Adobe - Superadobe - Casas Sustentáveis - Projeto Konbit Shelter |
Grupo de artistas - entre eles arquitetos e engenheiros - se reúnem e constroem casas sustentáveis no Haiti
Por Marise Jalowitzki
20.janeiro.2013
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/adobe-superadobe-casas-sustentaveis.html
Pois os irmãos do Haiti recebem gotas preciosas! Neste projeto Konbit Shelter está mais uma ação eficaz que visa não apenas "trabalhar" a tragedia mas, principalmente, dar condições dignas de tocar a vida em frente!
A ideia original é de 1984, do arquiteto iraniano Nader Khalili.
O Konbit Shelter já construiu um centro comunitário e uma casa, que já foram entregues em Bigones, uma das localidades mais afetadas pelo terremoto em 2010 e pelo furacão Sandy.. Agora (janeiro.2013), foi iniciada a construção de um nova moradia sustentável, que se destina a mais uma família haitiana: Avelia Louis e seus três filhos, na vila de Cormier.
Swoon - street artist - é da Flórida e começou a ser conhecida internacionalmente aos 19 anos. Hoje tem 30. Suas obras são lindas. Sua alma, também. |
Superadobe - janelas e toldos são esculpidos à mão |
A ideia, segundo o Konbit Shelter, é publicar um livro ilustrado compartilhando com o mundo todas as técnicas descobertas nestes últimos dois anos em que trabalham no projeto.
Superadobe - a comunidade auxilia na construção - no Haiti a expressão "Konbit" é o mesmo que o nosso "mutirão" onde todos da comunidade auxiliam em um projeto |
As moradias são construídas com a utilização de sacos de polipropileno recheados de 90% de terra e 10% de cimento - técnica adotada, conhecida como superadobe. |
Superadobe - Projeto Konbit Shelder no Haiti - A artista Swoon e vários outros dão condições dignas de moradia ao povo assolado pela tragedia |
Superadobe - técnica cada vez mais difundida pela praticidade na construção, também conferem resistência ao fogo e desastres naturais. Além da beleza arquitetônica |
As moradias, artesanais, sem uso de grandes tecnologias, vai tomando forma. |
Superadobe - a intenção do grupo é de disseminar esta técnica cada vez mais, pois o direito digno de morar é de todos! |
Acompanhe as atividades da artista Swoon neste blog: http://blog.konbitshelter.org/
Assista ao video:
O QUE É O KONBIT SHELTER
Abrigo Konbit é um projeto de construção sustentável com o objetivo de compartilhar conhecimentos e recursos através da criação de casas e espaços comunitários na pós terremoto no Haiti. Somos um grupo de artistas, construtores, arquitetos e engenheiros, que, após o terremoto de janeiro de 2010, nos perguntamos como poderíamos usar nossas habilidades e recursos para ajudar diretamente uma outra comunidade em um momento de crise.
Nosso objetivo é vincular nossa paixão criativa como artistas e nossa formação como arquitectos e engenheiros com amplo conhecimento e as habilidades dos artesãos locais, construtores, e agricultores. Estamos trabalhando para construir estruturas permanentes, design criativo, que utilizam as vantagens do saco de terra e arquitetura cúpula como adaptadas ao clima e as condições da zona rural do Haiti.
Nosso foco é principalmente na técnica super-adobe de terra arquitetura saco, que é um projeto extraordinário por sua capacidade de aguentar terremotos, furacões, inundações e estruturas resistentes ao fogo, utilizando recursos baratos e disponíveis localmente. Originalmente concebido por Nader Khalili, que continuou por Cal-Terra, a abordagem trata especificamente da necessidade mundial para moradia adequada. Este sistema de construção oferece um modelo facilmente replicável, que pode ser construído sem a utilização de máquinas de construção especializada e pode receber a participação de homens e mulheres de qualquer comunidade. Utilizando terra de 90%, e apenas 10% de cimento, estas estruturas são mais fortes do que o bloco de concreto usual e construção da laje de concreto. A técnica também usa pouca ou nenhuma madeira, o que significa muitíssimo no empobrecido Haiti.
No verão de 2010, Konbit Abrigo, em parceria com a Associação de Grower Mango de Leogane, na aldeia de Bigones, Barreira Jeudi , criamos um centro de comunidade multi quarto. Foi entregue em dezembro, junto com a construção de uma casa de uma família. Com a terceirização de todos os materiais dentro do Haiti, levantamos dinheiro para contratar uma equipe de construtores da comunidade, capazes de trazer o tipo de assistência que promove a economia local, gera empregos e cria conjuntos de habilidades valiosas.
Estamos no processo de desenvolvimento de uma iniciativa de construção de longo prazo, o que, para cada casa vai reunir um artista, um arquiteto e uma família para imaginar e construir a casa. Esperamos continuar a construir uma relação com o povo de Bigones e formar uma maior ligação entre a comunidade criativa (da qual somos uma parte) e esta comunidade rural com necessidade de habitação. Através de parcerias criativas, estamos buscando participar na reconstrução do Haiti de uma maneira que reconheça a importância do conforto e da beleza na vida diária das pessoas.
A definição de Konbit em crioulo é uma forma tradicional de trabalho comum de cooperação no Haiti, onde o povo em condições físicas de uma localidade ajudar uns aos outros a preparar os seus campos. É um momento de solidariedade e de cooperação em face da adversidade. Abrigo Konbit está referenciando a palavra com uma interpretação global, as pessoas se unindo para trabalhar em cooperação para além das fronteiras nacionais.
Contate-nos: konbit.shelter @ gmail.com
A Equipe Konbit
Imprensa
Agradecimentos especiais a Creative Time e The Rockefeller Foundation para apoiar Shelter Konbit através do Programa Global de residência artística.
Barriere Jeudi, Haiti
Reunindo para marcar o aniversário de um ano do terremoto no centro comunitário concluído.
( Para alavancar o projeto, o grupo se inscreveu no Kickstarter para arrecadar dinheiro com crowdfunding - uma oportunidade com tempo determinado para receber doações. Acompanhe o blog de Swoon para saber quando será o próximo - http://blog.konbitshelter.org/ )
Outra fonte: http://www.thecitrusreport.com/2010/headlines/the-konbit-shelter-project/
Querendo, leia também neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/adobe-como-fazer-tijolo-ecologico-de.html
Adobe - Como fazer Tijolo Ecológico de Barro, Água e Esterco
Casa de Adobe em Santa Fé - Tijolos Ecológicos - Foto Wikipedia |
Mais sobre o Haiti na página de links: http://t.co/Qrko7xo
HAITI - QUEM SE IMPORTA?
Vamos fazer a nossa parte?
Haiti precisa se reerguer - Quem se importa? |
Vamos fazer a nossa parte?
Em 11.fevereiro.2013, Alessandra Ribeiroregistrou neste blog um link que aborda o tema.
Sustentabilidade e soluções seguras para edifícios inteligentes e verdes -
http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/edificio-verde.html
http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/edificio-verde.html
MAIS REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
http://ieham.org/html/docs/Superadobe.pdf
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ARQUITETURA E URBANISMO
MATERIAIS E TÉCNICAS II
PROFº.: PAULO CESAR
• SOARES, André. Soluções sustentáveis. IPEC (livro)
• LENGEN, Johan Van. Manual Prático do Arquiteto Descalço. Ed.:
UFRGS,
Porto Alegre
• RICIARDI, Juliano e DOMINOT, Teresa. Cartilha Permacultura II:
manual de design ecológico. (cartilha)
• www.ecocentro.org
• www.arq.ufsc.br
• http://viversustentavel.wordpress.com/
• Construções ecológicas, IPEMA (produção literária)
http://www.unigaia-brasil.org/pdfs/superAbode/superadobe.pdf
BOLETIM TÉCNICO Nº 10
MINISTÉRIO
DO MEIO AMBIENTE
http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao15012009110921.pdf
- Gouvêa, Luiz Alberto: Biocidade: Conceitos e critérios para um
desenho
ambiental urbano, em localidades de clima tropical de planalto. Editora
Nobel
- Khalili, Nader: Ceramic Houses and Earth Architecture - How to build
your own.
Editora Cal Earth.
- Lengen, Johan Van: Manual do Arquiteto Descalço. Editora Casa do Sonho
- Ludwing, Art: Create an Oasis with Graywater. Editora Oasis Design
- Minke, Gernot: Manual de Construcción com Tierra - La tierra como
material de
construcción y sus aplicaciones en la arquitectura atual. Editora
Nordan
Comunidad
- Rikki Nitzkin: Un recorrido por casas de balas de paja en la
península. Disponível
no site: http://www.casasdepaja.org/
- Weimer, Günter: Arquitetura Popular Brasileira. Editora Livraria
Martins Fontes.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAlessandra, incluí o link que enviaste ao final do artigo.
ResponderExcluirA resistência destas casas é impressionante, assim como a solidariedade dessas pessoas.
ResponderExcluirVerdade, Celio! Exemplo a ser seguido!!!
Excluir