1500 raios em uma única noite - Mudanças Climáticas e política
Por Marise Jalowitzki
02.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/1500-raios-em-uma-unica-noite-porque.html
- Mãe, tudo bem aí?
O telefone tocou forte e eram 02h30min. Os relâmpagos mostravam toda a sua magia e força luminosa. Os raios se sucediam sem cansaço. O estrondo da eletricidade adentrando as entranhas da Terra é algo indescritível. Que pode o ser humano fazer além de recolher-se e refletir, em um momento assim?
É como estar em um avião em meio à turbulência. Não adianta desesperar-se. Se for pra morrer, se irá morrer. Simples assim. Repito o que já disse em outros momentos: não sei se em minha hora "H" ou nas horas D,F e G terei toda essa serenidade, mas, juro, naquela madrugada de domingo pra segunda, dia 30 de setembro para 01 de outubro.2012, tudo que eu fiz foi "permanecer firme", esperando a fúria dos ventos e raios se aplacar!
Gente, foram quase 1.500 raios em uma madrugada, no estado do Rio Grande do Sul! Sabem o que é isso? Simplesmente não se dorme!
- Sim, filha, tudo bem! Vamos desligar para não atrair mais eletricidade! Pode ser que interfira!
- Beijo! Amanhã a gente se fala!
- Fiquem todos com Deus! Tô aqui rezando!
- Também!
No outro dia, já tudo mais calmo, mas ainda tão cinzento, nos falamos.
- Que susto, heim?
- Deu o raio e eu já estava no quarto dos guris! Peguei a mão dos manos, a luz dos relâmpagos entrando em cada frestinha da persiana!
- Tenso! - dizem os rapazes.
E os milhares que tiveram as casas destelhadas, as plantações totalmente destruídas, o granizo inclemente machucando, quebrando e destruindo?
Desde que me conheço por gente, as chuvas de final de primavera sempre eram esperadas com preocupação. A chamada "enchente de São Miguel" inundava tudo, mas, granizo, não havia nessa intensidade, não! Não em tão largas faixas geográficas, destruindo vinhedos por completo, lavouras de soja e milho arrasadas. Nem falar em hortifrutigranjeiros!
E, o que acontece?
Santo Cristo, que há uma semana já foi alvo de um dos piores vendavais de sua historia, sofre de novo nesta segunda. Telhas e lonas, embora destinadas, não foram ainda entregues por...disputa política!!! Os partidos políticos brigam entre si para saber quem leva os "louros" da dotação de lonas, telhas e cestas básicas, enquanto a população afetada permanece na penúria!!! QUEM ENVIOU? O governo estadual ou o municipal - é mais importante do que socorrer crianças, idosos e adultos desesperados! Mais importante é saber quem é o pu.a "Partido" que conseguiu a "esmola". Esmola? Ajuda? É o MÍNIMO de retorno de um governo a um cidadão que SEMPRE pagou seus impostos e agora se vê em situação de emergência.
Uma a uma, ouvimos as cidades das diferentes regiões, assoladas pelas tempestades, destelhamentos, destruição: Chiapeta, Putinga, Santo Augusto, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, nossa área metropolitana, o estado inteiro!
Não sei onde tudo isso irá acabar! As desgraças que se abatem sobre o estado "rico" do Rio Grande do Sul são abafadas pela midia que teima em divulgar apenas aquelas conhecidas (e cada vez mais miúdas) brechas de prosperidade e bem aventurança, na tradicional filosofia de vender turismo para o estado da neve, o estado do chocolate, o festival do cinema, a festa da uva e o Natal Luz!!! Ei, pessoal, atenção! o RS não é feito só de palco, não! Tem gente, muita gente mesmo, nos bastidores e além deles! Aonde vai levar toda essa encenação?
Em Bagé, OITO MESES de racionamento de água, em pleno inverno, ano após ano! QUAL O PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA existente, para que as coisas não continuem do jeito que estão?
Em Rio Grande, os atuns estão em extinção, todos sendo caçados (adultos e filhotes) pelos japoneses (com autorização do Ministério da Pesca)!
Agora que empestaram o solo com agrotóxicos e transgênicos vão querer "abandonar o barco" e transformar todos os agricultores em petroleiros?! Ei, psiu, um alerta! Não bebemos petróleo!
Modelo econômico falido, que continua favorecendo apenas a uns poucos, em detrimento da escancarada exclusão de milhares e milhares de pessoas, plano irresponsável que teima em posar de vitorioso!
Céu das queimadas no Xingu - Chão de granizo no RS - setembro 2012 |
Ventos fortes de calor com baixa umidade, provenientes da Amazônia, são as causas para as fortes tempestades no RS e SC, diz o JN de 02.outubro. PORQUE vem TANTA NUVEM DE CALOR e BAIXA UMIDADE da Amazonia? PELAS QUEIMADAS, que, no máximo, recebem MULTAS do IBAMA (QUE PODEM SER CONTESTADAS pelos multados! ACASO MULTAS, DINHEIRO, PODEM substituir as árvores queimadas, as árvores cortadas, a floresta devastada? O que vai sobrar para o momento (que, espero, chegue mesmo, e logo!) em que venha algum governo que pense diferente? Que destrua menos? Que pense mais em termos planetários e menos no seu próprio benefício?
O choro da desesperança dos agricultores adultos, que perderam tudo, se mistura aos pingos grossos das chuvas tecnologicamente intensificadas e ao granizo 'duradouro' que, há pouco tempo, sequer era conhecido. Como um granizo permanece por tanto tempo sem se decompor?
E Viva o "Progresso"!!! Vamos festejar a hipocrisia!
Voto é direito do cidadão... para fazer o que mesmo dele? Na prática, na ação diária, você consegue reivindicar o que mesmo?
Falácias!!!
RS - Tupaciretã volta a sofrer com queda de granizo - Foto Jean Pimentel |
Terça feira deve ser "o pior dia" das tempestades no Rio Grande do Sul
(http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/terca-feira-deve-ser-o-pior-dia-das-tempestades-no-rio-grande-do-sul-3903158.html)
"No Oeste, no Noroeste e na Região Central, a chuva deve ser acompanhada de muitas trovoadas, rajadas de vento de mais de 70 km/h e queda de granizo. Apesar da tempo instável, as temperaturas permanecerão elevadas — em parte devido à grande cobertura de nuvens, o que deverá aumentar a sensação de abafamento. As máximas devem ficar em torno dos 28°C na Fronteira Oeste, dos 27°C, na Região Metropolitana, e dos 26°C, no centro do Estado."
Governo libera R$ 4 milhões para atender municípios atingidos por temporais
Santo Cristo - RS é atingida por 4 rajadas de granizo em dois dias
O município de Santo Cristo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingido por quatro rajadas de chuva de granizo entre a noite desta segunda-feira (1) e a manhã desta terça-feira (2), de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal. O fenômeno não foi intenso a ponto de destelhar casas, mas perfurou lonas de residências que haviam sido danificadas na chuva do último dia 19 e ainda não foram restauradas.
A rajada mais forte foi registrada às 19h30min de segunda. Quedas de granizo mais fracas ocorreram às 23h10min e às 2h de terça-feira. Por volta das 8h25, uma nova rajada atingiu o município, com menos força que as anteriores. Algumas casas ficaram alagadas porque as pedras de gelo entupiram as bocas de lobo.
Ainda segundo a prefeitura, as rajadas foram acompanhadas de uma chuva de até 100 mm. Parou de chover sobre a cidade por volta das 11h15, mas o céu seguia com nuvens carregadas por volta das 12h. A Defesa Civil Municipal está em alerta para a possibilidade de outros temporais ao longo do dia.
Também no noroeste gaúcho, uma escola de Santo Augusto teve as aulas suspensas após ter ficado completamente alagada devido à chuva que cai desde segunda no município. O telhado foi destruído por uma chuva de granizo há duas semanas e ainda não havia sido consertado.
Na Fronteira Oeste foi registrada chuva de granizo na madrugada. No entanto,o fenômeno foi fraco e não causou estragos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, a chuva com pedras pequenas ocorreu na área central do município por cerca de cinco minutos. "Nem chegou a fazer riscos nas tinturas dos carros", disse ao G1 o soldado Jonni Santos.
Neste blog:
Rios Voadores - Gérard Moss - Entenda porque é tão importante manter a Floresta Amazônica - Link http://t.co/qmxCE4q
Pedras de Granizo com mais de 20 dias em São Lourenço do Sul - RS - Brasil
Neste momento - 20h42min do dia 02.outubro.2012, em que concluo este artigo, recomeçam os raios. Mais uma noite de tempestades está prevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário