sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A mulher que dava luz a coelhos

Experiente no assunto há 30 anos na área de geriatria, John Howard, identificou três tipos de animais diferentes entre as partes entregues pela família, entre eles um gato e uma enguia.

A mulher que dava luz a coelhos

Por Marise Jalowitzki
31.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/a-mulher-que-dava-luz-coelhos.html



Certas histórias, mais do que causar indignação ou vergonha, dão pena. E mostram o quão longe ainda estamos, enquanto espécie humana, de acessar os verdadeiros valores pelos quais estamos aqui neste planeta. A má distribuição de renda faz com que os desprovidos queiram ter as mesmas regalias que os ricos. Nada mais justo. E, para alguns, isto parece possível através da fama que, presumem eles, lhes trará a fortuna almejada.

É o caso desse relato bizarro e, ao mesmo tempo, bastante triste em seu primarismo. A moça queria ter uma vida melhor e fama. Alguns médicos também encontraram ali uma forma de ficar famosos.

Mas, além do simples relato, quero ir mais além nesta reflexão:

Quando todos se assombram com a divulgação de que, dos 7 bilhões de habitantes terrestres, 1% deles (sim, exatos UM POR CENTO de TODA a população do planeta!) detêm, sozinhos, 50% (CINQUENTA POR CENTO) de toda a riqueza existente, dá para avaliar UM POUCO das desigualdades que assolam determinadas populações, regiões inteiras e mesmo países. Somente quando os mais ricos começarem a pensar no coletivo (o que fica cada vez mais raro!) e os medianos começarem a consumir menos - comprando só o que necessitam, evitando desperdícios e gastos inúteis -  é que poderá acontecer uma mudança de valores, padrões e ética.

ATÉ LÁ, vamos continuar conhecendo histórias bizarras, desesperadas, estúpidas de pessoas que tentaram sair de seu modus vivendi em prol de uma vida melhor. Ou A PERPETUAÇÃO DA MESMICE, como tem acontecido com bilhões, que apenas se curvam ao instituído, trabalhando até a morte por pequenos retornos. Ou, como esperamos, que os POUCOS FAZEDORES DE MUDANÇAS, PESSOAS DO BEM, continuem perseverando em suas ações de conscientização planetária!


http://www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/3472-a-historia-de-mary-toft-a-mulher-que-dava-a-luz-a-coelhos

A história de Mary Toft: A mulher que dava à luz a coelhos





QUI, 30 DE JANEIRO DE 2014 13:56




DE PRISCILA NAYADE

Em 1726, em uma época em que circo de horrores era algo extremamente apreciado pelo povo, um caso estranho apareceu em Londres.
A jovem Mary Toft, de 25 anos, entrou em trabalho de parto. A moça, que trabalhava nos campos ingleses, pediu a uma vizinha, Mary Gill, ajuda para realizar tal processo. A jovem gritava de dor durante o parto, mas depois de muito sofrimento é que apareceu o real problema: o que saiu de Mary Toft não era algo humano.
Desesperada e horrorizada, Mary Gill entrou em contato com a cunhada de Toft, relatando que o resultado do parto havia sido algo extremamente incomum, mais parecido com pedaços de animais mortos em estado de decomposição inicial. Rapidamente, a família da jovem foi atrás de um médico que pudesse esclarecer o caso.
Experiente no assunto há 30 anos na área de geriatria, John Howard, identificou três tipos de animais diferentes entre as partes entregues pela família, entre eles um gato e uma enguia. Apesar da situação inusitada, o médico não desistiu da moça e acompanhou seu estado durante alguns dias. Foi logo após esses dias que Mary apareceu com outra surpresa parindo um coelho e a partir daí começou a acreditar no testemunho da vizinha.
A notícia se espalhou rapidamente pela pequena cidade e Toft acabou ficando famosa pela aberração. Cartas e mais cartas foram enviadas a vários conselhos médicos e a vários profissionais renomados da época, buscando respostas e explicações para o fato ocorrido. Um dos médicos a receber a carta foi Nathaniel St. André, cirurgião do rei George I. Apesar de ser renomado e reconhecido por sua posição ao lado do rei, Nathaniel era conhecido por não seguir muito explicações lógicas e científicas, então, logo foi seduzido pela estranheza nos partos de Mary Toft.


Mary Toft - 1726

Rapidamente, o cirurgião visitou Mary com interesse árduo em investigar o caso. Analisou sua barriga e deduziu que os coelhos estavam se formando na sua trompa de falópio (atualmente, denominada tuba uterina) direita. Seu diagnóstico ficou confirmado quando ele viu com seus próprios olhos a mulher dar à luz ao 15º coelho.
O caso de Mary Toft e seus coelhos virou manchete de jornal, afetando a crença das pessoas e inclusive o comércio da época. As pessoas não conseguiam mais comprar o animal pelo asco que tinham quando ouviam a história. Com a celebridade de Toft, vários comerciantes tiveram grandes prejuízos nas vendas. A essa altura, a população e os médicos começaram a acreditar que se tratava de um caso de “impressão maternal”, uma teoria pseudocientífica bastante popular que circulava na época. Esta teoria afirmava que as emoções e a imaginação da mãe poderiam afetar no desenvolvimento do filho ainda em período de gestante. Por exemplo, se uma mulher tivesse medo de coelhos ou sentisse algo muito forte por eles, isso poderia interferir na formação do feto, fazendo que a mãe realmente parisse coelhos. Essa teoria ainda manteve seu sucesso até meados do século XX.
Não acreditando muito na história, o rei mandou mais um de seus profissionais para checar novamente. Cyriacus Ahlers era um médico bem mais cético, não acreditava na teoria da “impressão maternal” e não foi seduzido tão facilmente pelo boato dos partos de Mary Toft que corriam à solta pela população.
O médico assistiu alguns partos de coelhos da jovem, mas se manteve agarrado às explicações científicas possíveis. Curioso com o caso, o médico tomou algumas providências necessárias para validar ou invalidar a história. Alguns meses depois, a jovem foi levada à força para a capital para ser analisada e teve de ficar trancada vários dias sendo observada intensamente pelos médicos e enfermeiros. Passou por várias dificuldades, como febre e perda da consciência. Entretanto, misteriosamente, Toft não dava mais à luz aos coelhos. Continuando suas pesquisas, Ahlers resolveu dissecar os coelhos que saiam do ventre de Toft e percebeu que eles possuíam feridas oriundas de instrumentos afiados e havia vestígios de feno e milho em suas penugens.
Cerca de um mês depois da internação, Mary foi desmascarada. Um dos porteiros foi flagrado transportando um filhote de coelho para dentro da sala onde Mary estava isolada e ainda afirmou ter sido subornado pela moça para realizar tal serviço. Outras fontes também confirmaram que a família havia feito uma compra razoável de coelhos nos últimos meses. Além de tudo isso, quando o procedimento cirúrgico experimental foi aprovado e os médicos preparavam-se para operá-la, Mary confessou a farsa. Com isso, levou vários médicos à falta de credibilidade, inclusive Nathaniel, que havia dado diagnóstico falso e publicado seu caso em livros.
A verdade é que Mary Toft havia engravidado pouco antes do escândalo, mas o bebê faleceu. Aproveitando o dilatamento oriundo da gravidez ainda presente em seu corpo, a jovem introduziu as partes de diversos animais e forjou o parto. Quando viu que o caso fez sucesso, investiu em manter coelhos consigo e, quando os médicos não estavam olhando, ela colocava os pedaços dentro de si e fingia um parto. Obviamente, esse processo gerou altas rejeições corporais e isso explicaria as altas febres que Mary tinha, inclusive quando foi internada.
A “impostora de coelhos”, como ficou conhecida, realizou essa loucura pela necessidade de sair da miséria que a assolava. Era época de esquisitices e circo de horrores terem fama dentro da população. Toft acreditou que, com seu truque de parir coelhos, ela poderia ganhar algum dinheiro pela fama de aberração humana. Como seu plano não funcionou plenamente, a jovem teve de cumprir uma pena de cinco meses sob a acusação de fraude. Após sair da cadeia, ainda continuou vivendo na pobreza até a sua morte, que aconteceu em 1763.


Tudo na vida tem vários jeitos de ver! Na imagem, você pode encontrar a mulher idosa ou a jovem elegante! Na vida, podemos apenas rir ou desdenhar, ou fazer algo de concreto em prol do comunitário.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Índia é o segundo país que acaba com testes em animais para produtos domésticos - cosméticos e higiene e limpeza




As campanhas incluíram apelos de políticos de alto nível, bem como longas discussões com o conselheiro de política científica da PETA na Índia, Dr. Chaitanya Koduri , que é o único representante de um grupo de proteção animal a ter uma sede oficial no comitê. (Índia é o segundo país que acaba com testes em animais para produtos domésticos)


Índia é o segundo país que acaba com testes em animais para produtos domésticos - cosméticos e higiene e limpeza

Por Marise Jalowitzki
30.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/india-e-o-segundo-pais-que-acaba-com.html


É preciso comemorar cada passo. Um país com TANTAS desigualdades e maldades, como na Índia, estabelece hoje um marco importante: Não há mais cobaias a serem utilizadas em testes cruéis para produtos domésticos cruéis na Índia. Após campanhas de PETA na Índia e suas afiliadas internacionais (PETA do Reino Unido e dos Estados Unidos) a Índia terminou os testes em animais para produtos domésticos e seus ingredientes!

As campanhas incluíram apelos de políticos de alto nível, bem como longas discussões com o conselheiro de política científica da PETA na Índia, Dr. Chaitanya Koduri , que é o único representante de um grupo de proteção animal a ter uma sede oficial no comitê. Índia, a partir de agora, utiliza um método de testagem não animal.

Claro que agora se inicia um novo movimento, tão importante quanto a assinatura do acordo; A FISCALIZAÇÃO!!!! Não aos testes em animais!!!

Esta decisão faz da Índia o segundo país, depois de Israel, que acaba com os testes em animais para produtos domésticos e vem na esteira de uma proibição recentemente aprovada em testes de cosméticos em animais na Índia e proibições similares na UE e Israel.

Claro que agora se inicia um novo movimento, tão importante quanto a assinatura do acordo; A FISCALIZAÇÃO!!!! A humanidade tem muitos motivos para se envergonhar e há MUITO trabalho a fazer, por vezes bate a vontade de jogar a toalha, mas é preciso continuar!!!

Vitória! Índia é o segundo país a proibir testes em animais para produtos domésticos. Higiene e limpeza!


Esta vitória é mais um marco importante na luta para acabar com a experimentação animal em todo o mundo, e PETA-Reino Unido está trabalhando duro para exortar outros países a seguir o exemplo da Índia e Israel e acabar com todos os testes cruéis em animais para cosméticos, cuidados pessoais e produtos para o lar. Mais de 1.300 empresas em todo o mundo já proibiram testes cruéis em animais a favor de testes não-animais confiáveis ​​e modernos, mas alguns países ainda exigem substâncias que devem ser pingadas nos olhos dos animais, espalhadas sobre a pele ferida ou forçada goela abaixo .

Ainda há muito trabalho pela frente. Você pode apoiar o nosso trabalho para acabar com os testes em animais e ajudar a todos os animais!

Divulgue! Doe! Participe!

Obrigado por seu apoio contínuo e compaixão para com os animais em laboratórios !

Atenciosamente,
PETA Reino Unido

People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) Foundation—a charitable company limited by guarantee, with its registered office at Lacon House, Theobald's Road, London WC1X 8RW. Registered in England and Wales as charity number 1056453, company number 3135903




O Brasil, recentemente comemorou que o governador de São Paulo, após muita discussão e reuniões com todos os setores envolvidos, fizesse valer uma lei federal que já existe desde 2009, mas que cada estado tem de aprovar e implementar! Coisas de nosso regime! São Paulo tornou-se o primeiro estado, EM TODA A AMÉRICA LATINA, a fazer cumprir a lei que não testa mais em animais para a produção de cosméticos. Limpeza e higiene ainda não estão nesta lista, nem está aprovada a menção de "Não Testado em Animais".

A CAMINHADA MAL COMEÇOU!!!! MAS JÁ TEM IMPORTANTES E IRREVERSÍVEIS PASSOS!!!!
PERSEVERANÇA, GUERREIROS!!!!


Leia mais sobre o tema no blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html
Pelo fim da violência aos animais!



Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!


DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!



Mãos sem impressões digitais - Adermatoglyphia


Pontas de dedos contem as nossas impressões únicas, que servem como identificação.


Mãos sem impressões digitais - Adermatoglyphia

Por Marise Jalowitzki
30.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/maos-sem-impressoes-digitais.html

Conhecendo nosso corpo.
Adermatoglyphia ou Adermatoglifia - também conhecida como Síndrome de Nagali - é o nome dado à desordem genética que faz com que algumas pessoas não apresentem, desde o nascimento, as impressões digitais nas mãos e nos pés.

