terça-feira, 23 de junho de 2020

Alerta - 40 milhões de gafanhotos podem chegar à fronteira do RS, Brasil, via Cordoba, na Argentina. O que fez a China para diminuir o impacto quando 400 milhões de gafanhotos invadiram por lá

Gafanhotos na Argentina ameaçam fronteira com RS - foto Twitter - @Gobierno de Cordoba
São animais vorazes. Comem vegetais. Não transmitem doenças aos humanos. Mas devastam plantações inteiras.



Marise Jalowitzki

Em fevereiro deste ano, publiquei um post sobre a multiplicação das nuvens devastadoras de gafanhotos pelo mundo. Na China e outros países.
Desequilíbrio ambiental crasso.
Agora, Paraguai, Argentina, fronteira Brasil, talvez Uruguai, dependendo para onde rumem os 40 milhões de gafanhotos, também enfrentam este grave problema, que devasta plantações inteiras em questão de horas!

Grandes ataques de nuvens de gafanhotos:

Rússia – Agosto 2019
Etiópia
Kenya - Janeiro 2020 
Sudão do Sul 
Uganda 
Somália – início de fevereiro 2020
Arábia Saudita
Sudão 
Iêmen
Chipre da África
Irã
Índia
Paquistão
China

Países tentam frear a crescente proliferação de gafanhotos que devastam plantações e ameaçam a sustentação alimentar de população. 

Publiquei, também, nesse mesmo post, a estratégia que a China estava utilizando para enfrentar 400 milhões de gafanhotos. Eles iriam ser confrontados por 100 mil patos, que os comeriam.


Uma nuvem de gafanhotos de 1km quadrado pode consumir em UM DIA a mesma quantidade de alimentos que 35 mil pessoas! (Foto montagem a partir de imagens do site Pexels)

-------------
Querendo, leia aqui:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/400-bilhoes-de-gafanhotos-praga.html
----------

As nuvens de gafanhotos surgem em função de alterações climáticas, como as que estamos vivenciando em vários locais do planeta, quando há um aumento exagerado da população destes insetos e eles precisam se mobilizar em busca de alimentos. 

A nuvem de gafanhotos que ameaça chegar ao Brasil, com até 40 milhões deles, está na Argentina, deslocando-se diariamente, já próxima da fronteira com o Rio Grande do Sul.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), do governo da Argentina, emitiu um alerta de perigo na fronteira com o RS, devido ao avanço destes insetos altamente predadores. Eles podem detonar plantações inteiras, em pouco tempo.

A nuvem de gafanhotos veio pelo Paraguai e vem sendo monitorada pela Argentina desde maio, quando, na província de Formosa, os gafanhotos destruíram uma plantação de milho.


Espigas completamente destruídas, conforme mostra esta foto publicada por @SenasaAR - Twitter


Ontem (22.junho), foi publicado no Twitter:
"Hoy la manga fue detectada en cercanías de Perugorria, #Corrientes. Alrededor de las 12:00 hs levantó vuelo con rumbo sur. Debido al pronóstico del viento es probable que a partir de mañana la misma ingrese a la provincia de #EntreRíos." (Hoje a chuva de gafanhotos foi detectada perto de Perugorria, Corrientes. Por volta das 12h, levantou vôo rumo ao sul. Pela previsão do tempo, e os prognósticos do vento acelerado, é provável que a partir de amanhã (23), a mesma alcance a província de Entre Rios.)

A região no Rio Grande do Sul que provavelmente irá ser atingida é a do Planalto Médio.

O Ministério da Agricultura da Argentina declara que até 40 milhões de insetos compõem a nuvem e pediu que agricultores comuniquem o aparecimento. 

O RS também registra há dias altas temperaturas, em pleno inverno, com ventos fortes, o que faz com que a movimentação do grupo aumente de velocidade. Estamos em alerta.

Já foram registrados 140 quilômetro em um dia (isto que eles param pra comer e devastar tudo que encontram nas pastagens).



@Pexels
Gafanhotos querem comida. São vorazes. Não intentam atacar os humanos. Querem vegetais. 

Dificilmente chegam até grandes centros urbanos, pois querem as lavouras. O que está ameaçada é a produção de alimentos. Escassez em momentos já bastante denso. 

O que está em jogo não é a "torcida" pra que eles não entrem por aqui! TODOS OS HUMANOS, seja Argentina, Paraguai (de onde vieram), Uruguai (para onde provavelmente vão), e todos os países onde estão sendo travadas verdadeiras batalhas contra os gafanhotos, todos, todos sofrem as consequências. 


A pergunta é: O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSO PLANETA, pra termos sempre tantos problemas?? Sem respeito, desmatando afuzel, usando cada vez mais agrotóxicos, empestando o ar, o que podemos esperar??? Consuma alimentos locais, evite tantas embalagens, evite o desperdício!! Manifeste-se contra tantas irregularidades! Seja responsável!!

Desequilíbrio ambiental é isso!!
Monocultura, queimadas, desmatamento. O que poderíamos esperar também por aqui?
Ou mudam-se os critérios de sobrevivência ou nem isso teremos!


Pesquisa: UOL  , Mapa - Twitter Plantação de milho - Twitter, Nuvem - Twitter

Para ver o video em Rosario, clique AQUI

Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/alerta-40-milhoes-de-gafanhotos-podem.html





Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui








Nenhum comentário:

Postar um comentário