Fazer já! Fazer por quem não tem! LEVANTE AÇO! Saiba como ajudar no final da página |
8 mil e quinhentos mortos por coronavírus, hoje!!!
NÃO PODEMOS NOS ACOSTUMAR COM ESTA TRAGÉDIA!
FAÇA ALGO PARA AJUDAR!
Marise Jalowitzki
Ontem (06), após a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinar que os dados registrados e divulgados sobre os casos de coronavírus no país incluam, obrigatoriamente, informações sobre a etnorraça dos infectados, escrevi:
"Quem quer este triste podium?
Quem quer só contar mortos?
Queremos as pessoas vivas! Saudáveis! Com Esperança e Fé!
Sim, IMPORTANTÍSSIMO contabilizar quantos negros e pardos compõem as estatísticas, mas, o que fazer para, afinal, iniciar uma era de mais justiça e igualdade?"
“A urgência da medida reside na própria pandemia e na necessidade premente de que os gestores adotem medidas realmente condizentes com as necessidades da população, especialmente a que se encontra em situação de maior vulnerabilidade”, escreveu o juiz federal Dimitri Vasconcelos Wanderley.
Negros e pardos, por constituir a maioria das favelas, são a população mais suscetível ao coronavírus.
Pois hoje encontro Moanan, nome tão singular e tão fácil de gravar. Garota de 20 anos, que resolve fazer algo bem prático - assim como alguns outros cidadãos oriundos de favelas e comunidades - : LEVAR COMIDA e alguns produtos básicos de higiene para populações vulneráveis e desprovidas.
Comunidade do Aço, no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio, abriga 10 mil residências! Uma das comunidades mais pobres da periferia do Rio de Janeiro, esgoto a céu aberto, ratos, dificuldade em tudo. Adolescentes que trabalham informalmente como cobradores ou vendedores de balas na zona nobre, viram seus pequenos ganhos praticamente sumir devido ao Covid-19.
Moanam (20) e uma amiga, Rayane Marques (19), há algum tempo, resolveram criar o LEVANTE AÇO, programa que iniciou levando conhecimento aos habitantes esquecidos pelos governos. Abrir horizontes, falar sobre ENEM e PROUNI, mostrar aos jovens que, após concluir o Fundamental, é possível procurar escolas de Ensino Médio que possam garantir uma maior chance de entrar em uma faculdade, foram estes os primeiros passos.
Agora, com a eclosão da pandemia do coronavírus (SARS-COVID-2), as amigas, resolveram arrecadar alimentos para suprir aqueles que sempre tiveram falta de quase tudo. E que, mesmo com o aceno dos 600,00 do Auxílio Emergencial, têm deixado muitos de fora, por documentação faltante ou irregular. Zona de muitas enchentes, muitos habitantes perderam seus documentos e ainda não estão de posse dos novos; tudo demanda tempo e dinheiro. E onde o dinheiro falta, como seguir os trâmites legais para regularizar?
"Fiquei muito mal naquele fim de semana [no início da pandemia], a gente não sabia o que fazer. Daí, falamos com outros dois coletivos daqui [Plataforma CASA e PEPUC], também dirigidos por mulheres, e pensamos em arrecadar alimentos para quem já tínhamos mapeado, muitas casas com idosos e pessoas com deficiência", lembra Moanan. (Universa)
Depois de obtidos alimentos suficientes, a dupla contou com a ajuda de outros adolescentes para dividir em 300 sacolas e levar para as pessoas. Os rapazes voluntários empurram o carrinho de mão entre as vielas. Crianças, aos gritos, já reconhecem Moanam e chegam querendo abraçá-la. Ela explica que agora não é possível e pergunta se lavaram as mãos. "Como lavar as mãos, tia, se falta água?" (18 milhões de brasileiros não tem água potável!!! Realidade perversa)
Estes queridos, quando recebem o alimento que irá matar a fome por algum tempo, sorriem e agradecem.
É com ações como essa que, aos poucos (quando deveria ser tão mais rápido), as comunidades desassistidas iniciam um novo ciclo, com mais esperança. Tornando-se visíveis, podem receber mais ajuda e encaminhamento.
E, quem sabe, mais e mais pessoas se mobilizam para olhar para uma destas áreas de tantos risco?
Na próxima remessa, o LEVANTE AÇO espera incluir alguns gibis, já que a comunidade tem amplas dificuldades com internet e celulares.
Para doar:
Moanan C. do Couto
Banco Bradesco
Ag 0473 Conta Corrente 19246-5
CPF 176.825.107-06
Moanan C. do Couto
Banco Bradesco
Ag 0473 Conta Corrente 19246-5
CPF 176.825.107-06
Para ler toda a reportagem da Universa (UOL), acesse: https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/mulher-de-aco/index.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias#video-1
Mais ao final da reportagem tem um video que mostra a simplicidade e compromisso desta jovem mulher. Sim, mulher de Aço!
Parabéns e Bençãos!
Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/moanan-couto-garota-de-fibra-mulher-de.html
Mais sobre o tema coronavírus:
JUSTIÇA DO RIO DETERMINA REGISTRO OBRIGATÓRIO DE RAÇA NOS CASOS DE CORONAVÍRUS |
Quem quer este triste podium? Brasil teve o terceiro maior número de casos confirmados no mundo em 24 horas. São 16 mortes a cada hora no Brasil. Negros e pardos tem mais risco de morrer de COVID-19. O que nos espera?
Coronavírus - MAIS DE 6 MIL MORTOS NO BRASIL - Caos e segregação de pobres, negros e latinos - EUA, Brasil, Equador, África. Mudar é possível?
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/04/5901-mortos-no-brasil-coronavirus-caos.htmlCorpos no corredor que antecede necrotério lotado em Hospital na Barra da Tijuca-RJ. |
Reações às estratégias de confinamento social no mundo |
Isolamento social |
Do que precisamos: Compaixão e Serenidade - Olhar para os lados
http://marisejalowitzki.blogspot.com/2020/03/do-que-precisamos-compaixao-e.html
Foto: Jeffrey Czum -Pexels
|
Pandemia e isolamento - Momento propício para repensar sua vida, qual caminho está trilhando, onde quer chegar - Eddie Vedder - Sociedade
http://marisejalowitzki.blogspot.com/2020/03/momento-propicio-para-repensar-sua-vida.html
Coronavírus, isolamento social e a responsabilidade dos pais
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2020/04/coronavirus-isolamento-social-e.html
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2020/04/coronavirus-isolamento-social-e.html
Em tempos de pandemia, Brasil em descompasso
Coronavírus - O choro do homem que filma corpos sendo levados por empilhadeiras em NY. A Dor de todos nós e a necessária vibração de Saúde e Paz!
Coronavírus - Não acreditem nos que dizem que é só uma gripe. Não é! Não paguem o preço pra ver! - alerta jornalista brasileira que mora na Itália
Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui
FICA EM CASA!!! SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS! EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL! SEJA RESPONSÁVEL!!!AJUDE A QUEM PRECISA! SEJA SOLIDÁRIO! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário