Degelo e Enchentes - O que as autoridades estão fazendo para proteger a população ribeirinha? Degelo das calotas polares |
Degelo em 2012 - Só resta esperar?
7 videos do History Channel e mais
03.outubro.2011
http://ning.it/rtxDkw
Quando, lá em 2009, ouvimos a OMM - Organização Meteorológica Mundial -, agência das Nações Unidas, divulgando suas conclusões, todos ficamos perplexos, embora não fosse para ficar surpresos, pois bem sabíamos o que estava acontecendo. Também, em 2009, ainda havia muitos céticos, que não acreditavam que o aquecimento global era uma realidade.
Hoje, com todas as enchentes e inundações de toda sorte, parece que o mundo assiste a tudo e a maioria continua apenas se sentindo refém. E é, mesmo, refém. O que podem os milhões e milhões e milhões que estão abaixo da linha da miséria, a não ser esperar a situação chegar?
O estudo da OMM sobre o derretimento da Antártida durou dois anos e envolveu mais de mil cientistas de 60 países. Os meios de comunicação são fartos em mostrar o nível do derretimento, que continua em um ritmo sempre mais rápido.
É claro que o derretimento das gigantescas paredes de gelo tem como consequência a elevação dos oceanos, fazendo com que o IPCC - Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas lide com realidades nunca antes sentidas.
A pesquisa concluiu que nos últimos dez anos as águas próximas ao continente aqueceram duas vezes mais que o resto dos oceanos nos últimos 30 anos.
As conclusões do painel deveriam servir como base para políticas e ações públicas para melhor se adequar às mudanças climáticas e minimizar, tanto quanto possível, os efeitos danosos à população e ao meio ambiente.
Ainda se comenta de que, se mudarmos nossos hábitos perversos em relação ao meio-ambiente, se o controle das emissões de carbono for efetivo (ainda há países que não o fazem), poderia ser possível reverter o ciclo de aquecimento da terra.
Insisto no fato de que isso nos dá, em primeiro lugar, educação ambiental, respeito ao ecossistema. E, a médio e longo prazo, algum efeito benéfico eficaz. Mas, a curto prazo, são necessárias ações de emergência, de socorro à fauna e flora, socorro aos humanos.
Os niveis de carbono nunca estiveram tão altos, mesmo que a emissão de dióxido de carbono caísse a zero, hoje, mágica e instantaneamente, ainda seria preciso um século - cem anos - para que se pudesse afirmar com segurança que os níveis estão ok.
Um amigo fez a seguinte analogia: Imagine que você está vindo em um carro em um chão com gelo e, de repente, encontrasse um muro pela frente. Mesmo desligando o motor, o carro continuaria deslizando, o que faria com que ele continuasse em movimento, sem condições de evitar a colisão! É assim que estamos!
E, o que vemos? Quais as providências para assegurar a VIDA das populações, especialmente as mais desprovidas - e que são, geralmente - as que estão mais próximo aos leitos dos rios?
PRECISAMOS de urgentes e eficazes providências. As populações ribeirinhas precisam ser informadas e orientadas e, dentro do possível, realocadas. É preciso um programa sério para enfrentar a situação.
Há poucas semanas Santa Catarina apresentou, novamente, o trágico quadro da inundação do Vale do Itajaí. Isto e tantos outros não pode continuar apenas como grotesco espetáculo televisivo.
Veja a situação do Vale do Itajai-SC- neste ano de 2011 http://www.woblinks.net/ )
Se há dinheiro para a contrução das plataformas de petróleo, TEM DE HAVER DINHEIRO para construir urgentes mega muros, na tentativa de conter as águas, por ocasião do aumento dos níveis dos rios e mares. A visão de progresso e desenvolvimento que não contempla a segurança primordial da população e meio ambiente, está falha!
Serão três Plataformas de Petróleo em Rio Grande - no Rio Grande do Sul |
Exceto se acontecer um terremoto seguido de tsunami, os tais muros são importantes e eficazes para conter o aumento dos níveis da água. Vários países europeus e asiáticos já os fizeram, com bons resultados.
Plataformas, só em Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, serão três. As obras já começaram. Quais as providências para que, em janeiro, São Lourenço do Sul não tenha novamente uma catástrofe?
Fontes:
History Channel
Youtube
http://ning.it/qxieoC
Agência Estado
Jornal Nacional - G1
Veja também: http://www.youtube.com/watch?v=uMfYq58EmtY&feature=player_embedded#!
Degelo naquela que foi a maior geleira do mundo, em Puerito Moreno, na Patagônia argentina. Puerito Moreno tinha 40 Km de extensão.
OS HUMANOS, COMO SEMPRE, INCONSEQUENTES, GRITAM E "COMEMORAM", SACUDINDO OS BRAÇOS FRENTE AO "ESPETÁCULO"!
-----------
AQUI A SÉRIE CONTENDO OS SETE VIDEOS DO DISCOVERY CHANNEL
Leia mais
Glaciar Perito Moreno, Argentina - desmoronamento concedeu visão fantástica aos turistas neste 05.março.2012 |
Visão espetacular e ao mesmo tempo, preocupante - Colapso na geleira Perito Moreno na Argentina |
Por Marise Jalowitzki
05.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/argentina-geleira-entra-em-colapso-em.html
Pra ter opinião, tem de conhecer!
Link: http://t.co/Cs0ngIG
Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário