quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Outubro, Dia da Criança e a Felicidade como Escolha

Educação Ambiental e Ações Práticas - Energia Eólica em Árvore, Biodecompositor, Teatro - Outubro, Dia da Criança - Engajamento, Solidariedade e Felicidade
Outubro, Dia da Criança e a Felicidade como Escolha

Por Marise Jalowitzki
11.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/outubro-dia-da-crianca-e-felicidade.html


Outubro, Dia 12, Dia da Criança. Crianças e a sua opção de ser feliz. Felicidade como escolha. Mês de todos nós. Quando Jesus preconizou “Sede como as criancinhas”, com certeza queria afirmar a necessidade de sermos simples, sinceros, espontâneos e motivados.

Uma pesquisa conduzida por uma empresa de comportamento em 04 estados brasileiros (SP, RJ, PE e RS), ouviu quase 1.200 crianças e adolescentes. O desejo mais forte que todos manifestaram foi ser feliz, ajudar o planeta e ter uma ocupação que trouxesse satisfação. Bem diferente da geração adulta de hoje, cujo ideal maior era-é: ‘ganhar muito dinheiro’. As crianças e adolescentes parecem já ter ‘captado’ que há valores muito fortes em jogo, valores que põem em risco inclusive a sobrevivência da espécie humana. “A nossa grande descoberta é que o jovem pensa no trabalho numa forma de expressar quem ele é e qual a relevância que ele pode ter para a sociedade”, explica o sociólogo responsável.

Realizar feitos que tragam significância tem a ver com plantar árvores, cuidar do meio onde se vive, engajar-se em projetos sociais, inventar coisas. Abrir o negócio próprio, trabalhar pelo social e pelo coletivo e ainda ser feliz.

No Brasil e no Mundo, cada vez mais, são as crianças e jovens que mostram aos pais a importância das pequenas ações diárias, como não desperdício e preservação.

Crianças aprendem brincando. Proporcionar situações lúdicas conferem engajamento. Cabe aos adultos conscientes disseminar cada vez mais e maiores práticas envolventes, para que a motivação continue em alta. Como tenho destacado sempre: Motivação é uma palavra justaposta por outras duas: Motivo + Ação. Uma vez identificado um BOM motivo, ir para a Ação é um pequeno passo. Para que a ação seja efetivamente boa, ação benfazeja, ação construtora, o Motivo, a razão de concretizá-la deve ser muito bom, também. Relaciono alguns bons motivos que percebo:
- Matar a fome no mundo inteiro
- Dar condições dignas para toda a população humana e outros animais
- Acesso à educação com respeito e discernimento, como um bem, um precioso valor a ser adquirido
- Respeitar a toda a anergia palpitante e inerte que nos circunda, o que inclui todos os demais seres
- Preservar e restaurar tudo o que é necessário para que todas as espécies sobrevivam em condições dignas.

E quem é o responsável por 'plantar' todos esses bons motivos na pequena criança, ávida por conhecimentos e participação? Pelo adolescente, voraz descobridor e experimentador? O adulto, você e eu, que temos a obrigação de repassar hábitos e valores saudáveis. A sociedade precisa implementar sempre novos projetos nesse sentido.

Cia de Teatro Artesanal - Educação Ambiental de forma lúdica
Foto - Antonio Pinheiro


No Rio de Janeiro, escolas públicas e particulares já conferiram gratuitamente o espetáculo da Cia de Teatro Artesanal que mostra de forma cômica a importância da energia renovável como a eólica e a geotérmica. A linguagem utiliza desde bonecos, maquetes até dinâmicas e jogos na internet.


Compostagem realizada na própria escola - Pomerode - SC











Em Pomerode – SC, a Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz, inaugurada em 1871, construiu um biodecompositor, nele lança restos da merenda escolar e fabrica o adubo que fertiliza a horta orgânica na escola.

Projeto Cheirinho de Mato em Aracaju - SE engaja os pequenos nas questões ambientais





Em Aracaju-SE, o Projeto Cheirinho de Mato, liderado pelo prof. José Bezerra Neto, do Colégio Arquidiocesano, semeia nos coraçõezinhos ideias de sustentabilidade na prática: economia de água e energia, doações de alimentos, de roupas, brinquedos, reciclagem e hortas orgânicas são ações que começam desde as séries iniciais.





Energia solar em forma de árvores - Aidan Dwyer
Nos EUA, menino de 13 anos revoluciona método de captação de energia solar

Aidan Dwyer surpreendeu até os mais renomados cientistas, de todo o mundo. Estudante da sétima série do Ensino Fundamental, o menino construiu, sozinho, uma estrutura que capta 20% mais energia solar do que os atuais painéis fotovoltaicos.

Para chegar à nova descoberta, o menino apenas exercitou o hábito de observar a natureza e aprender com sua sabedoria. Assim, imitando uma árvore, o projeto de Aidan para captar energia solar apresenta uma estrutura com ‘galhos e folhas’ aparentemente irregulares, mas que cumprem muito bem sua função de coletar luz solar para realizar fotossíntese e, assim, produzir energia.

O garoto foi premiado pelo American Museum of Natural History, dos EUA, e nesta semana participou da Conferência World Future Energy, nos Emirados Árabes, ao lado de importantes nomes, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Pequenos ou grandes feitos, tudo é importante! Faça! O Planeta agradece! E a espécie humana, também!
Criança brinca com prancha improvisada de isopor e é feliz - Foto Caroline Holder - G1

QUANTO é preciso para se alcançar a Felicidade? A Felicidade, em MUITAS situações, é uma Escolha, individual ou coletiva! Aceitar o que se tem e tentar fazer o melhor dentro disso, não exclui ambição, novos projetos e conquistas. Mas, parte de um estado mental e emocional diferente: a satisfação interna.

Viver bem o dia de hoje!
A criança tem essa sabedoria dentro de si. A criança quer SEMPRE ser feliz e tudo faz para ser aceita, incluída, afagada! Quem prescinde disse?

Felicidade não está em 'coisas', embora muitos de nós tenhamos sido ensinados assim desde muito cedo. 

(Deixo o espaço aberto para contribuições de mais projetistas que queiram ter seus feitos divulgados neste blog)


Parte deste artigo está publicado na Revista Rainha - Mês Outubro.2012
http://www.pallotti.com.br/rainha/index.php?option=com_content&view=article&id=531:mundo-sustentavel-ed-1048-outubro-de-2012&catid=36:destaques&Itemid=15


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Um comentário:

  1. O amigo Rímolo escreveu:

    "Querida amiga !!!

    Perdoa-me a invasão, temos amigos blogueiros comuns. Muito lindo seu blog e excelentes conteúdos. O texto sobre o dia das crianças é belíssimo. Meus parabéns!!
    Beijos de luz !!!

    Poeta Cigano - 14/10/2012"

    Muito grata, Amigo, pelas lindas considerações! Seu blog é um remanso para a Alma! Abs!

    O blog do amigo é: carlosrimolo e também aqui do blogspot. Visitem!

    ResponderExcluir