Pelo fim dos "dialetos" na comunicação médico-cliente! Mãe foi receber resultado sobre EEG de filho com TDAH e saiu sem entender! |
Médicos, parem de usar o "mediquês" com seus clientes - Falem a nossa língua!
Por Marise Jalowitzki
26.maio.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/medicos-parem-de-usar-o-mediques-com.html
Este é um problema antigo em nossa sociedade e é um dos "dialetos" que mais problemas e insegurança traz para quem passa pela frágil situação de uma doença ou anormalidade.
Há pouco uma mãe contatou para que, juntas, "entendêssemos" o resultado de um exame, um EEG realizado em seu filhotinho.
Juro que sempre fiquei indignada com essa postura que quase todos os médicos tem. Usam seu "mediquês", acho que até de propósito,não explicam direito, a mãe sai do consultório - ONDE PAGOU a consulta (não importa se é serviço privado ou público, o dinheiro é sempre do cliente, seja através de papel moeda direto, seja através de nossos impostos) - e não recebe sequer o significado do que está escrito!
Gente, isto é um direito básico!!
Juro que sempre fiquei indignada com essa postura que quase todos os médicos tem. Usam seu "mediquês", acho que até de propósito,não explicam direito, a mãe sai do consultório - ONDE PAGOU a consulta (não importa se é serviço privado ou público, o dinheiro é sempre do cliente, seja através de papel moeda direto, seja através de nossos impostos) - e não recebe sequer o significado do que está escrito!
Gente, isto é um direito básico!!
Segue o texto:
"Bom dia, estou amando o livro esclarece muitas dúvidas que temos.
Fiz um eletroencefalograma do meu filho , a médica pediu esse e mais exame de sangue
Eeg deu atividade lenta polimorfa internamente no quadrante posterior esquerdo , Vc sabe o q seria isso???
"intermitente"
"Bom dia, estou amando o livro esclarece muitas dúvidas que temos.
Fiz um eletroencefalograma do meu filho , a médica pediu esse e mais exame de sangue
Eeg deu atividade lenta polimorfa internamente no quadrante posterior esquerdo , Vc sabe o q seria isso???
"intermitente"
Vou escrever direito como está : EEG REALIZADO EM VIGÍLIA E SONO ESPONTÂNEO EVIDENCIANDO DISCRETA ANORMALIDADE LOCALIZADA!INESPECIFICA DA ATIVIDADE BIOLETRICA CEREBRAL ! CARACTERIZADO POR ATIVIDADE LENTA POLIMORFA INTERMITENTE NO QUADRANTE POSTERIOR ESQUERDO?
Muito grego para entender Kkkkkkk"
Muito grego para entender Kkkkkkk"
intermitente é que "vem e vai", não é sempre, nem por causa específica.
(quem tem uma criança assim em seu convívio sabe dos "brancos", sempre que acontece uma atividade enfadonha, que não lhes prende a atenção. E, cá entre nós, mais de 85% (sendo bondosa!) do que aprendemos no ensino tradicional, é atrativo onde? para quem?
(quem tem uma criança assim em seu convívio sabe dos "brancos", sempre que acontece uma atividade enfadonha, que não lhes prende a atenção. E, cá entre nós, mais de 85% (sendo bondosa!) do que aprendemos no ensino tradicional, é atrativo onde? para quem?
Ontem mesmo meu neto esteve aqui, decorando mais uma tabelinha matemática que não sabe em que, um dia, vai ocupar!! Ele ri e se esforça, consciente da inutilidade de muita "cultura"!
Dados que serenam, por não ser nada grave:
"discreta anormalidade localizada"
e evidenciou-se uma discreta (pouco significativa) anormalidade, "inespecífica" = sem que se possa dizer que tipo de anormalidade é...
- atividade bioelétrica cerebral - é a própria atividade do cérebro
"discreta anormalidade localizada"
e evidenciou-se uma discreta (pouco significativa) anormalidade, "inespecífica" = sem que se possa dizer que tipo de anormalidade é...
- atividade bioelétrica cerebral - é a própria atividade do cérebro
"CARACTERIZADO POR ATIVIDADE LENTA POLIMORFA INTERMITENTE NO QUADRANTE POSTERIOR ESQUERDO"
Com certeza, coisas que as mães já devem ter observado. Uma certa lentidão no "captar" os ensinamentos (atividade lenta polimorfa = várias formas), na parte de trás, lado esquerdo do crânio.
Com certeza, coisas que as mães já devem ter observado. Uma certa lentidão no "captar" os ensinamentos (atividade lenta polimorfa = várias formas), na parte de trás, lado esquerdo do crânio.
Querida, tudo isso tem a ver com a questão da chamada "maturidade para aprendizagem"
No livro fala muito sobre isso, o que é considerado "atraso" e o tempo "certo" de cada um e o que o meio quer impor como o "certo"!
Tenta conversar com a professora, a orientadora pedagógica, para que o menino não fique traumatizado ou rotulado. Ele precisa ter seu tempo respeitado e há metodologias específicas que podem e devem ser apresentadas em sala de aula para proporcionar isso.
No livro fala muito sobre isso, o que é considerado "atraso" e o tempo "certo" de cada um e o que o meio quer impor como o "certo"!
Tenta conversar com a professora, a orientadora pedagógica, para que o menino não fique traumatizado ou rotulado. Ele precisa ter seu tempo respeitado e há metodologias específicas que podem e devem ser apresentadas em sala de aula para proporcionar isso.
VÁRIOS especialistas sérios avaliam esta questão de, em média, 3 anos "menos maduros" nos pequenos, coisa que, sem pressão ou cobrança excessivas, faz com que eles "encostem" naturalmente nos demais, gradativamente.
Em casa, tenta trazer outros estímulos, com imagens, figuras ou objetos, para associar!
Calma, Amor, Paciência!
Tudo vai dar certo!
Beijos!
Marise Jalowitzki
Calma, Amor, Paciência!
Tudo vai dar certo!
Beijos!
Marise Jalowitzki
Temos de continuar insistindo neste tema, pois o medo é sempre proporcional ao desconhecimento. E onde pais e mães são tomados pelo medo, qualquer manipulação é possível! Há pouco uma amiga do grupo comentou que o medo maior é porque o médico assegurou que, se não tomar tarja preta, vai ficar delinquente!... simples assim!!! Agressividade que, se redirecionada convenientemente, pode formatar uma liderança altamente auxiliativa! Eita!
Fica aqui registrado o apelo para que os especialistas da saúde promovam uma parceria e não um distanciamento com o seu cliente. Para isso, falem em português claro, por favor!
Escritora, Educadora,
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com
compromissoconsciente@gmail.com
Livro: TDAH Crianças que desafiam
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
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