terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Brasil - Sede das Comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012

Brasil - destaque em políticas anti desmatamento e biocombustíveis, foi escolhido pelo PNUMA para sediar as comemorações de 5 de Junho de 2012

Brasil - Sede das Comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012


Por Marise Jalowitzki
27.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/brasil-sede-das-comemoracoes-do-dia.html


Dia 05 de Junho comemora-se mais um Dia Mundial do Meio Ambiente. 


Neste ano, o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - escolheu o Brasil como sede das comemorações mundiais do evento, já que nosso país é tido como referência em ações contra desmatamento e no fabrico e uso de combustíveis renováveis.


A Sociedade precisa estar presente!


Desejo, sinceramente, que este encontro traga ações EFETIVAS, não apenas cobrando da sociedade maior consciência ambiental, mas, principalmente, incentivando, recomendando e fiscalizando a potencialização de ações dos governos para a preservação do planeta e do ecossistema como um todo.


Falando só do Brasil:


COMO coadunar preservação ambiental com expulsão de índios de seu território?


COMO expandir projetos verdes e continuar construindo as novas 22 plataformas de petróleo? 


COMO discutir acordos sustentáveis e, ao mesmo tempo, ampliar a exploração de energia nuclear do jeito como vem acontecendo? Os 4 estados candidatos a "receber" as usinas nucleares estão ansiosos, enquanto Angra III continua sendo construída!


COMO implementar ações anti desmatamento e, ao mesmo tempo, construir sempre novas barragens e hidrelétricas? E não é só o mega desmatamento para a construção das usinas. E o desmatamento para levar a energia através dos fios de alta tensão até os demais estados? São 2.500 Km de desmatamento só de Porto Velho até São Paulo, só para falar de um único ponto!


E tantas outras providências desastrosas que estão sendo tomadas, dentro do atual [e falido] modelo econômico e financeiro! 


Considero ÓTIMO e NECESSÁRIO que se discutam e incrementem ações verdes, MAS COMO dizer ao planeta, já com 50 anos de atraso em providências realísticas: Espere mais um pouquinho, espere até 2020? espere até 2050? espere até 2100?



Brasil sedia as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012, que visa envolver toda a sociedade em práticas sustentáveis

O Tema deste ano é: ECONOMIA VERDE: ELA TE INCLUI?


A ideia é fazer com que todos reflitam na forma como estão vivendo, comprando, consumindo e descartando e coloquem em prática ações simples que contribuam para um mundo mais verde e sustentável.


E adendo: Que os cidadãos conscientes façam cada vez mais ouvir a sua voz a fim de que repercuta a vontade do povo!


Segundo o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, ao celebrar o WED  (sigla em inglês) no Brasil em 2012, "estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”.
Também em 2012 acontece a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável. Segundo Achim Steiner, "três semanas após o WED, o Brasil vai sediar o Rio+20, onde líderes mundiais vão se reunir para projetar o futuro da sustentabilidade como uma locomotiva a caminho de mudanças para as economias crescerem, empregos serem criados, sem empurrar o mundo para fora de fronteiras planetárias”.

Para comemorar em grande estilo o Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA almeja promover várias atividades, como maratona, dia sem carro, concurso de blogs verdes, exposições e passeatas em todo o país.

Envolver a sociedade é garantir efetividade nas mudanças necessárias. Também nas reivindicações para dirimir o que está errado.


Respeito aos indígenas!
Respeito aos ribeirinhos!
Respeito à Floresta!
Respeito à Vida!

(Fonte das informações sobre o 05.Junho: PNUMA)



Querendo, leia mais: http://t.co/UM3uePs



Desmatamento na Amazônia cresce 994% em 1 ano! Degradação teve um aumento de 4.818%!
Mato Grosso foi o estado que mais degradou em 2010
Rondônia foi quem mais desmatou em 2010


Desmatamento na Amazônia cresce 994% em 1 ano, diz ONG
- Degradação em 4.818%!





E também: http://ning.it/xIJAe9


Só consciência ambiental não vale! - diz Connie Hedegaard - o impacto precisa ser no bolso

 Poluição ambiental -  só a consciência não é capaz de salvar o clima , quem polui, tem de pagar! - defende a comissária do Clima Connie Hedegaard 


A dinamarquesa Connie Hedegaard, comissária europeia do Clima, elogia as iniciativas ambientais brasileiras e revela o que a Europa espera da Rio+20
28.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/so-consciencia-ambiental-nao-vale-diz.html 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário