![]() |
| Só a FIOCRUZ, no Rio, produz 50 toneladas de ratos por ano |
![]() |
| Ratos de laboratório ou ratos de esgoto? São os mesmos! |
O Lucrativo Negócio de Vender Ratos no Brasil - Testes em Animais
Por Marise Jalowitzki
26.novembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/11/o-lucrativo-negocio-de-vender-ratos-no.html
Uma engrenagem muito bem elaborada e um comércio que rende milhões a cada entidade (federal ou estadual, dependendo do país) é a criação de animais para testes em laboratório. Sim, você já sabe que os animais usados para testes não são aqueles que se proliferam nas ruas sem nenhum cuidado ou amparo de leis e governos. São raças específicas, como os Beagles, para cães e os Wistar (ratinhos brancos). Os criadouros são chamados de biotérios e multiplicam, além das espécies específicas, também gerações e gerações de animais modificados geneticamente. Várias gerações já determinadas a nascer com certa doença, por exemplo, para facilitar os estudos.
Só a FIOCRUZ, no Rio, "produz" 170 mil ratos Wistar por ano o que equivale a 50 toneladas; valor de venda 15 reais cada = R$ 1.550.000,00 (um milhão e meio) ao ano, só no comércio de ratos comuns. Se encomendados para já apresentar alguma sintomatologia, os valores variam muito. Fora todas as outras espécies desenvolvidas nos biotérios. Trata-se de um comércio gigantesco, onde os animais (neste caso, os ratos) são adquiridos por unidade e em uma realidade onde não existe controle e fiscalização para saber EM QUE são utilizados, PARA QUAL fim e POR QUANTO tempo. E, especialmente, DE QUE maneira!
![]() |
| Rato Wistar servindo a testes de medição e controle de peso - Nós temos o direito de submeter as outras espécies? |
O texto a seguir é do Eng. Alexandre G. Valente, da Universidade Santa Cecília - Bandeirantes e foi publicado no Facebook
"RATOS DE LABORATÓRIO OU RATOS DE ESGOTO????? PASMEM: SÃO OS MESMOS! É o que diz a Medicina da USP.
A ratazana de esgoto é o "Rattus norvegicus" que depois de apurada a raça e separados os albinos no Instituto Wistar na Filadélfia (1906), tornou-se o famoso WISTAR usado as toneladas nos laboratórios de pesquisas e testes.
A FIOCRUZ no RIO produz 170 mil deles por ano (50 toneladas) e vende a 15 "paus" cada um, o que seria R$ 750,00 a arroba do rato de esgoto branco.
Segundo a comunidade científica o animal é um ótimo modelo para o desenvolvimento de fármacos ao homem e testes de segurança de produtos. Pessoalmente, pelos meus conhecimentos de Engenharia um modelo é algo em escala de algo. Como eu não sou um ratão não confio nesta teoria.
Eng Alexandre G. Valente
Fontes e referências bibliográficas:
- Biotério Central da Faculdade de Medicina da USP -
http://www.biot.fm.usp.br/index.php?mpg=03.00.00&tip=RATO&id_ani=17&caract=sim
http://www.biot.fm.usp.br/index.php?mpg=03.00.00&tip=RATO&id_ani=17&caract=sim
- Empresa: Sani System - Controle de Pragas Urbanas - Rio de Janeiro - RJ -
http://sanisystem.com.br/metodos-de-controle-e-combate/desratizacao/
http://sanisystem.com.br/metodos-de-controle-e-combate/desratizacao/
- Reportagem da revista Galileu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291108-17773,00-RATOS+DE+LABORATORIO+TEM+MAIS+MORDOMIAS+DO+QUE+SE+IMAGINA.html
O que foi apresentado serve para avaliar a dificuldade que representa mudar todo um esquema que não considera o direito de DIGNIDADE à Vida, e onde tantos interesses financeiros estão em jogo!
Reflita:
- Acaso essas instituições (financiadas pelos governos, portanto, com o dinheiro de nossos impostos), vão querer desativar, acabar com os seus biotérios (criadouros)?
- É interessante, para os institutos (públicos e privados) parar de comprar animais para testes (bem mais baratos, inicialmente, do que adquirir um dos modelos substitutivos já existentes?
- E para as empresas contratadas para vender as rações que alimentam os ratos, macacos, cães, ovelhas, coelhos, etc. - vão elas querer perder esta fatia de mercado?
- E a indústria farmacêutica, tão pouco preocupada em apresentar remédios que curem e tão empenhada em cronificar doenças (e ter doentes "de carteirinha" para comprar seus produtos)?
A mudança, no entanto, tem de acontecer e vai acontecer. Bichos não são objetos. Eles sentem e sofrem. Como se vê, é uma mudança de ver e realizar a Vida, incluindo um componente esquecido por muitos: A COMPAIXÃO, O VALOR DA VIDA, A DIGNIDADE, O DIREITO DE CADA SER em viver sem estar exposto à violências, maus tratos e crueldades.
Se fosse possível perguntar a um desses animais se eles preferem a climatização do ambiente e a ração no horário certinho OU o ambiente livre de uma vida sem testes, sem exposição a químicos, uma vida sem agonia e angústia, o que será que eles escolheriam?
Reflita:
- Acaso essas instituições (financiadas pelos governos, portanto, com o dinheiro de nossos impostos), vão querer desativar, acabar com os seus biotérios (criadouros)?
- É interessante, para os institutos (públicos e privados) parar de comprar animais para testes (bem mais baratos, inicialmente, do que adquirir um dos modelos substitutivos já existentes?
- E para as empresas contratadas para vender as rações que alimentam os ratos, macacos, cães, ovelhas, coelhos, etc. - vão elas querer perder esta fatia de mercado?
- E a indústria farmacêutica, tão pouco preocupada em apresentar remédios que curem e tão empenhada em cronificar doenças (e ter doentes "de carteirinha" para comprar seus produtos)?
A mudança, no entanto, tem de acontecer e vai acontecer. Bichos não são objetos. Eles sentem e sofrem. Como se vê, é uma mudança de ver e realizar a Vida, incluindo um componente esquecido por muitos: A COMPAIXÃO, O VALOR DA VIDA, A DIGNIDADE, O DIREITO DE CADA SER em viver sem estar exposto à violências, maus tratos e crueldades.
Se fosse possível perguntar a um desses animais se eles preferem a climatização do ambiente e a ração no horário certinho OU o ambiente livre de uma vida sem testes, sem exposição a químicos, uma vida sem agonia e angústia, o que será que eles escolheriam?
| Vida digna é direito de todos! |
Leia mais sobre o tema, neste blog:
![]() |
| Pelo fim da violência aos animais! |
![]() |
| Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA! |
Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!
Escritora, Ambientalista de coração,
Educadora, Coordenadora em Dinâmica de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br






