quinta-feira, 11 de junho de 2020

Mais de 40 mil mortes e mais de 800mil casos e algumas pessoas continuam debochando, minimizando e espalhando sua incredulidade?

Triste realidade social em que vivemos! Favelas se avolumam. Projetos antigos de desalojamento, que aconteceram em função da construção de algum viaduto ou edifício.... Isto é o que chamamos de "progresso e desenvolvimento"?
Milhares de pessoas são obrigadas a sair de seus locais de moradia em nome de alguma 'grande obra'. São destinados para locais "provisórios", com a promessa de mudanças e/ou melhorias. São logo esquecidos, tornando a ocupação "definitiva", sem nenhuma infraestrutura. Alvo fácil para qualquer nova doença!!

Coronavírus se espalha para periferias das grandes cidades e em cidades do interior. Claro que a população mais vulnerável é a que mais sofre, com uma situação cotidiana altamente frágil, um sistema de saúde público defasado, sem recursos para se alimentar, para se higienizar, vivendo em espaços apertados, em constante aglomeração.
Estamos vivenciando uma realidade atroz.
Imagem - Favela de Heliópolis/SP - Rubens Chaves - Folhapress





Isto é muito cruel. Cotidianamente nos deparamos com pessoas que ironizam a situação, colocam em dúvida tudo pelo que o país e o mundo estão passando, negando fatos evidentes. Como o que aconteceu hoje, mais um deplorável ato, em que um cidadão derruba uma a uma as cruzes colocadas pela ong Rio de paz, no RJ.

Pelo Boletim divulgado hoje, são 40.919 mortes e 802.828 casos desde o início da pandemia. O que mais precisa acontecer para que cada cidadão faça a sua parte?

Mais 3.588 mortes estão sob investigação e 416.314 pessoas ainda em acompanhamento (sem diagnóstico comprovado).

Considerando-se o baixo número de testes que o país faz, realmente, a situação é muito, muito grave! Além das subnotificações, a carência de testes e o crescente aumento de mortes em casa.

No dia de hoje (11.junho), 
- São Paulo (162 mil casos e 10,1 mil mortes), 
- Rio de Janeiro (75 mil casos e 7,3 mil óbitos), 
- Ceará (73 mil casos e 4,6 mil óbitos), 
- Pará (64 mil casos e 4 mil óbitos) e 
- Maranhão (55 mil casoe 1,3 mil óbitos) seguem sendo os mais evidentes neste triste ranking.

A notícia que alenta é que 345.595 pessoas (em todo o país) já foram consideradas como recuperadas. O que não significa que não podem ser novamente contaminadas. E que também não continuem a contaminar os outros. Nada disso ainda está definitivamente confirmado. 

Triste cenário é o que continuamos a ver nas ruas, apesar de todos os números, apesar de todas as recomendações: pessoas aglomeradas, shoppings cheios, pessoas nas praias, em bares (como aqui no meu bairro), além das festas clandestinas e outros desrespeitos.

Pessoas sem máscaras, teimando em não entender que a máscara é para proteger O OUTRO, que pode ser infectado, ainda que assintomático. Sim, usar máscaras é um ato de Solidariedade, de Respeito e Cuidado. Você se importa?


Querendo, leia também:



Vilania!



11.junho.2020














Isolamento social














E mais nesta página de links:

coronavírus - Faça Você a sua parte!






http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/pandemia-por-coronavirus-sars-cov-2.html










Referência dos dados numéricos contidos neste post: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/coronavirus/2020/06/coronavirus-brasil-chega-a-409-mil-mortes-e-passa-de-800-mil-casos/

Subnotificações e mortes em casa: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/06/08/crescimento-de-obitos-domiciliares-alerta-para-subnotificacao-de-covid-19.htm

Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/coronavirus-mais-de-40-mil-mortes-e.html





Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui






Pandemia e o uso de máscaras
FICA EM CASA!!!
SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS!
EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL!
SEJA RESPONSÁVEL!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário