sábado, 25 de dezembro de 2010

Plano de Ação para 2011 - Tente ser mais bem humorado


Plano de Ação para 2011 - Tente ser mais bem humorado

Por Marise Jalowitzki
25.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/plano-de-acao-para-2011-tente-ser-mais.html

Todo final de ano traz uma conotação de balanço pessoal e de planejar novas metas de melhorias para o novo ano que chega. Uma delas, bem que poderia ser a melhoria do humor de todos nós, não é mesmo?

Não há um dia estipulado para sentir-se super irado ou "down"! Costuma-se dizer que, às segundas-feiras, tudo costuma ser mais moroso, as próprias pessoas estão mais "marrentas". Isso (de achar que certos dias tem o poder de nos deixar menos potencializados) também pode se tornar uma poderosa crença e, logo, logo, surtir seus nefastos efeitos. É a "globalização das idéias". É, sim. Muita gente pensando em uma mesma sintonia, pode levantar o astral dos que estão próximos ou pode enfraquecer as energias, as suas e dos circundantes. Não acredita? Tente. Teste.


decidindo o que se quer
 Responda de mau humor três ou quatro vezes sucessivas a uma pessoa que esteja perto de você e vai ver qual a reação dela, mesmo que, até ali, seu ânimo estivesse ok. Dependendo do "pavio", nem serão necessárias três ou quatro vezes!... Além do que, a má impressão vai ficar, poluindo reações e atitudes em momentos próximos.


Alguns chamam a esse efeito bumerangue de "sintonia", "entrar em rapport", sinergia, sensibilidade, etc. Independente do termo, a verdade é que "ficar de mal" consigo ou com alguém (ou alguma coisa) transtorna a todos, principalmente ao próprio agente da sensação.

Estar de bem com a vida pode acontecer por uma resolução interna.

Particularmente, eu costumava emitir um xingamento "que m..." sempre que quebrava um copo, um prato, algo caísse e quebrasse ao chão. Dia desses, assumi categoricamente que diria, logo após o xingamento: "Acidentes acontecem!" Alguns meses depois, dei-me conta de que já não xingava e repetia somente a outra frase: "Acidentes acontecem!" Agora, só a mentalizo. Quer dizer, ela "aparece" em meu subconsciente. E o ambiente, o astral, continua tranquilo.

Já sabemos que nosso cérebro é um HD que armazena dados e repete informações e procedimentos sempre que teclarmos determinado comando. Mude os comandos e os resultados serão diferentes. Nem precisa grandes programações. Passos simples, atingíveis, podem promover mudanças bem legais.

Bom humor não significa ser um saco de risadas. Bom humor é um estado, um jeito de ser mais tranquilo, mais apaziguador, mais equilibrado de viver as diferenças que temos dentro de nós e que sentimos ao nosso redor.

Abraços a todos!

convivendo com as diferenças

Marise Jalowitzki
Escritora e cronista
Porto Alegre - RS - Brasil
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário