quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Amazonia - Leis brandas - Preso por furtar um celular pode ficar mais tempo na cadeia do que se botar fogo na floresta - Dia do Fogo -

 Dia do FogoQueimada devasta terra indígena de 219 mil hectares em MT - A terra indígena Areões (Nova Nazaré - MT) foi quase completamente devastada por uma queimada criminosa provocada por desmatadores que pretendem explorar ilegalmente a área. (Foto: Ibama/Divulgação)


Areões abarca um território de 219 mil hectares que fica no município de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá. As informações são do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Mil e quinhentos indígenas habitam esta área, quase completamente devastada por uma queimada criminosa provocada por desmatadores que pretendem explorar ilegalmente. Área indígena foi a primeira da Operação Siriema, pelo Ibama.

O Dia do Fogo foi anunciado 5 dias antes de acontecer. Ninguém levou a sério, apesar do MPF ter pedido socorro. Ibama teve a ajuda da Força Nacional retirada, já tem histórico de ameaças e vários veículos queimados.
Que, no mínimo, agora, depois da tragedia perpetrada, que se responsabilizem os culpados. É preciso investigar o Grupo no Whatsapp para identificar!! O que bem pouco adianta, já que as penas e multas são brandas demais!!

A impunidade incentiva as queimadas, o desmatamento e a grilagem

A legislação prevê multa e prisão de dois a cinco anos para quem promover incêndio em mata ou floresta. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.  
'Para o procurador Luís de Camões, a impunidade para crimes de grilagem e desmatamento serve de incentivo para que novos episódios como o "Dia do Fogo" continuem a ocorrer. 
"Hoje, se você furtar um celular, talvez fique mais tempo preso do que se botar fogo em floresta", disse o procurador.
"Há processos de desmatamento e queimadas de 2003 e 2004 e que estão sendo julgados só agora", explica Camões. "O tardar da resposta do Estado também é um incentivo para essas ações." -' (BBC)
As investigações continuam e esperamos, sim, que os responsáveis sejam devidamente culpabilizados (o que, convenhamos, será bem difícil de acontecer...). E que, mais que TUDO, os incêndios cessem.


(Foto EPA)

DIA DO FOGO - Como as autoridades reagiram à denúncia sobre as ameaças programadas e quem promoveu

A publicação da primeira notícia sobre o "Dia do Fogo" (dia 05.agosto.2019) pelo Jornal Folha do Progresso, em Novo Progresso, no Pará (a 1.194 KM da capital, Belém) chamou a atenção do Ministério Público Federal. Em 08.agosto, portanto dois dias antes da ação prometida, a Procuradoria em Itaituba (PA) enviou um alerta "urgente" ao Ibama, pedindo reforço na fiscalização de áreas de preservação.
O Ibama não aumentou a fiscalização, segundo um documento do próprio instituto, e só respondeu ao MPF em 12 de agosto, dois dias depois do "Dia do Fogo".
"Devido a diversos ataques sofridos e à ausência do apoio da Polícia Militar do Pará, as ações de fiscalização no Estado estão prejudicadas por envolverem riscos relacionados à segurança das equipes de campo", escreveu Roberto Victor Lacava e Silva, gerente-executivo-substituto do Ibama, em documento enviado ao MPF.
Lacava afirmou no texto que o Ibama ter pedido reforço de segurança à Força Nacional, mas esse braço do Ministério da Justiça também não participou de ações de prevenção aos incêndios.
O Ibama também informou ter enviado uma viatura para ajudar na fiscalização, mas para outra cidade, Itaituba, a cerca de 400 quilômetros de Novo Progresso.
Agentes do Ibama relataram ameaças de morte na região de Novo Progresso nos últimos meses, aumentando a tensão entre grileiros e funcionários públicos.

Muitas queimadas iniciam em plena floresta, prova inegável da ação criminosa, que argumenta ser normal em época de estiagem (Foto: Reuters) 

Quem promoveu o Dia do Fogo

Sabe-se que a ideia , o planejamento e o acerto para o Dia do Fogo acontecer, ocorreu através de um grupo no Whatsapp. Tudo indica que vários integrantes aderiram ao pacto e, portanto, trata-se de uma ação coletiva e premeditada para colocar fogo na floresta. É bem possível que centenas de pessoas tenham participado desse crime.
Depois do anúncio do "Dia do Fogo" no jornal de Novo Progresso, a delegacia da cidade, que tem apenas um delegado e três agentes, ouviu três pessoas - uma delas foi o jornalista que escreveu a notícia, que deve solicitar proteção policial - para tentar apurar se houve uma ação coletiva e organizada. 
Também foi ouvido Agamenon Meneses, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, que já negou várias vezes, em circunstâncias diversas, que tenha existido um "Dia do Fogo" e que agricultores tenham sido responsáveis por ele. "É uma mentira." - disse ele à BBC News. "Um infeliz de um jornaleco, que não gosta da cidade e faz oposição ao governo, colocou essa notícia no ar, sem provas. Não há sequer um comentário sobre isso, não conheço esse tipo de coisa. O que houve aqui foram queimadas como ocorrem todos os anos. A seca foi maior esse ano e ocorreram esses incêndios, natural. Mas isso é uma mentira que está causando um barulho medonho", declara Agamenon Meneses.
Sabe-se que agosto é o mês que marca o início de queimadas na região, devido às secas, mas, neste ano, a umidade está maior que no ano anterior, o que não justifica um aumento de 84% no nível de incêndios e devastação.
Segundo o procurador Paulo de Tarso Moreira Oliveira, a investigação em curso pode envolver também pessoas ligadas a desmatamento e fraudes fundiárias.
"Nós sabemos que existe uma pressão em torno das áreas que foram objeto do fogo. Há pessoas da região que há muito tempo exercem pressão nessas áreas (que foram queimadas). Essas pessoas são naturalmente alvos prioritários para nossa investigação", disse.
Há relatos de pressão a pessoas que moram nos assentamentos, para que deixem suas moradias e terras para que grileiros transformem em pastagens.
Mesmo com todo o histórico de queimadas, a cidade de Novo Progresso não conta sequer com um Corpo de Bombeiros - a brigada mais próxima fica em Itaituba, a mais ou menos seis horas de viagem de carro.

Pela pertinência, incluo o comentário de Cristina Oliveira:

"A começar pela queimada proposital desde o início ele já havia prometido acabar com as terras indígenas! 
Desmontou IBAMA,INPE,FUNAI,cortou verbas emergenciais da Amazônia! Foi avisado do dia do fogo! Nada fez! Não enviou brigadistas! Recusou verbas de outros países.
Apoia o EUA para extração de Niobio! Entregou a nossa Base! Enfim a lista é longa!"
Nota de Marise:
Sabe o que fortalece? É constatar e contatar com os que estão despertos, não hipnotizados. Dá esperança! Gratidão!

Serviram de fonte:
- Dia do Fogo - Amazonia não é fazenda do agronegócio, é patrimonio mundial. E você, está disposto a desarmar o gatilho? http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2019/08/dia-do-fogo-amazonia-nao-e-fazenda-do.html
- O que se sabe sobre o Dia do Fogo https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49453037
- Lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000 criou o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Naturezahttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm
- Lei 9605 - Seção II - Dos Crimes contra a Flora http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm#art40




domingo, 25 de agosto de 2019

DIA DO FOGO foi articulado e divulgado 5 dias antes de acontecer

"... precisamos mostrar para o Presidente que queremos trabalhar e o único jeito é derrubando e para formar  e limpar nossas pastagens é com fogo"




Marise Jalowitzki
25.agosto.2019
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/08/apos-20-dias-jornal-folha-do-progresso.html


Sugerimos proteção ao jornalista Adécio Piran, autor das matérias sobre o Dia do Fogo, bem como aos donos do Jornal Folha do Progresso, pois suas denúncias estavam sendo desmentidas pelas lideranças locais dos agricultores.

Há situações emergenciais que não podem demorar para ter uma intervenção, com vistas à solução-extinção do problema. Por isso é que são EMERGENCIAIS!

Em 05.agosto.2019 (isto mesmo, bem no início do mês, o Jornal FOLHA DO PROGRESSO, em Novo Progresso-PA, anunciou que produtores rurais estavam planejando o DIA DO FOGO para dali 5 dias, ou seja 10 de agosto. Sob o título:


Dia do Fogo- Produtores planejam data para queimada na região, a matéria destacou que 

"Amparados pelas palavras do Presidente Bolsonaro, produtores e/ou criadores da região da BR 163 planejam a data de 10 de Agosto para acender fogos em limpeza de pastos e derrubada." Continua o texto: "Jornal Folha do Progresso conversou neste fim de semana,  com uma das lideranças, elas querem o dia 10 de Agosto para chamar atenção das autoridades que na região o avanço da produção acontece sem apoio do governo, "... precisamos mostrar para o Presidente que queremos trabalhar e o único jeito é derrubando e para formar  e limpar nossas pastagens é com fogo", argumentou a liderança.
O ano de 2019 deve entrar para a história como o período com maior número de queimadas já registradas no Brasil."

No dia 05.agosto (matéria anunciando o Dia do Fogo) o jornal já anunciava: Desmatamento, limpeza de pasto já causam recorde de queimadas na região. Este chamamento veio acmopanhado desta imagem: 
Dia do Fogo - Jornal Folha do Progresso - 05.agosto.2019

Ou seja, nesta data O FOGO JÁ ESTAVA ALÉM dos períodos anteriores.

Continua a matéria do dia 05.agosto:

"Os produtores e entidades ligadas ao setor primário articulam a data do dia 10 de Agosto para incendiar as áreas desmatadas e fazer a limpeza de pastos. (...) "Precisamos queimar antes da chuva que é normal a concorrência no mês de agosto", informou a liderança.
"Não temos dados precisos sobre o avanço das derrubadas , mas a expectativa que neste ano tenha se batido o recorde em desmatamento na região", concluiu.

Em 15.agosto, o jornal publica matéria divulgada em FOLHAPRESS, de 14.agosto: 

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) – Após fazendeiros do entorno da BR-163 no sudoeste do Pará anunciarem o “dia do fogo” para o último sábado (10), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou uma explosão de focos de incêndio na região, segundo monitoramento do Programa Queimadas.O Ministério Público Estadual investiga o caso.


(...) Os produtores se sentem “amparados pelas palavras do presidente” Jair Bolsonaro (PSL) e coordenaram a queima de pasto e áreas em processo de desmate na mesma data. O objetivo, segundo um dos líderes ouvidos sob anonimato, é mostrar para o presidente que querem trabalhar.
Ao longo dos últimos anos, o Ibama mantinha uma base de fiscalização em Novo Progresso durante o período seco. Neste ano, porém, a operação foi cancelada devido à falta de apoio tanto da PM do Pará, que há dois meses deixou de apoiar o órgão ambiental federal, quanto da Força Nacional, ligada ao Ministério da Justiça
Um dos maiores alvos dos grileiros da região é a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim. Trata-se da unidade de conservação federal mais devastada do país nos últimos 12 meses, segundo o Inpe. A perda de cobertura vegetal nesse período chegou a 135 km², quase uma vez e meia a área de Vitória (ES).

Outra unidade de conservação com diversos focos de incêndio e sob pressão dos grileiros é a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo. Apesar de a legislação não permitir sequer a presença humana, há diversas invasões, principalmente para criação de gado. (...)
[Assista ao flagra de uma queimada de pastagem no dia do Fogo às margens da rodovia BR 163 em Novo Progresso]
(...)
"O aumento nas queimadas acontece quase um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro ter dito, no último dia 19 de julho, que não acreditava nos dados divulgado no site Inpe referentes ao aumento do desmatamento na Amazônia, que, segundo o sistema Deter, foi maior em junho e julho de 2019 em relação aos mesmos meses de 2018." (...)



Em 22.agosto, o mesmo jornal publicou a seguinte imagem, com este texto:


"No Dia do Fogo, foram detectados focos em áreas protegidas, indígenas, urbanas, florestas, pastagens, agricultura entre outros. (Foto:Jornal Folha do Progresso)
Novo Progresso em Chamas
O Sistema de monitoramento de Queimadas e incêndios Florestais do Estado do Pará, elaborado em 12.agosto (dois dias após o Dia do Fogo), apontou em Novo Progresso 327 focos de incêndio no “Dia do Fogo”, perdendo para o vizinho município de Altamira que liderou com 431.
Após o Jornal Folha do Progresso alertar para o Dia do Fogo, os satélites detectaram que não somente Novo Progresso, mas a região em sua imensidão está queimando." 
A matéria aborda, também, para a expectativa no "alívio" para as multas, por parte do presidente Bolsonaro. Segue o texto:
"Bolsonarianos
"Para muitos produtores de Novo Progresso, o Presidente da República Jair Bolsonaro, vai encontrar uma saída em aliviar a dor das multas, incentivar a produção nas terras produtivas da Amazônia. As palavras do Presidente incentivam os produtores, assim como a recusa do dinheiro do fundo Amazônia pelo Brasil, foram atitudes  bem aceitas entre a categoria."
FOCOS DE INCÊNDIO APURADOS NA REGIÃO
"Semas-PA
Conforme o “Boletim de Monitoramento de Queimadas 2019”,  a situação atual de queimadas e incêndios: 

No período entre os dias 09 de agosto e 11 de agosto de 2019, 1457 focos de queimadas foram detectados pelo Satélite AQUA_M-T (Satélite de Referência), distribuídos em mais de 15 municípios do estado do Pará. Altamira (431 focos), Novo Progresso (327), São Felix do Xingu (288), Itaituba (137) e Jacareacanga (81) foram os grandes destaques, por terem registrado elevados números de focos de queimadas."

"Em termos de cobertura da superfície 1091 focos de queimadas foram detectados em áreas consideradas como de floresta densa e 366 em outras áreas (perímetro urbano, floresta menos densa, pastagem e agricultura, entre outros)."

ÁREAS PROTEGIDAS AFETADAS PELO FOGO
O mesmo sistema do estado que monitora os focos de queimadas ,detectou nas áreas protegidas do estado do Pará no Dia do Fogo, entre período (09/08 a 11/08/2019),  599 focos de queimadas, sendo 301 focos em Unidades de Conservação Estadual, 245 focos em Unidades de Conservação Federal e 53 focos em Terras Indígenas.
Focos de Incêndio no Pará, apurados no dia 12.agosto.2019 e divulgados pelo Jornal Folha do Progresso em 22.agosto
Na Floresta Nacional do Jamanxim foram detectados 136 focos.


NEGAÇÃO DOS FATOS
Lideranças dos diversos setores da produção rural ignoram os focos de incêndio mesmo convivendo com ele no dia a dia.  Como é o caso do Sr. Agamenon Menezes,  Presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Novo Progresso, que disse ao imprensa nacional que nada está acontecendo aqui em Novo Progresso, que a divulgação do Jornal Folha do Progresso é "absurda e equivocada".
Entrando em Contradição
Nesta semana o líder rural “Agamenon Menezes”, participou de programa na Rádio Comunitária do apresentador Edio Rosa no momento do Produtor Rural, onde  o próprio Agamenon reclamou que "está difícil para respirar, muita fumaça",  reclamou.

Ministério Público
O ministério Público de Novo Progresso, através do Promotor Sr. Gustavo de Queiroz Zenaide, diante da reportagem do Jornal Folha do Progresso com titulo “Dia do Fogo”, abriu sindicância e o Delegado Dr. Daniel Mattos Mathias Pereira ficou responsável pelo inquérito. Segundo Daniel, ouviu três pessoas e devolveu o inquérito para o Ministério Público, onde não constatou uma orquestra para o dia do fogo.

Boletins Policiais
Na Delegacia de Policia de Novo Progresso, diariamente os trabalhos são direcionados aos inúmeros B.Os [Boletins de Ocorrência], onde os produtores reclamam de suas pastagens invadidas pelo fogo. Sempre apresentam culpado, ninguém assume autoria. Em média de seis(6) a dez (10) boletins diários são registrados na delegacia.

Secretaria de Meio Ambiente
Segundo informações do Secretário Municipal de Meio Ambiente Sr. Juliano César Simionato, nesses últimos dias os produtores rurais estão protocolando na SEMMA-NP Boletins de Ocorrência e Denúncias relatando o fogo em suas propriedades. Os mesmos seguem do protocolo para o Departamento de Fiscalização, para se necessário tomar as medidas cabíveis conforme a legislação ambiental vigente.
Fumaça das queimadas deixa tudo cinza


As nuvens de fumaça encobrem a região de Novo Progresso. Segundo especialistas em apagar fogo, sem Corpo de Bombeiros no município,  "o ponta pé inicial para o fogo foi dado, agora somente uma tromba d’água para acalmar a fumaça que é o rastro do fogo".

 

Durante Reunião do G7 durante este final de semana, na França, Macron declara que o Grupo quer ajudar o mais rápido possível os países amazônicos 

“Respeitando a soberania, nós devemos ter um objetivo de reflorestamento. A importância da Amazônia para esses países e para a comunidade internacional é tão grande em termos de biodiversidade, oxigênio e luta contra as mudanças climáticas, que precisamos proceder o reflorestamento”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre quinta e sexta-feira (22 e 23 de agosto) foram registrados um total de 1.663 incêndios no Brasil, o que motivou o envio de tropas à zona para combater o fogo." (Sul21)

NESTE DOMINGO (25), A DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ FOI APRESENTADA NO PROGRAMA GLOBO RURAL SOBRE O DIA DO FOGO




Assim, o presidente da República ordenou que a Polícia Federal investigue sobre as queimadas criminosas, que teriam sido articuladas por um grupo de agricultores da região, através do Whatsapp. Há também acusação que os incêndios teriam partido do ICMBio... 

Aguardando o resultado das investigações.

E, ao mesmo tempo, e ainda mais, torcendo para que se erradique o fogo, que acabem (ou, pelo menos, diminuam) os incêndios e se inicie urgentemente o reflorestamento das matas atingidas, coisa que nunca mais será a mesma, já que árvores seculares, e animais silvestres e selvagens hão de demorar muitíssimo para voltar a viver na exuberância de outrora!

Uma lástima que, em plena época cibernética, com todos os avanços da comunicação em tempo real, se passem  praticamente três semanas (do anúncio do Dia marcado para ser o Dia do Fogo - 05.agosto, ao anúncio do início das investigações - 25.agosto) para apurar os fatos. 


População indígena, população rural e urbana, todos sofrem os efeitos da fumaça provocada pelos incêndios continuados. Animais silvestres e as florestas, pagam com a vida a irresponsabilidade humana e ânsia desenfreada pelo lucro a qualquer preço!

Enquanto isso, a Amazonia continua ardendo em chamas!


Links citados neste artigo:

- Dia do Fogo - edição 05.agosto - Jornal FOLHA DO PROGRESSO - 05.agosto.2019 http://www.folhadoprogresso.com.br/dia-do-fogo-produtores-planejam-data-para-queimada-na-regiao/ - Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

Em ‘dia do fogo’, sul do PA registra disparo no número de queimadas - 15.agosto.2019 - http://www.folhadoprogresso.com.br/em-dia-do-fogo-sul-do-pa-registra-disparo-no-numero-de-queimadas/

Número de focos de incêndio em Novo Progresso marcou “Dia do Fogo” - Jornal FOLHA DO PROGRESSO -  22.agosto.2019 http://www.folhadoprogresso.com.br/numero-de-focos-de-incendio-em-novo-progresso-marcou-dia-do-fogo/

-  G7 quer ajudar o mais rápido possível países amazônicos, diz Macron - 25.agosto.2019 -  https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/08/g7-quer-ajudar-o-mais-rapido-possivel-paises-amazonicos-diz-macron/

Bolsonaro manda investigar grupo que convocou Dia do Fogo - 25.agosto.2019  - https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2019/08/bolsonaro-manda-investigar-grupo-que-convocou-dia-do-fogo-no-para.html

- MPF alertou governo https://revistagloborural.globo.com/amp/Noticias/Politica/noticia/2019/08/governo-foi-alertado-pelo-ministerio-publico-tres-dias-antes-de-dia-do-fogo.html?fbclid=IwAR3a9zGD1Yg-cLefPs4YVyD8kiA0pWGOoxIl-viNHx952UH9NnV7u2rsSro&__twitter_impression=true



Querendo, leia mais sobre o tema:


Dia do Fogo! A Amazônia não é fazenda do agronegócio, é patrimônio mundial. E você está disposto a desarmar o gatilho?


http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2019/08/dia-do-fogo-amazonia-nao-e-fazenda-do.html



Amazonia em chamas - A hashtag #PrayforAmazonas foi o principal tópico do mundo no Twitter na quarta feira 


https://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/08/amazonia-em-chamas-hashtag.html 

Estados pedem mais ajuda contra fogo na Amazônia; governo envia Força Nacional


Adendo em 27.agosto.2019:

Esta importantíssima matéria (link ao final) esclarece a realidade das matas brasileiras e suas intervenções. O texto corrobora o que está marcado neste link (Jornal Folha do Progresso ) e em denúncias antigas que fiz neste mesmo blog. A questão ambiental está largada às traças. Com apenas 13 fiscais, o que pode fazer o IBAMA. Sem ajuda da Força Nacional, o que fazer? E com a estrutura já montada, especialmente pelos grileiros... A abordagem governamental deveria ser bem diferente, caso houvesse real vontade de preservar a Amazonia. 

E quando pessoas utilizam a expressão "patrimonio da humanidade" não é no sentido de que "todos mandam e o Brasil não pode fazer mais nada nela"... e, sim, no sentido da necessidade de preservar - e aí, sim, aceitando a ajuda internacional - para que todo o plaenta se beneficie dos 20%, preciosos e necessários, de oxigênio gerado pelas árvores de todos os países que integram a Amazônia.

Querendo, leia sobre corrupção, grilagem e violência na Região Amazônica: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/08/27/corrupcao-grilagem-e-violencia-como-o-crime-organizado-desmata-a-amazonia.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias

Hoje (27.agosto.2019) aconteceu a reunião com os governadores da região norte. Praticamente todos (em especial o governador do Mato Grosso) se manifestaram contrários à demarcação indígena e em aceitar o aumento de queimadas... bolso, mais uma vez, reiterou seu discurso... - https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/08/27/bolsonaro-diz-que-reservas-indigenas-tem-intencao-de-inviabilizar-o-pais.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias

E também: 
"Rambos" do IBAMA ainda não entraram em ação!!!! Estão esperando o que? Terminar as queimadas previstas pelos grileiros? https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2019/08/27/interna_nacional,1080308/rambos-do-ibama-ainda-nao-combatem-queimadas-desmate-amazonia.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
"Na campanha, ele (Bolsonaro) prometeu que o Ibama não poderia mais destruir equipamentos e, em abril, desautorizou ação contra madeireiros em Rondônia. Em vídeo, disse que havia vetado a queima de caminhões e tratores usados para extração ilegal na Floresta Nacional do Jamari e disse que Salles teria aberto processo administrativo para apurar os responsáveis. Após poucos dias, Salles visitou madeireiros e foi aplaudido."

Isto é ou não é incentivador para sempre novas queimadas???

Em 04.setembro.2019 - Ameaçado, jornalista Piran, que divulgou o Dia do Fogo https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/ameacado-jornalista-que-denunciou-dia-do-fogo-no-para-diz-ter-medo-de-morrer.shtml?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com