domingo, 12 de janeiro de 2020

Austrália - A vida de meu pai ou uma medalha? Não, eu não quero apertar sua mão! Rejeição a Morrison até dentro do partido



"Eles estão trabalhando porque querem", diz o primeiro ministro, enquanto o país incendeia e ele curte férias no Havaí


Marise Jalowitzki





O pequeno menino, filho de Geoffrey Keaton, um dos bombeiros mortos, recebe a medalha de reconhecimento do governo. Ele olha para a medalha, aparentemente sem entender nada do que acontece. E logo vai perguntar, novamente, para a mãe: "Mãe, onde está meu pai?"

Apesar de serem inicialmente desdenhados pelo primeiro ministro Morrison - "eles trabalham porque querem" - mais uma vez os bombeiros heróis são os protagonistas do Bem. Como aconteceu (e continua acontecendo) em Brumadinho. Acontece também na Austrália. Na maioria voluntários, a população australiana os reconhece e enaltece. 

Chefes dos corpos de bombeiros locais, como o comissário Shane Fitzsimmons em NSW, tornaram-se os personagens apoiadores neste momento de crise, de destruição e desespero.

O apoio popular aos bombeiros é unânime. Muitos deles tiveram de ser hospitalizados devido à inalação de fumaça. Três morreram em serviço.


Condecoração pelos serviços prestados


Como são tolas as ações remediativas! 

As fortes críticas ao governo são totalmente fundamentadas e somente ações "de verdade" vão recuperar, provavelmente, a aceitação do primeiro ministro. Pelo menos entre o meio político. Mais aviões e força tarefa para combater o fogo, água e alimentos para os animais que sobreviveram e muita, muita ajuda, emocional e financeira, para os que perderam tudo!

Creio que vai ser difícil o povo esquecer o descaso recebido, pois quem viveu a aflição, perdeu casa, parentes, quem viu animais agonizando, quem perdeu tudo que tinha, sabendo que o governante estava em férias no Havaí, declarando que os bombeiros voluntários "estão trabalhando porque querem", isto o povo não esquece, não! 


fazer o que?

As pessoas chorando suas perdas emocionais e econômicas e o governante conclamando, na virada do Ano Novo, para assistir na TV o "exemplo de nossos atletas"... Gente, é muito desvario!


Eu não quero apertar sua mão!!

O ato de machismo, de imposição de um aperto de mão forçado a uma jovem, mostra o quão distante está Morisson da realidade que o cerca, da aflição de seu povo, quão distante está do exercício da empatia, que é a sagrada ação de se colocar no lugar do outro, tentando sentir como ele sente! 

Mas não, ele pega à força, com as duas mãos, a mão da jovem que se nega a cumprimentá-lo... Descabido! Insano!




E ao bombeiro que não lhe responde ao cumprimento, ajeita: "Ele deve estar cansado...". Ao que o seu superior responde: Não, ele não está cansado, ele perdeu casa, perdeu tudo!





Conscientização?


Como é decisivo prevenir! Por que acontece tão pouco? Não é por falta de aviso!! É pura teimosia e ignorância!!

Somente depois de levar um belo puxão de orelha de Andrew Constance, membro destaque do partido do primeiro ministro Morisson e secretário estadual dos transportes é que o governante começou a refazer o seu discurso.  "Além dos bombeiros, as únicas duas pessoas que estão oferecendo alguma liderança neste momento são Shane Fitzsimmons e [a governadora de New South Wales] Gladys Berejiklian", disse Constance.

Desde setembro, as críticas eram motivadas pela relutância de Morrison em admitir que a mudança climática está piorando os incêndios florestais, sendo que o próprio Serviço de Meteorologia da Austrália já havia admitido. E quye, desde 2007, o país já vinha recebendo avisos acerca do fenômeno climático e o que era preciso acontecer para mudar!

Agora ele está elogiando seguidamente os brigadistas, inclusive destinando verbas para sua manutenção. Muitos deixaram seu trabalho para auxiliar no combate ao fogo.


Tragédia na Austrália poderia ter sido evitada, conforme alerta dos cientistas.





Você será julgado!




Morisson foi reeleito com ampla aceitabilidade, o que agora tem se transformado radicalmente. 

"Estamos assistindo à destruição de um líder político, e dessa vez pelas suas próprias mãos" - declarou Barrie Cassidy, comentarista político.

"Nunca vi um primeiro-ministro tão publicamente desprezado durante um desastre nacional" -  Hugh Riminton, também comentarista político. 

Que se empenhe, e muito, em tentar, o máximo possível, reverter esta situação, que, pelo menos, está há mais de década atrasada. Vai ser MUITO difícil!


Fontes:

https://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2020/01/tragedia-na-australia-poderia-ter-sido.html

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/01/03/interna_internacional,1112030/cerca-de-meio-bilhao-de-animais-foram-mortos-nos-incendios-florestais.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

https://www.olhaquevideo.com.br/video/24376/um-filhote-de-urso-nao-para-de-abracar-um-homem-que-o-salvou-de-um-incendio-no-bosque?fbclid=IwAR3AkbNj_Ksmkuup26eRB8yZ8hn4HsNf7fcNWc2R4ggfEwFIHR1ZUzShW8o

https://oglobo.globo.com/sociedade/universidade-de-sydney-estima-que-um-terco-dos-coalas-morreu-na-australia-em-incendios-24169918

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2020/01/07/australia-prende-180-pessoas-acusadas-de-incendio-doloso.htm

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2020/01/12/primeiro-ministro-australiano-admite-erros-na-gestao-de-incendios.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=internacional

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/03/por-que-vitimas-de-incendios-estao-iradas-com-premie-da-australia-nao-quero-apertar-sua-mao.ghtml

https://noticias.r7.com/internacional/policia-da-australia-acusa-24-pessoas-de-comecar-incendios-08012020

https://www.anda.jor.br/2020/01/carnificina-de-10-mil-camelos-na-australia-segue-ate-domingo/

https://www.dw.com/pt-br/austr%C3%A1lia-vai-matar-10-mil-camelos-selvagens/a-51935324?fbclid=IwAR3QwtsYwiQSUm2Y8jmt5LiRd78S86WEIxz99YSeI4U4e7FSjRZLbtfIkE0


https://ndmais.com.br/noticias/incendios-na-australia-numero-de-mortos-sobe-para-27/


Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/01/australia-vida-de-meu-pai-ou-uma-medalha.html


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário