quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

ZOO do Rio - animais presos em jaulas pequenas, junto a barulho ensurdecedor de retroescavadeiras - Prefeitura nega estresse dos pobres bichos

Condições ainda mais adversas que o próprio viver em cativeiro.
Imagens: Divulgação UOL, capturadas durante inspeção de parlamentar para instauração de CPI


Marise Jalowitzki

No Zoo do Rio, animais em jaulas pequenas convivem com o barulho das retroescavadeiras, dos caminhões e dos funcionários trabalhando na obra que irá transformar este Zoo em BioParque. 

A Prefeitura do Rio, através da Fundação RioZoo, fechou contrato com o Grupo Cataratas, em 2016, para reformas e transformação para o BioParque.

Com previsão de conclusão das obras para julho deste ano, as obras, agora, estão a todo vapor, entretanto, com MUITOS ANIMAIS LÁ DENTRO!

Olha quanta irregularidade! O contrato, fechado em 2016, tinha a inauguração prevista para outubro de 2018. Só obteve a licença de entidades como o IBAMA e Bombeiros, em dezembro de 2018! E somente um ano após (30 de novembro de 2019) é que o ZOO foi fechado completamente para as obras! 

Alguns animais foram transferidos. 
Outros permanecem neste lugar insalubre para os pobres bichos.
Outros tantos estão sendo furtados, como a ararinha azul, ave em extinção, que vale em torno de R$ 80mil no mercado negro. São mais de 18 espécies roubadas!

Em maio de 2018, num intervalo de apenas dez dias, ocorreram 12 furtos.

Agora, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro irá instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Zoológico,  por iniciativa do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL-RJ) e, a partir da primeira semana de março irá apurar possíveis irregularidades no local.
Descaso, irresponsabilidade, maus tratos. São mais de 700 páginas que os vereadores irão analisar com documentos sobre os roubos , transferências irregulares e mortes.
Tomara que não demorem mais um ano nesta análise!!
Enquanto isto, apesar das denúncias, cada dia continua tendo 24 horas e os animais, que já sofrem uma vida duríssima por estar em cativeiro, ainda são obrigados a conviver com o barulho, a movimentação excessiva, a negligência, os maus tratos! (Há um casal de hipopótamos que vive separado por um muro há 15 anos!!!)
Zoos são uma perpetuação da escravidão animal. O ser humano tem hoje condições de conhecer e apreciar as outras espécies por meios digitais.

Sigam o exemplo de São Paulo: https://www.anda.jor.br/2020/02/camara-aprova-projeto-de-lei-que-proibe-zoologicos-e-aquarios-em-sp/

I Infelizmente, ainda não foi desta vez que conseguimos publicar uma notícia de fechamento nacional de Zoos e Aquários. Permanecemos na torcida para que esta prática se extinga o mais rápido possível.
DIGA NÃO AOS ZOOS!!
Fotos: UOL/Divulgação
Mais sobre o tema:
Por que é preciso arriscar a si ou aos outros para comemorar? Por que a espécie humana precisa TANTO de artificialismos para se divertir??
Kivu o leão africano que nasceu em cativeiro. Ele vive no Zoológico Simon Bolivar, em San José, na Costa Rica

Apesar de protestos, zoológico dinamarquês disseca leão em público

Crianças e adultos assistem à dissecação de um leão macho morto no zoológico de Odense, na Dinamarca - Olha a carinha das crianças! Irresponsabilidade dos adultos!!!!!





Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário