Belo Monte, Não! |
Ambientalistas e ONG's são mais organizados do que pensamos
Por Marise Jalowitzki
06.abril.2011
http://t.co/YobNsv1
Após receber uma enxovalhada de ofensas aos índios, ambientalistas e ong's e disparates contra a ação da OEA em declarar a suspensão de Belo Monte ao governo brasileiro, um leitor anônimo escreveu:
"Os ambientalistas e as ONG's são mais organizados do que pensamos:
Em 08 de novembro de 2010, foram enviadas dez notificações extrajudiciais por organizações da sociedade civil, cobrando que bancos e fundos de investimento não financiem a usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).
A notificação foi enviada aos bancos Bradesco, Itaú Unibanco, BES Investimento, Santander, CEF, BASA, BNB, HSBC e Banco Votorantim, e aos fundos FNE /FNO.
Em setembro, as ONGs já haviam notificado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.
O texto é assinado pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, e endossado por Greenpeace, Movimento Xingu Vivo para Sempre, International Rivers, Instituto Socioambiental (ISA), Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e BankTrack, entre mais de 100 organizações e grupos.
Quem financiar a usina será responsabilizado solidariamente por todos os eventuais danos que a usina causar ao meio ambiente e a comunidade indigena, que eles não podem fazer é alegar num futuro processo judicial que não estavam cientes dos impactos.
Os indígenas, representando as comunidades, percorreram quatro cidades européias (Oslo, Genebra, Paris e Londres) com o objetivo de denunciar impactos econômicos, sociais e ambientais, bem como irregularidades que envolvem a construção de grandes barragens na Amazônia.
A viagem, idealizada pelas organizações International Rivers, Amazon Watch, Rainforest Foundation e Survival International, deu voz às lideranças indígenas Sheyla Juruna, de Altamira (PA) e Almir Suruí, de Rondônia.
Diga NÃO às hidrelétricas! Diga SIM às Energias Eólica e Solar! |
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário