terça-feira, 30 de junho de 2020

Gafanhotos - Como treinar patos para conter as nuvens - Gafanhotos e os danos ao ecossistema com a pulverização aérea

Gafanhotos contribuem para o equilíbrio ambiental - O problema é este desequilíbrio
Foto publicada no Jornal de Brasília - sem menção de créditos

Sim, esta é uma proposta para o próximo ciclo anual de infestação. AGORA, a nuvem está aí e PRECISA ser contida. E esperamos que seja com o menor número de pesticidas possível! 
Mas este procedimento precisa ser avaliado. 

Com a pulverização de venenos, a Argentina, com duas aplicações aéreas e o uso terrestre por parte dos agricultores, apenas um percentual de 15 a 25% da população é dizimada com o uso de agrotóxicos.

Hora de pensar em alternativas válidas e mudar Já!!

Nota em 03.julho.2020:
A nuvem se deslocou para outras regiões da Argentina.
Por mais esta vez, foram contidos (30%) com pulverização aérea. 
Venenos também mataram pássaros, abelhas, besouros e tantas outras espécies, além de empestar solo, ar, plantações restantes...




  • Estiagem prolongada, seguida de chuvas intensas - ambiente propício para a formação das nuvens de gafanhotos
  • Pássaros e sapos, predadores naturais dos gafanhotos
  • Pulverização aérea de pesticidas: ato extremo de emergência, que precisa ser melhor planejado para futuras formações de nuvens
  • Como se formam as nuvens e o horário de alimentação dos gafanhotos
  •  Ambientalistas chineses, em 2000, já alertavam para o crescente desastre ecológico
  • Gafanhotos e seu necessário papel para o equilíbrio ambiental 


Estiagem prolongada, seguida de chuvas intensas - ambiente propício para a formação das nuvens de gafanhotos

Por enquanto, devido ao frio, vento e chuva que tomou conta do RS no último final de semana (com previsão para toda esta semana), os gafanhotos não adentraram o solo do Rio Grande do Sul. Particularmente, eles não gostam de chuva, pois dificulta seu vôo, o que os faz estacionar. 

Eles possuem uma reserva de gordura que lhes permite aguentar secas severas (veja o que acontece em regiões áridas, como Iêmen, Etiópia, etc.), mas, logo que chegam as chuvas e o solo reverbera em vegetação, lá estão eles, mais vorazes que nunca.

Foi o que aconteceu na Argentina, que vinha sofrendo uma estiagem (como aqui também) - praticamente não choveu durante todo o mês de abril, até que vieram  fortes chuvas, interrompendo colheitas de soja e milho, mas beneficiando o trigo. Foi em final de abril.2020. Tudo ficou muito abundante e favorável aos insetos. E é por isto que o RS "está a salvo", por enquanto.

Sim, isto quer dizer que também em outros países.

Cresce o compromisso social em disseminar boas e fidedignas informações. O post continua sendo acessado, o que significa que mais pessoas estão tomando conhecimento da possibilidade de usar patos e frangos para conter os gafanhotos.

A nuvem de gafanhotos continua devastando lavouras da Argentina, próximas à fronteira com Brasil. 

Invasão em solo gaúcho, portanto, não está descartada. Engenheiros agrônomos monitoram os campos em diferentes municípios, já que os gafanhotos, durante as chuvas, se camuflam em diferentes lugares (solo, troncos de árvores, etc. 

Argentina declara que as medidas tomadas até agora só reduziram a população de gafanhotos em 15%. Mesmo após a redução dos 15%, estima-se que os os gafanhotos, quando em repouso, ocupem uma área de dez hectares, o que equilale a dez campos de futebol. Estão agora na terceira investida de pesticidas....


Pássaros e sapos, predadores naturais dos gafanhotos

Gafanhotos vivem, em média, apenas três meses,  quando não sao consumidos pelos predadores naturais, como pássaros e sapos. Em nosso mundo "pleno de progresso e desenvolvimento", pássaros são considerados "pragas", sapos já quase inexistem em tantos lagos poluídos, não só por agrotóxicos, como por esgotos e despejamentos químicos ou biológicos, como o caso dos resíduos dos matadouros- abatedouros (seja de carne bovina ou aves). Tudo a caminho de chamar mais desastres. Nosso tão frágil ecossistema está em franco desequilíbrio.

Os ovos são uma ameaça tão severa quanto a existência dos insetos adultos, pois responsáveis pela reprodução em massa. Cada fêmea pode gerar até 400 gafanhotos/ano. Os ovos são colocados no solo. Os ovos de gafanhotos são alimento natural de fungos e bactérias que estão no solo.

Isto, quando o equilíbrio ambiental está disponível, o que absolutamente já não existe, devido ao uso impróprio e-ou excessivo de agrotóxicos e demais fatores de poluição do meio ambiente 'moderno'.. 


Imagem captada de video divulgado pelo Senasa (Argentina)



Como se formam as nuvens e o horário de alimentação dos gafanhotos

Nuvens de gafanhotos se formam devido a questões climáticas. Temperaturas altas, secas, com estiagem prolongada, fazem com que os gafanhotos se recolham, solitários, camuflados para fugir de predadores. Depois de uma boa chuva, que faz brotar muita vegetação - alimento exclusivo deles - eles saem em busca de alimento, se acasalam e ficam gregários, formando nuvens que podem chegar a bilhões deles.


"Eles alimentam-se ao amanhecer e ao entardecer, chegando a comer 3 mil toneladas de vegetação em um dia.
Os gafanhotos normalmente não vivem em grupos tão grandes. Solitários durante as estacões secas, sua coloração é pardacenta e eles são bem camuflados contra predadores.
Comem muito pouco e suas reservas de gordura lhes permitem sobreviver às secas.
Mas, quando as chuvas chegam, eles acasalam e põem ovos. Se a comida for abundante, a taxa de reprodução é alta e começam a ocorrer mudanças impressionantes.


Ao invés de se evitarem, os gafanhotos passam a reunir-se e, em lugar da coloração discreta de seus pais, a nova geração (nesse estágio ainda sem asas) tem listras cor-de-laranja, marrons e amarelas." (Ninha Bio)

Eles pousam poucas horas. Voam muito. E rápido. E comem tudo que enxergam pela frente. 


Pulverização aérea de pesticidas: ato extremo de emergência, que precisa ser melhor planejado para futuras formações de nuvens

Toda uma revisão de produção alimentar deve acontecer, não só em função da multiplicação de gafanhotos.

Enquanto as saídas mais ecológicas continuam adormecidas, fabricam-se e liberam-se mais e mais agrotóxicos... 

Nosso país anuncia já ter o seu plano de contingência preparado: mais de 400 aviões prontos para espalhar pesticidas. A ministra da Agricultura anuncia que pode haver ate a liberação para uso de agrotóxicos amplamente proibidos (o que não é inusitado em  nosso país). 


O uso de pulverização de pesticidas “é um ato bastante extremo, pois também mata as abelhas e todos os demais inimigos naturais dos gafanhotos, mas acaba sendo a única maneira de reduzir a nuvem de maneira rápida”, diz a professora Karin Collier.
Muitos biólogos defendem que o uso de pesticidas, quando tiver de acontecer, aconteça no solo e não por via aérea, pois o veneno se espalha pelo ar por quilômetros (já foram registrados a 40 Km, dependendo dos ventos), matando ou adoecendo outros animais, podendo afetar outras plantações, água e solo (solo sobre o qual vivem humanos e tantos outros animais)...

"Os inseticidas Cipermetrina, Fipronil e Tiametoxam estão entre os mais usados no combate a nuvens de gafanhotos, conta o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, vice-presidente da regional sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Ele acredita que o uso dos produtos seria uma atividade bruta e fatal para abelhas. Os três agrotóxicos são letais para esses polinizadores. Entre 2018 e 2019, 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas em quatro estados brasileiros no intervalo de três meses. Os apicultores apontaram o inseticida Fipronil como principal responsável." (Sul 21)

Necessário haver uma nova conscientização!





COMO ACONTECE O TREINAMENTO DE PATOS PARA CONSUMIR GAFANHOTOS

China costuma usar patos e frangos para acabar com as nuvens de gafanhotos. Em fevereiro de 2020 usou 100 mil patos e frangos para combater 400 milhões de gafanhotos. Em 2000, foram utilizados 700 mil. O método tem se mostrado altamente eficaz (embora a questão do equilíbrio ambiental continue carecendo de revisão de práticas. 

Quando li as informações sobre a China, reparei que eles colocaram os 100mil patos e também frangos nos locais onde estava a nuvem. E, tão logo ali colocados, era tocado um apito. Pensei logo: estes patos são treinados. Será que os patos recebiam algum treinamento anterior, para reagir assim instantaneamente e sair à caça dos gafanhotos em pleno vôo-ataque? Será que eram deixados famintos? Por quantas horas? Como acontece este simulado? 

Para ver as Duck Troops usadas na China, em fevereiro 2020, clique aqui:


https://twitter.com/i/status/1230080286936879104

Sim, os patos são treinados para procurar e consumir as pragas ao ouvir o som de um apito, após passarem várias horas sem nenhuma alimentação. Quando ouvem o apito, o alimento é liberado. A cada dia a distância é maior. Eles associam, portanto, o som do apito com ir em busca dos gafanhotos.

"Nós os libertamos nas pastagens, assobiamos e eles comem gafanhotos", disse uma autoridade do Escritório de Controle de Gafanhotos e Ratos de Xinjiang, onde enxames de gafanhotos devoraram mais de 3,8 milhões de hectares de plantações e pastagens. (BBC News)

A densidade de gafanhotos chegou a 5.000 por metro quadrado.

Dois anos antes, em 1998, um exército de galinhas também recebeu este treinamento, a fim de combater um surto semelhante na província. Entretanto, patos se mostraram mais ágeis e eficientes.



AMBIENTALISTAS CHINESES, EM 2000, ALERTARAM PARA O CRESCENTE DESASTRE ECOLÓGICO

À época (2000), ambientalistas chineses argumentaram que a infestação, que se tornou quase um evento anual, foi agravada pela crescente poluição da China e pelo desmatamento descontrolado. O mesmo que vem acontecendo nas Américas e no mundo. Especialmente agra, em nosso país.

"Eles apontam para o constante encolhimento do rio Amarelo e a alcalinização do solo circundante, que proporcionou um terreno ideal para gafanhotos. Sem medidas imediatas, eles dizem que a China enfrenta uma catástrofe ecológica." - disseram eles, há vinte anos. A questão só recrudesce. 


E AQUI, BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E BOLÍVIA, SOFREM COM OS GAFANHOTOS

Enquanto isto, o Rio Grande do Sul continua salvaguardado pela chuva, vento e frio que começou no final de semana, fazendo com que os insetos se desloquem para outras paragens, espalhando destruição, devido ao grande número dos participantes da nuvem.

Porém, como já comentado anteriormente, ESTE É UM PROBLEMA DE TODOS! Há outras regiões, mesmo no Brasil, acima da linha do Equador que sofrem persistentemente com este infortúnio. É preciso se prevenir e espalhar informações mais naturais, não danosas.


Foto Ninha Bio

GAFANHOTOS E SEU NECESSÁRIO PAPEL PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL

Embora considerados como 'praga', especialistas ressaltam que os gafanhotos são "um dos principais insetos que transformam a matéria em energia, eles que colocam energia no ecossistema. Dentro da cadeia alimentar são eles que tiram energia dos vegetais e alimentam os outros animais. Eles engolem o alimento das folhas -um indivíduo desses come mais da metade do seu próprio peso por dia, às vezes o equivalente ao próprio peso-, fazem fezes que geram nutrientes para o solo, adubando-o, e são comidos pelos predadores que se alimentam dessa energia". (UOL)



Querendo, leia mais sobre o tema:

GAFANHOTOS podem ser CONTIDOS por patos e frangos, ao invés de pesticidas


Ao invés de mais e mais venenos, patos e frangos podem resolver o problema. Método já utilizado desde 2000 pela China, com excelentes resultados. E ecologicamente efetivo para este momento de caos. Patos podem comer até 400 gafanhotos por dia.                                                                                                        Foto montagem: Senasa e  Pexels


100 MIL PATOS ENFRENTAM 400 BILHÕES DE GAFANHOTOS NA CHINA 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/400-bilhoes-de-gafanhotos-praga.html

Uma nuvem de gafanhotos de 1km quadrado pode consumir em UM DIA a mesma quantidade de alimentos que 35 mil pessoas! (Foto montagem a partir de imagens do site Pexels)
Alerta - 40 milhões de gafanhotos podem chegar à fronteira do RS, Brasil, via Cordoba, na Argentina
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/alerta-40-milhoes-de-gafanhotos-podem.html

Gafanhotos na Argentina ameaçam fronteira com RS - foto Twitter - @Gobierno de Cordoba
São animais vorazes. Comem vegetais. Não transmitem doenças aos humanos. Mas devastam plantações inteiras.


Em fevereiro de 2020:

100 MIL PATOS ENFRENTAM 400 BILHÕES DE GAFANHOTOS NA CHINA - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/400-bilhoes-de-gafanhotos-praga.html




Pesquisas que embasaram este post:

Estiagem prolongada na Argentina, seguida de chuva intensa: ambiente propício à formação de nuvens de gafanhotos: https://www.udop.com.br/noticia/2020/04/28/chuva-interrompe-colheita-de-soja-e-milho-na-argentina-mas-deve-beneficiar-trigo.html - 28.abril.2020

Hábitos e características dos gafanhotos - http://www.ninha.bio.br/biologia/gafanhotos.html

Patos para combater gafanhotos: https://jornaldebrasilia.com.br/nahorah/video-china-usara-exercito-de-100-mil-patos-para-conter-praga-de-gafanhotos/ - 20.fevereiro.2020

Treinamento de patos: http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/830435.stm (tradução livre)

Pulverização aérea, um ato extremo: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2020/06/para-combater-nuvem-de-gafanhotos-governo-libera-mais-usos-para-agrotoxicos/

Terceira investida de pesticidas na Argentina (matéria também contêm dois videos argentinos) - https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2020/06/argentina-faz-terceiro-ataque-contra-gafanhotos-e-observa-queda-na-populacao-de-insetos.html

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/27/acao-argentina-contra-nuvem-de-gafanhotos-elimina-apenas-15-dos-insetos.htm

Como e porque se formam as nuvens de gafanhotos

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/06/monocultura-e-mudancas-climaticas-favorecem-formacao-de-nuvem-de-gafanhotos.shtml?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/25/nuvem-de-gafanhotos-como-e-por-que-se-forma-riscos-agricultura-saude.htm - Foram ouvidos os especialistas Kátia Matiotti, entomóloga e taxonomista especialista em gafanhotos da PUC-RS, Marcos Lhano, biólogo especialista em gafanhotos e professor da UFSCar e Carlos Goulart, chefe do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura (Mapa).

Link deste post:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/gafanhotos-e-os-danos-ao-ecossistema.html



Recomendados, também:

Cochonilla fêmea utilizada como corante
 em alimentos, cosméticos e tintas, pode
causar alergias e já foi responsável
por choque anafilático em consumidores
- Wikipedia


Você já come insetos! Insetos Torrados e Triturados em sucos, carnes, queijos, embutidos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos, bolos...

Setenta mil insetos são triturados para obter 450 g de corante vermelho










Carne vermelha criada em provetas


A carne vermelha do futuro cultivada in Vitro





Insetos - Entomofagia - Alimentação do Futuro?



ONU Recomenda Comer Insetos












Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui




















quarta-feira, 24 de junho de 2020

GAFANHOTOS podem ser CONTIDOS por patos e frangos, ao invés de pesticidas


Ao invés de mais e mais venenos, patos e frangos podem resolver o problema. Método já utilizado desde 2000 pela China, com excelentes resultados. E ecologicamente efetivo para este momento de caos. Patos podem comer até 400 gafanhotos por dia.                                                                                                        Foto montagem: Senasa e  Pexel




Por Marise Jalowitzki

40 milhões de gafanhotos, oriundos do Paraguai, depois Argentina, ameaçam chegar ao Brasil.



Foto Senasa

São gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata. 

Costumam ser solitários, mas tornam-se gregários e voam em conjunto quando as temperaturas altas permanecem (o que propicia reprodução e consequente aumento da população) e a fome aperta. 

Assim, fatores como alteração climática, temperaturas altas, ventos fortes, falta de chuvas, são fatores influenciadores de formação de nuvens que, como esta, atinge quilômetros.

Aqui no sul estamos no inverno! Cadê o frio? Hoje a temperatura está em 30 graus e este índice tem se mantido nos últimos dias.

Outra razão para a formação de gafanhotos são as monoculturas. Antigamente, o controle ambiental ocorria de maneira natural: misturavam-se diferentes espécies e uma ajudava a afugentar predadores de outras. A mais comum era feijão com mandioca (aipim). Batata doce com morangos, outra. Agora, já de várias décadas, tudo cedeu lugar a monocultura e agrotóxicos, tornando as áreas bem mais favoráveis aos ataques.

Por aqui, ainda agora, infelizmente, a "dica" é espalhar pesticidas durante o período noturno, nas poucas horas em que os gafanhotos param seu vôo voraz, para evitar que se multipliquem e proliferem cada vez mais. Só essa foi a sugestão das autoridades!!

Com uma grande capacidade de vôo, podem se deslocar 150Km por dia.

A nuvem de 40 milhões (ou mais) de gafanhotos, está devastando plantações, especialmente de milho, desde início de maio, no Paraguai. Este avisou a Argentinia, quando os gafanhotos se deslocaram para lá. Algum tempo depois, voltaram ao Paraguai e agora estão novamente na Argentina, deslocando-se para a fronteirs com o RS.

PROBLEMA DE QUEM?

De todos. É preciso, urgentemente, que os diferentes países se unam para combater estes animais que, devido às más práticas humanas, fizeram com que se tornassem uma ameaça real.

A Índia utiliza drones para pulverização aérea com venenos as plantações minadas de insetos. Como bem sabemos, os venenos afetam também o que resta das plantas, também o solo e até mesmo os lençóis freáticos. Geralmente são usados soldados para espalhar veneno no solo, contaminando (e inutilizando) as plantações, empestando ainda mais o solo e envenenando a água dos lençóis freáticos (que abastecem a população).

Em 2017 uma localidade no interior de Minas Gerais (Claro dos Poções) passou por esta angustiante situação. 

Em países do continente africano, mais desprovidos, cidadãos fazem barulho, emitem gritos, batem utensílios, gesticulam com panos no intuito de afugentá-los... Uma tristeza!

A China, desde 2000, utiliza patos e frangos para combater os gafanhotos, com grandes resultados. Veja AQUI:

100 MIL PATOS ENFRENTAM 400 BILHÕES DE GAFANHOTOS NA CHINA 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/400-bilhoes-de-gafanhotos-praga.html

Uma nuvem de gafanhotos de 1km quadrado pode consumir em UM DIA a mesma quantidade de alimentos que 35 mil pessoas! (Foto montagem a partir de imagens do site Pexels)

Como coloco ao final do post :

Vida não pode se resumir em 'combater'. 

Tem de prevenir, criar condições saudáveis. 

Fazer a sua parte. 

Princípio da Precaução.


Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/gafanhotos-podem-ser-contidos-por-patos.html


Saiba como treinar:

Gafanhotos - Como treinar patos para conter as nuvens - Gafanhotos e os danos ao ecossistema com a pulverização aérea

Gafanhotos contribuem para o equilíbrio ambiental - O problema é este desequilíbrio
Foto publicada no Jornal de Brasília - sem menção de créditos




Querendo, leia também:
PARAGUAI, ARGENTINA, FRONTEIRA DO BRASIL, URUGUAI

Alerta - 40 milhões de gafanhotos podem chegar à fronteira do RS, Brasil, via Cordoba, na Argentina
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/alerta-40-milhoes-de-gafanhotos-podem.html

Gafanhotos na Argentina ameaçam fronteira com RS - foto Twitter - @Gobierno de Cordoba
São animais vorazes. Comem vegetais. Não transmitem doenças aos humanos. Mas devastam plantações inteiras.







Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui







terça-feira, 23 de junho de 2020

Alerta - 40 milhões de gafanhotos podem chegar à fronteira do RS, Brasil, via Cordoba, na Argentina. O que fez a China para diminuir o impacto quando 400 milhões de gafanhotos invadiram por lá

Gafanhotos na Argentina ameaçam fronteira com RS - foto Twitter - @Gobierno de Cordoba
São animais vorazes. Comem vegetais. Não transmitem doenças aos humanos. Mas devastam plantações inteiras.



Marise Jalowitzki

Em fevereiro deste ano, publiquei um post sobre a multiplicação das nuvens devastadoras de gafanhotos pelo mundo. Na China e outros países.
Desequilíbrio ambiental crasso.
Agora, Paraguai, Argentina, fronteira Brasil, talvez Uruguai, dependendo para onde rumem os 40 milhões de gafanhotos, também enfrentam este grave problema, que devasta plantações inteiras em questão de horas!

Grandes ataques de nuvens de gafanhotos:

Rússia – Agosto 2019
Etiópia
Kenya - Janeiro 2020 
Sudão do Sul 
Uganda 
Somália – início de fevereiro 2020
Arábia Saudita
Sudão 
Iêmen
Chipre da África
Irã
Índia
Paquistão
China

Países tentam frear a crescente proliferação de gafanhotos que devastam plantações e ameaçam a sustentação alimentar de população. 

Publiquei, também, nesse mesmo post, a estratégia que a China estava utilizando para enfrentar 400 milhões de gafanhotos. Eles iriam ser confrontados por 100 mil patos, que os comeriam.


Uma nuvem de gafanhotos de 1km quadrado pode consumir em UM DIA a mesma quantidade de alimentos que 35 mil pessoas! (Foto montagem a partir de imagens do site Pexels)

-------------
Querendo, leia aqui:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/02/400-bilhoes-de-gafanhotos-praga.html
----------

As nuvens de gafanhotos surgem em função de alterações climáticas, como as que estamos vivenciando em vários locais do planeta, quando há um aumento exagerado da população destes insetos e eles precisam se mobilizar em busca de alimentos. 

A nuvem de gafanhotos que ameaça chegar ao Brasil, com até 40 milhões deles, está na Argentina, deslocando-se diariamente, já próxima da fronteira com o Rio Grande do Sul.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), do governo da Argentina, emitiu um alerta de perigo na fronteira com o RS, devido ao avanço destes insetos altamente predadores. Eles podem detonar plantações inteiras, em pouco tempo.

A nuvem de gafanhotos veio pelo Paraguai e vem sendo monitorada pela Argentina desde maio, quando, na província de Formosa, os gafanhotos destruíram uma plantação de milho.


Espigas completamente destruídas, conforme mostra esta foto publicada por @SenasaAR - Twitter


Ontem (22.junho), foi publicado no Twitter:
"Hoy la manga fue detectada en cercanías de Perugorria, #Corrientes. Alrededor de las 12:00 hs levantó vuelo con rumbo sur. Debido al pronóstico del viento es probable que a partir de mañana la misma ingrese a la provincia de #EntreRíos." (Hoje a chuva de gafanhotos foi detectada perto de Perugorria, Corrientes. Por volta das 12h, levantou vôo rumo ao sul. Pela previsão do tempo, e os prognósticos do vento acelerado, é provável que a partir de amanhã (23), a mesma alcance a província de Entre Rios.)

A região no Rio Grande do Sul que provavelmente irá ser atingida é a do Planalto Médio.

O Ministério da Agricultura da Argentina declara que até 40 milhões de insetos compõem a nuvem e pediu que agricultores comuniquem o aparecimento. 

O RS também registra há dias altas temperaturas, em pleno inverno, com ventos fortes, o que faz com que a movimentação do grupo aumente de velocidade. Estamos em alerta.

Já foram registrados 140 quilômetro em um dia (isto que eles param pra comer e devastar tudo que encontram nas pastagens).



@Pexels
Gafanhotos querem comida. São vorazes. Não intentam atacar os humanos. Querem vegetais. 

Dificilmente chegam até grandes centros urbanos, pois querem as lavouras. O que está ameaçada é a produção de alimentos. Escassez em momentos já bastante denso. 

O que está em jogo não é a "torcida" pra que eles não entrem por aqui! TODOS OS HUMANOS, seja Argentina, Paraguai (de onde vieram), Uruguai (para onde provavelmente vão), e todos os países onde estão sendo travadas verdadeiras batalhas contra os gafanhotos, todos, todos sofrem as consequências. 


A pergunta é: O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSO PLANETA, pra termos sempre tantos problemas?? Sem respeito, desmatando afuzel, usando cada vez mais agrotóxicos, empestando o ar, o que podemos esperar??? Consuma alimentos locais, evite tantas embalagens, evite o desperdício!! Manifeste-se contra tantas irregularidades! Seja responsável!!

Desequilíbrio ambiental é isso!!
Monocultura, queimadas, desmatamento. O que poderíamos esperar também por aqui?
Ou mudam-se os critérios de sobrevivência ou nem isso teremos!


Pesquisa: UOL  , Mapa - Twitter Plantação de milho - Twitter, Nuvem - Twitter

Para ver o video em Rosario, clique AQUI

Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/06/alerta-40-milhoes-de-gafanhotos-podem.html





Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui