segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Hambúrguer feito em laboratório, fome no mundo e obesidade



Hambúrguer em 3D será apresentado hoje.

"Nós temos uma situação onde 1,4 bilhão de pessoas no mundo ficam obesas da noite para o dia e, ao mesmo tempo, um bilhão de pessoas no mundo todo vão para a cama com fome. Isso é simplesmente estranho e inaceitável. As soluções não se estabelecem na produção, mas na mudança dos sistemas de suprimento e acesso, com barateamento. E mais e melhores alimentos para pessoas que precisam deles", critica Tara Garnett, chefe da Food Policy Research Network (um centro de pesquisas da área de alimentos) da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Saúdo a referência da cientista e pesquisadora. Somente o decrescimento do consumo por parte de alguns, uma melhor qualidade nos produtos oferecidos e uma maior e efetiva distribuição aos que tem fome é que irão reverter o atual quadro. Consumir menos, produzir melhor, modificar hábitos destrutivos. Rever a situação da fome no mundo é uma questão e decisão política. Os governos e a indústria, os mega empresários tem a solução e sabem disso. Só que é preciso abrir mão de certos conceitos e aí é que reside a dificuldade. Para quem é viciado em lucro fácil e imediato, a visão para os desnutridos é escassa. O que não dá é continuar com o discursinho de que as invenções são para saciar a fome no mundo! Isso, já se sabe, não interessa ao atual modelo vigente, já que miséria alimenta o rodízio do poder de alguns.

05.agosto.2013 - http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/08/hamburguer-feito-em-laboratorio-fome-no.html



A reportagem no Terra (imagens BBC Brasil):


05 de Agosto de 201309h06 • atualizado às 09h14

Primeiro hambúrguer de laboratório será provado hoje; saiba como é feito

primeiro hambúrguer feito em laboratório será apresentado e degustado nesta segunda-feira, numa conferência científica em Londres. Cientistas holandeses utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer.

Os pesquisadores dizem que a tecnologia poderia ser uma forma sustentável para suprir a crescente demanda por carne. Mas críticos da ideia dizem que comer menos carne seria o jeito mais fácil para compensar a já prevista falta de comida no mundo.O primeiro hambúrguer feito em laboratório será apresentado e degustado nesta segunda-feira, numa conferência científica em Londres. Cientistas holandeses utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer.

Segurança alimentar
A BBC obteve acesso exclusivo ao laboratório em que o projeto para produzir a carne foi implementado ao custo de cerca de R$ 750 mil. Na Universidade de Maastricht, na Holanda, a pouco mais de 200 km da capital Amsterdã, o cientista à frente do experimento destaca a preocupação ambiental do estudo.


"Vamos apresentar ao mundo o primeiro hambúrguer feito em laboratório a partir de células. Estamos fazendo isso porque a criação animais para abate não é boa para o meio ambiente, não vai suprir a demanda mundial (por comida) e também não é boa para os próprios animais", ressalta Mark Post, professor da Universidade de Maastricht.
Para Tara Garnett, que é chefe da Food Policy Research Network (um centro de pesquisas da área de alimentos) da Universidade de Oxford, na Inglaterra, os tomadores de decisão precisam olhar além das soluções técnicas na área de segurança alimentar.
"Nós temos uma situação onde 1,4 bilhão de pessoas no mundo ficam obesas da noite para o dia e, ao mesmo tempo, um bilhão de pessoas no mundo todo vão para a cama com fome", ressalta. "Isso é simplesmente estranho e inaceitável. As soluções não se estabelecem na produção, mas na mudança dos sistemas de suprimento e acesso, com barateamento. E mais e melhores alimentos para pessoas que precisam deles", critica.

Modo de fazer
1. Os cientistas começam extraindo extraindo células do músculo de uma vaca.
2. No laboratório, as células são colocadas numa cultura - solução - com nutrientes para promover o crescimento e multiplicação das células.
3. Três semanas depois, as mais de um milhão de células-tronco geradas são divididas e colocadas em recipientes menores. 
4. As células já crescidas se transformaram em pequenas tiras de músculo de aproximadamente um centímetro de comprimento e apenas alguns milímetros de espessura. 
5. As pequenas tiras são então coletadas e juntadas em pequenos montes, que então são congelados.
6. Quando alcançam uma quantidade suficiente, elas então são descongeladas e compactadas na forma de um hambúrguer antes de serem cozidas. 
7. O primeiro hambúrguer testado também leva açafrão, caramelo e suco de beterraba para dar cor e sabor. 
Receita: Universidade de Maastricht





































Mais sobre o tema, neste blog:

Miséria - onde está o erro


CONFINAMENTO DE BOVINOS - ESTE MUNDO É POSSÍVEL?

http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2012/05/confinamento-de-bovinos-este-mundo-e.html  


A chamada Pecuária de Baixo Carbono: As baias no lugar das pastagens - Confinamento de bovinos aumentou 700% em 7 anos, no Mato Grosso
Brasil, segundo maior produtor bovino do mundo, atrás apenas da Índia, chama de "saída sustentável" o sistema de confinamento.

Mais sobre Alimentos:

Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo

Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Página de Links


Você, Carnivorismo, Desmatamento e Pecuária - Em que você está contribuindo?
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voce-carnivorismo-desmatamento-e.html 

Desmatamento e Pecuária - Bife com fritas, prato tão comum ao brasileiro - Será que dá para diminuir o Consumo só um pouco?

Leia também:

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/05/comida-fabricada-em-impressora-3d.html


Comida fabricada em impressora 3D



Impressora 3D já imprimiu barra de chocolate. O próximo passo é uma pizza

Nenhum comentário:

Postar um comentário