Porto Alegre aguarda implantação de aeromovel, que deve ocorrer em 2012 |
"Trem" movido a ar no RS - Oskar Coester - 30 anos depois - veja também o video
Por Marise Jalowitzki
09.agosto.2011
http://t.co/8BcWYAd
Graças à aproximação da Copa do Mundo e a vontade de mostrar projetos futuristas aos visitantes, o armomoevl idealizado por Oskar Coester, há trinta anos, vai ser implantado em pequeno trecho em Porto Alegre.
Veja como funciona (há, também, um video, mais ao final desta página)
Aeromovel - O Começo
O Aeromovel é um projeto de mobilidade urbana desenvolvido no Brasil inspirado em conceitos da aviação. Ele foi idealizado nos anos 60, mas só tomou forma no começo dos anos 80, com financiamento privado.
Questões políticas impediram o prosseguimento do projeto cujo protótipo construído no centro de Porto Alegre ficou estacionado por quase 30 anos.
Nesse meio tempo, o Aeromovel foi implantado na cidade de Jakarta, na Indonésia, há 21 anos. Segundo a empresa responsável, todo o material usado na construção, bem como equipamentos como ventiladores de propulsão e vagões, são produzidos com componentes que podem ser encontrados na indústria comum, sem a necessidade de encomendas. No caso do Brasil, toda a construção é feita com material produzido no País.
Agora, com a realização da Copa do Mundo e sendo Porto Alegre uma das cidades que irão realizar eventos, o projeto será, finalmente, implantado.
O canteiro está localizado na Av. Severo Dullius, próximo à rotatória do Hotel Íbis.
A empresa responsável pela construção da via é a Premold Ltda., com sede em Sapucaia do Sul. O prazo para a conclusão da via elevada é o fim deste ano. A meta é que as primeiras operações assistidas ocorram em janeiro de 2012.
------------
Aeromovel é não poluente e pode transportar 2 a 3 vezes mais passageiros que outros sistemas |
AEROMOVEL - Funcionamento
Formado por três palavras justapostas:
AEROdynamic
MOVement
ELevated
Não há motor, só ventiladores que pressurizam o duto formado pela via. O ar pressurizado empurra a placa de propulsão, que funciona como uma vela invertida. A propulsão usa motores elétricos e ventiladores industriais. A placa de propulsão também funciona como freio.
Para conseguir precisão na parada são usados freios de atrito nas rodas.
O aeromovel pode transportar 2 a 3 vezes mais passageiros que outros sistemas.
Desde 1983 em Porto Alegre.
E em Jakarta, na Indonésia, transportando passageiros desde 1989.
Baixo custo garantido.
Veja o video sobre o Primeiro Aeromovel do Mundo, projetado por Oskar Coester:
Tecnologia
O sistema funciona com placas de propulsão, que ficam dentro das vias de circulação, ligadas as rodas sobre trilhos. Os veículos, feitos com material leve, são impulsionados por ar gerado pelos ventiladores que fazem o veículo se movimentar. As vias são feitas com vigas pré-fabricadas que são moldadas de acordo com o trajetoSegurança
O sistema é seguro porque a pressão do ar entre os veículos impede qualquer possibilidade de colisão. A frenagem é feita com a ajuda dos ventiladores, mas é auxiliada por um sistema de freio ABS nas rodas. A placa de propulsão fica dentro da via impedindo que ocorram descarrilamentos.Capacidade e demanda
Serão dois veículos com capacidades para 150 e 300 passageiros, com portas de 1,8 m de largura. O maior, com 25 m de comprimento, comporta 34 pessoas sentadas. O menor, com 14,3 m, transporta 17 sentados. A velocidade máxima para o trecho é de 65 km/h.Segundo estudo feito em 2001 pelo Laboratório de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a demanda diária é de 7.756 usuários, podendo chegar a 11.635, caso seja finalizada a linha 2 do metrô.
Altura
A altura das vigas varia entre 10 m e 6 m de acordo com o trecho percorrido. Segundo os engenheiros da Aeromovel Brasil, ele circula por inclinações de até 12%, diferentemente do que ocorre com sistemas impulsionados por rodas, e faz curvas com raio de até 25 m de diâmetro.----
Monotrilho de SP = 7700 m = R$ 3,1 bi = R$ 402.597 / m
Aeromovel de RS= 944 m = R$ 30 mi = R$ 31.779 / m
PréMold é a empresa contratada para realizar as obras do elevado - Foto André Ávila - Trensurb |
Com a presença do diretor-presidente da Trensurb Humberto Kasper, do superintendente de Desenvolvimento e Expansão Ernani Fagundes, além de técnicos e gestores da empresa de trens urbanos, da Aeromovel Brasil S.A. (responsável pelo pacote tecnológico e pela fiscalização das obras) e da Premold Ltda. (construtora contratada para realizar as obras do elevado) começaram a ser erguidos os 50 pilares de aproximadamente 12 toneladas que darão sustentação aos 998 metros de extensão da via.
Fontes:
http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/aeromovel/
Video japonês - http://youtu.be/5O63_UPG2XE
---
Pergunta:
Qual a diferença com o aeromovel de Nova Iguaçu? Elaborado pelo engenheiro Fernando Mac Dowell? - http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/capa/2010/11/11/aeromovel-processo-de-licitacao-autorizado-em-nova-iguacu/
----
Passarela de aeromovel, abandonada por 30 anos, em Porto Alegre, virou tela artística |
As vigas que sustentam a pista do aeromovel são leves e de fácil ancaixe |
Leia também:
Coester, o criador do primeiro aeromovel do mundo, esperou 30 anos para realizar em solo gaúcho o seu projeto. |
(Foto-montagem: Marise)
Finalmente o Aeromovel vai sair!!! Coester esperou 30 anos para receber créditos!!
-------
Também:
Finalmente, após 31 anos, aeromóvel em Porto Alegre, o primeiro do Brasil
Projeto levou 31 anos para virar uma realidade, por enquanto, ainda modesta. Vida longa a Coester, o inventor! Guerreiro batalhador! |
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Aqui em Curitiba há uma idéia absurda em se fazer o metrô, idéia revolucionária há 100 anos atrás entretanto excessivamente dispendiosa.
ResponderExcluirSabemos que o ser humano muitas vezes não enxerga o óbvio, mas sabemos que há outros motivos pela não implementação do aeromóvel no Brasil, e por que não, no mundo... Se é bom, bonito e barato, interessaria a quem? Ainda sonho com o projeto do Coestner aqui em minha cidade.
Att.,
Cleber
Quando HÁ CHOQUES DE INTERESSES, Cleber, acontece isso! A ganâncis e o "vedetismo" ainda imperam. O pensamento é: "COMO dar os créditos ao inventor?" A prática é antiga... deixam passar um tempão, depois, implementam com o nome de outros! Acompanho na mídia projetos semelhantes com outros "inventores"...
Excluirapenas uma correção.... é COESTER.
ResponderExcluirCorreção feita! Muito grata!
Excluira dilma e do rio grande esta nario+20 ela ja viu um deste antes mande a ela uma foto via fax planalto julianosimoes
ResponderExcluirEla sabe, amigo! Ela conhece! Mas o atual modelo de desenvolvimento prevê mais cimento em viadutos e metrôs, infelizmente!
ExcluirEm Belém obstruem avenidas para construir um onibus sobre rodas.A vantagem amis dinheiro desviado.
ResponderExcluirMuito triste esta realidade, Athos! Quando conhecemos soluções assim viáveis, não dá, mesmo, para acreditar em mudanças efetivas em médio prazo! Interesses mesquinhos ainda são a tônica!
ExcluirParabéns pela postagem,
ResponderExcluirQuanto tempo passou desde que vc postou isso,não é verdade,e desde de quando esse inventor brasileiro havia falado sobre isso também,como podemos ter fé em nossos politicos,moro em São Paulo tenho vergonha de falar em transporte daqui,só o maquinário que nosso governador comprou para cavar túneis quilometricos a um custo de 100 mil por metro cavado,daria para fazer muito mais de 100 quilometros desse projeto do senhor Oskar e sobraria e sabe quanto quilometros de metro temos em São Paulo? menos de 80 quilometros no total,construido a um preço absurdo,tenho até vergonha quando passam aquelas propagandas falando como se Mêtro em São Paulo fosse transporte de primeira,parabens mais uma vez pela postagens,porque sera que esse senhor não tem o respeito pelas nossas autoridades politicas como deveria ter?respondo porque ele descobriu algo que economiza dinheiro e politicos querem sempre o que custa mais para ter a sobra,se é que me entende...abraços
"sobra" que de um total INIMAGINÁVEL, impunemente perpetuada pelos decênios! Eu também tenho MUITA vergonha de toda esta situação ABSURDA em que vivemos! De que adianta saber de TANTAS falcatruas e, em paralelo, TANTAS situações bacanas como esta do aeromóvel? Ver a propaganda de uma operadora de celular com o aeromóvel, como se fosse algo "Infinity", temos a prova real aqui, e nada! Aguentar a presidente falar que "a única saída racional" p prover energia é construir barragens! É muita coisa! É demais p um coração idealista e solidário com o povo sofredor, que clama, que enche as ruas e, masi uma vez, recebe promessas.... abraços também!
ExcluirFinalmente, nasceu o OVO de COESTER! Era como se referiam, na época, em que o projeto foi apresentado e rejeitado.Final Feliz!
ResponderExcluirVerdade, Vanina! Final feliz! Fiquei bem contente, também! EMBORA achei cachorra a pouca repercussão que deram a ele. Nem apareceu na reunião com a Dilma, enhum close! COMO PODE nem na terra dele??? Eita Mundão!! E espero, sinceramente, que não fique só naquele pequeno trecho pra gringo ver na Copa!
Excluir