quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cárcere ao peru!

Cárcere ao peru! Campanha anti-aids

Cárcere ao peru!

Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2010


Você pode rir, pode achar engraçado, pode ficar irado, ou receber com desdém este comunicado. Também, pode considerar pertinente e encaminhar para o seu deputado de confiança e solicitar que ele analise com seriedade a proposta e defendê-la para que se torne um projeto de lei. Faça como quiser, mas que é uma boa idéia, isto é.


Dizy Ayala é analista social, gaúcha de Porto Alegre - RS e, continuamente, concede pontos de vista bastante válidos sobre questões sociais. Já inspirou vários artigos meus. Este é mais um.


Quando tomou conhecimento, agora mais às claras, do único motivo fundamentado que levou a justiça sueca a pedir a prisão de Julian Assange, o criador do site Wikileaks, ela exclamou:
-Ah! Se fosse no Brasil e essa lei fosse aprovada! Onde colocariam todos esses "novos criminosos"?
Sorrisos.


(Explico: a ocorrência que motivou a prisão temporária de Assange foi a acusação de estupro que há contra ele na Suécia. Lá, a lei determina o uso de camisinha nas relações sexuais e, em caso de infração, o caso é tratado como estupro leve e considerado crime.)


- Se aqui já não há espaço nos presídios, se todas as cadeais estão com superpopulação, em condições sub humanas, não daria para prender todos! Mas, seria uma solução inteligente. - continuou Dizy.

"peru preservado" - campanha anti-aids
  Todos na sala aprovaram a idéia. Ela arrematou:

- E, por que não colocar uma grade só no "peru"?



Risos.
Ela continuou:

- Mas é claro! Não colocavam, antigamente, o cinto de castidade nas mulheres para impedir que elas tivessem relações com outros homens? Pois, por que não pensar em uma coisa assim aqui, que 'tá cheio desses delitos? Era uma forma eficiente, e barata, de se conseguir, finalmente, uma redução nos índices de contaminação do vírus da Aids (Sida)! E uma conscientização, de vez, para que os homens passem a usar camisinha!



preservativo e emblema anti-aids


Pela coerência, pela pertinência, por saber que são de idéias espontâneas, brotadas em momentos de tranquilidade, que as melhorias efetivas acontecem é que, seriamente, resolvi publicar estas linhas.


Se você pensa como nós, divulgue, encaminhe.



Conheça os alarmantes dados oficiais:


 Índice de contágios

O Brasil é o país com maior número de contágios na América Latina, segundo o Relatório Global sobre Epidemia de Aids 2008.
São cerca de 730 mil pessoas com a doença.

A cada ano, 30 mil brasileiros contraem HIV.

Mortes por Aids

Brasil - redução de 24% nas mortes nos últimos anos 
RS - maior índice nacional - aumento de 52% nos últimos treze anos.

Maior contágio é por transmissão sexual, ou seja, faltam camisinhas!! Desleixo de hábitos preventivos.

E aí, você acha ou não pertinente continuar falando, alertando, prevenindo a si e aos outros contra esta terrível doença?




campanha anti-aids - livre as crianças!



E que se transmite para o feto na gestação, fazendo com que muitas crianças já nasçam infectadas? Condenadas!


Crianças infectadas com coordenadores no IBCM
Muitas pessoas estão engajadas no combate à Aids. Conscientização e atitude são cada vez mais necessárias.
Ator Lázaro Ramos abraça crianças com HIV



Cárcere aos perus!

Pense nisso, em um tempo em que os "perus-de-verdade" estão todos aí, se expondo em cima das mesas, ratificando mitos e rituais natalinos. Natal, festas e preservativos. Entre nessa!


Papai Noel com "peru preservado" - Campanha anti-Aids

Homens ou mulheres, todos devem se responsabilizar.

preservativo feminino

Infelizmente, os preservativos femininos ainda são mal-aceitos por muitas mulheres. Assim como os homens, mulheres também declaram de desconforto, inconveniência, "quebra de clima", etc. é tudo uma questão de ritual. Não estamos em clima de Natal? Invente um ritual!  Os preservativos femininos são igualmente fáceis de usar, a despeito de sua aparência um tanto grotesca; são confortáveis e, o principal: seguros!


 Um problema sério como a Aids, que tantas vidas já ceifou, merece que, pelo menos, os comentários continuem acontecendo em larga escala, para que a mudança aconteça. Conscientização por piedade, por entendimento, "cair a ficha", "Tive um insight", já sabemos que são bem poucos e que demoram pra caramba. Assim, faça a sua parte!


Marise Jalowitzki
Escritora e cronista
http://www.compromissoconsciente.blospot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil

"Preserve seu peru" - Campanha anti-aids de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário