terça-feira, 30 de julho de 2013

Jovens, Postura e Escoliose


É muito comum a escoliose surgir no início da adolescência, quase sempre sem sintoma algum. O jovem não sente dor nem incômodo algum devido a escoliose. Na maioria dos casos a escoliose só começará a incomodar apenas na idade adulta adiantada

30.julho.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/07/jovens-postura-e-escoliose.html

Corrigir a postura e exercícios orientados. Em alguns casos há piora do quadro, incluindo situações como hérnia de disco, devido a exercícios incorretos. 

A escoliose, na juventude, não costuma causar muitos problemas. Porém este jovem deve ser MUITO bem orientado, quanto as atividades físicas, para não ter problemas futuros, na idade adulta.


COMO SABER SE SEU FILHO TEM ESCOLIOSE

Caso os pais observem qualquer uma das alterações abaixo devem procurar ajuda profissional:
- Estando atrás do jovem observar se existe alguma curvatura lateral;
- Ombros desnivelados;
- Clavícula proeminente;
- Cintura desigual.
- Um dos lados do corpo "mais alto" ou "mais saliente"

O ideal seria que os pais detectassem logo no início, o surgimento da escoliose.
Claro que adultos podem tratar sua escoliose, mas quanto antes iniciarmos o tratamento, melhores serão os resultados.
(...) A pessoa que tem escoliose deve ficar apenas atenta a 2 situações críticas:
- Se houver curvatura muito aguda nas costelas (curvatura que pode aumentar), poderá causar deficiência respiratória, afetando seu desempenho físico.
- A escoliose, na juventude, não costuma causar muitos problemas. Porém este jovem deve ser MUITO bem orientado, quanto as atividades físicas, para não ter problemas futuros, na idade adulta.

É comum eu atender adultos com, por exemplo, hérnia de disco, devido terem sido mal orientadas quanto as atividades físicas que poderiam ou não realizar. Quem tem escoliose pode fazer esportes, porém deve ser bem orientado para não ter problemas futuros.


A escoliose deve ser diagnosticada com antecedência, pois sua evolução está relacionada com o crescimento do paciente: quanto mais cedo ela aparece, mais tempo tem para piorar. 

Sintomas

Na maioria dos casos, a escoliose primária é assintomática. Contudo, dores com intensidade que varia de leve a intensa, além de danos aos órgãos internos, podem surgir em alguns casos. principal sintoma está na aparência do indivíduo: quando visto de frente, ele parece torto devido à diferença de altura entre os ombros. Há também a possibilidade de a cintura tornar-se desalinhada, bem como de as costas e o tórax ficarem arqueados (gibosidade).

Tratamento
Varia conforme o tipo da escoliose,o grau dela e a idade do paciente. Aos portadores de escoliose primária com deformidade abaixo de 20 graus, recomenda-se exercícios, a prática da natação e o acompanhamento com um especialista. Jovens em crescimento com curvas entre 20 a 45 graus devem utilizar coletes que mantêm a coluna vertebral correta. Acima dos 45 graus, estes aparelhos não controlam mais as curvas. Nesses casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. As escolioses congênitas e paralíticas têm maiores variações e obedecem a parâmetros diferentes
para o uso de colete e cirurgia.

http://vivasaude.digisa.com.br/clinica-geral/escoliose-diagnosticada-cedo-tem-cura/37/

ESCOLIOSE

Por Dr. Gilberto Agostinho
Escoliose é um desvio látero-lateral que ocorre na coluna vertebral.
Ou seja, a coluna fica deformada lateralmente,
formando como se fosse uma letra "S".
Temos curvaturas na coluna que são naturais como:
lordose lombar,
cifose torácica e 
a lordose cervical.
As curvaturas patológicas são o exagero destas curvaturas, tais como: 
Hiperlordose e Hipercifose, que causam os transtornos de saúde como: 
- dor,
- cãibras,
- dores nas pernas (ciático),
- Parestesia (formigamento e adormecimento de pernas ou mãos),
- Hérnias de Disco, etc.
(...)
Nem todos os pacientes conseguem resultados totalmente satisfatórios.
Infelizmente alguns casos conseguem apenas leve melhora.
O tratamento de desvios posturais pode demorar alguns anos.

A escoliose ocorre, muitas vezes, em conjunto com gibosidade (corcunda) e com rotação das vértebras.
É muito comum a escoliose surgir no início da adolescência, quase sempre sem sintoma algum. O jovem não sente dor nem incômodo algum devido a escoliose. Na maioria dos casos a escoliose só começará a incomodar apenas na idade adulta adiantada.

TRATAMENTO DA ESCOLIOSE REALIZADO NESTA CLÍNICA

Inicialmente deixo claro que NÃO PROMETEMOS CURA DA ESCOLIOSE. Os resultados do tratamento dependerão do grau da escoliose e da idade do paciente.
- Quanto maior o grau da escoliose, mais difícil o tratamento. Quanto mais as costelas estiverem afetadas (tortas) menos resultados positivos serão conseguidos.
- Quanto mais idade tiver o paciente, menor os resultados do tratamento. A jovem tem seu término de crescimento por volta dos 17 anos. O jovem, por volta dos 19. Então se o tratamento é iniciado próximo a esta idade, os resultados serão muito menores.
Quando o tratamento da escoliose é iniciado por volta dos 12 ou 13 anos de idade e seguido até o final de crescimento, os resultados são melhores. Porém, mesmo assim, não se pode esperar resultados maravilhosos..
Em todo tratamento da escoliose, se conseguir, pelo menos, manter o desvio inicial, sem que haja piora durante os anos de tratamento, já será considerada uma grande vitória
O tratamento da escoliose é muito prolongado, são vários anos. O ideal é que o tratamento da escoliose seja realizado até o término de crescimento da altura corporal, por volta dos 17 anos de idade.
Para o tratamento da escoliose, nesta clínica, usamos a somatória de 3 técnicas: QUIROPRAXIA + R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) +ACUPUNTURA.

Sapatos Sustentáveis – Deixe pegadas verdes por onde você passa




Sapatos Sustentáveis – Deixe pegadas verdes por onde você passa

Plante um tênis e colha uma árvore!

Por Marise Jalowitzki
30.julho.2013


CALÇADO VERDE, VOCÊ TEM? VOCÊ USA?

Garrafas Pet, lona, borracha de pneus, fibra de juta, tintas à base d’água. E tudo muito lindo, confortável e ecologicamente correto.
Você gosta dos animais? Então ajude! Você gosta de crianças? Proteja!

Cada vez mais e mais pessoas estão se conscientizando de que consumir implica em saber quais os componentes do produto adquirido e A ORIGEM do mesmo, o modo como é produzido, quais as implicações ao meio ambiente e efeitos colaterais ao ser humano. Pesquisa recente demonstra que 85% dos brasileiros se interessam em saber quais os componentes dos produtos que adquirem. Na edição anterior comentamos sobre isso. Incluo mais uma questão: Você já se questionou se existem crianças ou trabalhadores submetidos como escravos por trás da produção, por exemplo, das calças, camisas, calçados e acessórios que você veste?

Calçados Miucha, totalmente sintéticos (vegetais e minerais)

O tema é vasto e pleno de nuances. Neste artigo, quero comentar sobre o Consumo de Sapatos e a responsabilidade social de cada um de nós. Na próxima edição, as dicas serão para você, empresario, que quer obter o SELO VERDE. A ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos) lançaram em São Paulo a ação Origem Sustentável para calçados. A iniciativa conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e emite, após criteriosa análise, a Certificação Sustentável do Brasil.

Em um mundo pleno de informações, não dá mais para posar de ingênuo, de bobinho e dizer “eu não sabia”! Sim, há MUITAS coisas que desconhecemos, mas, à medida que tomamos pé da situação, é nosso dever tomar uma atitude e mudar!

A crueldade para com os bichos ganha dimensões assustadoras. Criar em confinamento em uma vida miserável cangurus e matar milhões de filhotes logo ao nascer, para fabricar tênis de marca, com alto conforto, é questionável, você não acha? Com tanta tecnologia de ponta, já existem produtos alternativos com excelentes resultados, durabilidade, conforto e beleza e podem ser obtidos, sim, sem o sacrifício dos animais. E não é só pela preservação da vida deles em si (o que já seria O MOTIVO). 

Você tem ideia de quantos aditivos químicos entram no preparo dos couros e das peles, nos curtumes? Metais pesados que continuam sendo jogados nos rios e córregos por milhares de empresários inescrupulosos, que não se importam com a contaminação das águas, principalmente da população do entorno, que adoece, que arrasta doenças crônicas, onera os serviços públicos de saúde e tem uma existência desgraçada! Vozes que nem chegam até nós, que parecemos enclausurados em redomas de despreocupação.

A indústria do vestuário ainda possui números pequenos de investidores ecologicamente preocupados e o índice de etiquetas que investem em sapatos sustentáveis é ainda menor.

Levi's se compromete a acabar com o uso de material tóxico e o descarte tóxico até 2016



A Levi’s, por exemplo, se comprometeu a acabar com os descartes tóxicos até 2016 e usou jeans vintage para criar uma série de tênis mantendo as características das calças, a costura alaranjada, o bolso de moeda e os rebites. O material utilizado é todo upcycled. A Adidas está recém engatinhando, mas, já está estudando projetos eco-fiendly. Já a Timberland colocou no mercado modelos mais duráveis feitos com telas da companhia “verde” Bionic Yarn, que leva na composição 50% de algodão orgânico + 38% de garrafa pet reciclada + 12% de poliéster não reciclado

Os tênis da linha Virgin Collection, da marca holandesa OAT shoes, pode ser enterrado por seu dono depois de velho, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. O designer e criador da marca, Christiaan Maats, pesquisou durante anos materiais que pudessem garantir a durabilidade do tênis e, ao mesmo tempo, se decompor rapidamente, quando colocados em contato constante com o solo e as intempéries do clima. O tênis possui, ainda, sementes em seu solado, o que faz com que, ao ser enterrado e entrar em decomposição, o calçado dê origem a uma árvore!


 
Os tênis da linha Virgin Collection, da marca holandesa OAT shoes trazem uma semente em seu solado.

E não são apenas os calçados esportivos que aderiram à tendência da sustentabilidade. A designer britânica Georgina Goodman criou sandálias de festa com latinhas de bebida. Rachel Ford também vem se destacando no cenário por conta de seus ecoshoes de desenho inovador e material inédito: as partes internas de carros. A Body Fiber, tradicional na fabricação de calçados “verdes”, lançou uma linha de sapatos de camurça fake, todos fabricados com material 100% reciclado, chamado dinâmica, que não utiliza nenhum animal morto, não tem solventes ou aditivos tóxicos e pode ser facilmente reciclado no fim da sua vida.


Há ainda quem alie questões ambientais com sociais. Este é o caso da Tom’s Shoes, que fechou parceria recentemente com as gêmeas 
Mary-Kate e Ashley Olsen. A cada par de yatch vendido, dos modelos feitos de cânhamo e sucatas recicladas de pet, um outro par é doado para alguém necessitado ao redor do mundo. 


BRASIL 

No Brasil, a Goóc também vem seguindo o caminho sustentável. Sua linha de tênis eco tem sola feita de borracha de pneu, com cabedal de lona reciclada. Os modelos ainda levam em sua composição fibra de juta e a tinta utilizada é à base de água. A Curupira, primeira empresa totalmente verde, a Será o Benedito, trabalham com exclusividade no setor de calçados ecologicamente corretos. A lista está crescendo constantemente. Vizzano, Moleca, Beira Rio. 

A Dafiti possui 20 opções sustentáveis para o público masculino.

Dentre os materiais alternativos, o couro sintético pode ser feito de:

- O polietileno tereftalato, conhecido pela sigla PET, é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e é usado em fibras artificiais. Como é um produto que pode ser reciclado mais de uma vez é, sem dúvida, uma opção mais ecológica do que o couro. O poliéster é usado em vários produtos como roupa de cama, almofadas, tapetes, entre outros.

- O poliuretano, com a sigla PU, tem sido amplamente usado em bolsas, jaquetas, sapatos, tênis etc por seu custo ser baixo. Oferece melhor aparência nas texturas (mais semelhante ao couro natural) e excelente qualidade. São muito resistentes ao ressecamento mantendo-se macio e agradável por muito tempo. São mais fáceis de serem tingidas. O descarte no ambiente pode ser prejudicial à natureza.


Fontes:
Planeta Sustentável - Abril
Style.greenvana.com 
vista-se.com 
outros

Mais sobre consumo sustentável, neste blog:


Você sabe como e de que são feitas as suas roupas?

Roupas sustentáveis, roupas veganas, roupas tóxicas - Qual a sua opção? Garrafas pet viram viscose

Sustentabilidade é Responsabilidade de todos

3 R's da Sustentabilidade - Reduzir (o consumo e o desperdício), Reutilizar e Reciclar

Também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/roupas-toxicas-alteram-forma-como-os.html

Roupas tóxicas alteram hormônios e causam câncer - Zara, Levi's, CeA, Calvin Klein, Metersbonwe, Mango, Jack e Jones e Marks e Spencer

Produtos químicos tóxicos e cancerígenos em roupas - Após campanha exitosa do Greenpeace, a espanhola Zara, líder no mercado varejista da moda,  é a primeira a se comprometer em mudar

A popular C&A também está nessa! Ação envolve as 20 maiores griffes globais. E as menores??? Descaso geral com o consumidor (que veste a roupa) e a população que bebe a água contaminada!!!


Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/01/bebes-cangurus-viram-sapatos-adidas.html

Bebês Cangurus viram sapatos Adidas


Cangurus filhotes - um milhão de mortes ao ano para virar sapatos Adidas


terça-feira, 9 de julho de 2013

Fukushima – Abrimos a caixa de Pandora, diz funcionário – Tepco - radioatividade em Fukushima se multiplicou por 90 em três dias

Ex-chefe da usina nuclear morre de câncer aos 58 anos Masao Yoshida - Tepco diz que não foi devido ao desastre nuclear
Masao Yoshida morre aos 58 anos, vitimado por câncer no esôfago - Tepco diz que desastre em Fukushima não tem a ver: "pouco tempo"
Dados sobre tireóide significam que muito mais radiação deve ter saído dos reatores de Fukushima do que foi relatado. Médicos começam a revelar sobre quantos tipos de câncer começaram a aparecer.


Fukushima – Abrimos a caixa de Pandora, diz funcionário – Tepco - radioatividade em Fukushima se multiplicou por 90 em três dias

Por Marise Jalowitzki


A Tepco, grupo administrador da central nuclear de Fukushima, anunciou nesta terça-feira que, mais uma vez, houve um aumento de radioatividade em um poço situado entre os reatores e o mar. São mais outros 90 por cento nos últimos três dias. A mídia apenas não dá mais a devida ênfase ao caso, mas a verdade é que a contaminação continua e se alastra, como previsto à época por muitos, incluindo os especialistas sobreviventes de Chernobyl.

As autoridades japonesas continuam comentando o fato, alegando ter “dúvidas” sobre a possível propagação de água subterrânea contaminada. Ora, isso é um fato, não uma dúvida. Os reatores avariados continuam aquecidos, e continuarão assim por muitos anos. Para resfriá-los (e evitar explosões) somente água... que vem de onde? Que vai para onde?

Como sempre, o silêncio que angustia a alguns e alivia a outros, serve para que a vida continue no seu insano afã de mais lucros, mais tecnologia, menos saúde, mais medicamentos, novas doenças. E o ser humano acreditando cada vez mais no seu medo e insegurança sobre o amanhã.

Porque não avisam qual a dimensão da contaminação nas águas do Pacífico? Se há mais de ano já se anunciava que a contaminação já havia chegado ao Hawai, quais as providências? Ou não anunciam simplesmente porque não há o que fazer? Ou é importante aumentar os números de câncer entre a população para que os governos assinem mais e mais contratos com fornecedores de medicamentos? Ou, simplesmente, nada disso interessa, pois o lugar de alguns (incluindo 18 brasileiros classe financeira A) já está sendo “reservado” para a probabilidade de habitar Marte?...

Tepco pede desculpas e diz que não sabe o que fazer.
Um trabalhador de Fukushima comenta: “Nós abrimos a caixa de pandora!”
Jornalista: “Estamos indo em direção a uma verdadeira crise!”
Um professor declara:
Mainichi: 450 barras radioativas espalhadas, sem que saibam onde se situa o rombo no reator
Professor de Tóquio: “Situação do Reator nº 2 de Fukushima é além da imaginação!”

Um professor de Harvard declara: “Tudo o que você precisa fazer é desligar a energia por um período prolongado!” E, aí, o país para! Com a solidariedade que o mundo conseguiu praticar entre as pessoas e nações, o que se pode esperar? O fim do Japão? Sem dúvida, quando alguns dizem que esta é uma destruição maciça, pior do que uma guerra, eles tem razão. Em um dos artigos que menciono ao final desta página, uma das chamadas é: “Fukushima, novo “modelo” para os terroristas?”


 NHK WORLD , 9 de Julho de 2013: O ex-chefe da Daiichi usina nuclear de Fukushima morreu de câncer de esôfago. [...] [Masao Yoshida] tinha 58 anos de idade. [...] Ele deixou o cargo em dezembro [2011] depois de ter sido diagnosticado com câncer de esôfago. Em julho de 2012, ele passou por uma cirurgia após uma hemorragia cerebral. [...] Yoshida disse que o conhecimento deve ser recolhido ao redor do mundo para estabilizar a usina de Fukushima Daiichi [...]
Bloomberg : [...][...] "Ele era um líder tão influente que seus subordinados estavam prontos para morrer ao lado dele", disse ryusho Kadota, que entrevistou Yoshida e outros membros da Cinqüenta para seu livro "O Homem que olhou para a morte." "Se Yoshida não tivesse sido o chefe da usina, Tokyo seria uma terra de ninguém agora. "
Wall Street Journal : [...] Um porta-voz da Tepco disse que Yoshida tinha sido expostos a cerca de 70 millisieverts de radiação após o desastre de 11 de março, mas citou os médicos, dizendo que levaria pelo menos cinco anos para que os efeitos da radiação se transformassem em um câncer. "Acreditamos que a possibilidade era muito baixa de a radiação ter tido um efeito sobre sua doença", disse ele. [...]
 [Jornalista ryusho Kadota] lembrou que, durante uma entrevista no ano passado, o Sr. Yoshida disse que ele acreditava que o desastre teria se expandido a uma escala "10 vezes maior que a de Chernobyl" se não tivessem trabalhado para evitar o agravamento

Em 20 de junho:

Fairewinds: dados de tireóide significa muito mais radiação deve ter saído dos reatores de Fukushima do que ninguém relatou - Os profissionais médicos estão falando sobre quantos tipos de câncer começaram a aparecer (AUDIO)



Consciência é para alguns, que querem exercitá-la.
“E o povo brasileiro aproveita a promoção de peixes nos mercados. Peixes do ALASKA. Bom apetite!”

Daqui, desta pequena contribuição, deixo o que colhi em fontes sérias:
Resveratrol previne câncer – está em todos os frutos de cor roxa. Comidos in natura, ou fazendo o chá das folhas, reforça o organismo.
A Graviola possui potentes anticancerígenos.
Uma vida saudável, tranquilidade na alma, exercícios físicos e sono equilibrados, aliados a uma boa alimentação, aumenta a capacidade do sistema imunológico.
Evitem carnes, incluindo os frutos do mar.
Cada um faz a sua parte.

Do Terra:
(...)
“Segundo testes realizados no dia 8 de julho, a água no subsolo em um ponto situado a 25 metros do mar continha 9 mil becquerels/litro de césio 134 e 18 mil becquerels de césio 137, contra 99 e 210 Bq/l, respectivamente, três dias antes. O fator de multiplicação é de 91 vezes no primeiro caso e de 86 no segundo.
"No momento não estamos em situação de poder dizer se a água contaminada vai ou não parar no mar", informou a Tepco à imprensa.
O grupo promete reforçar os controles e adotar medidas para impedir a contaminação do oceano Pacífico.
A Tepco descobriu no dia 5 de julho, no mesmo lugar, um nível fenomenal de outros elementos radioativos: estrôncio 90 e outros elementos produtores de raios beta a 900.000 Bq/l.
No dia 8 de julho, o nível destas substâncias era quase idêntico: 890.000 Bq/l, milhares de vezes acima do admitido na água do mar.
A Tepco explicou que o poço de teste está situado próximo a um tubo por onde vazou grandes volumes de água contaminada um mês após a catástrofe atômica em Fukushima, atingida por um tsunami em 11 de março de 2011, mas isto não explica o súbito aumento do césio.

Após o tsunami, uma falha elétrica interrompeu a refrigeração dos sistemas e em três dos seis reatores ocorreu fusão do combustível, o que dispersou numerosos elementos radioativos.”.

Sobre o tema, neste blog:
Página de links:
Desastre Nuclear no Japão e Chernobyl - Consequências, Doenças e Providências

DESASTRE NUCLEAR NO JAPÃO E CHERNOBYL - CONSEQUÊNCIAS, DOENÇAS E PROVIDÊNCIAS

 
conheça todos os artigos publicados sobre o desastre no Japão, Chernobyl e Energia Nuclear - Diga Não à Energia Nuclear!

Tragédia Nuclear - Radioatividade permanece!

O ex-chefe da usina nuclear de Fukushima morto de câncer aos 58 anos de idade - Tepco: Não relacionado à exposição radioativa

Funcionários relatam "descoberta preocupante" em Fukushima usina nuclear: os níveis de césio-foguetes 9.000% ao longo de 3 dias em águas subterrâneas - Tepco "Não posso explicar" (VIDEO)

Níveis recordes de material radioativo detectados em Fukushima - 600.000 Bq / litro nas águas subterrâneas - Oficial: Pode estar vazando dos reatores para o mar

WSJ: O aumento dos níveis de radioatividade na costa da usina de Fukushima - Material nuclear pode ter leeched de núcleos de combustível derretido e para o meio ambiente

Entrevista: O problema de Fukushima reator número 4 não é apenas a sua piscina de combustível nuclear! - Pit preenchido com materiais altamente radioativos

Professor de Tóquio: Situação de Fukushima Reactor No. 2 é 'além da imaginação' - Trabalhador: Sem dúvida é o problema mais grave na fábrica ... Estamos sem noção

Fukushima Daiichi Trabalhador: Situação em planta "provavelmente a piorar" - "Japão deverá enfrentar uma situação crítica novamente" se Tepco permanece no controle

AFP: O fogo irrompe em aleijado Fukushima usina nuclear

Usina de Fukushima vai queimar resíduos radioactivos - Incinerador para executar 'o tempo todo' - Inclui materiais de construção, roupas

Fukushima novo "modelo" para os terroristas? Professor de Harvard: "Tudo o que você precisa fazer é desligar a energia por um período prolongado"

"A realidade em Fukushima": as condições reais dentro de reatores aleijados permanecem desconhecidas - Japão provavelmente incapaz de lidar se não há outro semelhante a acidentes Asahi

Águas Subterrâneas mais próximo do mar é mais radioativo na usina de Fukushima - Oficial: Altamente provável é vazado em Pacific - Níveis "disparou" no mar nos últimos meses

Kyodo: combustível derretidas de Fukushima Reactor 3 "é o óxido de urânio, plutônio altamente letal misto (MOX)" - Unidade de ser o último a tentar a remoção do combustível, diz novo plano

Plutônio-queima reatores para reiniciar no Japão? - Gov't forçando as empresas a utilizar o combustível MOX - Oficial: "Nós não temos outra escolha"

Kyodo: Novo vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima

Fairewinds: dados da tireóide significa muito mais radiação deve ter saído dos reatores de Fukushima do que ninguém relatou - Os profissionais médicos estão falando sobre quantos tipos de câncer começaram a aparecer (AUDIO)

TV: Tepco poderia enfrentar séculos de crise na usina de Fukushima - Ações mostrar que eles não sabem o que fazer a longo prazo (VIDEO)

NYTimes: novas preocupações tanques de armazenamento de Fukushima estão vazando contaminação no Oceano Pacífico

TV: Águas Subterrâneas mostra aumento maciço de material radioativo na usina de Fukushima - O estrôncio-90 até mais de 10.000% nos últimos meses - Tepco pede desculpas (VIDEO)

AP: Tepco não tem certeza onde o combustível derretido Fukushima caiu - Os níveis de radiação ainda é muito perigosamente elevados

Asahi: Locais e condições do combustível derretido Fukushima desconhecido - Mainichi: 450 toneladas de barras radioativas espalhadas ... desconhecido onde os buracos em reatores são ... planos pode ser adiada

Estado de combustível derretido em Fukushima planta desconhecida - Trabalhador: "Nós abrimos a caixa de Pandora" - Jornalista: "Estamos indo em direção a uma verdadeira crise