ele agora é outra criança, calmo, mais atento.
Outra regra aqui: como ele estuda de manhã é às 20:30 estar na cama, ora dormir bem e acordar descansado. 
Referente à escola, ele está no 6º ano, as notas melhoraram muito, todas acima da média nos 2 bimestres que já se encerraram. Eu acompanho e oriento sempre nas tarefas de casa. 
Época de prova é sempre a mesma coisa: Professoras atrasadas com os conteúdos e "massacram" as crianças com lições de casa. Ontem a professora de português, que é muito exigente, chamou-o de 'preguiçoso' 2 vezes na frente de todos, porque a lição que veio pra casa no fim de semana não estava do jeito que ela gosta, ou seja, com respostas LONGAS. Depois, levou ele pra fora da sala, trancou a porta e falou de novo, disse que 'a preguiça imperava em suas costas!'. Ele sempre faz tudo, não tem problema de comportamento em sala, não é hiperativo, pelo contrário é quieto demais, tímido. Chegou em casa de cabeça baixa, logo percebi algo errado e conversando ele me contou.
Liguei para a escola, mas a diretora estava "em reunião", a coordenadora da turma não estava. Nervosa, conversei com uma amiga que disse que isso era bullying, falei com meu enteado que é advogado que me orientou a fazer uma queixa por escrito no Conselho Tutelar da Criança. Antes de ir formalizar a denúncia, liguei novamente para a escola, tentando uma parceria com a diretora, para que tomasse providências. Pedi pela diretora, novamente "ocupada", deixei recado dizendo o que eu estava sendo aconselhada a fazer... A diretora logo ligou, falei tudo, hoje ela vai conversar com a professora e com os alunos e se ficar realmente confirmado, a professora terá uma advertência."


Parabéns, mãe, pelas acertadas ações!

Parabéns, também, por ter esta aproximação sadia com teu filhote, que se abre contigo, que te conta o que lhe aconteceu em sala. Ele sabe que sua mãe acredita nele. Coisa que nem todas as crianças e jovens tem em casa!

E, que vergonha, diretora e escola, ter de receber uma "notificação de denúncia" ao Conselho Tutelar pra conseguir "tempo" para atender a uma mãe aflita!!!




É isso que os pais precisam promover cada vez mais! Ações em defesa de seus filhotes, manutenção de sua autoestima e autoconfiança!!
Vamos acompanhando para ver quais as providências efetivas que a escola irá tomar! Esta criança é mais uma vítima do "Bullying Professoral"! Tristíssimo! E inadmissível!





Lei da Inclusão - Lei 13.146/15

Lei nenhuma é capaz de tocar o coração se as pessoas assim não quiserem, mas, que a legislação "obriga" os educadores a enxergar com outros olhos, isso obriga!

"Obriga" a medir mais as consequências de seus atos e suas palavras! E, como seres de hábitos que somos, sempre que uma ação mais humana for exercitada várias vezes, acaba de tornando...normal!



Outros links sobre o tema:

Mais sobre o tema:


Por Marise Jalowitzki
05.maio.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-e-dislexia-escolas-que-se-recusam.html





Instâncias de Ajuda - Os casos são
tantos que fica até difícil eleger qual
será mencionado! Pais precisam
munir-se de mais informações e
conhecimentos

TDAH - Problemas na Escola 
Expulsão de Alunos ou "Convidado a se retirar"
Por Marise Jalowitzki







Mudanças nas escolas podem acontecer! Não depende de lei!
Depende de vontade e perseverança!


Por Marise Jalowitzki
12.junho.2015

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/maes-e-pais-de-filhotes-com-tdah-e-os.html















Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/05/a-experiencia-escolar-pode-ser-uma.html





Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/diretora-ameaca-menina-de-06-anos-de.html






Por Marise Jalowitzki
03.junho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/deficit-de-atencao-hiperatividade-chega.html






 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:







Nenhum comentário:

Postar um comentário