Consciência Ambiental - Cabeça de onça em extinção estava exposta na entrada da fazenda no Pará |
Cabeça de Onça exposta como troféu - É preciso ensinar consciência ambiental
Por Marise Jalowitzki
04.agosto.2011
http://t.co/rAjYeME
Onças em extinção são caçadas e mortas, decapitadas e expostas como troféu.
Onças em extinção são envenenadas, filmadas, os videos publicados no youtube, como forma de "mostrar o efeito do chumbinho", o veneno usualmente utilizado.
Onças, acossadas pelo desmatamento irregular, sem habitat nem espaço para caçar, saem da floresta, com fome, e atacam a população, invadem até o teatro de Manaus, são baleadas e mortas.
Assim acontece também com tantos outros animais da floresta.
Estamos assistindo a um verdadeiro filme de horror.
Neste país e no mundo todo, há MUITA irresponsabilidade e maldade, mesmo.
Em paralelo, também existem pouquíssimos programas e projetos de conscientização ambiental, com vistas a formar novas gerações com mais visão de respeito à natureza. Não acredito que uma mudança efetiva vá acontecer nesta geração, apenas parcamente reprimida por conta das frágeis ações baseadas na lei: multas, eventuais prisões.
Parece um trocadilho literário, mas é a pura realidade. As leis existem e são frágeis. Nos valores aplicados, quando conseguem pegar um infrator. Frágeis, também, e principalmente, pelo pouco que conseguem apreender, devido ao insuficiente contingente para as dimensões continentais de nosso país. Sem falar na corrupção de alguns.
Coibir e multar é preciso, sim, mas esta heróica ação que o insuficiente efetivo do IBAMA realiza incansavelmente em solo brasileiro, precisa estar atrelada a eventos sistêmicos, como palestras em escolas, projetos que envolvam a população e, principalmente, os jovens. Os jovens influenciam diretamente a ação dos mais velhos e aí está a mudança que irá consolidar a consciência de preservação, o chamado senso ecológico.
Os programas de conscientização precisam ser cada vez mais ampliados e aprofundados
Vila Ambiental é uma das instituições que ensinam as crianças a ter uma nova visão de mundo |
Algumas louváveis iniciativas são desenvolvidas em programas específicos ou por algum educador de boa vontade. Mas, para resultar em mudança concreta, parte integrante da vida, precisa integrar o cotidiano.
Expor cabeças como troféu
Quando li a reportagem em que o fazendeiro de Jacareacanga, a 400km de Itaituba, no sudoeste do Pará, foi multado em 5 mil por exibir em sua propriedade uma cabeça de onça, que ele mesmo abatera, decapitara e estava agora expondo como um troféu, pensei exatamente nisso. Em como antigas crenças, rituais e costumes são perpetuados de geração em geração, sem que as pessoas pensem, sintam, reflitam sobre o que realmente elas significam e no que implicam.
Cidadãos sentem orgulho em ostentar os crânios de bovinos. Representam poder e característica. Um brasão. |
O ritual de "caçador" que expõe o resultado de suas caçadas é antigo e venerado, ainda hoje, por alguns. Nas estâncias de todo o país ainda podem ser vistos crânios de bois, por vezes vários deles, como enfeite nas porteiras. Uma onça? Com certeza, o orgulho era ainda maior.Mudar hábitos só é possível depois de muita e muita repetição do novo.
A onça, cuja cabeça estava exposta, é de uma espécie em extinção.
Uma onça preta, variação melânica da Panthera onca, está protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
"Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de detenção pela Justiça.
Áreas embargadas - A operação Disparada atua nas imediações de Jacareacanga desde 19 de julho, combatendo, principalmente, desmatamentos ilegais. Até o momento, os fiscais já aplicaram R$ 6,7 milhões em multas e embargaram 1,4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em nove propriedades. As ações, que não têm prazo para terminar, acontecem com apoio da Polícia Rodoviária Federal." (Agência Estado - 29.julho.2011)
Troféus de cabeças de animais eram colecionados nas próprias habitações. Hoje, são feitos de resina. |
O ser humano evolui lento demais para acertar tudo o que há de errado. Ações comunitárias, que engajem o maior número de pessoas, precisam acontecer cada vez mais.
Certas estão as autoridades que multam, pois esta é uma linguagem rápida, com efeitos imediatos.
O problema, porém, vai além. Os animais silvestres e selvagens, vítimas do desmatamento, estão cada vez mais acossados. Com suas áreas sempre mais e mais restritas, tentam buscar espaço próximo às habitações humanas, gerando medo e pavor nas comunidades.
São necessários projetos mais abrangentes, com uma visão ampla, que contemple todos os seres que compõem o cenário. E isso é tarefa de todos, incluindo os governos. Quando acontecem macro empreendimentos, como a construção de barragens, usinas hidrelétricas, refinarias de petróleo, etc., há que se pensar preventivamente em como serão afetados os animais silvestres. Demarcar áreas efetivas de preservação. E fornecer condições aos órgãos competentes (no caso, o IBAMA e a Polícia Militar e Federal) de efetuar um patrulhamento bem mais amiudado do que vem ocorrendo. Aumento de efetivo e de poder decisório.
----------
Link fonte: http://www.digitalnoticias.com.br/dn/modules/artigos/item.php?itemid=844
---------
Leia mais:
Socorro: Onças estão sendo caçadas em Rondônia
LINK: http://t.co/X7fT21i
--------
E mais:
Nas fazendas próximas a Hidrelétrica de Jirau, onças estão ameaçadas de extermínio por envenenamento |
Extermínio de onças no Brasil é histórico - Em tempos mais modernos, o envenenamento é o meio mais usado
08.março.2011
LINK: http://t.co/rpGcxgS
--------
Leia também sobre a Falsa Ambientalista Beatriz Rondon, que foi indiciada, pagou a finaça e vai responder em liberdade. Ela promovia safaris em sua propriedade, no Mato Grosso do Sul, caçando onças ameaçadas de extinção e se fazia passar por preservacionista de animais silvestres e selvagens. LINK: http://t.co/PbeHgru
------
E mais em:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA! |
Links sobre Direito dos Animais à VIDA!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário