terça-feira, 30 de abril de 2013

Teias de aranha, mais fortes do que o aço - Também em nossas mentes

Chip de seda para colocar no cérebro já está em fase definitiva -  
Leite de cabra geneticamente modificada produz teia de aranha. Bicho da seda gm, também.

Teias de aranha, mais fortes do que o aço - Também em nossas mentes

Por Marise Jalowitzki
30.abril.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/04/teias-de-aranha-mais-fortes-do-que-o.html

Vou procurar ser o mais imparcial possível neste artigo. Tudo na vida tem dois lados: o útil e ético, e o não ético, ainda que útil. Assim, quero me limitar a trazer as informações e deixar para que o leitor tire as suas próprias conclusões. Particularmente, sou contrária aos experimentos científicos em animais, embora saiba que o cidadão comum não tem nem ideia da extensão disso tudo, do quanto somos dependentes de MUITAS coisas em nossa vida diária, fruto do sacrifício e do sofrimento dos animais. Em outro artigo vou trazer mais um pouco (do pouco que sei) sobre o tema e seus envolvimentos.

Teias de aranha são mais fortes do que o aço. Você sabia? É fato. Há uns 5 anos li sobre um cientista que fabricou cordas de violino, as mais resistentes até hoje conhecidas, feitas de teia de aranha. Provavelmente você também já deve ter lido sobre a ilha que tem um número "espantoso" de aranhas enormes ("espanto" apenas para alguns cientistas inescrupulosos, que não admitem publicamente os resultados de seus experimentos).


Na verdade, já estamos vivendo um mundo pleno de mutações e somos todos conscientes disso, admita-se ou não. A Engenharia Genética, um mundo à parte, que nem sempre atenta para a Ética, um mundo sem limites, com resultados imprevisíveis e até inimagináveis. Há os cientistas conscientes de seu papel de pesquisadores e há, também, como em todos os setores, os que não atentam para nada (consequências, sofrimentos impingidos, efeitos colaterais). Eles são pesquisadores e serviço de quem os contrata. "Encontre a solução para a a AIDS" (vírus que, muitos dizem, foi fabricado em laboratório para incentivar o consumo de sempre novos fármacos. "Encontre em menos de um ano uma vacina eficaz para....". "Encontre um jeito de deixar os tomates, os mamões, as maçãs, mais resistentes, para que não se perca tanto". "Encontre um jeito de fazer com que a vaca dê mais leite, a ovelha, mais lã, a carne desse e desse animal dê mais carne, os hambúrgueres não se deteriorem (chegam a durar anos), os tecidos sejam resistentes, as armas mais potentes, animais produzam órgãos "especiais" para transplantes, ENFIM, você sabe, a lista é IMENSA. Sempre "em nome da Ciência",  a procura pela cura de doenças, invenções para melhorar a QUALIDADE de nossas vidas, essas coisas. 
Teia de aranha, hoje, já é produzida em leite de cabra, em folhas de alfafa e, agora, em bicho-da-seda, que, para poder ser identificado, tem os olhos vermelhos e os fios verde-fosforescentes. 

Para que serve a teia de aranha
A teia de aranha tem mil e uma utilidades. Além das cordas do violino e outros instrumentos de corda, também serve para fabricar tecidos de alta performance, para quedas e, claro, armas e materiais bélicos em geral, aeronaves; poderia ser utilizada também em nanotecnologia, poderia servir para transportar nanopartículas em cirurgias delicadas, para o interior do corpo humano.


Teia de aranha e o alarme coletivo
Essa avalanche de informações são repassadas de diferentes formas: 
- alarmistas, semeando a insegurança e o temor sobre as consequências;
- imparciais, apenas um relato, como se nada de mais fosse (e as mudanças são significativas!);
- otimistas, alegres, o "bum!", como se fosse tudo apenas para o bem (e sabemos que MUITO da transgenia e dos experimentos científicos CARECEM de pesquisas de médio e longo prazo sobre os efeito).
A teia de aranha também pode ser usada em sentido análogo. Uma "cabeça com teia de aranha" é uma mente plena de confusão. COMO JÁ ACONTECE. O bombardeio midiático diário, segundo a segundo, de informações alarmantes, eventos sísmicoss, secas e enchentes, mortes, acidentes, sequestros, roubos, assassinatos, crueldades, infâmias, corrupção e delitos de todo azar, além das catástrofes (muitas provocadas pelo próprio homem), gera uma teia nada organizada de sensações e sentimentos dentro de cada um de nós.
Essa constante avalanche de emoções como: pena, raiva, comoção, tristeza, ressentimento, saudade, dor, sede de vingança, medo, insegurança aporta um gigantesco desequilíbrio em nosso campo emocional. QUANTO MAIOR O DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL maior a CONFUSÃO para saber o que nos move, o que realmente sentimos e queremos. É urgente aquietar as nossas mentes, dar um espaço para o nada. No inicio de cada momento de "quietude" os pensamentos chegam como doidos, em velocidade feroz. Deixar vir tudo à tona, até se esgotar, leva, em média, em condições normais, uns dez minutos. Aí a mente começa a se "cansar" de repetir e repetir e pode acontecer a quieta serenidade. Se não, procure a ajuda de um homeopata, que pode indicar um componente específico para auxiliar no processo.
Retirar as teias de aranha que estão em nosso consciente, subconsciente e inconsciente exige uma varredura eficaz em um momento-mundo em que a alienação parece determinar a conduta de muitos.
SAÚDE FÍSICA começa, PRIMEIRO, NA MENTE E NO CORAÇÃO. Amor, entendimento, aceitação, ressignificação. É papel da mente aprimorar a saúde do corpo. 


Querendo, veja também:

Dicas para sair de Situações que Minam as Forças e Enfraquecem

Clique


Conheça a notícias sobre teia de aranha mencionada neste post:

Cabra e bicho-da-seda podem produzir teia de aranha


Cientistas realizam modificações genéticas para que animais façam fibra resistente em escala industrial

por Redação Galileu
Agora, em conjunto com o pesquisador Malcolm Fraser, da Universidade de Notre Dame, ele anunciou a criação de um bicho-da-seda que, em vez da fina e delicada fibra das echarpes, produz teia de aranha, o que pode facilitar muito a vida dos cientistas, já que as fibras, neste caso, viriam em forma de fios. No leite da cabra e na folha da alfafa é necessário um processo de separação e recomposição dos fios da teia.
O desafio dos cientistas agora é incorporar as propriedades mecânicas da teia na seda produzida pelos bichos. Como cada casulo produz cerca de 800 metros de fios de seda tratados, os pesquisadores acreditam que em um ano poderão produzir a seda de aranha em escala industrial.
A teia, um dos materiais mais valiosos da natureza atualmente, poderia servir para produção de ligamentos artificiais, curativos resistentes, armaduras e até corda de para-quedas. Na medicina, as fibras de seda de aranha poderiam ser usadas para transportar remédios em nanoescala aos lugares certos do corpo.
Segundo a Popular Science, Lewis trabalha com o desenvolvimento da teia em outros animais há 12 anos. De cada litro de leite de suas "cabras-aranha", ele extrai cerca de 28 gramas de teia. Seriam necessárias 100 aranhas de verdade para produzir a mesma quantia. E para garantir que seus bichos-da-seda estavam realmente produzindo teia, os cientistas marcaram o DNA da aranha com proteína fluorescente. O resultado: bichos com olhos vermelhos, seda verde fluorescente e um bom argumento para filme de ficção científica.

chip de seda no cérebro para monitorar a função cerebral continuamente , por semanas, meses e até mesmo anos

Pesquisadores desenvolvem chip de seda para colocar no cérebro


Material, que já foi testado em gatos, se ajusta melhor ao formato do cérebro e é mais aceito pelo organismo

por Redação Galileu
Há alguns dias a Galileu publicou uma entrevista em que o futurologista Michiu Kaku dizia que, no futuro, nós vamos controlar máquinas com a mente. Mas existe um pequeno obstáculo: manter um chip em nosso cérebro pode ser perigoso. Para evitar que o corpo reconheça o aparelho como intruso, pesquisadores da Universidade Pennsylvania Medical School, nos EUA, estão trabalhando em chips biocompatíveis. O grupo espera criar interfaces neurais que sejam mais eficientes do que as que existem hoje - e sem irritar ou gerar cicatrizes no tecido cerebral.
"Nós pretendemos fazer dispositivos ultrafinos que possam ser inseridos dentro do cérebro através de pequenos orifícios no crânio", diz à Technology Review Brian Litt, professor de neurologia e bioengenharia da universidade.


O grupo publicou em abril resultados de um estudo desenvolvido em cérebros de gatos. A membrana de seda foi o material ideal escolhido para o trabalho: é fina, por isso pode ser inserida facilmente por buracos muito pequenos, e é facilmente dissolvida em biomoléculas inofensivas ao longo do tempo.
Quando é colocada no tecido cerebral e molhada com solução salina, a membrana de seda "embala" a superfície do cérebro, trazendo os eletrodos mais perto das dobras do tecido cerebral. Chips normais não alcançam essas fendas, que cobrem a maior parte do cérebro, por isso são menos eficientes.
"Um dispositivo como este abriria novos caminhos em toda a neurociência e todas as aplicações clínicas", diz Gerwin Schalk, pesquisador no centro de Wadsworth, em Nova York. "O que eu prevejo é a colocação de um dispositivo de seda ao redor de todo o cérebro, que monitoraria a função cerebral continuamente por semanas, meses ou anos, com uma alta resolução espacial e temporal". 

Leia também:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tigre branco dança Psy na Tailândia

O tigre adestrado Justin obedece com submissão e sofrimento no olhar aos comandos de seu  treinador. Isso é divertido??? - Foto EFE

Por Marise Jalowitzki
29.abril.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/04/tigre-branco-danca-psy-na-tailandia.html

Quando vejo uma notícia abominável como essa, não tem como não compartilhar! Vejam a carinha do pobre bicho, magro, um animal que não dança nunca, como alguns outros animais o fazem, especialmente na fase de acasalamento! O QUE LEVA o ser humano a gostar de shows desse tipo? Devia ser proibido em TODO O PLANETA o desrespeito aos animais. E olha que a coisa iria BEM LONGE, especialmente dentro dos laboratórios do 'respeitável' mundo da ciência e seus abomináveis experimentos científicos!!!

O pobre tigre foi "adestrado" - como todos os demais - à base de chicote, algemas e correntes torturantes, falta de comida e água e estocadas que, de tanto sofrimento, fizeram com que ficasse assim 'dócil'. O nome dele é 'Justin' (como coisa que bicho da floresta quer ganhar nome) e foi forçado a repetir a dança 'galopante' de Psy (eu acho ridícula, como tantas do gênero) - Gangnam Style.

Terrível notícia, essa! ATÉ QUANDO O SER HUMANO VAI BANCAR DE 'DOMADOR' DAS OUTRAS ESPÉCIES E DE TODOS OS SEUS SEMELHANTES MENOS AFORTUNADOS???


Tigre branco faz a saudação tailandesa  e dança Psy - não tem como não ver a expressão de sofrimento do pobre animal que vive e faz shows no Chiang Mai Night Safari - Foto EFE
Só não dá pra ficar dizendo "esses asiáticos", pois aqui também temos a farra do boi em Santa Catarina, as brigas de galo de rinha em qualquer quintal clandestino do país, as cruéis domas, os rodeios.

Há milênios os animais são usados como objetos para 'qualquer fim' pela dita espécie 'inteligente'.  Quando não servem mais, são mortos sumariamente ou simplesmente abandonados à própria sorte.


Urso dançarino abandonado por circo foi encontrado fraco e ferido em um olho, em Sobral - no Ceará

Lembram do pobre urso encontrado pela população e recolhido ao Zoo de Canindé (mantida pela Pastoral)? Ele estava com o olho direito furado, as garras das patas dianteiras retiradas e todos os dentes extraídos. Após ser recolhido e tratado, todo o dia continuava com movimentos repetitivos: subia em uma mesa e se balançava, como que dançando. Alienação total! Haveremos de responder por tudo que impingimos aos animais!

Rezo por todos esses pobres seres, que só tem o próprio 'ser humano' para defendê-lo dos maus tratos e da extinção!!!


Leia também:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!




terça-feira, 23 de abril de 2013

Você sabe como e de que são feitas as suas roupas?

Roupas sustentáveis, roupas veganas, roupas tóxicas - Qual a sua opção? Garrafas pet viram viscose

Sustentabilidade é Responsabilidade de todos

3 R's da Sustentabilidade - Reduzir (o consumo e o desperdício), Reutilizar e Reciclar

Você sabe como e de que são feitas as suas roupas?
Atualmente temos uma infinidade de tecidos: Cotton (algodão, que pode ser orgânico ou transgênico), viscose, cetim, jeans, jeans encerados, sarja, látex, microfibra, politetrafluoretileno, lã de escória, poliuretano - PU, moleton, renda, lona, percal, polietileno tereftalato (conhecido como Pet), viscose, veludo, fluorofibra, cânhamo, coco, couro (de animais e sintético), fibra de basalto....

Por Marise Jalowitzki

Campanha Detox, lançada pelo Greenpeace, alerta consumidores para os produtos químicos tóxicos e cancerígenos que são utilizados no fabrico de roupas, que alteram hormônios e causam doenças.

As ações humanas, para serem consideradas sustentáveis, devem:
● utilizar-se de recursos renováveis, ao mesmo tempo em que garantem a otimização dos recursos não-renováveis (ar, água e a terra);

● produzir apenas lixo que o ecossistema seja capaz de reutilizar (compostagem)

● assegurar que todos usufruam de um espaço ambiental saudável, independentemente de sua classe social ou do volume de sua conta bancária.

Ainda que estejamos apenas iniciando a caminhada neste sentido, cada vez mais o planeta consciente exige que tenhamos uma atitude responsável frente a tudo que pensamos, sentimos, fazemos, adquirimos, consumimos e descartamos. Pode até parecer complicado, mas, à medida que conhecemos e nos habituamos a pesquisar, perguntar, sugerir e exigir, tudo fica mais fácil e, até mesmo, rotineiro.  

Tudo está interligado e ajudar a uns também implica em ajudar a outros, incluindo-se.
A água continua sendo o maior agente de doenças, quando contaminada. Beber água saudável é direito de todos, no entanto, o volume de água contaminada aumenta em todos os recantos do mundo. Segundo estatísticas de vários órgãos internacionais, especialmente os países do hemisfério sul apresentam um índice crescente de contaminantes na água, seja por conta do excesso de agrotóxicos usados nas lavouras, seja pelos efluentes químicos tóxicos jogados nos rios pela indústria. Um dos ramos que poluem com metais pesados é o vestuário! As peças são contaminadas com produtos químicos (nonilfenóis-NPs) que, ao entrar em contato com água, se fracionam e formam substâncias que alteram a forma como os hormônios naturais atuam no corpo humano. Foram encontrados ainda vestígios de substâncias químicas cancerígenas. Marcas famosas receberam o alerta, para que cobrem de seus fornecedores O QUE entra no fabrico dos tecidos e COMO são tratados os mesmos, desde a etapa da fabricação até a entrega.

Reutilizar - vestido de tecidos antigos reutilizados e renda de crochê
Atualmente temos uma infinidade de tecidos: Cotton (algodão, que pode ser orgânico ou transgênico), viscose, cetim, jeans, jeans encerados, sarja, látex, microfibra, politetrafluoretileno, lã de escória, poliuretano - PU, moleton, renda, lona, percal, polietileno tereftalato (conhecido como Pet) veludo, fluorofibra, cânhamo, coco, couro (de animais e sintético), fibra de basalto.... A campanha Detox, lançada pelo Greenpeace em 2011, e seguida por várias outras instituições, visa fazer com que a moda pare de usar produtos químicos tóxicos em suas confecções, que vão desde roupa íntima a calças, camisas, vestidos, tudo, enfim. Inicialmente, foram conclamadas as 20 principais marcas do mercado varejista da moda no planeta. As maiores concentrações - acima de 1000 partes por milhão - foram encontradas em itens de vestuário da Zara, Metersbonwe, Levi’s, C&A, Mango, Calvin Klein, Jack&Jones e Marks&Spencer. Alteração hormonal, câncer, poluição da água.

A campanha Detox pretende, até 2020, zerar o uso de componentes tóxicos em tecidos. Mais de dez marcas importantes, já declararam estar se empenhando. A H&M e a Marks&Spencer, já o fizeram e exigem que seus fornecedores divulguem todas as substâncias químicas que suas instalações fabris lançam no ambiente. A Zara, até dezembro.2013; a Levis, até 2015.
Sustentabilidade rima com responsabilidade, correto?
É preciso que você, como consumidor, pesquise, pergunte, FAÇA CADA VEZ MAIS, DIVULGANDO E CONSCIENTIZANDO, para que todas os pontos de venda se conscientizem de que é preciso saber a procedência dos produtos e a maneira como são feitos. Isso é, no mínimo, Direito do Consumidor. E, também, responsabilidade social, pois as futuras gerações não terão mais tempo para exigir mudanças. SE NÃO FIZERMOS AGORA, ELES SERÃO APENAS CONSEQUÊNCIA!!!

E é bom p’ra todos! Quem fabrica, tem a consciência tranquila. Quem adquire, sabe que está adquirindo um produto idôneo. E os que moram no entorno e recebem emanações limpas, tem assegurada mais saúde.
“As pessoas têm o direito de saber com o quê os seus rios estão sendo poluídos e quais são os produtos químicos perigosos em suas roupas. A Zara, a maior do mundo, assumir o compromisso de agir de forma mais transparente é um marco na maneira como as roupas são fabricadas e será a chave para forçar com que mais marcas se comprometam com a poluição ‘zero’ de produtos químicos perigosos até 2020”, ressaltou Li Yifang, campaigner sênior de tóxicos do Greenpeace Ásia.



Pele de peixe e rãs, que usualmente vão para o lixo. Na imagem, bolsa feita com pele de peixe e rãs - Projeto em Pernambuco

Sustentabilidade
Na contrapartida, cresce também o interesse sócio-ambiental, onde empresários conscientes criam tecidos e estilistas conscientes inovam em suas coleções. 

Quem me conhece sabe que, sendo vegetariana (quase vegana), não aprovo o uso de animais, seja em que segmento for. Entretanto, enquanto os humanos ainda se alimentarem de quaisquer carnes de origem animal, utilizar ao máximo este sacrifício ainda é um ato, digamos, mais consciente (embora sempre cruel). Assim, utilizar peles de peixe e rãs que, de outra maneira, iriam para o descarte, emprega esposas de pescadores no Pernambuco e gera roupas, bolsas e acessórios. É Sustentabilidade, também.

Ciclo da produção de roupas sustentáveis - Info da Isto é Dinheiro

Brasil

O Brasil é a 5ª maior produtora têxtil do mundo. São 30 mil empresas, quase 2 milhões de empregos e 10 bilhões de peças produzidas por ano! A produção de tecidos reciclados responde por 5% deste faturamento, segundo Sylvio Napoli, Gerente de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. 

Já existem fábricas que produzem em larga escala o tecido reciclado. Uma delas  situa-se em Americana, São Paulo. É a Ecosimple que, depois de vários anos de pesquisa, dispõe agora de um maquinário eficaz que utiliza retalhos de tecidos e garrafas pet (que antes iriam para o lixo), transformam em fibra, daí em fios e, por fim, tecidos. Atualmente são produzidas  20 toneladas de fios/mês, o que significa 20 toneladas a menos de lixo! O produto final ainda acaba custando 30% a mais que os valores normais, mas já existe um público consumidor cativo, consciente da responsabilidade social de tais ações.


Ecosimple - tecidos feitos de retalhos e pet

O trabalho também fomenta um outro segmento: o das cooperativas, que coletam as pets e os retalhos, separam por cor, por tamanho, por peso, textura. Um trabalho de responsabilidade social de uma magnitude que apenas começa a se delinear!

Desde 2010 o tema sustentabilidade já invadiu com glamour as passarelas das Fashion Week de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos Eua, a tendência irrompeu neste ano de 2013, durante a New York Fashion Week, que aconteceu em março, onde vários estilistas anunciaram ter assumido o compromisso ecológico. Como os estilistas Rogan Gregory, da marca Loomstate, ou Daniel Silverstein, diretor criativo e co-fundador da 100%NY.

E esta é uma moda que veio para ficar, pois traz em si a consciência ambiental, a atitude do consumo consciente. Dar um novo começo a um produto que chegou ao fim!, como salienta o famoso estilista Alexandre Herchcovitch, que utiliza os tecidos recicláveis em desfiles emblemáticos, como a São Paulo Fashion Week.

A seguir, transcrevo texto de Gisele Eberspächer, com exemplos de projetos exitosos e o uso de materiais alternativos, como pele de peixe, palha, lâminas de madeira, couro vegetal, tingimento a base de vegetais.

A escolha por tecidos e modelo de produção sustentáveis já está presente em várias indústrias do país. A opção pode ser um fator determinante para o consumidor, que cada vez mais valoriza medidas sócio-ambientais.


A Iódice continuou com a paixão pela sustentabilidade e criou uma coleção inspirada na Amazônia. A marca doará um real por peça vendida para ajudar famílias do Amazonas, além de contratar artesãos da região. O couro utilizado é sempre feito com base vegetal, nunca com produtos químicos. Já as mini-bolsas eram feitas de pele de pescado. A cortiça também apareceu, em acessórios e sapatos.



Já a Osklen se inspirou em mergulhos de águas profundas do Rio de Janeiro e do Caribe para compor a coleção. A sustentabilidade está na utilização de algodão orgânico para as malhas e com tingimento natural, desenvolvido por Eber Lopes Ferreira.



A marca Movimento desenvolveu um projeto social chamado Pernambuco com Design, em que a estilista Tininha da Fonte ensinou durante seis meses mulheres de pescadores de uma colônia perto da praia de Boa Viagem a costurar biquínis e maiôs. Além disso, a matéria prima utilizada nas peças foi a pele de peixe, de pescados e tilápias da região e pescados muitas vezes pelos maridos das costureiras.



A Maria Bonita se inspirou no nordeste para reaproveitar lâminas de madeira de reflorestamento. Posicionadas como mosaicos em cima dos tecidos ou até trabalhadas com resinas, o material deu um formato diferente às peças. Outro material utilizado foi a palha, usada para fazer detalhes em croche em várias peças.



A coleção de Ronaldo Fraga utilizou mão de obra de artesãs de vários estados diferentes, incentivando novos ofícios para mulheres ajudarem na renda familiar. As rendas que acompanharam vários vestidos, blusas e saias foram feitas na Paraíba e os bordados foram feitos em Minas Gerais ou Pernambuco.



Por último, o estilista Alexandre Herchcovitch utilizou na passarela masculina o EcoSimple. O tecido é resultado de um processo que reutiliza resíduos de fábricas da indústria têxtil, separados por cores por famílais carentes de Blumenau. O material passa por um processo de desfibragem, em que se torna fibras, que serão fiadas e tecidas novamente. O processo é livre de produtos químicos.

Fonte: Por Gisele Eberspächer (2011) - atitudesustentavel.uol.com.br




quinta-feira, 18 de abril de 2013

Montes Claros, em Minas Gerais, tem novo terremoto




Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastre, declara Luis Carlos Dias Martins, da Defesa Civil - Terremoto em Montes Claros


Conheça e compartilhe as 10 Regras de Preparação Pessoal para Terremotos (veja ao final da página!) Faça algo mais além de compartilhar o video com as imagens do tremor. 

Montes Claros, em Minas Gerais, tem novo terremoto


Por Marise Jalowitzki

Desde janeiro, já são em torno de 200!

Bem, estamos novamente falando em terremotos no Brasil e comovidos com o terror das pessoas que, desavisadas, passam por uma situação dessas.

Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará possuem um número periódico de tremores. Hoje (18) Montes Claros acordou em pânico novamente, desta vez com um terremoto de 3.7 na escala Richter, confirmado pela UnB. Infelizmente, temos de assistir ao desespero das pessoas correndo, sem saber o que fazer. Muito postei, neste blog, sobre tais eventos (disseminando cartilhas, o que fazer, quais atitudes tomar, etc.). Infelizmente, recebi gozação de alguns, incluindo pessoas do próprio RN. Porque, neste país, a prevenção não consegue emplacar como uma providência ANTERIOR aos fatos? Quantas vezes as redes televisivas dedicam seus horários para esclarecer a população? Agora que, em algumas horas, o vídeo no youtube foi replicado milhares de vezes, dá para noticiar.... o alarme do vídeo, o desespero das pessoas!
Em março deste ano (2013), o governo de Minas promoveu o Seminário Internacional Brasil-Japão para Gestão de Risco e Desastre. A organização conta com a parceria da a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.  

Onde estão as ações práticas? Quantos anos irão passar até que adultos e crianças da região tomem conhecimento de que estão propensos a conviver com abalos, já que a região possui uma falha geológica? Quando irão INICIAR os treinamentos periódicos, as simulações , para que saibam O QUE FAZER?
Montes Claros, em Minas Gerais, é o local mais propenso a abalos sísmicos no Brasil. Somente de janeiro a abril deste ano, foram quase 200 tremores que variaram de até 3.6 na escala Richter. Em maio de 2012 ocorreu um terremoto de intensidade 4.2.

Os cidadãos precisam fazer algo mais do que apenas 'compartilhar'! Imprima as 10 ações práticas (veja link ao final desta página), dissemine conhecimento!

É preciso preparar a população para conviver com esta realidade, ‘anteontem’!!!
Os japoneses, que possuem uma larga experiência com terremotos, estiveram  presentes ao evento para esclarecer os moradores, repassando as providências que lá no Japão estão dando certo: conhecer estratégias, ensinar a todos, efetuar treinamentos periódicos, em simulações que tem a condição de deixar as pessoas mais tranquilas em eventos que nada têm de tranquilos!

Os sismógrafos que já foram instalados por lá, acusam a existência de uma falha geológica no Estado.
 “Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastre. Por isso devemos buscar conhecimento para aprimorar nossas ações. Faz parte da cultura japonesa a prevenção de desastres e é isso que queremos aprender aqui”, declarou o chefe do gabinete militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Luís Carlos Dias Martins. E então?
A professora da universidade de Nagoya, Hiroko Kondo explicou que é importante passar as experiências vividas para a população. “No Japão essas calamidades fazem parte da vida das pessoas. A própria população sabe se ajudar e se proteger. Assim não precisam esperar o poder público e sabem o que fazer na hora de um terremoto. Desta forma podem até diminuir o número de vítimas”, argumentou.
Kondo enfatizou, porém, a importância de ensinar para as crianças a melhor forma de se comportar diante de abalos sísmicos. “Elas vivem no risco, até porque são crianças, e são indefesas. De forma lúdica ensinamos o que elas devem fazer em caso de acidentes”, finalizou.
A professora distribuiu ainda uma cartilha idêntica ao modelo do Japão, que é repassada de forma pedagógica às crianças japonesas. No seminário ainda foi passado formas de evacuação de prédios e a importância de construções com estrutura reforçada.
Esperamos que os governos estadual e federal sejam sensíveis a esses fatos e planejem, em curto espaço, dotar, efetivamente, as construções com reforços em sua estrutura. Não como no Rio de Janeiro, onde as casas, frágeis, são construídas para as vítimas das enchentes e desmoronamentos no mesmo local de antes, local precário, área de risco, sujeito a novas enchentes e desmoronamentos. Como vimos noticiado há poucos meses!

A cidade de Montes Claros  já passou por momentos de muito susto, medo, contrariedades.
Também a região de Sobral, no Ceará e João Câmara, no Rio Grande do Norte, são locais com tremores frequentes.

No G1, em 18.abril.2013:
O tremor de terra de 3,7 de magnitude, ocorrido em Montes Claros (MG), na manhã desta quinta-feira (18), causou grande repercussão nas redes sociais. Um vídeo postado na página Arroz com Pequi mostra o momento do tremor (veja o vídeo). Nas imagens, uma mulher caminhava sozinha por uma rua do bairro Vila Áurea quando sentiu o abalo, se desesperou e saiu correndo na direção oposta.



(Quisera ter uma gráfica para editar todas essas informações e distribuir gratuitamente para a população!!! Como dizia minha mãe: A pior praga da Humanidade é a ignorância!!!)


Querendo, leia neste blog:


Dez Regras para Agir em
Terremotos -
Foto - Terremoto em Uberaba - MG

10 Regras de preparação pessoal para terremotos
30.junho.2011
http://t.co/pLDOdzG









Como sentimos os terremotos -
 Escala Mercalli - Terremoto Grau IV

 Reações Humanas - Como os humanos sentem a intensidade dos Terremotos

Por Marise Jalowitzki
06.maio.2011
Link: http://t.co/FO4u4NT





Defesa Civil - Moradores de 5 Estados
 tem Treinamento contra desastres -
Foto: Santa Maria - RS - Barragem do DNOS
Defesa Civil e o 1º Simulado de Preparação para Desastres - 
Moradores são preparados
QUAL O CRITÉRIO PARA ESCOLHA DAS LOCALIDADES?





Sismos induzidos podem acontecer
quando há o rompimento das placas,
como no caso do vazamento de
petróleo no Rio de Janeiro, em novembro 2011
Qual a diferença entre sismos e terremotos 

Sismos Induzidos pela Ação Humana

Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/qual-diferenca-entre-sismos-e.html
Leia também:

Terremotos no Brasil estão aumentando

Terremotos e Tremores em 2011 no Brasil

----------
Acompanhe o blog Sismos do Nordeste, link na barra lateral direita, neste blog
----------



-----
Leia também sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera: 
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), criem novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.
------

------
Mais sobre Tremores de Terra no Brasil: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil


Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html