terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mega Projeto Hidroelétrica de Simplicio - PORQUE OS PEIXES VÃO SE EXTINGUIR NO RIO PARAÍBA DO SUL

Mega Complexo Hidroelétrica de Simplício - Detalhe da barragem de três portas que vai controlar o fluxo do Rio Paraíba do Sul - Foto Isabella Kassow (IG)


Mega Projeto Hidroelétrica de Simplicio - PORQUE OS PEIXES VÃO SE EXTINGUIR NO RIO PARAÍBA DO SUL


Publicação neste blog em 28.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/mega-projeto-hidroeletrica-de-simplicio.html


Revista Custos Legis - Revista Eletrônica do Ministério Público Federal
Transcrição de conteúdo das 
PÁG 13 E 14

1.e.  Da  extinção  de  espécimes  de  peixes  e  danos  a ictiofauna    Com  o  estabelecimento  do  trecho  de  vazão  reduzida  pelo  projeto  de FURNAS não somente a vazão das águas será menor, mas sua velocidade também. O próprio EIA assim indica. O barramento do rio transformará seus espaços de lótico (rio em corredeiras) para lêntico (rio de água mansa).

A ictiofauna do RPS se formou nos últimos milênios atendendo ao bioma fluvial lótico, de maneira que no rio as maiores espécies são de peixes que dependem da piracema, e das águas em corredeiras para a desova e fertilização dos ovos e formação dos alevinos. Sem essas corredeiras a extinção dessas espécies é fato inexorável.

O GATE/MPRJ assevera que pelo menos TRÊS ESPÉCIES de peixes  serão extintas no Rio Paraíba do Sul, especialmente no trecho em questão.

Dessas três espécies DUAS são endêmicas no Rio Paraíba do Sul, o conhecido ‘cascudo  do  paraíba’  e  o  ‘piabanha’ (Rhinelepis  aspera,  Cheirodon  paraibae  e Steindachneridion paraibae), somente existindo nesse ambiente e em nenhum outro lugar no Brasil.

A extinção desses peixes na região sequer foi contemplado no EIA/RIMA apresentado ao IBAMA, o qual se limitou à construção de um SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES (conhecido como ‘escada de peixes’ – Foto nº 1 – DOC.41) a qual imita uma pequena corredeira a fim de permitir a piracema.
(...)
As críticas a esse tipo de dispositivo são imensas, já que após subir pelo sistema o peixe se perde no ambiente lêntico da Barragem de Anta e não tem como retornar, senão passando por dentro das pás das turbinas geradoras de energia, ou seguir para os túneis de alta pressão de águas que desaguam nas turbinas de Simplício, ou subir o rio e se deparar com outras barragens licenciadas pelo IBAMA no RPS ou pelas barragens dos afluentes em fase de construção em Minas Gerais.

Em razão desse drama sócio / ambiental o MPRJ propôs a FURNAS que subvencionasse a implantação de sistema de piscicultura na região, não somente para atender à comunidade caiçara em desemprego, mas também a fim de criar projeto que pudesse garantir o repovoamento da ictiofauna do RPS sob risco de extinção.

A proposta foi recusada por FURNAS sob diversos argumentos que serão detalhadamente apontados no item 3
Hidroelétrica de Simplício - Especialista alerta que o rio terá proliferação de algas e menos oxigenação - Foto Isabela Kassow (IG)

Pág 18
As críticas a esse tipo de dispositivo são imensas , já que após subir pelo sistema o peixe se perde no ambiente lêntico da Barragem de Anta e não tem como retornar, senão passando por dentro das pás das turbinas geradoras de energia, ou seguir para os túneis de alta pressão de  águas que desaguam nas turbinas de Simplício, ou subir o rio e se deparar com outras barragens licenciadas pelo IBAMA no RPS ou pelas barragens dos afluentes em fase de construção em Minas Gerais.

Em razão desse drama sócio/ ambiental o MPRJ propôs a FURNAS  subvencionasse  a  implantação  de  sistema  de  piscicultura  na  região,  não somente para atender à comunidade caiçara em desemprego, mas também a fim de criar projeto que pudesse garantir o repovoamento da ictiofauna do RPS.

A proposta foi recusada por FURNAS sob o argumento que de os caiçaras não conseguiriam aprender a lidar com sistemas de piscicultura, pois estaria fora de sua capacidade laboral. (grifo neste blog)

Pág 19
Em reunião com o MPRJ informou FURNAS, por meio de sua especialista em ictiofauna, que o lago da Barragem de Anta será um excelente pólo pesqueiro, pois os peixes para ele subirão através do sistema de transposição, e, sem ter para onde ir, haverá melhores condições de serem pescados (?!)

Asseveraram, por derradeiro, que são poucas famílias as que viviam da pesca no RPS, e que já estariam trabalhando em outros empregos, portanto seria este dano ínfimo, mesmo se tratando de uma atividade tradicional de comunidade tradicional na região.
(...)
Data vênia, Excelência,  dizer a um pai de família que sua atividade é de somenos importância no contesto geral da obra e que ele deve buscar um outro emprego para alimentar seus filhos, já que não tem capacidade intelectual para aprender a piscicultura demonstra a insensibilidade da empresa para com o problema que hoje atinge a cerca de 60 (sessenta) famílias, nas duas margens do RPS  – Sapucaia/RJ e Chiador/MG.


AÇÃO CIVIL PÚBLICA
SIMPLÍCIO – FURNAS E IBAMA 
VANESSA SEGUEZZI  - PROCURADORA DA REPÚBLICA     
ANAIZA HELENA MALHARDES MIRANDA - PROMOTORA DE JUSTIÇA
ANDRÉ LUIZ TARQUÍNIO DA SILVA BARRETO - PROCURADOR DA REPÚBLICA


FARINHA DE PEIXE
"Duas espécies de peixe habitam exclusivamente esta região: o cascudo e a piabanha. São peixes endêmicos fadados à extinção, segundo relatório do Ministério Público Estadual.
Para solucionar o problema, Furnas construiu uma escada que possibilitaria à fauna atravessar na parte lateral para o outro lado do rio. É a mesma tecnologia usada em outras usinas do país.
Para a promotora de Justiça Anaíza Miranda, isso não resolve. “O que vai acontecer é que as turbinas de Furnas farão farinha de peixe. O rio já sofre com a poluição e vê sua fauna ser reduzida drasticamente a cada ano”, diz.
Ouvido pela reportagem do iG, Gilberto Pessanha, professor do departamento de Análise Geoambiental da UFF (Universidade Federal Fluminense), concorda que a redução dos níveis de água e de velocidade de escoamento do rio prejudicará a qualidade da água do Paraíba do Sul e afetará os municípios vizinhos. “O rio, já tão castigado de poluentes em suas águas, enfrenta mais uma obra de engenharia com impactos diretos sobre as populações locais. As obras promovem aumento expressivo do escoamento superficial de sedimentos nas áreas em suas margens, pela exposição do solo e também pela subtração de vegetação. Essas práticas contribuem para o indesejado assoreamento do rio”, afirma Pessanha." (IG)



Para saber mais:
Ministério Público do Rio acusa
Ibama de ser 
leviano por liberar
hidrelétrica
 


Sete mega túneis nos morros do Rio já estão concluídos

Por Marise Jalowitzki
28.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/sete-mega-tuneis-nos-morros-do-rio-ja.html 



Rio - Brasil - 7 mega tuneis desviam o
Rio Paraíba do Sul - O plano inclui a
re-ligação de mais de 100 quilômetros
de linhas de energia, construindo o
maior gerador nuclear no país, e do
eixo central - o Complexo Hidrelétrico de Simplício
Maior gerador nuclear do país e maior hidroelétrica do mundo serão interligados no Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo - Discovery Channel Megaconstrucciones 


Por Marise Jalowitzki
26.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/maior-gerador-nuclear-do-pais-e-maior.html 





Sete mega túneis estão sendo
abertos no Rio de Janeiro para criar
o maior complexo hidrelétrico do
mundo. Na imagem, Cabral, Governador do RJ.
Porque o silêncio? Rio - para abrir um dos maiores túneis do mundo é usado um dos mais perigosos métodos 

27.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/porque-o-silencio-rio-para-abrir-um-dos.html 



Conscientização Ecológica já!
Divulgue! 




2 comentários:

  1. Boa noite, eu faço parte de um grupo razoável de pescadores esportivos e informais(nós praticamos o pesque e solte) das cidades de Três Rios, Areal e Petrópolis e nos colocamos a disposição para ajudar a evitar a morte do nosso tão amado Rio Paraiba do Sul. Sabemos que com um pouco de sensatez das partes podemos chegar a um consenso.
    Aqui vai um E mail para contato nilturrao@hotmail.com
    Estou aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil Turrão! Puxa, chateada!!! Enviei mensagens logo após teu recado solidário, para vários grupos dos quais participo no facebook, pedindo que entrassem em contato contigo. Até agora, NADA!!! Eu moro em Porto Alegre e publico fatos que considero relevantes (os que posso). SINCERAMENTE, não sei o que te dizer. TENTA ENTRAR EM CONTATO COM O GREENPEACE, o Euzébio, moderador do grupo que tem o mesmo nome, poderá te dar um encaminhamento efetivo. TORÇO POR DEMAIS para que esta louvável iniciativa de vocês possa "fazer barulho" para que as autoridades enxerguem o dano que tudo isso irá causar!!! (Se quiseres, mantém contato!) Abs

      Excluir