sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Roupas tóxicas alteram hormônios e causam câncer - Zara, Levi's, CeA, Calvin Klein, Metersbonwe, Mango, Jack e Jones e Marks e Spencer

Produtos químicos tóxicos e cancerígenos em roupas - Após campanha exitosa do Greenpeace, a espanhola Zara, líder no mercado varejista da moda,  é a primeira a se comprometer em mudar


A popular C&A também está nessa! Ação envolve as 20 maiores griffes globais. E as menores??? Descaso geral com o consumidor (que veste a roupa) e a população que bebe a água contaminada!!!


Roupas tóxicas alteram a forma como os hormônios naturais atuam no corpo humano - Zara, Levi's, C&A, Calvin Klein, Metersbonwe, Mango, Jack&Jones, Marks&Spencer ... 

Por Marise Jalowitzki
30.novembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/roupas-toxicas-alteram-forma-como-os.html

Há alguns meses comprei uma calça jeans em conhecida loja. Uau! Que beleza!  Após lavá-la, usei-a. O contato do tecido irrita sobremaneira, uma coceirinha miúda. Eu já sabia da alergia quanto a certos tipos de linha usados em confecções, mas, o tecido inteiro, desde a criação já ser tóxico, até aí ainda não tinha imaginado. Só porque não havia parado pra pensar, mesmo. 

Pois agora está tudo às claras: Greenpeace lançou, há pouco mais de dez dias, uma campanha para que a moda do mundo pare de usar produtos químicos tóxicos em suas confecções, que vão desde roupa íntima à calças, camisas, vestidos, tudo, enfim. Inicialmente, estão sendo "atacadas" as 20 principais marcas do mercado varejista da moda no planeta. As maiores concentrações - acima de 1000 partes por milhão - foram encontradas em itens de vestuário da Zara, Metersbonwe, Levi’s, C&A, Mango, Calvin Klein, Jack&Jones e Marks&Spencer. Pois é. Alteração hormonal, câncer, poluição da água. Consumidor refém!

E alguém ousa dizer que "eles não sabiam o que estavam fazendo"?

Onze dias após o lançamento exitoso da campanha, a Zara, marca espanhola top, se compromete em, até 2020, acabar com o uso de substância tóxicas em tecidos. É para comemorar, sim, mas, gente, dá para imaginar ATÉ AONDE ESTAMOS ENRASCADOS COM ESSE MARAVILHOSO MUNDO "NOVO"? O que vai restar de tudo isso que aí está até 2020, 2050, 2100? Talvez eu ainda possa "lhes contar" até 2020, talvez um pouco mais (rsrs), mas, URGE QUE FAÇAMOS CADA VEZ MAIS, DIVULGANDO E CONSCIENTIZANDO, pois as futuras gerações não terão mais tempo para exigir mudanças. SE NÃO FIZERMOS AGORA, ELES SERÃO APENAS CONSEQUÊNCIA!!!

QUANTA INSANIDADE! GANÂNCIA SEM LIMITES!

QUAL SERÁ A PRÓXIMA MARCA A ADERIR? 
QUEM IRÁ CONTROLAR O QUE VEM SENDO FEITO?
QUEM INVESTIGARÁ TODAS AS DEMAIS CONFECÇÕES? Sim, pois se até lixo hospitalar vem sendo aproveitado e REVENDIDO em feiras livres (como as denunciadas em Caruaru-PE, para a população simples desavisada), COMO IRÁ SE REVERTER UM QUADRO TÃO ABOMINÁVEL?


E há mais: Trabalho escravo no fabrico de roupas, envolvendo grandes marcas. Em SP, empresa paga multa por condições degradantes impingidas a trabalhadores bolivianos

Leia na íntegra:


Greenpeace encontra produtos químicos perigosos em roupas de 20 principais marcas de moda


Marina Rigueira - Estado de Minas

Publicação: 28/11/2012 08:48 Atualização: 28/11/2012 09:18


O relatório investigativo do Greenpeace Internacional, “Os fios tóxicos - o grande remendo da indústria da moda”, publicado na última semana, alerta para a presença de produtos químicos perigosos em roupas de 20 principais marcas de moda do mundo. De acordo com o documento, que abrange testes de 141 itens de vestuário e faz parte da Campanha de Detox, as peças são contaminadas com produtos químicos que ao entrar em contato com água se fracionam e formam substâncias que alteram a forma como os hormônios naturais atuam no corpo humano. Foram encontrados ainda vestígios de substâncias químicas cancerígenas. Todas as marcas analisadas tiveram diversos itens contendo nonilfenóis (NPs), químicos que se quebram em outras substâncias e alteram a forma como os hormônios atuam no corpo. As maiores concentrações - acima de 1000 partes por milhão - foram encontradas em itens de vestuário da Zara, Metersbonwe, Levi’s, C&A, Mango, Calvin Klein, Jack&Jones e Marks&Spencer. Segundo Yifang Li, Campaigner Sênior de Tóxicos, do Greenpeace Asia, “as principais marcas de moda estão transformando todos em vítimas da moda, nos vendendo roupas que contêm produtos químicos perigosos que contribuem para a poluição tóxica da água em todo o mundo”, disse. 

Outros químicos identificados incluíam elevados níveis de ftalatos tóxicos em quatro dos produtos e os traços de uma amina cancerígena proveniente da utilização de alguns corantes azóicos, em dois produtos de Zara. A presença de outros tipos de produtos químicos industriais potencialmente perigosos foram encontrados em muitos dos itens testados. “Como a maior varejista de roupas do mundo, a Zara precisa assumir a liderança e tomar medidas urgentes, ambiciosas e transparentes para limpar e desintoxicar suas roupas e sua cadeia de fornecedores”, afirma Martin Hojsik, Coordenador da Campanha de Detox, do Greenpeace Internacional. 

Os itens testados foram fabricados principalmente no hemisfério sul, e incluíam calças jeans, calças, camisetas, vestidos e roupas íntimas. As peças foram projetadas para homens, mulheres e crianças e feitas a partir de fibras artificiais e naturais. Os produtos químicos perigosos estão incorporados nestes materiais ou são deixados como resíduos indesejados que restaram do processo de fabricação. 

O Greenpeace exige que as marcas de moda se comprometam a parar de poluir com produtos químicos até 2020. Algumas delas, como a H&M e a Marks&Spencer, já o fizeram e exigem que seus fornecedores divulguem todas as substâncias químicas que suas instalações fabris lançam no ambiente.


Zara notificada por trabalho escravo

Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou a Zara pela prática de trabalho escravo. O MPT buscava regularizar a cadeia produtiva da grife espanhola e reparar os danos causados aos trabalhadores flagrados em regime de trabalho semelhante ao escravo em São Paulo.


Em junho de 2011, as investigações do MPT e dos fiscais do Ministério do Trabalho descobriram 51 trabalhadores (46 bolivianos) em condições degradantes em uma confecção da empresa em Americana, interior paulista. No mês seguinte, foram encontrados 14 trabalhadores bolivianos e um peruano em situação análoga à escravidão em duas confecções na cidade de São Paulo.

Ao prestarem esclarecimentos em audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo, os representantes da marca, Enrique Huerta Gonzales e Jesus Echeverria, alegaram desconhecer que funcionários trabalhavam em regime escravo em confecções contratadas pela marca.

Com GreenPeace

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/11/28/internas_economia,332688/greenpeace-encontra-produtos-quimicos-perigosos-em-roupas-de-20-principais-marcas-de-moda.shtml 


29/11/2012 | Por Portal EcoD

Após campanha, Zara se compromete a eliminar produtos tóxicos de suas roupas até 2020





Após campanha, Zara se compromete a eliminar produtos tóxicos de suas roupas até 2020
Após alcançar mais de 320 mil assinaturas em uma campanha para cobrar da Zara a desintoxicação de seus produtos, acusados de conter substâncias tóxicas, a organização não governamental Greenpeace anunciou que a grife espanhola assumiu na quinta-feira, 29 de novembro, o compromisso de eliminar todos os lançamentos de produtos químicos perigosos de sua cadeia de fornecedores até 2020.

A resposta da Zara veio com apenas oito dias depois do lançamento da campanha Detox Greenpeace, que divulgou o relatório Fios tóxicos: o grande remendo da indústria da moda, acusando a grife de utilizar produtos químicos tóxicos na confecção das roupas e possuir “cursos-d'água públicos, que estão sendo tratados como se fossem esgotos particulares”. Além das assinaturas virtuais, mais de 700 pessoas foram às ruas protestar nas fachadas das lojas da Zara em todo o mundo, de acordo com a ONG.

Exigências

Para começar a cumprir com o compromisso, a Inditex, grupo do qual a Zara faz parte, deve exigir que os seus 20 fornecedores divulguem seus dados de poluição às comunidades próximas já em março de 2013. Outros 100 fornecedores devem fazer o mesmo até o final de 2013, incluindo informações sobre os corantes azóicos, que são cancerígenos.

Além disso, a Zara está reforçando a proibição de APEO’s e promete estabelecer cronogramas ainda mais curtos para eliminar outros produtos químicos perigosos, como os PFC’s.

A Zara é a oitava marca a se comprometer a eliminar a liberação de produtos químicos perigosos em toda sua cadeia de fornecimento e em seus produtos desde que o Greenpeace lançou a campanha Detox, em 2011. A campanha exige que as marcas de moda se comprometam a não liberar nenhum produto químico perigoso no ambiente até 2020 e que exijam que seus fornecedores divulguem todos os lançamentos de produtos químicos tóxicos de suas instalações no local da poluição da água para as comunidades.

“O Greenpeace parabeniza a Zara pelo compromisso de fazer moda sem poluir. Se a maior varejista de moda do mundo pode mudar, não há desculpa para que as outras marcas não limpem suas cadeias de fornecimento”, destaca no site da ONG Martin Hojsik, coordenador da campanha Detox do Greenpeace Internacional.

“As pessoas têm o direito de saber com o quê os seus rios estão sendo poluídos e quais são os produtos químicos perigosos em suas roupas. A Zara assumir o compromisso de agir de forma mais transparente é um marco na maneira como as roupas são fabricadas e será a chave para forçar que mais marcas se comprometam com a poluição ‘zero’ de produtos químicos perigosos até 2020”, ressaltou Li Yifang, campaigner sênior de tóxicos do Greenpeace Ásia.
http://verde.br.msn.com/ap%C3%B3s-campanha-zara-se-compromete-a-eliminar-produtos-t%C3%B3xicos-de-suas-roupas-at%C3%A9-2020 


Zara - TOP VAREJISTA EM MODA GLOBAL - Tel Aviv - Greenpeace em Israel - roupas contaminadas


De Wikipedia:

Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera.[1]Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo DuttiPull and BearOyshoBershkaStradivariusUterqueKiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países).
Na Espanha, a Zara está sediada em Arteixoprovíncia da Corunha, na Galiza, onde a primeira loja foi aberta no ano de 1975. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken.
A primeira loja fora de Espanha foi inaugurada no ano de 1988, na rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.540 lojas em 78 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000.
O património de Rosalía Mera, em 2010, foi avaliado pela Forbes em 2,85 mil milhões de euros.


Leia também, na página de links:  http://ning.it/pUtc1g

Material contaminado dos EUA, Portugal, Espanha e hospitais Brasileiros, crime também com trabalho infantil - 


FBI investiga em solo brasileiro, as denúncias de exportação de lixo hospitalar.

Descobriram que a prática é corriqueira também nos hospitais brasileiros! Que Vergonha!

Lixo Hospitalar que vira roupa
Links diversos sobre o escândalo que envolve EUA, Europa e Brasil
(publicados em ordem cronológica de publicação)

Por Marise Jalowitzki
Link: http://ning.it/pUtc1g



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tinta de Terra, Pintando e Mudando as Paredes e os Móveis - Final de Ano, Renovando e Reciclando!

Aprenda a fazer tinta de terra, colar tecido na parede, criar móveis novos. É possível renovar, sem trocar os móveis? Mudar a cor da casa sem gastar muito?  Final de ano, hora de renovar! Usando diferentes tipos de terra é possível criar tonalidades lindas!

Tinta de terra - em cidades como Marrocos, os tons em marrom são bastante usados em interiores




Tinta de Terra, Pintando e Mudando as Paredes e os Móveis - Final de Ano, Renovando e Reciclando!

Por Marise Jalowitzki
26.novembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/tinta-de-terra-pintando-e-mudando-as.html

Final de ano, tempo de reflexão e avaliação.
- O que fizemos de bom?
- Quanto das boas intenções conseguimos concretizar?
- O que, por inércia ou falta de iniciativa, deixamos de realizar?

Sem culpas, sem se 'botar pra baixo', o mais importante é permitir-se o momento. E renovar. Renovar ações, intenções, realizar.

Geralmente as pessoas costumam ir ao guarda-roupa, retirar as roupas velhas para comprar algo novo. Também os móveis, algum eletrodoméstico que esteja faltando, pintar paredes. Faz parte da cultura popular. Para quem é socialmente responsável é importante, quase uma filosofia nova de vida, identificar o que é realmente necessário e o que é apenas capricho. 

Vivemos em um meio que incentiva o consumismo irrestrito como fonte de prazer e realização, consumismo que vem, geralmente, acompanhado de novos endividamentos. Pare um pouco para pensar se um belo tom de tinta não vai dar aquela renovada na casa ou aposento. 

Já pensou em você mesmo pintar? A satisfação que se experimenta, só sabe dizer quem já fez! As tintas hoje trazem as dicas na própria embalagem. procure as ecológicas, secagem rápida, sem cheiro. Ou faça a sua própria tintam de terra (dicas mais ao final). Maravilha! 

Já pensou em colar tecido em alguma parede ou em parte dela? É mais fácil do que você pensa: com uma fita adesiva você prende o tecido, retira uma pequena parte, passa cola branca na parede limpa (naquela parte que retirou o tecido). A seguir, adere o tecido com um rolinho e assim vai colando todo o tecido. A seguir, com o rolinho, passa uma camada de verniz transparente (opcional) sobre toda a extensão do tecido já colado, para impermeabilizar. Deixe secar e pronto. Fica Lindo! Veja o passo a passo: 
http://www.youtube.com/watch?v=crX9QHEfpsQ   
Veja muitas idéias: 
http://bellamaison.blogspot.com.br/2011/02/tecido-em-parede-como-e-onde-usar.html  
http://blog.april84.com/2011/08/12/d-i-y-parede-com-tecido/  

Já pensou em reciclar algum móvel ou utensílio? É MUITO bom! Um sofá revestido com um tecido alegre, adequado ao seu estilo é mais fácil de revestir do que muitos pensam. Um grampeador de marceneiro, e, vamos lá! Ou simplesmente mudar o tecido das almofadas. Dá um up e tanto! Pintar algum móvel ou reaproveitá-lo em um espaço novo, dá um toque maravilhoso. Outro dia ocupei um pequeno gaveteiro e suas gavetas, desses que vem junto com o guarda-roupas e criei uma estante para sob a escada e lugares para a hortinha da cozinha.  É Mundo Sustentável! É viver mais feliz de um jeito mais simples e realizador!


Esta minha estante para livros fica sob uma escada. Era o ex-gaveteiro, agora em posição horizontal, com pezinhos e tudo


Esta "toalhinha" é feita de bambu, comprei como "jogo americano" nos bazares "made em China" e colei uns aos outros

Poronguinhos servem como enfeite e são, também, excelentes massageadores

Aí está uma das gavetas. Tirei o fundo e prendi em uma das paredes na cozinha

Antes a hortinha ficava na janela. Agora, veio o verão e precise colocar uma cortina com blackout. As plantinhas desenvolvem muito! Manjerona, hortelã, orégano e manjericão e, bem à direita, uma muda de gérbera! Um amor!

Reciclar nosso jeito de ser também vai acontecendo aos poucos, na prática do dia a dia. Dar aos outros tudo aquilo que já não nos serve mais é também um ato de amor. Não um simples descarte. Um jogar fora inconsequente como vemos tanto por aí. As embalagens de tetrapak (do leite longa vida, por exemplo), bem lavadinhas, podem ser simplesmente grampeadas (com o grampeador de marceneiro), confeccionadas em grandes folhas e doadas a um grupo ou individualmente para que os menos providos possam revestir suas paredes. Diminui o calor (ou o frio, no inverno) em até 5 graus. Você já parou para falar com o catador que para em frente à sua casa ou edifício para selecionar o lixo para reciclagem? Que tal ao invés de ignorá-lo (ou xingar e enxotar, como tantos fazem) chegar perto e passar a "receita" de como forrar o interior de sua humilde casa?

Há muitas coisas que estão a nosso alcance para modificar a aridez do dia a dia das pessoas. É uma atitude muito pessoal, o que não significa ser ingênuo. Apenas mais humano. E é para isso que viemos ao mundo. Para sermos mais humanos, bondosos, respeitadores, conscientes e atuantes.

Como Fazer Tinta Marrom Natural, sem nenhum veneno

Sabemos que a quase totalidade das tintas possuem muitos aditivos químicos, que ficam exalando seus gases tóxicos por muito, muito tempo. Sempre que possível, devemos evitar o uso desses produtos, utilizando outros menos tóxicos.

Serve para fazer artesanato, pintar vasos e outros artigos. Serve para pintar paredes. Lindo e ecológico! Há muitas tonalidades de terra, o que permite cores únicas (não serve terra de formigueiro ou cupinzeiro).


Tinta de terra e seus vários tons (Foto EcoCasa)

Há escolas municipais que foram pintadas com a tinta natural, feita pelos próprios alunos! Se você quiser experimentar dar uma renovada em marrom, fica aí a dica de como fazer TINTA DE TERRA:
- 50% de água
- 40% de terra coada, sem matéria orgânica 
- 10% de cola branca

Outra receita:

Material:

- Terra (8 kg)
- Água (8 litros)
- Cola Cascorez (2kg a 4kg)
- Lona
- Peneira
- Rolo de lã e pincéis
-Galões e bacias que comportem os materiais

Modo de fazer:
- Coletar a terra mais do fundo, sem pedras ou raízes.
- Deixar a terra secar sobre uma lona
- Peneirar a terra seca
- Misturar aos poucos a água com a terra  até alcançar a consistência de creme (misture com as mãos, cabo de vassoura ou furadeira com misturador adaptado)
- Adicionar cola e bater bem (quanto mais misturar melhor a qualidade da tinta)
- A tinta está pronta!

Modo de aplicar:
- Lixar e limpar a superfície
- Umedecer a superfície com rolo molhado ou mangueira
- Aplicar tinta e esperar secar por aproximadamente 3 horas
- Aplicar demais demãos, até atingir cobertura desejada, sempre respeitanto o tempo de secagem entre as aplicações de tinta.

Rendimento:
- 18 litros são suficientes para dar uma demão em uma área de 70 a 90 m².

Outras alternativas:
- Para aumentar a durabilidade podem ser acrescentados 150ml de óleo de linhaça e 2kg de cal de pintura.
http://coisinhasoutras.blogspot.com.br/2010/12/tinta-de-terra.html ) 





Mais descrições:
http://www.youtube.com/watch?v=8mkUbap5TYg
http://www.youtube.com/watch?v=MeP7L0VMK-g&feature=related
http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=2332

http://www.youtube.com/watch?v=Zm298wQYFrk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U8pOljqU190
Beterraba - http://www.youtube.com/watch?v=-CAlR7QlbY4

http://www.youtube.com/watch?v=zDIWUe_ojsU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=AVm2cE0VRnA&feature=relmfu





Casa pintada com tinta de terra

Mãos à obra, Artista!

FELIZES FESTAS!

(Parte deste conteúdo está publicado, também, na Revista Rainha dos Apóstolos, mês dezembro.2012, na seção Mundo Sustentável)

Querendo, leia também:


Cuidados diários permitem
resultados maravilhosos

Horta em Casa
Por Marise Jalowitzki
05.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/horta-em-casa.html






Lírio da Paz , a Rainha das Despoluidoras


10 PLANTAS QUE PURIFICAM NOSSAS CASAS

Por Marise Jalowitzki





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 


sábado, 17 de novembro de 2012

Pneus e Impactos Ambientais - Cisterna feita de pneus - Água da chuva para irrigar grandes áreas

captação da água da chuva
Projeto da Emater-RS - Idealizadora é a extensionista rural Claudia Paraíba, de Teutonia - Pneus usados são utilizados na construção de cisternas ecológicas que podem irrigar grandes áreas com captação da água da chuva



O descarte de pneus em lixões já está proibido há 13 anos, mas a destinação correta ainda não acontece. 

A coleta e a destinação correta de pneus usados são obrigatórias no Brasil desde 1999, segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De janeiro a março deste ano 89.000 toneladas foram reaproveitadas, o que equivale a 18 milhões de pneus para carro de passeio. AINDA É POUCO!!!



 Pneus e Impactos Ambientais - Cisterna feita de pneus - Água da chuva para irrigar grandes áreas


Por Marise Jalowitzki
17.novembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/pneus-e-impactos-ambientais-cisterna.html

Ainda estamos na primavera e a área da grande Porto Alegre já sofre com a escassez de água. O Rio dos Sinos está mais de um metro abaixo do nível normal e a população de São Leopoldo tem de conviver com o desconfortável sistema de racionamento no abastecimento. Como será no verão? Ano a ano a situação se agrava, ora com dejetos químicos criminosamente jogados pela indústria, ora com desvios irregulares do leito do rio, feitos com o objetivo de criar açudes clandestinos para salvar as lavouras... Enquanto isso, os projetos de construção de hidrelétricas continuam. ÁGUA NÃO É UMA ENERGIA RENOVÁVEL, como alardeiam alguns. Água é BEM FINITO, as barragens contemplam uma vida "útil' de 30 anos, em média. Depois, acaba. Asim, o atual planejamento "oficial" continua falho, pois temporário. Ainda temos chuvas abundantes em um considerável espaço de tempo, embora os invernos sejam cada vez mais quentes, principalmente devido às queimadas (devastação das florestas) no centro sul do país.

CADA VEZ MAIS FAZ-SE NECESSÁRIO APROVEITAR OS RECURSOS NATURAIS O MAIS NATURALMENTE POSSÍVEL!!! Captar a água da chuva é imprescindível! Junto a isso, os pneus descartados, jogados aos milhares em terrenos baldios, podem ser uma solução para todo esse problema! O Brasil foi importador de pneus usados até há bem poucos anos, muitos deles chegaram até aqui em péssimas condições, sem possibilidade de reaproveitamento (!!!) sendo apenas sucata! (leia artigos referenciados ao pé desta página)

Enterro de pneus usados 

Como agora a lei proíbe o mero descarte em lixões, centenas e centenas de agricultores e empresários do agronegócio simplesmente enterram os pneus, muitas vezes nas próprias áreas de preservação ambiental, agravando ainda mais o problema dos tóxicos no solo (e, consequentemente, em nossos alimentos).


Pneus viram carvão para alto forno nas cimenteiras. Se não houver filtro adequado nos fornos de clínquer nas fábricas de cimento, a população do entorno inala o ar tóxico (veja janela sobre cimento à direita, neste blog). Usar pneus usados na construção de cisternas, captação de água da chuva é muito mais sustentável, em pequenas e grandes áreas. Pneus que também podem ser utilizados para construção de silos e para secagem de grãos.



Pneus descartados podem ser utilizados em cisternas para irrigação também em grandes espaços, lavouras com vários hectares? 

A resposta é: sim. A extensionista Claudia Paraíba, da Emater-RS, em Teutonia, explica:

"A construção, até para garantir a segurança necessária, é feita com 6 pneus radiais. A pressão da água é de dentro pra fora, assim, uma altura de 2m é um tamanho que garante essa segurança. A cisterna garante a captação de 1.000 litros de água da chuva. Assim, para obter a água necessária, basta construir o número compatível de cisternas." Elas são colocadas enfileiradas, no local desejado na propriedade e ficam unidas por canos que conduzem a água, no primeiro pneu de cada cisterna (embaixo), colocados na flange, a mesma que, na hora de liberar a água, possui a torneira. Está bem explicado no passo a passo. Não tem erro.


Para o Secretário de Meio Ambiente do município, Luiz Fernando Vickert, a construção das cisternas e silos traz muita satisfação, já que a instalação das cisternas contemplam duas soluções sustentáveis: a questão da irrigação das lavouras e a reciclagem dos pneus usados, "lixo que muitas vezes fica jogado nas próprias propriedades rurais e assim tem uma nova utilidade."

Claudia Paraíba Monteiro, a idealizadora do projeto, salienta que a ideia surgiu pela própria necessidade da região em relação ao abastecimento de água. "Aqui em Teutônia, não temos rios ou córregos para abastecer a região. Todo o abastecimento de água do município vem de poços artesianos. Assim, nem deveríamos pensar em irrigação de lavouras. Mas, aí, saí a procurar na internet projetos de captação de água da chuva. Deu certo. A partir de um projeto de criação de caixas d'água com pneus, da ESALQ-USP, em Piracicaba, fiz a adaptação para cisternas e deu certo."

Racionamento de água em plena primavera - São Leopoldo, Rio dos Sinos e a falta de água - Pneus podem se tornar cisternas que captam água da chuva


Engaje-se e divulgue! Não são só os agricultores de 'menos recursos' que devem aproveitar esta tecnologia sustentável! PRINCIPALMENTE os de 'mais recursos', que são os que mais gastam água, eletricidade e combustível em sistemas mecanizados caros, precisam adotar a prática sustentável de recolher recursos naturais e reutilizá-los.

Este é um projeto que precisa ser expandido em nível nacional. Divulgue!!!

Conheça o video: http://canalrural.ruralbr.com.br/noticia/2012/06/tecnica-rural-apresenta-alternativa-sustentavel-para-armazenar-graos-3803442.html

Contatos:
Emater:
Central (Porto Alegre) 51 2125 3144 - GEC - Assessoria de Imprensa (Júlio)
Teutônia - 51 33762 1313
Extensionista Claudia Paraíba Medeiros - cmedeiros@emater.tche.br



Confira o Passo a passo para construir a sua cisterna de pneus usados e recolher água da chuva para irrigação em terrenos





Pneus usados viram secador de grãos, silos e cisternas para recolher água da chuva e irrigar lavouras - agroecologia


mais sobre o tema, neste blog:

O tempo médio para a utilização
da compostagem 
como adubo é de
3 a 6 meses, mas o chorume já
pode ser retirado com 15 dias

Compostagem Orgânica - Como fazer um Biodecompositor barato e eficiente
Link:









Captação da água da chuva - Projeto
sustentável da Emater-RS instala
cisterna ecológica na Escola Municipal
Alfredo Schneider, em Teutonia-RS

Água captada da chuva serve para regar as plantas, lavar calçadas e corredores da Escola 


Escola utiliza cisterna feita com pneus usados para irrigar jardim e horta orgânica

Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/escola-utiliza-cisterna-feita-com-pneus.html 




Pneus usados viram cisterna que
 recolhe água da chuva e irriga lavouras
e terrenos - Seja a mudança que
você quer no mundo. Divulgue

Como construir cisterna com pneus usados - armazena água da chuva e serve para irrigação de lavouras

Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/como-construir-cisterna-com-pneus.html 




Mais sobre Agroecologia:
Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!


SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA - Página de Links


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html 


Aqui você encontra vários artigos sobre o tema AGROTÓXICOS, seus riscos e problemas. Também, sobre as saídas sustentáveis e os empreendimentos de pessoas visionárias, que fizeram de suas vidas um exemplo de sustentabilidade.


Entre nessa!
Continue nessa!
Divulgue! 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil