quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Amazonia em chamas - A hashtag #PrayforAmazonas foi o principal tópico do mundo no Twitter na quarta feira

Amazonia em chamas (Foto Reuters - 22.agosto.2019) Fico me perguntando: Será que o Espalhador de Intolerância vai conseguir conter a colheita de sua própria semeadura?




Por Marise Jalowitzki
22.agosto.2019
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/08/amazonia-em-chamas-hashtag.html


O mundo todo está alarmado com o que está acontecendo na Amazonia!

A hashtag #PrayforAmazonas foi o principal tópico do mundo no Twitter na quarta feira (21.agosto.2019).

Nosso representante-mor continua batendo forte, como se na base do "faço-e-arrebento" é possível continuar! Rompe sem hesitação acordos que mereciam, sim, revisão e fiscalização, mas que não poderia acontecer de forma assim contundente, nevrálgica, ofendendo as nações. Não, não vai conseguir continuar dizendo que é "campanha da imprensa". Os fatos falam por si só.

A Amazonia não é fazenda do agronegócio, é patrimônio mundial, diz Dizy Ayala em edição sobre O Dia do Fogo e os constantes incêndios na Amazonia. "Descaso proposital para limpar a área para invadir a região. Quantas perdas em vida vegetal, animal e humana. E há quem ainda discuta o propósito disso tudo. Só ganância e interesses escusos. Lamentável!" - declara a publicitária e ambientalista.


Rondonia está há 18 dias em chamas


O alarme já soou

Sim, o alarme já soou. Em um texto trazendo uma proposta hipotérica, com data marcada e tudo, publicado na revista Foreign Policy, Stephen M. Walt, professor de Relações Internacionais de Harvard questiona: "Quem vai invadir o Brasil para salvar a Amazônia?" - claro que o artigo é alarmista, mas o objetivo central, explica o professor, é questionar se é ou não possível justificar com regras do Direito Internacional, ataques e sanções ao Brasil com base no argumento de que a destruição da Amazônia é um problema de todos.

Tal conjetura, sob os olhos da lei, tem por base várias indisposições internacionais. A Alemanha já se posicionou em algumas edições. 

A Deutsche Welle, tradicional rede jornalística alemã, com edições para mais de 30 idiomas, fez um apanhado sobre o posicionamente da Alemanha acerca dos incêndios e desmatamentos na Amazonia.

Em 17.agosto, o importante Der Spiegel (O Espelho) publicou: "Chegou a hora de impor sanções contra o Brasil".

Em 14.agosto, o reconhecido Die Zeit (O Tempo) divulgou: "Atingir onde mais dói" (referindo-se às exportações que interessam ao Brasil).

Em 20.agosto, o Frankfurter Allgemeine Zeitung, conceituado Jornal de Franfurt – editou: Briga de poder pela floresta tropical (20/08) (leia na íntegra AQUI)


Os incêndios florestais já aumentaram 83% neste ano na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Um corredor de fumaça continua descendo, desde a semana passada, atingindo o país de norte a sul. Segundo pesquisador da NASA, o argentino Santiago Gasso, o fenômeno do "corredor de fumaça" não ocorreu nos últimos anos e depende de muitos fatores para se formar. "Incêndios sempre acontecem nesta época do ano. Mas o corredor da fumaça não se forma todos os anos por razões que incluem o número de incêndios e sua intensidade, o tipo de combustível, a umidade no solo e questões meteorológicas", afirma o especialista.

O especialista da Nasa lembra ainda dos efeitos da fumaça, os tradicionais: má qualidade do ar, riscos à saúde de idosos e crianças e pessoas com doenças respiratórias, baixa qualidade de vida (você não pode sair e praticar esportes, por exemplo), além dos impactos no clima e no ecossistema.

"Sofre o reino mineral, sofre o reino vegetal e morre o reino animal...
Agro virou sinônimo de Morte" - desabafa um internauta.

Fico me perguntando: Será que o Espalhador de Intolerância vai conseguir conter a colheita de sua própria semeadura?

As declarações continuam ofensivas, impróprias.

A população próxima às queimadas florestais menciona o forte "cheiro de churrasco" no ar, resultado da queima da madeira e de milhares de animais silvestres... Senhor! Misericórdia!


Serviram de fonte:


- Dia do Fogo! A Amazônia não é fazenda do agronegócio, é patrimônio mundial. E você está disposto a desarmar o gatilho?

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2019/08/dia-do-fogo-amazonia-nao-e-fazenda-do.html

- #PrayForAmazonas: Queimadas viram assunto mais comentado no Twitter no mundo 

https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-49416194

- Incendio na Amazonia clareia até o céu noturmo

https://noticias.r7.com/brasil/incendios-na-amazonia-clareiam-ate-o-ceu-noturno-22082019?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

- Bolsonaro diz não ter provas, mas acusa ONGs por queimadas "Maior suspeita"

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/08/22/bolsonaro-diz-nao-ter-prova-mas-acusa-ongs-por-queimadas-maior-suspeita.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=politica

- Who Will Save the Amazon (and How)? 

https://foreignpolicy.com/2019/08/05/who-will-invade-brazil-to-save-the-amazon/

Professor de Harvard considera cenário polêmico: 'Quem vai invadir o Brasil para salvar a Amazônia?' - https://www.bbc.com/portuguese/geral-49253621

- OBrasil  na imprensa alemã - https://www.dw.com/pt-br/o-brasil-na-imprensa-alem%C3%A3-21-08/a-50116674




Nenhum comentário:

Postar um comentário