terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Haiti - A VERDADE QUE NÃO AGRADA!! - "Se houver prova do fracasso da ajuda internacional, é o Haiti." - Demissão de Seitenfus


Ricardo Seitenfus - diplomata demitido clama por ajuda ao Haiti

Haiti - A VERDADE QUE NÃO AGRADA!! -
"Se houver prova do fracasso da ajuda internacional, é o Haiti."
Demissão do brasileiro Seitenfus, representante da OEA, que comentou irregularidades


Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/haiti-verdade-que-nao-agrada-demissao.html


"Se houver prova do fracasso da ajuda internacional, é o Haiti."


A Organização dos Estados Americanos destituiu seu representante especial no Haiti, o brasileiro Ricardo Seitenfus. Este alto funcionário terá de se explicar frente a OEA, que irá decidir sobre o seguimento a ser dado à sua missão, mas também o futuro da carreira do diplomata.




Ricardo Seitenfus terá de responder à OEA
 O que Seitenfus comentou que não fosse verdade?


Questionar irregularidades (com relação ao uso das doações financeiras) e denunciar a pouca qualificação profissional é problema para quem? Muitos outros já o fizeram, em nível nacional e mundial. O que deseja a OEA? O que desejam os governos?


As eleições no Haiti ocorreram em 28 de novembro, em meio ao caos.


A demissão de Ricardo Seitenfus ocorreu 24 horas depois da publicação no jornal Le Temps, da Suíça, contendo questionamentos do brasileiro sobre o papel da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), presente no país desde 2004. Seitenfus tambérm questionou a política da comunidade internacional para a nação caribenha. "Se houver prova do fracasso da ajuda internacional, é o Haiti"


Não pode ficar como se fosse uma única voz. Porque a OEA, a ONU não se posicionam no sentido de fazer valer a emergencialidade da situação? Não se trata mais apenas de solicitar doações e, sim, de acompanhar a efetividade das ações.



Haiti - avassalado e desassistido
  Um país paupérrimo, avassalado por um terremoto em janeiro, um furacão em outubro e, logo após, o surto de cólera (erradicado há mais de 50 anos), uma boa parte da população do Haiti vive um drama desesperador. Ainda assim, serve de campo de treinamento para as chamadas "missões de paz" de diversos países, incluindo o Brasil. Seitenfus afirmou que a ONU impôs a presença de suas tropas no Haiti apesar de o país não viver uma situação de guerra civil.


"O Haiti não é uma ameaça internacional. Não estamos em situação de guerra civil. O Haiti não é nem o Iraque nem o Afeganistão. E, no entanto, o Conselho de Segurança (da ONU), diante da falta de alternativa, impôs a presença dos capacetes azuis desde 2004, após a saída do presidente (Jean-Bertrand Aristide)", afirmou o brasileiro Seitenfus.


E continua: "O Haiti paga essencialmente pela grande proximidade com os Estados Unidos. O país foi objeto de uma atenção negativa por parte do sistema internacional. Trata-se, para a ONU, de congelar o poder e de transformar os haitianos em prisioneiros de sua própria ilha. Os haitianos cometeram o inaceitável em 1804 (ao proclamar sua independência) um crime de lesada altivez para o mundo inquieto. O Ocidente foi, então, um mundo colonialista, escravista e racista que baseia sua riqueza na exploração de terras conquistadas. Assim, o modelo revolucionário haitiano deu medo às grandes potências", declarou.


Com relação à desesperadora e trágica situação vivida atualmente pelos haitianos, Seitenfus analisa a precariedade das forças de auxílio. As ONGs, após o terremoto de 12 de janeiro.2010, contam com voluntários de idade baixa e experiência mínima ou nenhuma. "Existe uma relação maléfica e perversa entre a força das ONG e a debilidade do Estado haitiano", disse.

Haiti - Falta de experiência dos voluntários


Além da responsabilidade no Haiti, Seitenfus é o delegado da OEA perante a Comissão Interina para a Reconstrução do Haiti (CIRH).




Marise Jalowitzki
Escritora e cronista
Porto Alegre - RS - Brasil


---------------------
Leia neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/haiti-dinheiro-nao-utilizado-o-que-se.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/sobre-os-caixoes-da-fema-e-o-haiti.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/mexico-epidemia-e-psicose-interessante.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/conheca-sanofi-aventis-filial.html


------------------
Leia também:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4860053-EI306,00-Brasileiro+e+destituido+de+missao+da+OEA+no+Haiti+diz+fonte.html


Haiti - Cadê a ajuda efetiva?
Onde está o dinheiro destinado à ajuda?


DIGA NÃO AO ABANDONO!!!!
Divulgue e Exija!

Haiti - localização
-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário