sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Brumadinho, Gameleira - Maiores tragédias trabalhistas no Brasil e a negligência dos detentores do poder formal



Por Marise Jalowitzki - 08.fevereiro.2019
A negligência no Brasil é antiga, a tradição do "jeitinho brasileiro", do tentar driblar as leis, do 'empurrar com a barriga", do mentir, do postergar esperando que caia no esquecimento, que prescreva, remonta a décadas e décadas, mais de século, milênio passado... Só que há um momento em que as proporções se agigantam e nada mais segura. Miséria, doenças, crimes ambientais, governo após governo a Amazonia desmatada, os minérios no pais inteiro extraídos para exportar como matéria prima, vidas e vidas ceifadas e os responsáveis pelas desgraças, impunes!...
E os trabalhadores? Os trabalhadores avisam, alguns sentem a proximidade das catástrofes, mas nada acontece. Nenhuma providência é tomada! Os detentores do poder decisório não dão ouvidos, negligenciam as vidas envolvidas. Depois, os mandatários aparecem na tv e querem lastimar! Hipócritas! "O coração tá sangrando". dizem! Como podem?
Hoje estava lembrando da tragédia da Gameleira, considerada, antes de Brumadinho, o maior acidente trabalhista do Brasil. Ambos em MG. Na Gameleira, à época, alguns trabalhadores ouviram um ruído diferente, avisaram, mas nada foi feito. 69 morreram, mais de 100 ficaram feridos ou mutilados. Agora, em Brumadinho, ainda não se tem o número exato de vítimas, mas são centenas de mortos e-ou desaparecidos. Feridos, hospitalizados, traumatizados. E milhares de parentes, amigos, conhecidos, tristes, amargurados, revoltados.
A tragédia da Gameleira (BH-MG) aconteceu em fevereiro de 1971. Ía ser um parque de exposições quando ruiu ainda em construção. ATÉ HOJE AS FAMÍLIAS AGUARDAM as indenizações. A Justiça até agora não foi feita.
Que todas as Energias Positivas abençoem Minas Gerais! E o mundo todo! Precisamos muito!!!
Aqui um video de 2016, quando o Fantástico retomou o episódio da Gameleira. https://globoplay.globo.com/v/4931222/
Aqui, um dos muitos e tocantes videos que chegam a todo momento com a tragédia de Brumadinho. Mostra o exemplar trabalho dos socorristas - bombeiros, brigadistas, voluntários, policiais, todos bravamente empenhados nos resgates.

O Brasil chora por Brumadinho! O desespero, a solidariedade e o resgate das vítimas do rompimento da Barragem de Brumadinho MG NÃO PODE FICAR IMPUNE! Vale-Da-Morte, fora! Que paguem até o ultimo centavo, embora a dor da perda ninguém vai reparar!! É a impunidade em nosso país que faz a ganância e a sede pelo lucro crescer deste jeito, fazendo com que vidas humanas, sofrimento e dor não signifiquem NADA pra quem apenas visa lucro!
E aqui as vítimas fatais, corpos até agora resgatados e identificados. As buscas continuam.
NÃO PODEM FICAR DESAMPARADOS, nem os parentes da Gameleira, nem Mariana, nem Brumadinho. Esperamos MUITO que os cidadãos recebam o que tem direito.



Mais sobre a tragédia em Brumadinho
Sirenas nunca foram testadas. Só na noite posterior à tragédia, quando havia o risco de rompimento de outra barragem. Enterros acontecem sem velório, cemitérios mal comportam tantos corpos. Rio Paraopeba está morto.


Tragédia em Brumadinho apresentada de maneira absolutamente sensível no Festival de Danças de Joinville





Emocionante! Arrepiei! Chorei! Orei!
Tragédia em Brumadinho apresentada de maneira absolutamente sensível no Festival de Danças de Joinville (considerado a maior competição de dança do mundo desde 2005, quando foi reconhecido pelo Guinness Book).
No dia em quem a tragedia completou seis meses do rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, contabilizando 248 mortos e 22 desaparecidos, a Companhia Jovem de Paraopeba, formada por moradores da região, recontou o desastre no palco para mais de 10 mil pessoas e venceu uma das categorias do Festival.
Tristemente lindo.


https://www.youtube.com/watch?v=2U9quyBIvEs&feature=share


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:



Nenhum comentário:

Postar um comentário