quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ureia, formol e água de poço contaminada - 100 milhões de litros de leite contaminados no RS!!!




Em 09.maio.2013 - Além da Mu-Mu (da Vonpar Alimentos), Latvida (e de outras marcas produzidas pelo fabricante VRS - Indústria de Laticínios), Italac (da Goiasminas), Líder (da Bom Gosto-LBR), mais três marcas foram denunciadas - Leite contaminado também na Hollmann, Goolac e Só Milk. Quantos mais? Há quanto tempo?


Por Marise Jalowitzki
08.maio.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/05/ureia-formol-e-agua-de-poco-contaminada.html


Como podem dizer que são só estes lotes, se a coisa já está sendo investigada há um ano? Estes são os lotes que foram analisados pelos técnicos. Um esquema que envolve várias cidades, diferentes setores. Quadrilha bem estruturada.

E as penas previstas em lei, caso forem condenados, variam de 4 a 7 anos!!!

Certos estão os supermercadistas que RETIRARAM TODO O ESTOQUE DESSAS MARCAS das  prateleiras. E o que o cidadão, lesado, vai fazer? Assistir passivamente?

E o controle de qualidade obrigatório que as usinas e os processadores devem realizar ao receber o caminhão da transportadora?? QUEM VAI SER RESPONSABILIZADO?

Leite contaminado - só estes lotes? 100 milhões de litros de leite contaminados no RS!!!

Agora vão investigar também nos outros estados. Pergunto: não era sabido, já, que esta adulteração estava acontecendo? Há quanto tempo nosso mundo todo está envenenando-se pelas mãos inescrupulosas de TANTOS que permanecem na impunidade?

MARCALOTE
Italac IntegralL05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1 

Italac Semidesnatado
L12KM1
Líder UHT IntegralTAP1MB
Mumu UHT Integral3ARC
Latvida UHT Desnatadocom fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013
Segundo o Ministério Público, as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT.

Transportadores (sim, apenas transportadores) com galpões cheios de embalagens do veneno altamente cancerígeno. O QUE UM TRANSPORTADOR ESTÁ FAZENDO COM ESTE VENENO??? COMO o vendedor da "agropecuária" vende sem licença, para quem não é agricultor, e as notas fiscais??? TUDO FRAUDE, NUM PAÍS QUE CRASSA NA IMPUNIDADE!!!

Vamos erradicar a miséria extrema! - é a frase do governo federal. Será só a miséria extrema? Nessa trama TODOS os cidadãos estão envolvidos. Desse jeito, sei não! FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO!!!!

o QUE  PODE SER FEITO quando apenas a PROMOTORIA PÚBLICA CORRE ATRÁS??? Fiscais na prevenção, isso sim!!!!
E as outras marcas? Serão também investigadas? 
A Elegê seguidamente traz cheiros estranhíssimos, na capital e interior. Por vezes, um gosto que parece de querosene!!! Limitam-se a trocar as caixas quando acionados, sem nenhuma outra explicação.
O leite condensado Triângulo, de Minas, tinha no fundo das seis caixas que adquiri, uma mancha escura no tetrapak (lado de dentro, contato com o leite). O supermercado disse não "ser nada". 
Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. Tudo cidades que conheci e que fazem parte de minha infância, os "dedicados do interior"! Vergonha pura! POR 10% a mais em seus ganhos, colocar em risco a vida de todos os consumidores, de crianças a idosos!!!! Alguém pode explicar COMO E ONDE se criam espíritos assim pérfidos?Um dos presos ainda declara: "Apenas calúnias!"
E as penas previstas em lei, caso forem condenados, variam de 4 a 7 anos!!!


Do Terra

"As investigações, feitas pelas promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor da Capital em conjunto com o Mapa, apuraram que as empresas de transporte de leite adulteraram o produto cru entregue para a indústria. Uma das formas identificadas é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de um quilo deste produto para 90 litros de água e mil litros de leite.
Segundo o MPE, os presos são transportadores de leite e familiares. Em Ibirubá, foram detidos João Cristiano Prank Marques, Angélica Caponi Marques, João Irio Marques, Alexandre Caponi, Daniel Riet Villanova, Rosilei Geller e Natália Junges. Em Guaporé, o preso foi identificado como Leandro Vincenzi. 
A adulteração é considerada crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.  De acordo com o Ministério Público, a simples adição de água, com a intenção de aumentar o volume provoca perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia – produto que contém formol em sua composição – e é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 
A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol que, mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro."

Querendo, leia também:

Leite materno contaminado por agrotóxicos em Cuiabá


Leite Materno contaminado em Cuiabá!

Por Marise Jalowitzki
LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/03/agrotoxicos-leite-materno-contaminado.html


e MAIS:

Elegê, Leite em pó desnatado da Brasil Foods - BRF - pode ter lote contaminado - Troca aconteceu no dia seguinte à denúncia ao SAC 
ELEGÊ - BRF - Leite em pó desnatado sob suspeita de adulteração - Risco à Saúde







2 comentários:

  1. Esses canalhas merecem é o paredão. lixo humano a pior espécie de gente. ou melhor: queimar e jogar a a 500 kilometros de profundidade no mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, uno-me à revolta que uma notícia como esta provoca em todos nós: disseminar doenças em crianças, idosos, adultos, é por demais perverso. ENTRETANTO, a indústria alimentícia e farmacêutica, no mundo todo, está PLENA de situações assim!!! Descobre-se, fala-se um tanto, algumas vezes algumas multas (sempre pequenas demais para o hediondo da ação) são aplicadas, por vezes alguns são condenados e vão para a prisão (onde recebem o indulto da lei - 1/6 da pena cumprida já recebem o direito de liberdade...). Enfim, HÁ MUITA COISA ERRADA NESTE NOSSO MUNDÃO!!! E, TENHA A CERTEZA, não será com morte que se resolverá a situação caótica em que se encontra o planeta! Lembra daquela música do Raul Seixas que dizia: "Eu sou a mosca... e não adianta nem me dedetizar, pois nem o DDT pode assim me exterminar... pois você mata uma chega outra em seu lugar!!!"???? POIS É!!!! O que tem de MUDAR é o jeito de ver o mundo, o jeito de se alimentar, o jeito de PAGAR PELO QUE NEM SE SABE O QUE É!!!

      A arma do consumidor é MUDAR OS HÁBITOS, ser mais exigente, PARAR de consumir, em massa, determinado produto... e não, como no caso de uma entrevistada:

      "- A gente não pode parar de tomar leite..." (SERÁ MESMO??? Leite é pra bezerro!!! É que fomos ENSINADOS E DOMESTICADOS ASSIM!!!)
      "- E aí?" - pergunta a repórter - "Vai continuar a comprar leite mesmo assim?"
      " - Sim!" - responde a entrevistada. "Estamos comprando de outras marcas, mais confiáveis!"
      COMO ASSIM, MAIS CONFIÁVEIS??? QUEM DISSE??? Apenas porque AINDA não foram investigadas??? QUEM é honesto na indústria alimentícia, hoje???

      Nem quando se explica para um feirante: "Não coloque as batatas perto da luz elétrica (da banca) pois elas absorvem o veneno!" - eles aceitam!!! Batatas horríveis, todas verdes, já chegam como "refugo" em determinados locais e as pessoas compram!!! Quem disse que precisamos de uma determinada quantidade de batatas??? Melhor comprar menos delas, mas mais saudáveis e ir substituindo pelos alimentos menos tóxicos ( a cada safra os há!) do que empestar-se ao máximo, lotando, depois, corredores de instituições de saúde!!! Leva tempo??? SIM! É um saco? SIM! Mas é o único jeito de exigir uma mudança!!! Quando os agricultores, fornecedores e atacadistas sentirem NO BOLSO que o consumidor exige mais qualidade, aí sim, eles irão mudar!! Não por consciência, mas pela diferença financeira!!! Senão, haveremos de continuar sempre nessa: se indignar, se revoltar, xingar... até a próxima!!! As autoridades governamentais são fracas na vigilância. mesmo quando descobrem, e conseguem uma providência efetiva, há o beneplácito do "recorrer da sentença" e o círculo vicioso continua enquanto muitos de nós se vão antes do tempo!!!

      Excluir