Lá nos idos de 1970, eu tive uma colega no Curso Científico (hoje equivalente ao 2º grau) que era portadora desta síndrome. Não lhe causava nenhum problema, exceto quando tinha de virar páginas do caderno (ou livros), pois as pontas de seus dedos eram por demais lisas. E, também, quando teve de fazer sua carteira de identidade. Foi bem compicado. Mas, os peritos optaram por analisar sua arcada dentária e ficou registrado ali a sua individualidade. Atualmente, existem outras formas de identificação, como a biometria - observando o formato do rosto e da íris, que também são únicos em cada pessoa. Ou o DNA. Minha colega era totalmente saudável e apenas relatava que suava muito pouco (o que mais tarde veio a ser divulgado como uma característica, também - um número reduzido de glândulas sudoríparas).

"As impressões digitais, também chamadas de cristas, são saliências encontradas na epiderme das mãos e dos pés, que possuem formas e tamanhos distintos e são intercaladas por sulcos. O início da formação dessa estrutura é entre a 4ª semana e o 5° mês de gestação." 

Descoberta em 2006, a causa desta desordem é devido à anomalia da proteína "cretin 14". Também com a idade as pessoas podem  ir perdendo as impressões digitais, em decorrência de acidentes, do contato continuado com produtos químicos ou devido a doenças dermatológicas.

Machucaduras por arsênio, um dos males que mais acometem populações pobres que lidam com resíduos tóxicos, também destroem as impressões digitais.


"Existem outras doenças genéticas (incluindo NFJS e dermatopatia pigmentosa reticular) que levam à falta de impressões digitais, mas elas causam impactos muito mais graves sobre a saúde, tais como cabelos finos, unhas quebradiças e dentes frágeis" - declara Peter Itin, especialista suíço que estudou o caso após ser procurado por uma mulher que queria ir para os EUA e não conseguia emitir seu passaporte por não produzir impressões digitais nos documentos. Ele procurou um colega dermatologista israelense, Eli Sprecher, e juntos passaram a investigar as causas, que poderiam ser congênitas.
Quando eles sequenciaram o DNA de 16 membros da família da mulher (nove com adermatoglifia e sete sem), descobriram que aqueles do primeiro grupo tinham uma mutação numa região de DNA que codifica uma proteína chamada SMARCAD1, enquanto que o segundo grupo tinha uma forma normal do gene. Eles descobriram que a versão mais curta, a mutação do gene, interfere na forma alinhada e unida do RNA, e este é um passo fundamental no processo de utilização de um gene para produzir uma proteína. Portanto, esse fator impede que a proteína necessária se forme corretamente.
Ainda não está claro sobre como exatamente esta proteína está envolvida no desenvolvimento de impressão digital, sendo que é um processo que acontece no útero, na fase de gestação. Esse desconhecimento é gerado porque, apesar de ser algo que é visto todos os dias, os cientistas em geral têm realizado pouca pesquisa sobre como as impressões digitais se formam normalmente."

Há muitos filmes e relatos de pessoas fora-da-lei que procuram invalidar suas impressões digitais a fim de não serem identificados e é tudo que os meios de comunicação divulgavam. A descoberta da síndrome tem menos de 10 anos e é agora já encarada sem desconfiança pelos funcionários das instituições de identificação, incluindo aeroportos .

Adermatoglyphia - Ainda não está claro sobre como exatamente esta proteína está envolvida no desenvolvimento de impressão digital, sendo que é um processo que acontece no útero, na fase de gestação

Fontes:
http://www.smithsonianmag.com/science-nature/adermatoglyphia-genetic-disorder-people-born-without-fingerprints-180949338/?utm_source=smithsoniansciandnat&utm_medium=email&utm_campaign=201401-science
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Nagali
http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_497545.shtml
http://dba.fc.ul.pt/ant-bio/TA_2008%5C06_Genes%5C06_5_O_futuro_dos_dermatoglifos.pdf
http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-nagali/
http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/3462-adermatoglifia-conheca-a-desordem-genetica-de-pessoas-que-nascem-sem-as-impressoes-digitais
última foto: http://www.handresearch.com/news/adermatoglyphia-genetic-no-fingerprints-disease.htm


Veja também: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/suspeita-de-radiacao-estrelas-do-mar.html

Reino Unido cria comissão para investigar morte de centenas de estrelas do mar - Há suspeita de contaminação por radiação


Centenas de estrelas do mar foram encontradas mortas em uma praia do Reino Unido


Por Marise Jalowitzki
02.abril.2011
http://t.co/vr8KmO4



domingo, 26 de janeiro de 2014

Césio 137 em Goiânia, Urânio em Caetité, na Bahia



As 6.500 toneladas de lixo radioativo estão depositadas no  Parque Estadual Telma Ortegal - Abadia de Goiás, GO, Brasil - Entrada principal - Césio 137 -  19,6 gramas do pó radioativo resultaram em 6.500 toneladas de lixo radioativo - Foto site CNEN
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/cesio-137-em-goiania-uranio-em-caetite.html


Césio 137 em Goiânia
Urânio em Caetité, na Bahia
 
Página de links


Goiânia e  o Césio 137 -  25 anos do desastre radioativo de Goiânia
Por Heitor Scalambrini Costa, Odesson Alves Ferreira, Marise Jalowitzki e outros
13.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/goiania-e-o-cesio-137-25-anos-do.html


Após vinte e cinco anos do desastre radioativo, várias pessoas contaminadas pela radioatividade não recebem os medicamentos, que, segundo leis instituídas, deveriam ser distribuídos pelo governo.

Contaminados - 400 homens do consórcio CRISA, 120 da Andrade Gutierrez, além dos trabalhadores braçais avulsos - todos sem equipamentos adequados ou acompanhamento posterior, nem foram computados como vítimas.

 
Mais publicações neste blog:


Acidente em Goiânia - descaso,
omissão, preconceito 
Césio 137 - É Hora de Assistir - O Brilho da Morte - com Video

Por Marise Jalowitzki
11.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/cesio-137-e-hora-de-assistir-o-brilho.html  






Césio 137 - consequências
do acidente radioativo em
Goiânia, em 1987, recebe
descaso dos órgãos responsáveis.
A tragédia envolveu a abertura
de um desativado aparelho de
raios X e uma porção de 19
gramas de césio 137 em pó,
matou ao menos 66 pessoas
e afetou mais de mil.


Radioatividade ainda faz vítimas em Goiânia, desde 1987 - Césio 137

Por Marise Jalowitzki
30.abril.2012
LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/radioatividade-ainda-faz-vitimas-em.html  







Rios e córregos poluídos na China se
assemelham aos que também temos
por aqui. Água está entre uma das
maneiras mais importantes de disseminar
 o câncer - Agrotóxicos, metais pesados, urânio


Vilas de Câncer na China e Caetité, na Bahia

Por Marise Jalowitzki
30.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/vilas-de-cancer-na-china-e-caetite-na.html 
 
 
 
 

Caetité, na Bahia - População pede
 esclarecimentos sobre 90 ton de Urânio

As 90 toneladas de Urânio em Caetité, na Bahia - Como acontece o Ciclo do Urânio no Brasil?

Por Marise Jalowitzki
15.junho.2011
http://t.co/9NjLq0k 









 
Caetité realiza audiência pública
sobre contaminação por lixo radioativo

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A CONTAMINAÇÃO POR LIXO RADIOATIVO EM CAETITÉ 

15.junho.2011
http://t.co/wS7kNA4 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

sábado, 25 de janeiro de 2014

Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população



Fogo no flare. Foi mais de meia hora de queima de gases, logo após a chuva. Esta foto é da Suzana Pires e foi produzida em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre e publicada no Jornal O Sul e Gaúcho.


Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população

Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/novamente-flare-do-polo-petroquimico-de.html

Imagino o susto das pessoas do entorno! Evento durou uma meia hora, entre idas e vindas das chamas! Foi logo após a benfazeja chuva que caiu em Porto Alegre, depois de dias tórridos! Por isso, nossas janelas permaneciam abertas, para refrescar o interior das casas.

O que terá acontecido desta vez? Sim, pois o fogo só ultrapassa as paredes da chaminé quando há problemas, quando os gases conduzidos saem do controle! E esse acidente, durou MUITO mais tempo do que outros! Por detrás das nuvens remanescentes da chuva recém caída, surgiam as claridades de grande monta!

O que encontrei no Jornal O Sul, depois passou para Zero Hora:
"Um clarão na direção da zona sul do Estado chamou a atenção dos habitantes da região metropolitana de Porto Alegre na noite desta sexta-feira. O motivo: a queima de gases na mais alta torre do complexo de cinco empresas localizado no Polo Petroquímico, em Triunfo, que também fica na Região Metropolitana.

A torre tem 120 metros de altura e é chamada de flare, que, em inglês, significa "labareda", "luz".

Conforme o Corpo de Bombeiros de Montenegro, a alta luminosidade, aliada à fumaça, não se tratava de um incêndio, e sim do sistema acionado para queimar o excesso de gases não utilizados nos processos petroquímicos."

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/01/clarao-visto-da-grande-porto-alegre-e-queima-de-gases-no-polo-petroquimico-4399981.html


Não foi incêndio? Como assim? Devem ter querido dizer: o fogo foi monitorado! Sim, pois sempre que o fogo no flare ultrapassa as paredes da chaminé e se torna visível para a população é porque houve um incidente interno, que liberou gases em excesso! (querendo, leia em detalhes, a seguir, sobre a funcionalidade de um flare). Felizmente, a situação pode, mais uma vez, ser contornada. Mas, por favor, não minimizem, pois as labaredas foram gigantescas e, mesmo com o ambiente pós chuva (e a natural umidade do ar) demorou muito para se dissipar!!!

A população do polo deve ter passado por um susto ainda maior, pois ainda se recupera do trauma do incêndio de setembro.2013, onde 5 trabalhadores morreram queimados e dois ficaram com sequelas devido aos graves ferimentos. O incêndio aconteceu na Masisa, uma das empresas do Polo, praticamente não recebeu destaque na mídia e ficou interditada. Reabre em 27.janeiro.2014 (amanhã). Querendo, leia mais detalhes ao final desta página.

Sobre flare, transcrevo de artigo anterior, neste blog:

Depois que escrevi o último artigo, nesta madrugada, quando assistimos a mais uma queima de gases e seus cheiros horríveis, no flare do polo petroquímico de Triunfo, da Braskem, alguns contatos perguntaram sobre o que é, mesmo, o flare.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento


O que é flare

Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo. 

Na ponta do flare  existem maçaricos, geralmente quatro, que ficam permanentemente acesos no interior da chaminé, chama alimentada por gás natural. A razão da chama ficar permanentemente acesa é para proporcionar a queima imediata dos gases residuais, que não se enquadram na qualidade exigida para produção. 

SEGURANÇA PELA QUEIMA DOS GASES QUE ESCAPARAM

É um incidente que evita um acidente de maior monta. Deu pra entender?

A queima dos gases no flare garante dupla segurança para a empresa e a comunidade: 

- para a empresa - segurança dos trabalhadores e edificações, pois impede explosões. A queima garante que estes gases não fiquem parados nas tubulações, o que poderia provocar acidentes. 

- para a comunidade - dentro do sistema atual, os gases tóxicos são convertidos, são transformados, através da queima, tornando-os menos poluentes do que originalmente, antes de jogados na atmosfera. Minimizam-se os efeitos, sim, mas ainda são poluentes. 

INTENSIDADE DE LUZ E DE RUÍDO

Assim como a intensidade da tocha, o barulho do flare também depende da quantidade de gás queimado. Quanto mais gases, maior o barulho. 


PORQUE E QUANDO É FEITA A QUEIMA DOS GASES EM EXCESSO

Algumas vezes, ocorrem problemas no processo de produção, daí a necessidade de enviar mais gases para a tocha, o que causa o aumento do fogo. 

Quando em atividade de consultoria dentro de uma das refinarias da Petrobras, tive ocasião de estar presente em várias situações onde a turma recebia o alerta de que havia ocorrido um acidente. Vinha um trabalhador de fora e dizia, discretamente, ao gestor:

"Deu m...!"

TODOS se mobilizavam, conscientes, preocupados e apressados. O evento de desenvolvimento era interrompido, sendo destacados alguns profissionais, quantidade que variava de acordo com a gravidade do escapamento.

Quando voltavam, estavam sempre aliviados, com a certeza do dever cumprido.

Flare (pronuncia-se flér - Quanto mais gases, maior o barulho e maior a intensidade das chamas


RISCOS E RESPONSABILIDADE

Todas as petroquímicas tem consciência de sua responsabilidade e se dedicam ao máximo para que acidentes não ocorram, mas, na ocorrência, trabalham para que tudo volte ao normal no menor tempo possível. 

O sistema em si é que é uma tecnologia que embute riscos. E riscos sérios. Refino de petróleo é considerada uma tecnologia suja, uma energia suja por isso. Pelos tremendos danos que causa ao meio ambiente em caso de acidentes.

DIGA SIM ÀS TECNOLOGIAS LIMPAS! Que os governantes invistam sempre em novas tecnologias limpas e sustentáveis!
O MEDO DOS HABITANTES DO POLO

Manifestação interrompe acesso ao polo petroquímico de Triunfo Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Sindicatos e trabalhadores exigiram mais segurança na Masisa, onde um incêndio em setembro.2013 matou cinco trabalhadores



Quando o fogo irrompeu pelos céus na madrugada do sábado, algumas pessoas contataram, querendo saber o que, realmente, havia acontecido. E seu medo era justificado. ONTEM, dia 24.janeiro.2014, saiu o anúncio de que a MASISA, após 4 meses fechada, deve reiniciar suas atividades na próxima semana!

A empresa foi interditada após o incêndio que resultou na morte de 5 de seus trabalhadores, em setembro de 2013, além de dois trabalhadores que ficaram com sequelas graves devido aos ferimentos por fogo. O caso teve pouquíssima repercussão (como tudo que permeia a área do Polo Petroquímico de Triunfo-RS). Á época, os trabalhadores interromperam o acesso ao Polo, realizaram uma manifestação na rodovia, interrompendo o acesso ao polo, exigindo mais segurança.

Durante a manifestação, tiveram de destacar vários companheiros para atender a uma explosão na CEEE (Cia Estadual de Energia Elétrica). A explosão foi de um transformador da subestação da CEEE no polo, que provocou uma queda de energia que deixou fora de operação empresas de segunda geração.

Convívio duro.


O incêndio na Masisa, em setembro.2013, matou 5 trabalhadores e deixou feridos mais dois. Ela estava interditada desde lá. Retoma no final deste mês de janeiro.2014

A MASISA é uma empresa que fabrica painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores. A explosão aconteceu no setor de peneiras e dois outros trabalhadores que sofreram queimaduras em 50%.

Segundo Antônio Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Montenegro, Antonio Alves, após a vistoria, a impressão era boa, pois a Masisa investiu pesado em questões de segurança, especialmente contra incêndios. Ele ressaltou, também, que a empresa prestou apoio psicológico para os funcionários, afim de resgatar a autoestima da equipe, abalada com a perda de colegas.

Parece que a historia da humanidade é assim mesmo: sempre, a partir de acidentes terríveis, com mortes significativas, algo de melhor acontece!!! Que lamentável prática!!!





Pesquisa:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/manifestacao-interrompe-acesso-ao-polo-petroquimico-de-triunfo-3913227.html
http://www.painelflorestal.com.br/masisa-retoma-producao-aos-poucos-apos-incendio-na-unidade-de-montenegro


E mais sobre o tema, neste blog:

Petróleo - mais uma vez
chaminé do polo petroquímico
queima na madrugada no RS
Fogo no Flare, novamente a chaminé arde em chamas! Polo Petroquímico de Triunfo

26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html






De Porto Alegre foi possível ver o clarão gerado
pela chaminé do polo petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha
eleva chama no polo petroquímico de
Triunfo

Por Marise Jalowitzki
14.outubro.2011
http://ning.it/nmhm5P




Querendo, leia mais sobre:

VENENOS NA NOITE - A Pérfida Tática de emissão tóxica noturna - É direito do Cidadão respirar ar de boa qualidade CONAMA - Resolução 003 e 005 -
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/10/venenos-na-noite.html
Venenos na Noite



Manter viva a lembrança da tragédia - um ano do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria

 

Impedir que novas tragédias aconteçam

Pela aplicação justa da responsabilidade. Pela indenização justa às famílias. Pela criação de Leis claras e precisas, sua aplicabilidade e fiscalização constante. Diga Não à Imprudência e ao Descaso! Diga Não à Impunidade! Diga Não aos Fogos de Artifício!

Um ano da Boate Kiss - Setores criticam familiares por "ainda vivenciar o luto e não tocar a vida"!!!

Manter viva a lembrança da tragédia - um ano do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria

Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/manter-viva-lembranca-da-tragedia-um.html


Infelizmente, o que o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Alves Ferreira declarou nesta manhã, sobre as críticas que o movimento tem recebido, é a dura verdade. Eu mesma já ouvi de várias pessoas: "Porque eles não tocam a vida pra frente? Ficar só lembrando e lamentando, não vai trazer ninguém de volta e nem deixa os mortos descansar!"
 
Faz tempo que constato que a tolerância ao luto do outro é bastante limitada. Não tiro a razão, pois a vida para quase todos é desafio e superação. Mas, no caso dos familiares e sobreviventes do incêndio em Santa Maria, onde centenas de jovens morreram intoxicados, é preciso continuar fazendo muito barulho, sim e unir forças. Eles estão com familiares e sobreviventes argentinos e norte americanos, que passaram por tragédias semelhantes, nos três piores incêndios com mortes já registrados em recintos como o do RS. Eles FAZEM MUITO e POR TODOS NÓS, pois, além de batalhar para que haja justiça, também pleiteiam mudanças na legislação e fiel fiscalização! Um desafio e tanto, principalmente em um país como o nosso, onde todos parecem querer esquecer rapidinho, para continuar acreditando que não é preciso se mexer e que, como num passe de mágica, as coisas vão ficar bem!! 
 
Familiares e amigos das vítimas da Kiss participam de missa em Santa Maria (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Missas, cultos ecumênicos, caminhadas, balões brancos em frente às lojas, vasos com rosas brancas. Tudo para reverenciar os 242 jovens que se foram, tragicamente vitimados pelo incêndio na boate Kiss Foto - Luiza Carneiro G1
 
Congresso Internacional Novos Caminhos – A Vida em Transformação objetiva garantir a criação de leis mais justas
 
Hoje é o primeiro dia do Congresso Internacional Novos Caminhos – A Vida em Transformação, que objetiva garantir que não mais aconteçam situações de risco como o terrível incêndio na boate, onde a imprudência dos responsáveis foi a razão do sinistro acontecer.
 
Pergunto: COMO esquecer e "tocar a vida" se ninguém foi a julgamento, ninguém foi responsabilizado, nenhum dos familiares ou sobreviventes foi indenizado? Muito fácil falar quando a questão não atinge a sua vida! "São pessoas insensíveis, sem coração, e que não perderam o seu filho. Nós não queremos em nenhum momento colocar goela abaixo o nosso luto em ninguém. Nós não fomos esquecidos ainda justamente pelas nossas lembranças. Nós não marcamos o nosso sofrimento, nós marcamos a nossa saudade. O domingo nosso não presta mais, nós choramos no nosso domingo. As pessoas insensíveis, elas não se colocam no lugar do outro. Elas são 'solidárias de aluguel'. São aquelas que são solidárias perante à mídia. Esse mesmo que nos alcançou um copo d’água e diz hoje 'chega', é o mesmo que pode perder o filho numa tragédia. A gente nunca sabe o amanhã", lamenta o presidente da associação Adherbal Ferreira. "Que seja feita a justiça e que todos paguem dentro da sua culpabilidade. São vários culpados." completa.

"Sinceramente, eu espero que desse congresso nós consigamos criar uma cultura de prevenção. A prevenção é algo muito importante para salvar vidas, e todo evento deve ter um brigadista de incêndio para prevenção nos primeiros momentos, para que nada ocorra com os convidados, por exemplo", arrematou Adherbal.
 
Boate Kiss arde em chamas, em 27.janeiro.2013. População, estarrecida, jovens heróis voluntários auxiliam e salvam  centenas, junto com os bombeiros. Muitos dos heróis morreram também, pois NINGUÉM sabia que o cianeto que evaporou da espuma queimada era letal. Mesmo os mais resistentes morreram meses após.

Hoje, o local continua recebendo flores, as fotos dos entes queridos são renovadas, muitos cidadãos enviam suas preces às vítimas e seus familiares. O que fez a justiça até agora?.
 
Particularmente, eu espero que a reportagem exibida pelo Terra não seja lembrada apenas pelo desabafo de Adherbal, que pode ser, sim, bem mal interpretado. Que todos os que lerem se atenham ao que está escrito!
São palavras fortes, sim, mas que trazem uma súplica para que haja justiça!
"Se ficarem impunes, então pelo amor de Deus, tem que engambelar toda essa gente, botar em uma sala e ligar o cianeto para eles sentirem o que é que nosso filhos passaram. Eu seria o primeiro a tocar fogo em uma espuma dessas se não houver justiça, tem que ser feito isso, não para matar, mas para eles sentirem o que é, para terem um pouquinho de dor, para sentirem o que é um filho não poder respirar. Acho que esse é o momento de pegar toda essa gente e de botar em uma prensa, em um banheiro e fazer eles cheirarem o cianeto. Acho que é nisso que tem que ser dito", afirmou Ferreira em entrevista concedida no auditório do Centro Universitário Franciscano (Unifra), na região central de Santa Maria.
punidos
Presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria critica falta de puniçõesClique no link para iniciar o vídeo
Presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria critica falta de punições

De Daniel Favero e Marcelo Miranda Becker
 
 
Mais sobre o tema, neste blog (Página de links):
 
Da balada para a morte - Incêndio na Boate Kiss - Que a FISCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!! tragedia_santa_maria_foto_germano_rorato_rbs - 
 
 
 




FOGOS DE ARTIFÍCIO - ALTERNATIVAS PARA OBTER EFEITOS BONITOS E PROIBIR O USO DOS PIROTÉCNICOS E DA PÓLVORA EM FESTIVIDADES