quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Wikileaks - Conhecimento é poder



Julian Assange - fundador do Wikileaks

 Wikileaks - Conhecimento é poder

Por Marise Jalowitzki
07.dezembro.2010

Quem conhece meu trabalho com grupos sabe da abordagem analógica que faço, em uma das dinâmicas de grupo aplicadas, das eras planetárias com as etapas pelas quais passam as organizações. Pré-história, Idade Média, Era Industrial, Era do Conhecimento, Era da Sabedoria. Igual com o ser humano.


O fenômeno Wikileaks surge como uma forma de romper a Era do Conhecimento para podermos adentrar mais fortemente na Era da Sabedoria. Sem querer ser ingênua ou simplista, claro que consigo aquilatar a gravidade da situação e o que ela poderá acarretar em termos de conflitos internacionais, segurança e tudo o mais.

Agora, permito-me uma análise "mais de cima", mais generalizada: Por que as pessoas, os governantes, as nações, afundaram-se desta maneira nos "segredos", nos subterfúgios, no secreto? Pelo mais totalitário uso do poder. É essa exacerbação em exercer o poder, em esconder o conhecimento, em não divulgar o que já aprendeu, não compartilhar o resultado de pesquisas e experimentos, que acarreta tamanha curiosidade de tudo, em todos, chegando até a estágios de inssurreição e invasão.

E qual a resposta que milhares de pessoas, em todo o planeta, estão dando à "caça" de Julian Assange? Olhem o que é essa "solidariedade" dos 500 clones do site, em 48 horas! É um "monte de gente" querendo que mais e mais informações venham à tona.


Podemos, simplesmente, chamar de "site de fofocas" como já li e ouvi, pode ser apenas um insano desejo de "ver o circo pegar fogo", mas, por que isso está acontecendo?

Uma hipótese, tão provável quanto as demais, é a sede por informações que há muito são esperadas, intuídas, requeridas pela população e que nunca vieram.

Desde a existência, captura, morte e experimentos com ETS até os 500 milhões de caixões da FEMA (veja link neste blog: http://t.co/PKHgdyG ),  eminências, presságios, pesquisas. Verdades sobre o 11 de setembro, sobre Ben Laden. Verdades sobre a ida à Lua, quantidade de armas de devastação (cluster)... Quem fica com o dinheiro de quem. Até onde vão os estragos feitos pelo vazamento de petróleo no Golfo do Mexico.

No início de 2009 foi anunciado que seriam abertos e divulgados todos os documentos de todas as nações sobre a percepção de ovnis - objetos voadores não identificados - lembram? Nada aconteceu!

TANTA coisa que, ao longo das décadas, já poderia ter sido informado a todos, metodicamente.

Sim, pois, no mundo inteiro, coisas acontecem, informações rasas são repassadas e, passado este primeiro momento, silêncio absoluto. Por vezes até mesmo a primeira informação publicada, simplesmente "desaparece". 

Lá no filme 2012 o pesquisador cientista pleiteia o direito de a população saber o que está acontecendo, pois, lá, no filme, está acontecendo, simplesmente, o "fim do mundo"! O personagem pleiteia o direito das pessoas se despedirem!

"Ah! Pára de viagem!" - dirão alguns. Só que, você sabia que até brasileiro já está na fila para ir à Marte "a passeio"? Eu não sabia! E para que são tantos túneis subterrâneos construídos por várias nações, todas em países desenvolvidos? "Arcas", naves? O que eles esperam que aconteça, que nós não sabemos? Sem dúvida, conhecimento é poder!

Difícil prever o que virá. Difícil prever o que vai acontecer com o australiano do Wikileaks, Julian Assange.

"Assange distribuiu através da internet um arquivo codificado que contém todos os documentos diplomáticos dos EUA, assim como outras informações adicionais, cujo conteúdo será acessível caso lhe ocorra algo ou o WikiLeaks desapareça. "

Mas, que é um momento delicado, de extrema fragilidade, que expõe como nunca uma nação que, por séculos, fez questão de mostrar-se invencível e superior, isso é inegável.  

De qualquer maneira, sob qualquer pretexto, deixo meu voto pela PAZ!


Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
wwww.compromissoconsciente.blogspot.com
Porto Alegre - RS - Brasil

-------------------------
Link relacionado, neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/wikileaks-como-seria-viver-em-um-mundo.html
Wikileaks - Como seria viver em um mundo sem véus?

Link do Terra:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4830618-EI8141,00-Apoio+popular+multiplica+WikiLeaks+e+cria+mais+de+clones.html 
Apoio popular multiplica WikiLeaks e cria mais de 500 clones
06 de dezembro de 2010 • 21h23 • atualizado às 22h40
-----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário