quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"E o Lulinha aqui, ó...!" Você acredita no bom velhinho? Feliz Natal!

Feliz Natal

"E o Lulinha aqui, ó... !"
Você acredita no bom velhinho? Feliz Natal!

Por Marise Jalowitzki
23.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/e-o-lulinha-aqui-o-voce-acredita-no-bom.html

"E o Lulinha aqui, ó...!"   comentou o presidente, lamentando ter ficado de fora do aumento que os parlamentares exorbitantemente se deram. Arrancando risos na platéia composta por representantes de movimentos sociais.


Representantes de movimento sociais! Pessoas que estão no dia a dia trabalhando e convivendo com o cidadão que trabalha um mês inteiro para receber um salário mínimo, ou que acompanha a batalha diária de tantas famílias que, por vezes, são apenas sustentadas por um bolsa-família.


Alienados ou hipnotizados? Sim, pois, pelo menos os que estavam na platéia, portando camisetas com a inscrição "R$ 580,00 já!", pelo menos estes não deveriam sorrir, rir e bater palmas. Pelo menos estes, pareciam estar ainda lúcidos, sabedores da merreca que é o salário mínimo (primordialmente concebido por Getúlio Vargas para suprir uma família com 3 filhos). Ouvir um homem-que-foi-do-povo, que foi eleito por este mesmo povo, povo que acreditou nele e achar engraçado este "representante" pilheriar, como se estivesse ao lado da sua troupe e não junto a representantes que recebem mil, dois mil reais... é, no mínimo, ofensivo e ultrajante.


Lembro, com preocupação, o artigo que escrevi há mais tempo "O Povo tem sempre razão?" - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/o-povo-tem-sempre-razao.html -, onde consta uma rápida relação de líderes mundiais que arrastaram milhares e milhões consigo, as mais das vezes com resultados avassaladores para toda a humanidade.


Mesmo sendo o IBOPE um canal pago para realizar pesquisas e, dizem quase todos, sujeito a manipulações nos resultados, não dá para negar que a aceitabilidade do até agora presidente é bastante forte. Transe? Esperança? Gratidão? Alienação? Nunca se sabe ao certo. Mas, os crimes e desmandos são publicados diariamente e, em nome de uma brincadeira, de um saquinho de moedas, de alguma bolsa, tudo acaba tendo uma outra cor, um vinil vermelho que encobre quase tudo.


Houve ganhos com este governo, sim senhor!
Citarei alguns:
No meu entendimento,


- UPPs são um bom começo - contanto que, juntamente com a ocupação permanente da polícia para assegurar a tranquilidade dos moradores de favelas, também haja incentivos no sentido de profissionalizar os moradores, inseri-los no mercado de trabalho condizente, educação a contento, infraestrutura digna , enfim, toda uma ação sócio-educativa. Só afugentar os bandidos não resolve.


Outras favelas já estão dando mostras da falta de segurança, já que os bandidos estão se instalando (e aterrorrizando) lá. Mesmo que isto já esteja sendo planejado (com atraso), pois deveria ser uma implementação simultânea, tem de "sair do papel" já!


Desconheço as datas, até mesmo as mudanças previstas. O que ouvi foi que Beltrame (Segurança - RJ) estava conclamando a indústria e empresários em geral do RJ para que assegurem melhorias à população. Será uma ação de cidadania, então? O governo precisa fazer mais e urgente!

- A atenção à criança através do Programa "Não ao Trabalho Infantil" e do combate à violência à Criança é um enfoque importante que precisa avançar com maior estruturação. Precisa urgentemente de mais programas e dotação orçamentária, pois só retirar a criança da atividade, sem dotar, paralelamente, de condições de integração social consistente, não resolve. Mesmo no sertão.

- Também o Bolsa Família - tão contestado por uns e tão festejado (por quem o recebe e por quem o concede) - é um bom programa. Contanto que tivesse vindo, "taco-a-taco" com os mesmos itens citados anteriormente: profissionalização, educação digna, inserção no mercado de trabalho. Oxalá isto não demore, pois o tempo é inimigo de uma coisa que se chama Motivação. Quanto mais tempo passa, mais o ser humano se acostuma com aquilo que lhe é dado; logo, logo passa a exigir, como se fosse apenas obrigação (no caso) do governo, sem querer (nem entender) que a contrapartida para o seu próprio progresso e desenvolvimento vai mais além do que receber "uma ajudinha" em forma de bolsa. Para não parecer doação-obrigação, teria de estar já atrelado a uma ação.


Tudo isto ainda está tão longe do "Fome Zero". Até agora, trata-se apenas de bolsas-dependência. Não sou a favor de receber dinheiro sem a contrapartida. Creio que já se perdeu tempo demais.


- Mesmo que muitas pessoas sejam contra, as cotas para as universidades, no meu entendimento, também foram uma boa pedida. Se em nada mais, serviu para "colocar no palco" um tema que todos fazem questão de negar que existe, fazem questão de não ver: a discriminação com os negros, com todos os afro-descendentes.


Tanto está enraizado o preconceito e a discriminação que basta ver os "maravilhosos" comerciais natalinos, recheados de famílias "brancas-beges". Jesus-menino continua sendo um lindo bebezinho loiro de olhos azuis e os rostos de crianças são sempre brancos, rechonchudos e alegres.


Muito há por ser feito. Todos sabemos disso.


O que me irrita em Lula é sua arrogância, prepotência e ironia. Aberta, sem véus. Deboche puro. Irrito-me tanto porque também foi o meu voto que o colocou onde está. No primeiro mandato. No segundo, já anulei meu voto, como o fiz também nas eleições 2010, no segundo turno.


Vetar e empurrar para a presidente eleita a questão da partilha do petróleo foi, no mínimo, escorregadio.



Não acredito mais no "bom velhinho" faz tempo...
 
Não acredito mais no bom-velhinho nem nos amigos dele. Faz tempo. Este câncer de encobrir falcatruas, minimizando as sérias questões de corrupção, como se "uma coisa boa apagasse tantas outras ruins" é inconcebível. Triste contabilidade.


E fundamentalmente, o divisor de águas, além da questão ética, é a questão da sustentabilidade. O mundo inteiro está acordando para a utilização de energias limpas e nós, com o nosso paraíso de recursos naturais, andando na contra-mão do futuro.


Feliz Natal! Ho-ho-ho!



Marise Jalowitzki
Porto Alegre - RS - Brasil
-----------------

2 comentários:

  1. Eu gostaria de ver como serão efetuados as declarações de imposto de renda de pessoas que deveria servir de exemplo para a população!

    Ou os dados abaixo, serão acobertados pela receita?

    É fácil notar que muitas das nossas autoridades, estão distorcendo a lei que representam, para dificultar a abertura de processos contra este pessoal!

    Será que nossos antepassados lutaram tanto para nos deixar este tipo de “Justiça e Democracia”?

    Quem sabe deveriam ter mudado os dizeres na bandeira Nacional?
    Ao invés de “Ordem e Progresso” devera ser “Ordens aos Humildes e Progresso aos canalhas e Poderosos!

    Olhem para isso e reflitam> Descaradamente:
    A OI AJUDOU LULINHA, E LULA AJUDOU A OI: Antes de tudo, vamos recapitular o que já aconteceu na nossa novela tragicômica dos “Laços da Paixão – Lulinha/Oi/Lulão”, custeada com verbas do BNDES e empréstimo do BB: – A Oi (então Telemar) faz aporte de CINCO MILHÕES na empresa de fundo de quintal do filho do Presidente da República; – A mesma Oi recebe aporte do BNDES ANTES MESMO DA LEGALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO para viabilizar a compra da Brasil Telecom; – O Banco do Brasil libera um empréstimo recorde para viabilizar o negócio da compra (é mesmo o recorde da instituição); – O Governo faz com que a Anatel MUDE AS REGRAS DA TELEFONIA, modificando o Plano Geral de Outorgas – para fazer com que a fusão se concretize; – Lula (pai do menino que era sócio da empresa ganhadora dos 5 milhões) PUBLICA UM DECRETO PERMITINDO A FUSÃO!; – Com isso, e mediante esse esforço (intermediado por conversas de Greenhalgh – trabalhando para Dantas – com Lula, Dilma etc.), sai o negócio Lei existe! A questão, é que muitos se julgam acima da lei, e as desrespeitam: Não é por ser filho do presidente Lula que o Lulinha pode tudo! Estou me referindo as Torres de telefonia que causam câncer e vários outros malefícios a saúde. Estas torres estão sendo construídas sem que tenham aprovação dos moradores; e por lei, as empresas de telefonia deveriam ter autorização de no mínimo 51% dos moradores em um raio de 200 metros para construí-las: mas por ser Dono da Oi, e se considerar acima da Lei, Lulinha o filho do ex-presidente Lula, esta envolvido na construção destas antenas, em locais onde os moradores são incultos, pobres e mal informados! Em Campinas, os moradores de vários bairros estão se unindo e lutando contra estas injustiças, abuso de poder e de autoridade! Fique atento; sua saúde, e a de sua família corre perigo para que gênios, demagogos, hipócritas e salvadores da pátria tenham mais lucros! Como sempre, Lula não esta sabendo de nada! Estas são as pessoas que condenavam enriquecimento ilícitos, e se diziam defensores da justiça social, justa distribuição de renda? A população precisa deixar de sonhar, acordar e levantar deste berço esplêndido! Este é o mundo da fantasia, na terra de para o povo, nunca!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo!
    Muito bom o teu texto.
    Em tempos de delcaração de IR, será bem interessante publicá-lo como artigo independente.
    Mesmo que a história do "lulinha" seja conhecida, pela tempo, fica bem ajustada. Se quiser que eu publique em artigo independente, please, encaminhe seu nome e cidade.
    Será bem mais lido.
    Grata e abraços!

    ResponderExcluir