sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Veneno - Dentes brancos e Titânio

Titânio é branqueador óptico
Branqueadores ópticos - a nova mania

Falsa limpeza põe titânio até nas roupas de bebês

Direito do consumidor: SABER O QUE ESTÁ ADQUIRINDO!!!
Quando comprei um sabãozinho "neutro" de coco, ESPECÍFICO para lavar roupas íntimas, chamou-me a atenção o termo "branqueador óptico". Fui atrás! COMO NÃO NOS INFORMAM ISSO???

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/veneno-dentes-brancos-e-titanio.html

Carcinogenicidade O dióxido de titânio está classificado pelo CIIC como um carcinógeno do Grupo 2B, evidenciando a inexistência de provas suficientes em humanos do potencial cancerígeno do
dióxido de titânio, embora existam provas suficientes em animais de laboratório relativamente
ao potencial cancerígeno do dióxido de titânio.  http://www.hp.com/hpinfo/globalcitizenship/environment/productdata/Countries/br/lf_cn867series_br_por_v5.pdf

(Pigment White 6; CI 77891; INS 171; E171)



Problemas de saúde

dióxido de titânio (E171) pode alterar uma barreira essencial que protege o cérebro de elementos tóxicos, de acordo com o CEA (Comissariado Francês de Energia Atômica). A exposição crônica a estas partículas poderia dar lugar a um acúmulo no cérebro, com risco de perturbação de certas funções cerebrais. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corante_alimentar )



Veneno - Dentes Brancos e Titânio

Por Marise Jalowitzki
26.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/veneno-dentes-brancos-e-titanio.html

Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

Ríamos às fartas quando pegávamos alguém desatento que se punha a pensar na óbvia resposta. As crianças, como nós, geralmente respondiam rápido:

- Branco, ora!

Ou mandavam a gente para aquele lugar e continuavam brincando.

Mas, os adultos, ah! esses, que pareciam sempre saber tão pouco, geralmente pensavam, cismavam, olhavam para o lado e para cima, colocavam a mão no queixo e diziam:

- Uhm! Não sei!

Ou então:

- Qual era? Tu sabes?

Garbosos, riamos deles. Como eram pouco antenados!

- Branco, ora!

E aí repetíamos bem devagar a pergunta, para que 'percebessem' a resposta que já ía embutida na pergunta. Algumas vezes eles - os adultos - até corriam atrás de nós, rindo, dizendo:

- Ah, quiseram nos pegar, heim?

Este artigo é para dividir uma suspeita, uma preocupação. Assim como a historieta acima serve para mostrar que o óbvio só é óbvio para aquele que consegue perceber, aqui também vai uma gama de informações. Avalie você mesmo:
- QUAL O ÍNDICE SUPORTADO pelo organismo humano DE DIÓXIDO DE TITÂNIO ANTES que comece a  proliferar células cancerígenas?
- QUAIS AS ELUCIDAÇÕES que estão sendo dadas aos consumidores para que não se excedam no uso das novidades?


Há muito tempo a mania pelo "branco" está associada ao conceito de "limpeza". É um mito. A falsa limpeza que transmuta a cor das roupas, dá a sensação de "super-branco", mas não é limpeza. Há muito tempo somos bombardeados com propagandas de sabão em pó que competem entre si, na corrida sobre qual deixa as roupas mais brancas. O branqueador óptico mencionado é titânio. Você usaria, de verdade, titânio com tranquilidade? "De olhos fechados" como querem alguns comerciais?

Outro dia fui limpar um chinelo "havaianas" branco, que tinha marcas no solado, devido ao uso. Por mais que esfregasse (esponja com sabão neutro de coco) as marcas não saíam. Quando, em determinado momento, o chinelo ficou exposto ao sol, bingo! Limpinho! Como? Voltando à sombra, lá estavam as manchas! INTRIGADA, fui pesquisar. Divido com vocês.

Você sabia que o dióxido de titânio está também nos alimentos? (Acompanhe neste blog)
Você sabia que o branqueador óptico está até no sabão neutro, no sabão de glicerina? Em produtos especialmente recomendados para lavar as roupinhas de seu bebê? No sabão neutro de coco? O titânio vem adicionado como um pozinho e não se dilui no organismo. Quando usa as roupinhas lavadas com o 'branqueador óptico', o pó se desprende e o bebê inala!

Você também deve estar acompanhando a enxurrada de apelos pelos dentes brancos "que abrem portas", a modelo internacional fazendo propaganda da placa (tipo tirinha) que promete o branco-dos-brancos por até dois dias. É titânio!

O dióxido de titânio, especialmente quando exposto à "luz negra" (raios UV) dá um brilho "branco" intenso, "arrasador"! A luz negra, é um tipo de lâmpada que emite uma frequencia especial de luz chamada Ultra Violeta (UV), que parece iluminar os objetos de forma seletiva, acendendo alguns e apagando outros, na verdade todo objeto BRANCO reflete a luz emitida pela luz UV e alguns tipos de pigmentos, animais e fluidos corporais são também sensiveis a ela e dão a impressão de estarem iluminados.

Quais os estudos a médio e longo prazo para medir os efeitos colaterais das partículas que sempre acabam sendo ingeridas?
Um tanto assustador pensar que o que entra na fabricação de mísseis, em energia nuclear e tudo o mais, também está agora dentro de nosso corpo! E sabemos que material particulado não é expelido pelo organismo, deposita-se nas artérias e acaba em doença séria.


dentes brancos em 21 minutos - O que você está colocando em seu corpo?


Gostaria por demais saber, de fonte confiável, quais os riscos.
De minha parte, mais uma vez, vou evitar ao máximo esses produtos!!!

Blue Covarine
Postado por Nolan Dental Acessível para FindLincolnDentist.com
Falando de um brilho GQ, há um novo produto que contém covarine azul que tem Creme dental escorrendosido demonstrado em estudos para imediatamente dar a aparência de mais branco ". Sendo azul, ele anula o amarelo e adere à superfície para criar a ilusão de ótica de dentes super-brancos. É seguro, desde que você não engula nada. (Eu pessoalmente não recomendaria engolir qualquer produto de higiene oral!)
http://www.articlesbase.com/dental-care-articles/teeth-whitening-toothpastes-fact-fiction-and-blue-covarine-5287939.html

DIÓXIDO DE TITÂNIO - PIGMENTO
O dióxido de titânio (Pigment White 6; CI 77891; INS 171; E171) é um dos mais importantes pigmentos brancos produzidos, sendo sua produção mundial em torno de 2,5 milhões de ton/ano. Apresenta ampla faixa de aplicação incluindo tintas arquitetônicas, industriais e de impressão, plásticos, borrachas, papel, produtos têxteis, alimentícios e fármacos.


A capacidade de opacificar e branquear o meio em que está disperso, é a mais importante propriedade de um pigmento branco. O potencial opacificante é essencialmente controlado por duas propriedades : índice de refração e tamanho de partícula.
O índice de refração é uma propriedade associada à estrutura cristalina, ficando assim fora do controle do fabricante. O dióxido de titânio rutilo é o que apresenta o maior índice de refração de todos os pigmentos brancos disponíveis. ( http://www.iqm.unicamp.br/~wloh/offline/qg661/2trab6.html ) 



Branqueadores Ópticos

DIA GLO-branqueadores ópticos são recomendados para detecção de vazamentos e de identificação do produto, quando expostos à luz UV. Estes branqueadores são altamente fluorescente sob luz ultravioleta (luz negra). eles também oferecem boa solubilidade e estabilidade térmica.
D-298 Columbia Blue (solvente solúvel)
D-286 Blue Sky
D-282 UV-Blue Water, solúvel:
D-211 Ice Blue


Obs:  Declaramos que os dados acima são baseados nos conhecimentos e experiência atuais do fabricante, devendo ser verificados e testados pelo cliente.


Efeito óptico de clareamento obtido por creme dental clareador contendo blue covarine em dentes manchados por diferentes cores






Titânio: desde uso na energia nuclear, engenharia, indústria armamentista, implantes, também se faz presente nos alimentos e materiais de higiene e limpeza! Quais as consequências na ingestão de partículas?

"DIÓXIDO DE TITÂNIO

3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Efeitos de saúde agudos

Contacto com a pele Irritante para a pele.
Contacto com os olhos Irritante para os olhos.
Inalação Irritante para as vias respiratórias.
Ingestão Nocivo em caso de ingestão.

Efeitos potenciais na saúde
Carcinogenicidade O dióxido de titânio está classificado pelo CIIC como um carcinógeno do Grupo 2B, evidenciando a inexistência de provas suficientes em humanos do potencial cancerígeno do
dióxido de titânio, embora existam provas suficientes em animais de laboratório relativamente
ao potencial cancerígeno do dióxido de titânio.

Perigos para a saúde Nocivo em caso de ingestão. Irritante para os olhos, o sistema respiratório e a pele." ( http://www.hp.com/hpinfo/globalcitizenship/environment/productdata/Countries/br/lf_cn867series_br_por_v5.pdf )

ou dentro do corpo, neste caso em decorrência da inalação ou ingestão de água ou .....seres humanos a baixas doses de radiação podem causar danos à saúde .....radioativos utilizados na construção são os óxidos de ferro, titânio e .
http://www.ipen.br/conteudo/upload/201103311026310.Apostila%20TNA-5754%20abr-2011.pdf )

Ligas de Titânio na confecção de próteses parciais removíveis - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Biologicas.v.15i1.011017


Camila Maggi Maia Silveira, Shelon Cristina Souza Pinto, Andréa Romanini, Fabiana Dias Simas Dreweck, Gibson Luiz Pilatti, Nara Hellen Campanha

Resumo




O titânio (Ti) e suas ligas têm despertado grande interesse na Odontologia, em especial na área de Prótese Dental, levando-se em consideração suas propriedades favoráveis como biocompatibilidade, resistência à corrosão e baixa densidade. O Ti tem sido largamente utilizado na Odontologia, na  Implantodontia, em Ortodontia, mas ainda muito pouco  utilizado para a confecção de estruturas metálicas de prótese parcial removível (PPR). Isto se deve ao fato de tratar-se de metal extremamente reativo aos elementos constituintes do ar atmosférico, o que difere seu processo de fundição dos métodos convencionais. Portanto, o maior obstáculo na confecção de próteses parciais removíveis com este metal e suas ligas seria a dificuldade técnica na confecção das armações metálicas, mas, a cada dia que passa, aumenta a preocupação em se estudar mais este assunto. Sendo assim, parece ter o Ti um horizonte promissor, em virtude de suas excelentes propriedades e, se suas desvantagens forem superadas com a adequação dos laboratórios comerciais e maior conhecimento técnico, seu emprego nessa área poderá tornar-se realidade,beneficiando profissionais e pacientes. ( http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica/article/viewArticle/1790 ) 


Titânio Ti. Elemento de transição metálico. Z = 22, configuração eletrônica: [Ar] 4s2 3d2, MA = 47,9, d = 4,507 g.cm-3, PF = (1660 ± 10)ºC, PE = 3280ºC. As principais fontes são rutilo (TiO2) e em menor extensão a ilmenita (FeTiO3). O elemento também ocorre em muitos outros minerais. É obtido por aquecimento do óxido com carbono e cloro para dar TiCl4 que é reduzido no processo Kroll. A principal aplicação é em grande número de ligas fortes, resistentes à corrosão, para aeronaves, navios, indústria química. Exposto ao ar, o elemento forma cobertura passiva de óxido. A temperaturas mais altas reage com oxigênio, nitrogênio, cloro e outros não-metais. É solúvel em ácidos diluídos. Os principais compostos são sais e complexos de titânio (IV). Também são conhecidos compostos de titânio (II) e de titânio (III). O elemento foi descoberto por Gregor em 1789.
Amostra de ilmenita, FeTiO3, o mais importante minério
de titânio. Tem brilho metálico, traço escuro, pardacento.
O Brasil tem grandes depósitos deste minério.
Amostra de quartzo enfumaçado com estrela de rutilo (TiO2)

http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/titanio.html

APLICAÇÕES DO TITÂNIO

Na engenharia

  1. Indústria química, devido à sua resistência à corrosão e ao ataque químico;
  2. Indústria naval: o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos e de dessalinização de água do mar;
  3. Indústria aeronáutica: é usado na fabricação das pás da turbina dos turbofans, turbojatos e turbo-hélice;
  4. Indústria nuclear: é empregado na fabricação de recuperadores de calor em usinas de energia nuclear;
  5. Indústria bélica: o titânio metálico é sempre empregado na fabricação de mísseis e peças de artilharia;
  6. Na metalurgia, o titânio metálico, ligado com cobrealumíniovanádioníquel e outros, proporciona qualidades superiores aos produtos. Outra aplicação, que se dá somente com o rutilo, é no revestimento de eletrodos de soldar.
  7. Também é usado na condutividade Térmica nos computadores.

[editar]Outras Aplicações

  1. Aproximadamente 95% de todo o titânio é consumido na forma de dióxido de titânio (TiO2), um pigmento permanente intensamente branco. Tintas feitas com dióxido de titânio são excelentes refletores de radiação infravermelha sendo assim muito utilizadas porastrônomos;
  2. Aplicações em produtos para consumo como bicicletas, óculos, instrumentos musicais e computadores estão se tornando bem comuns. As ligas mais comuns são com alumínio, ferromanganêsmolibdênio e outros metais;
  3. Tetra cloreto de titânio (TiCl4), um líquido incolor, é usado para iridizar vidro;
  4. Dióxido de titânio também é usado em protetores solares devido à sua capacidade de proteger a pele;
  5. Por ser considerado fisiologicamente inerte, o metal é utilizado em implantes. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Tit%C3%A2nio ) 



"O titânio tem um amplo espectro de aplicações: ele é um verdadeiro curinga, polivalente por excelência.
Esse elemento pode ser usado na dessalinização da água do mar, na produção de pigmentos em tintas, na construção de artefatos nos quais o baixo peso é um parâmetro importante, sobretudo na indústria aeronáutica, na elaboração de próteses ortopédicas e dentárias, sensores de gás e baterias de carga rápida.
O titânio foi descoberto em 1791, pelo reverendo inglês William Gregor (1761-1817). Seu nome faz referência aos titãs, os primeiros filhos da terra, conforme a mitologia grega. Esse elemento é o quarto metal mais abundante na crosta terrestre, superado apenas por alumínio, ferro e magnésio. Na natureza o titânio é geralmente encontrado em três formas diferentes do mesmo óxido, TiO2 – rutilo (a mais comum), anatásio e bruquita.
Esse elemento é tão resistente quanto o aço, mas 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, mas duas vezes mais resistente. Ligas de titânio com alumínio, molibdênio, manganês, ferro e outros metais têm sido sistematicamente usadas na indústria aeronáutica, na qual o peso e a capacidade de suportar temperaturas extremas são propriedades de suma importância." ( http://ceticismo.net/2007/05/05/titanio-um-metal-polivalente/  )


Cosméticos para bebê precisam de cuidados para que não sejam nocivos a pele
Publicado em 19/07/2012 às 21h04

Muitas mães adoram exagerar em produtos de beleza para deixar seus bebês limpinhos e cheirosos. É o famoso "cheirinho de bebê". Algumas dão banho várias vezes ao dia, outras usam dezenas de lencinhos umedecidos nas trocas de fraldas e exageram no xampu no momento do banho.

A indústria de cosméticos para bebês é enorme. Novos produtos surgem nas prateleiras todos os dias. Marca, cor, tipo de embalagem: o que as mães devem levar em conta na hora de optar por esse ou aquele sabonete, xampu, creme hidratante ou de limpeza para bebês e crianças pequenas? Antes de tudo, é importante que você veja se os produtos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Não há indicação do uso dos hidratantes, por exemplo, abaixo dos seis meses.

O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica que cuidados devem ser tomados para não provocar alergias e irritações na pele delicada do bebê. "Um banho por dia, por exemplo, é o ideal. Se estiver muito calor, podem ser dois. Mas o segundo dispensa sabonete", explica o dermatologista.

Algumas mães entopem seus bebês de talco. O especialista esclarece que não é recomendado, uma vez que o pó é aspirado pela criança e pode causar problemas respiratórios e alérgicos. Outro vilão é o perfume. "Nada de perfume. O produto pode causar irritação e alergia", aconselha o médico.

Fonte: MSN Notícias 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

4 comentários:

  1. No protetor solar também tem, duvido que você não use

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direito do consumidor: Saber o que está adquirindo! Esta é uma premissa básica.
      Na medida em que uma nova fatia da população começa a exigir novos parâmetros de consumo, a indústria força-se a produzir produtos que atendam à exigência deste consumidor (razão de ser da indústria!)
      Sim, tens razão, o protetor solar (todos) tambpem contêm este ingrediente carcinogênico. Evito-o ao máximo. Procuro, pergunto, sugiro, reivindico. É assim que se promovem as mudanças!!

      Excluir
  2. fui comprar uma manteiga de cacau e lá tinha Titanio. O pior é que a maioria dos ingredientes ficam em ingles ou com o nome científico

    ResponderExcluir
  3. comprei suplimentos de BIOTINA do fabricante VITA BLUE e lendo o rótulo,lá esta este composto químico que se acumula no corpo; PREFERI NÃO UTILIZAR O PRODUTO.

    ResponderExcluir