sábado, 13 de junho de 2020

Arroio dos Ratos e as várias histórias da origem de seu curioso nome

Homenagem ao Mineiro - Museu do Carvão 54 




Marise Jalowitzki

Há sempre uma história oficial e uma história recontada. Acontece com quase todos os fatos e situações.

No caso de Arroio dos Ratos, município do interior do Rio Grande do Sul, há vários relatos contemplados. De origem industrial carbonífera, atualmente é conhecida como Capital da Melancia, com suas festas típicas, explorando especificamente o plantio de árvores para produção de madeira e cultivo agrícola em geral.

Sobre a origem do nome

1 - A história mais repetida é que, à época da colonização, no Arroio que banha o município (antigamente anexado a São Jerônimo), havia muitos ratos,  ratos enormes, ratões, confundidos até com capivaras. Pelo grande número existente, acabaram 'batizando' o arroio com este nome.

2 - Outra versão aponta que os trabalhadores nas usinas de carvão eram chamados de 'ratos' pelos capatazes e como, com o advento do carvão, a região contratou muitos operários que acabavam usando o arroio como local de banho, deram ao arroio o nome de "Arroio dos Ratos".


Homenagem ao mineiro - placa afixada sob a escultura do topo deste post e que se encontra em frente ao Museu 


3 - Para aqueles que querem uma versão mais tradicional, também é contado que uma família espanhola, de sobrenome "Raton", se instalou às margens do arroio. Como algumas pessoas tinham dificuldade em pronunciar corretamente [escreve ratón, pronuncia ratôn)], passaram a chamar de 'ratos'. E que, após prosperar muito, se tornou meio que a 'dona' do lugar, colocando no arroio, bem como nas terras do entorno, "Arroio dos Ratos".

4 - A primeira história que ouvi na minha infância (qual a criança que não se interessa por um nome tão curioso?), contada e recontada na região do Alto Uruguai, onde me criei, foi sobre uma grande seca, uma estiagem que durou tanto, a ponto de fazer com que animais se tornassem agressivos devido à falta de alimentos e, com isso, adentraram a área onde a população humana se alojara, tentando obter comida. 


Desenho de MariaAlice Matusiak


Com os olhos arregalados, ouvíamos que mães preocupadas, naquele tempo, resguardavam seus bebês ao máximo, com medo que os  ratões invadissem as casas, especialmente à noite, para se alimentar, mordendo os bebês, já que os habitantes viam que os ratos esfomeados acabavam comendo seus semelhantes, começando pelos filhotes. 

Sim, há diversos relatos que a fome acaba transformando algumas espécies em canibais (quando se alimentam de sua própria espécie).

Havia inclusive um relato assustador, em que um bebê teve um olho esfacelado em um ataque de um dos ratões.

Terrível, né? 

Verdade ou não, escolha a sua melhor versão para recontar caso seja perguntado.




Quer conhecer mais? 

- Dados oficiais - https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/rs/arroio_dos_ratos

- Interessante matéria sobre carnívoros e roedores que habitaram o Rio Grande do Sul - https://labpaleo.paginas.ufsc.br/files/2017/03/Dinossauros-19.pdf

- Interessante vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=klq0Axv2F20&feature=emb_logo

- Museu - http://www.nonada.com.br/2016/05/museu-estadual-do-carvao-completa-trinta-anos-em-compasso-de-abandono/museu-do-carvao-54-2/

- Link deste post - https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/arroio-dos-ratos-e-as-varias-historias.html





Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui






Pandemia e o uso de máscaras
FICA EM CASA!!!
SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS!
EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL!
SEJA RESPONSÁVEL!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário