sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aprovada a Lei Menino Bernardo - Castigos Físicos



Aprovada a Lei Menino Bernardo 
Castigos Físicos

Por Marise Jalowitzki

Sabe que esta questão do castigo físico em crianças há tempos me faz refletir. O que faz com que quase todos os pais acabem dando safanões em seus filhos pequenos e, depois, quando eles são maiores, isso não mais acontece?
O que faz com que se perca a calma com um ser pequeno que nos enfrenta, que nos afronta, que nos faz perder a cabeça? Até podemos analisar a questão pelo "de vez em quando", mas há situações onde os maus tratos acabam virando uma constante e certos pais se julgam no direito de humilhar e machucar seus filhos, que eles veem como posses.
Em 21 de maio foi aprovado o Projeto de Lei n. 7.672/2010, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmar. Agora, os pais ou responsáveis que usarem castigo físico ou tratamento cruel e degradante contra criança ou adolescente ficam sujeitos a advertência, encaminhamento para tratamento psicológico e cursos de orientação, independentemente de outras sanções. As medidas serão aplicadas pelo Conselho Tutelar da região onde reside a criança.
No caso do menino Bernardo Boldrini, morto em Três Passos - RS, os castigos e humilhações eram constantes. O pai submetia-o a comer no prato do cachorro e ficava rindo enquanto ele era obrigado a se alimentar. Fico realmente pensando como as coisas podem ser diferentes de agora em diante.
Terá a sociedade coragem de denunciar?
Nosso cotidiano está pleno de relatos de maus tratos e a maioria deles acontecem nos lares, onde os pequenos deveriam se sentir mais protegidos, acolhidos e bem tratados.

Texto que trata da aprovação do Projeto de Lei:

Querendo, veja também:
Por um mundo com mais Amor e Compaixão!

A Morte de Bernardo Boldrini, o menino que pediu socorro



Nenhum comentário:

Postar um comentário