As paredes internas da Escola Municipal de Ensino Infantil Chico Mendes são bonitas pinturas e plenas de Compromisso e Responsabilidade Social! |
Evento gratificante! Muitos professores reunidos, trazendo de sua experiência e realidade, ansiando por fazer sempre melhor! M-A-R-A-V-I-L-H-A! Uma iniciativa de Giovanna Westphalen, da SIR da Escola
|
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Bairro Mário Quintana - Porto Alegre
Pelo Direito de Ser Criança!
Por Marise Jalowitzki
13.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/escola-municipal-de-ensino-fundamental.html
Semana abençoada!
Gratidão à Vida, à Minha Querida Família! Aos Queridos Amigos! Aos Encontros com Pessoas Maravilhosas, tão Humanas quanto todas, e mais, Bem Intencionadas, com Compromisso e Vontade de Acertar e Evoluir!
Em um dos eventos, tanta Realidade Dura sendo exposta, que nem lembramos de registrar qualquer foto! Deve ter sido melhor assim! Compaixão e Acolhimento a tantas Crianças vítimas de abandono, de abusos e violência. Gratidão a todas as Assistentes Sociais e Psicólogas que escolheram dedicar a sua Energia Criadora a esses pequenos que tanto necessitam de Apoio e Ajuda! Ao querido amigo Marcelo Soares, que abriu as portas de tão importante espaço!!
E hoje, estivemos em uma Escola Linda, plena de flores, verdes e cores! A Escola tem a participação de mais de 1.000 alunos. Todas as escadarias pintadas, floridas, um ambiente regenerador! Os professores, em pleno sábado, onde poderiam estar descansando, lá compareceram, interessados, participativos, instigadores e contributivos. Uma iniciativa agregadora da querida Giovanna Wetphalen, da SIR da Escola, após uma indicação do amigo Érico Silveira, que conhecemos no seminário TDAH e o Desafio de Chutar o Balde, na Casa Liberdade, em julho pp. A acolhida carinhosa da Diretora Greice e de todo o corpo de educadores.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, Gratidão pelo Lindo Trabalho que desenvolvemos na manhã de hoje! Momentos de Muita Construção e Parceria! Parabéns a todos!!
Gratidão à querida amiga e parceira Eloisa Soares Marcolin, neuropsicopedagoga, que desenvolveu conjuntamente as atividades!
Abraços a Todos!!!
Deus Conosco, sempre!
Por um Mundo Melhor e Crianças Livres e Felizes!!!
Marise Jalowitzki
Temática Desenvolvida:
O que é TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade + Impulsividade
Tratamentos existentes
Pros e contras da medicação
Tempo de ação
Falso diagnóstico
Características das crianças da atualidade que levam a falsos
diagnósticos
Situações que intensificam os comportamentos assinalados
Como trabalhar com esse perfil de aluno
Brasil é o 2º maior
consumidor de metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta). Só suplantado
pelos EUA.
DEFINA O QUE É
FELICIDADE PARA VOCÊ!
Revendo Conceitos
9 em cada 10 médicos
declaram receitar tarja preta para crianças já na primeira consulta (de 10-15
min)
Pesquisa publicada em
maio de 2013, conduzida pelo Centro Médico das Crianças de Cohen de New York e
Instituto Feinstein para Pesquisa Médica.
MUDANÇAS NA ESCOLA
A Escola é a real
gestora de toda a sua funcionalidade. Não dá para separar os “Intelectuais da
Educação” dos “Práticos da Educação” (professores que seguem modelos).
O modelo “escola-empresa” prepara indivíduos para obedecer e consumir.
- Os “líderes” do
futuro são egressos desse modelo, e se formatam pela insurgência a esse modelo,
o que pode levar, conveniente e facilmente, para a coerção (autoritarismo -
poder pelo medo)
- Se a escola é vista
como uma empresa, então o cliente é a criança e o fornecedor, os professores. O
que estamos oferecendo à criança? O produto que lhe é
ofertado é um produto que ela não quer!
- Os Educadores
precisam estar conectados com o princípio básico da Educação que é ajudar a
pensar, não ensinar a obedecer.
Documentário: QUANDO
SINTO QUE JÁ SEI
Projeto Âncora – Cotia – SP
EMEF Amorim Lima – Dir. Ana Elisa Siqueira
Escola Municipal Andre Urani – Projeto Gente
EMEF Campos Salles – SP – SP
Projeto Âncora – Curvelo e Araguaí – MG
Escola Municipal Sebastiana Luiza – Projeto Araribá – Ubatuba – SP
Escola Livre Inkiri – Itacaré – BA
Escola Infantil Piracanga – BA
Dar Voz e Vez aos
Alunos
Construir não é
“para”; é “com”!
Para realizar um
projeto é preciso:
- Tempo para elaborar
- Paciência para reformular
- Coragem para implantar e seguir
Exercício de
Autonomia e Responsabilidade.
Escritora, Educadora, blogueiro e colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
Livro: TDAH Crianças que desafiam
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta
Para conhecer mais e adquirir, acesse:
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família |
Nenhum comentário:
Postar um comentário