quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Síndrome de Pica - com transtorno alimentar, mulher come talco há 15 anos


Distúrbio alimentar com riscos de câncer, doença manifestada com mais frequência em pacientes que apresentam o especto autista,  esquizofrenia e TOC - transtorno obsessivo-compulsivo
(Imagem: Twitter Daily Mail, Estado de Minas, Diário de Pernambuco e outros)


Marise Jalowitzki

Você certamente já ouviu falar de pessoas que apresentam compulsão por ingerir algum produto estranho. Eu já conheci - especialmente crianças e grávidas - que sentiam atração, uma necessidade mesmo, por sabão, sabonete, terra, cimento, erva-mate. Também tinta, poeira, papel. 

A Associação Brasileira de Transtornos Alimentares informa que a Síndrome de Pica, ou alotriofagia (que engloba todas estas anomalias) é uma doença manifestada com mais frequência em pacientes que apresentam o especto autista,  esquizofrenia e TOC - transtorno obsessivo-compulsivo.

Conheci garotas na escola que tinham fissura por estar sempre 'mascando' seu cabelo e muitas delas acabavam engolindo! Esta doença chama-se Síndrome de Rapunzel ou tricofagia.

A busca de recurso médico é sempre necessária, pois trata-se de uma disfunção no organismo.

Talco, efetivamente, nunca havia ouvido falar sobre.

Pois uma britânica, segundo o Daily  Mail, é uma mãe viciada em ingerir talco chegando a consumir um frasco de 200g do Johnson’s Baby, única marca que diz satisfazer sua compulsão

Trata-se de Lisa Anderson (44), mãe de 5 filhos. Tem esta compulsão há 15 anos, após o nascimento do 5º filho e escondeu este fato de todos, inclusive do ex-marido, durante mais de 10 anos. 


Como começou

" Eu estava dando um banho em um de meus pequenos, quando senti um cheiro incrível naquele dia, enquanto secava meu bebê. Havia um pouco de pó em cima da tampa da embalagem do talco Johnson’s Baby que usava sempre neles. Eu simplesmente senti uma necessidade urgente de lamber a tampa e aquilo realmente me deu prazer. Foi como satisfazer uma necessidade que eu nunca imaginei que tivesse." - declarou ela na entrevista ao Daily Mail.

Após conseguir relatar sobre o distúrbio alimentar que sofria, foi encorajada a procurar tratamento e atualmente continua a consumir um pouco do talco, que coloca nas constas da mão e lambe, de meia em meia hora, no máximo (incluindo o período noturno... imagina a má qualidade de seu sono!).

Quando está fora de casa ou sem acesso ao Johnson’s Baby, ela mastiga balas de menta extraforte para aplacar sua dependência. "O máximo que já consegui ficar sem comer talco foram dois dias. Foram os piores da minha vida", desabafa Lisa. 



Alerta!

Especialistas alertam para o fato de que inalar ou comer talco de bebê pode ser especialmente perigoso, sobretudo pelo risco de câncer.

Em 2016, a Agência Reuters divulgou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que comprovou a presença de amianto - elemento cancerígeno e inclusive proibido no Brasil - no talco para bebês. Os executivos da Johnson e Johnson - uma das líderes mundiais da indústria farmacêutica - estava ciente do fato desde 1971 e não tomou nenhuma providência, diz a matéria.




Comentário precioso!

Em um dos sites onde compartilho os posts, uma mãe colocou o seguinte comentário: 
G.S.
"Meu filho teve diagnóstico de síndrome de pica e apraxia da fala, e quando fiz uma dieta livre de leite e glúten, os sintomas da pica simplesmente desapareceram. E a fala apresentou um grande salto no desenvolvimento, até a fonoaudióloga ficou surpresa."

Que beleza! Totalmente em consonância com tudo que professamos!


Fontes: 
https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/01/07/interna_bem_viver,1112676/mulher-com-sindrome-de-pica-come-talco-ha-15-anos.shtml

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/mundo/2020/01/britanica-com-sindrome-de-pica-consome-talco-de-bebe-ha-15-anos.html



Nota: A Janssen-Cilag, que possui vários medicamentos oferecidos para crianças, pertence ao grupo Johnson e Johnson. 

Em todos os processos que o grupo farmacêutico responde, sempre recorre. Só em relação ao Risperidal, por exemplo, são mais de 13 mil.


Mais posts relacionados à Johnson e Johnson

Risperidona - Risperdal - Johnson e Johnson é condenada a pagar US$ 8 bilhões em indenização nos EUA 


Imagem AFP publicada no UOL
O uso do Risperdal, em mais de 90% dos casos, causa ginecomastia, que é o crescimento das glândulas mamárias em homens.

Segundo as denúncias, a Johnson e Johnson sabia do efeito colateral, mas não alertou os usuários do medicamento, um dos mais vendidos pela empresa nos EUA.

No Brasil, tem distribuição gratuita pelo SUS. 

Link: https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2019/10/johnson-johnson-e-condenada-pagar-us-8.html




Lexpiride = Bromazepan e Sulpiride

Este psicotrópico foi banido, mas o princípio ativo continua sendo utilizado largamente pelas farmacêuticas (e ainda sem aviso aos pacientes e familiares), sob outros nomes, como o Risperdal (Risperidona, no Brasil), sob registro pela Janssen-Cilag (Johnson & Johnson), prescrito para diagnósticos de TDAH, entre outros.
(Montagem feita a partir de várias imagens)
90% dos pacientes que ingerem Risperdal (Risperidona) possuem níveis elevados de prolactina. A prolactina controla (inibe) o desejo sexual em homens.  Sofrimento extra! Adolescentes também sofrem bullying constante pela sua performance alterada, seja pelo excesso de peso, seja pelas mamas aumentadas.


Há relatos de desejo sexual alterado e até de produção de leite em tratamentos prolongados!

Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/02/risperidona-e-o-crescimento-de-mamas.html


INFORME-SE O MAIS POSSÍVEL SOBRE OS EFEITOS COLATERAIS E DEMAIS RISCOS.
CONVERSE MUITO COM SEU MÉDICO!
PROCURE TAMBÉM AS OUTRAS MEDICINAS E PRÁTICAS INTEGRATIVAS!


Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/sindrome-de-pica-com-transtorno.html









 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário