Força! Resiliência! Competência! PARABÉNS, ENFERMEIRAS! Se conhece alguma, envie uma mensagem de Alento e Fé! De Apreço e Carinho! |
Marise Jalowitzki
Hoje, no Dia das Enfermeiras, mais de 12 mil mortes no Brasil, 881 mortes nas últimas 24 horas.
Estresse, depressão, sistema imunológico fragilizado, choro frequente, mas os profissionais da enfermagem estão lá, emendando plantoões, cobrindo posições dos colegas que adoecem. Dos que falecem, somando-se ao total de óbitos nas estatísticas do Brasil e do mundo.
Alguns desses profissionais também sucumbem: 98 mortes. Brasil, sozinho, concentra 38% dos óbitos de todo o mundo dos trabalhadores da área. A maioria dos profissionais mortos pela Covid-19, 67%, são mulheres. Brasil perdeu 25 enfermeiros, 56 técnicos e 17 auxiliares de enfermagem.
No mundo, são mais de 260 profissionais da enfermagem que morreram em decorrência da doença.
Referencio esta matéria em especial por conter vários depoimentos de enfermeiras sobre a necessidade de resiliência, como chorar pela morte de uma jovem, naquele instante em que a jornalista a aborda, secar as lágrimas e, logo após, atender um idoso que reclama do frio. Cobri-lo e logo perguntar: "Tá quentinho?" E seguir sua jornada. São mais outras reportagens que apresentam o reconhecimento que as enfermeiras merecem. Pelo desvelo. Pelo carinho. Pela dedicação. Muitas ocultam da família adecisão de ficar no front, até estarem lá e comunicar aos entes queridos sua decisão.
Sim, são coisas que muitos de nós já sabe, mas é preciso enaltecer MUITO o trabalho destas profissionais, que, incansavelmente, afastadas de suas famílias, permanecem em plantões exaustivos, semana após semana!!
Em outra matéria, já há alguns dias, li sobre o quão trabalhoso é se paramentar, diariamente, para fazer frente a mais um exaustivo e exigente dia frente ao combate ao coronavírus.
Sim, muitas vezes por falta de equipamento (EPIs), mas também pela urgência nos atendimentos e carência de profissionais. Que tenso!
Enfermeiras usam fraldas descartáveis para não precisar ir ao banheiro! Não perder tempo! Não desperdiçar os EPIs, que continuam escassos! São ou não são heroínas? Algumas relataram a dificuldade em soltar o xixi, claro, por não estarem acostumadas a isto! Dá pra imaginar qualquer um de nós, cidadãos comuns, em situações análogas, longe da família, trabalhando por 3mil ao mês (11% a menos que os homens)?
Meu AMPLO reconhecimento a todas! Sim, há profissionais do sexo masculino, também, mas, como 85% de toda enfermagem é composta por mulheres, permitam-me, neste momento, enfermeiros, com muito carinho e apreço, incluí-los, todos e todas, em um único coro: PARABÉNS, ENFERMEIRAS!!!!
Profissionalismo recheado de Amor é o que mais precisamos, todos, enquanto espécie humana!
Solidariedade! Ainda mais em um momento tão frágil como este!!
CUIDADOS ESPECIAIS EM CASA
Posição do diretor técnico do Hospital de Clínicas, sobre declarações de nosso presidente:
Entrevistas com as enfermeiras: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/05/12/em-hospital-que-trata-covid-19-a-paramentacao-sufoca-e-a-morte-e-iminente.htm
Números de mortes na área: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/05/mortes-por-covid-19-entre-enfermeiros-no-brasil-ja-e-maior-do-que-nos-estados-unidos/
Depoimento de uma médica: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/12/medica-de-pe-relata-desespero-de-idoso-e-sua-morte-sufocada-sem-respirador.htm
Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/gratidao-as-enfermeiras-cuidados.html
Mais sobre Coronavírus, neste blog:
JUSTIÇA DO RIO DETERMINA REGISTRO OBRIGATÓRIO DE RAÇA NOS CASOS DE CORONAVÍRUS |
Quem quer este triste podium? Brasil teve o terceiro maior número de casos confirmados no mundo em 24 horas. São 16 mortes a cada hora no Brasil. Negros e pardos tem mais risco de morrer de COVID-19. O que nos espera?
Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui
FICA EM CASA!!! SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS! EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL! SEJA RESPONSÁVEL!!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário