quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Brasil - Foto falsa e insultos dirigidos a Greta, após seu discurso na Conferência do Clima, vão ficar por isso?


Greta Thunberg, garota sueca de 16 anos, ativista ambiental e autista (Asperger), incomodando a muitos que preferem distorcer os fatos e ofender a, efetivamente, cuidar do meio ambiente, com todos os assustadores índices do aquecimento global, que coloca em risco a sobrevivência de muitas espécies, incluindo a nossa.
Força, Greta! 

Precisamos de mais pessoas como você!




Marise Jalowitzki

Até quando vai imperar a impunidade para quem ofende e calunia? Que tempo é esse, onde qualquer um difama, rebaixa, humilha, usa de preconceito e fica por isto? Quanto estrago está sendo feito com pessoas de todas as idades! O quanto de desequilíbrio emocional pode advir de declarações improcedentes e preconceituosas?

Sabemos o quanto as pessoas, em especial os jovens, sofrem com insultos todos os dias. Falamos em combater o bullying, em coibir difamações e compartilhamentos improcedentes (fake-news), que visam unicamente denegrir a imagem daquela pessoa que se torna alvo da pilhéria e da maledicência.

Está claro que disseminar mensagens difamatórias incita o ódio e a violência. Que tempo é esse, onde “tudo pode” e ninguém sequer se retrata?

Deixo aqui algumas das ocorrências que mais compartilhamentos tiveram:

Rodrigo Constantino - comentarista político 


 - Rádio Jovem Pan – Programa “Três em Um” - Radialista Rodrigo Constantino: “Retardada, retardada, com ‘síndrome’ do autismo” – até o momento, a emissora não se manifestou a respeito, nem o comunicador foi advertido - https://revistaforum.com.br/comunicacao/na-jovem-pan-rodrigo-constantino-chama-greta-thunberg-de-retardada-que-tem-sindrome-do-autismo/







Radialista Gustavo Negreiros

- Rádio 96FM de Natal/RN – Programa “96 Minutos” - Radialista Gustavo Negreiros – “Ela é uma histérica, mal amada e precisa de homem. Se não gosta de homem, que pegue uma mulher.” Este, pelo menos, foi demitido, após os dois maiores patrocinadores do programa cancelarem seus patrocínios - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/09/radialista-gustavo-negreiros-gretha-thunberg.html





Senador Eduardo Bolsonaro 

- E, sim, também compareceu Eduardo Bolsonaro, Senador da República e tuiteiro, compartilhando uma foto falsa de Greta, montagem grotesca, para distorcer a opinião de seus seguidores:

Vergonha! 
É montagem
Várias publicações posteriores à postagem do senador, dão conta que a foto foi forjada.

FALSO
A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original foi publicada pela própria Greta Thunberg em sua conta no Instagram, no dia 22 de janeiro de 2019. Na janela, não aparecem crianças, e sim algumas árvores desfolhadas. Na legenda, está escrito: “Almoço na Dinamarca”.
#Verificamos: Foto de Greta Thunberg observada por crianças ao comer é montagem
Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.SET.2019 | 14H51 |
   
Circula nas redes sociais uma imagem da ativista sueca Greta Thunberg fazendo uma refeição em um vagão de trem, enquanto crianças pobres a observam pela janela. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Imagens da vida dificil que a comunistinha leva na Suécia. Roubaram os sonhos dela, imagine os sonhos de quem realmente tem dificuldade na vida”

Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h30 do dia 25 de setembro, tinha sido compartilhada por mais de 1,5 mil pessoas


FALSO
A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original foi publicada pela própria Greta Thunberg em sua conta no Instagram, no dia 22 de janeiro de 2019. Na janela, não aparecem crianças, e sim algumas árvores desfolhadas. Na legenda, está escrito: “Almoço na Dinamarca”.

outra foto (das crianças famintas, inseridas na janela) foi tirada em 2007, na República Centro-Africana, pela fotógrafa Stephanie Hancock, da agência Reuters. As crianças retratadas viviam em um campo de refugiados. No ano anterior, o próprio governo local atacou o vilarejo onde elas moravam, de surpresa, em busca de tropas rebeldes. (Slideshow (4 Images) – a que foi introduzida é a 2/4)



Querendo, leia também sobre a acusação cruel de comentarista da Fox News:


A importante contribuição de GretaThunberg, Autista, TOC, teve depressão, e a tentativa ácida de um comentaristapolítico inescrupuloso e cruel - Fox News se desculpa

Greta Thunberg, ativista pelo clima, garota sueca de 16 anos, discursa na Conferência Geral da ONU

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2019/09/a-importante-contribuicao-de-greta.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário