sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sumiço das Abelhas - Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas



Extinção das Abelhas - Chega de Mistério - Curso para criação de apiário é vendido na web por 14,90 reais. Conhecido como Caixa-dólar - Melhor Sistema de Criação de Abelhas




Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas
Parte 5


Por Marise Jalowitzki
29.junho.2012

Como já relatado anteriormente são em número de cem os tipos de lavouras que produzem alimento humano. Desses 100 tipos de alimentos, 70 precisam da polinização das abelhas para se desenvolver. Assim, é essencial que as abelhas continuem a desempenhar seu papel de estabelecer “conexões” entre as flores dos produtos. Com o crescente aumento nos índices de agrotóxicos usados, as abelhas nativas não aguentam e vão morrendo. As africanizadas, mesmo que muitos garantam sua maior resistência às pragas e doenças, ainda assim, algumas também não resistem.

Com a estimativa do crescimento populacional mundial, o Brasil está a garantir que conseguirá suprir a demanda por alimentos no mundo. Portanto, a premissa é assegurar o aumento na produção.

Assim, até a produção de mel, “razão de ser” das abelhas, passa a segundo plano. O mais importante, de acordo com esta visão de desenvolvimento, é assegurar mais e mais alimentos. Assim, os cientistas voltaram-se para “modificar”, mais uma vez, as abelhas africanizadas, para que estas passassem apenas a “correr atrás” do pólen, garantindo a produção de alimentos nos índices desejados.

Esta técnica, de forçar artificialmente as abelhas africanizadas a extrair apenas o pólen das flores – e não mais, também, o néctar, que produz o mel – existe no Brasil desde 1999.

A maneira atual de extrair pólen, na verdade, nada tem a ver com produzir mel. O sistema é bem diferente do método natural das abelhas (visto no artigo anterior). Atualmente, por R$ 14,90, você pode adquirir na web uma caixinha e as orientações de como iniciar seu “negócio”! Quem fiscaliza? Quem orienta para as implicações no entorno? Para os impactos?  


Abelhas africanizadas vão substituindo, gradativamente, as abelhas nativas.  O desmatamento crescente pode tornar impossível a vida das abelhas nativas. 
Segundo dados constantes no wikipedia, uma colmeia de abelhas africanizadas não pode estar a menos de 300 metro de qualquer edificação humana, devido a sua agressividade. Muitos apicultores as preferem, pois, dentre outras características, evitam o 'roubo' de sua produção, atacando e matando quem se aproxima de sua colmeia.

Originalmente, as abelhas costumam recolher o néctar, que é a sua fonte de energia e que resulta na produção do mel. O novo sistema de extração, que visa apenas a produção do pólen, a fonte proteica, é efetuado pelas abelhas africanizadas num raio de 8 km a partir da colmeia. Para que elas vivam o tempo necessário para recolher o pólen das flores, recebem água com açúcar no lugar do néctar.

Por isso, faz-se necessário que os apicultores tradicionais preservacionistas, que cultivam abelhas nativas, tenham conhecimento da existência de colmeias das africanizadas no entorno, sob pena de não conseguir levar seu cultivo adiante. Como as africanizadas extraem todo o pólen existente nas flores, todos os demais insetos que necessitam de pólen acabam morrendo. “Também há outros animais que se alimentam de mel, como os tatus e iraras. Há apicultores que instalam armadilhas, capturam e matam esses mamíferos, alegando prejuízos.” (Germano Woel Jr.) Por enquanto, não encontrei um estudo que demonstre quantas espécies nativas de abelhas já foram extintas.

- Abelhas precisam ser cuidadas e preservadas no frio e no calor intenso.
- Abelhas precisam de espaço, floresta, verde, flores, para recolher pólen e néctar. Não água com açúcar.
- Abelhas são insetos com uma organização social interna firme, incrivelmente destacada em funções e ações. Alterar essa eco sociedade NÃO É DIREITO HUMANO!

O ser humano continua com sua arrogância sem limites, acreditando que as demais espécies que ele, invertidamente, chama de "inferiores" podem se adaptar a quaisquer arranjos que ele (ser humano) possa inventar para a vida de quem quer que seja!

ASSIM, além de chamar à responsabilidade as transnacionais de agrotóxicos como a MONSANTO, SYNGENTA, BAYER, DOW CHEMICAL, DUPONT, BASF e todas as demais empresas ligadas ao controle de alimentos e do sistema agrícola, também os agricultores e melipo precisam estar conscientes de seu papel no atual momento. Alguns não se preocupam mesmo com as gerações futuras, estando focados apenas nos resultados imediatos, mas, muitos dos ‘homens do campo’, sim, amam seus filhos e se preocupam com o legado que estarão deixando para seus descendentes. Esses precisam, urgentemente, tomar pé da situação e fazer a SUA PARTE! Divulgando, denunciando, assumindo seu papel, seja de predadores inconsequentes, seja de responsáveis e compromissados! É hora de jogar fora a máscara de “não sabedor”! Chega de “mistério”! É hora de por A MÃO NA CONSCIÊNCIA!


(continua)

Série O 'MISTÉRIO' DA EXTINÇÃO DAS ABELHAS



Abelhas em extinção - A quem mais
responsabilizar?

Extinção das Abelhas, Há Mais embaixo do Tapete!
Parte 1

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-ha-mais-embaixo-do.html 








Porque essa história de "MISTÉRIO"
 DO DESAPARECIMENTO DAS 
ABELHAS continua sendo 
INCESSANTEMENTE alardeada. 

Extinção das Abelhas - Mistério ou Verdade Encoberta?

Parte 2
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-misterio-ou.html







Competição canadense envolve
apicultores e abelhas sem ferrão

Extinção das Abelhas - Consequência Planejada ou Plano Inconsequente? 
Parte 3 









Extermínio dos zangões

As alardeadas possíveis causas para o sumiço da Apis mellifera e o cultivo tradicional do mel 
Parte 4 








Extinção das Abelhas - Chega
de Mistério - Curso para criação
de apiário é vendido na web por
14,90 reais. 



Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas
Parte 5













Abelhas que produzem apenas
mel, abelhas que recolhem apenas
pólen – IBAMA agora informa que
reavaliará 4 agrotóxicos associados
a efeitos nocivos aos polinizadores
- Imidacloprido, Tiametoxam,
Clotianidina e Fipronil.
Mas n
ão são só os pesticidas.  

A Realidade Atual das Colmeias - Pólen Apícola - Sistema Natural X Sistema Atual - Interferência Humana 
Parte 6


Abelhas sem ferrão - silvestres - não
atacam - o perigo é não saber quais as
 espécies agressivas. O melhor é não arriscar

Ataques de Abelhas - Quantas picadas matam

Parte 7

Por Marise Jalowitzki
09.setembro.2012







Parte 8 - É possível interromper o Colapso das Abelhas (CCD - colony collapse disorder)? O que dizem os pesquisadores


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Porto Alegre tóxica

Porto Alegre - Zona Norte - mais uma madrugada tóxica

Porto Alegre tóxica


Por Marise Jalowitzki
27.junho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/porto-alegre-toxica.html

Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005


Há alguns meses publiquei vários posts sobre o mau cheiro noturno, veneno puro, que toma conta do 'ar da noite'. estamos em pleno inverno, estação em que aqui no sul, historicamente, as pragas costumavam morrer devido ao frio intenso e o ar era o mais límpido do ano!


Esta madrugada, de 26 p 27 de junho.2012, foi mais uma noite h-o-r-r-i-v-e-l!!! Boca, garganta, nariz, esôfago, pele do rosto, tudo seco! Lavamos os rosto, aspiramos água, na tentativa de melhoria. Pela manhã, novamente aquelas nuvens amarelas, cor de enxofre. É ingenuidade pensar - acredito agora - que se trata de algum 'fenômeno natural', sempre com 'hora marcada'! Sempre de madrugada! Isto é mais alguma pérfida fábrica de produtos químicos, matando a população aos poucos.

Pela manhã, algumas pessoas comentam, outras, taciturnas, baixam a cabeça e vão cumprir a sua jornada em silêncio. Morte em vida. 



Será por conta de alguma liberação de resíduos tóxicos irregulares? Sim, pois temos isso sistemicamente por aqui, sem que ninguém 'descubra' quem é a empresa responsável! Será que é por conta das novas construção e reformas para a copa?

Isso é democracia? Cadê o acesso á informação? COMO a população fica assim refém de TUDO, sem ter ter alguma condição de se defender? Sequer de saber de onde vem o mal?

Outro dia ouvi um rapazote dizer. "Tia, sabe o que é Democracia? A cracia do Demo! Isso mesmo! É o Demo quem manda!"



Alguém duvida?


Enquanto isso, algumas autoridades esperam que batamos palmas para o acréscimo no número de vacinas contra tuberculose que continuam sendo distribuídos!


Eita mundo! Continuar prejudicando, continuar com um modelo falido, que enriquece a alguns poucos e adoece a milhares e milhões, depois 'correr' atrás com alguns medicamentos e vacinas!


Gente, nascemos com outro propósito! Nascemos para a Felicidade! A Gratidão! A Bem Aventurança! O compartilhamento das Riquezas, da Saúde, da Beleza! da Alegria! 






Alguns posts anteriores:


Link: http://t.co/gNlhKzI
Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS






Vulcão Chaitén, no Chile - Fuligem e Cheiro da Fumaça no RS (Foto:Claudio Santana)


Link:
http://ning.it/pedrwV
Venenos na Noite 
Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição

Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005


Arena do Grêmio - A avaliação preliminar realizada através de investigações por sondagens a trado

Imagem: Porto Imagem

Porque perguntar ofende?  Arena do Grêmio e Gás Metano


Por Marise Jalowitzki
12.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/porque-perguntar-ofende-arena-do-gremio.html 





Marise Jalowitzki
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Morte do Líder Karajá na Rio + 20 e a Saga Indígena



Após a morte do líder Karajá, indígenas cancelaram o show de encerramento na Rio + 20 -  16 etnias abandonam a Kari-Oca

 - Foto Glauco Araujo - G1


A Morte do Líder Karajá na Rio + 20 e a Saga Indígena

Por Marise Jalowitzki
25.junho.2012
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/morte-do-lider-karaja-na-rio-20-e-saga.html 


 "Isto mostra que ainda somos tratados como verdadeiros selvagens, diz o índio Cristiano Santos, da aldeia Pakuru." http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/grupo-de-indios-passa-mal-na-rio-20  )

Hoje os indígenas brasileiros continuam sua luta para preservar suas terras em Belo Monte.
Rio + 20, Festa dos "brancos" no fim, a luta continua. Se para o mundo os resultados do encontro mundial do PNUMA não passaram de mais um "ponto de partida" (expressão da Presidente Dilma), para os índios, mais uma tremenda decepção. Além da esperança frustrada de receber uma promessa efetiva sobre sua questão territorial (terras que sempre foram suas, de fato e de direito), ainda tiveram que amargar dores físicas e a morte de um de seus líderes.

Protagonistas de várias danças tribais, eles dormiram em colchões no chão, receberam comida escassa e até mesmo "quentinhas" com alimento estragado!

Até quando vamos colocar os índios e índias em extensos pavilhões, em colchões no chão, como se desabrigados de enchentes fossem, esperando a “quentinha” azeda que o homem “branco” lhes estendem? Feijão, arroz e carne é a dieta do índio? Acaso estrelas e atores que embelezaram os olhos de quem os viu em suas danças e shows não deveriam ter recebido melhores tratamentos? Perguntaram a eles se eles não queriam vir para acomodações melhores, receber um tratamento vip pelo menos uma vez na vida?

E quando começaram a se sentir enjoados, quando começaram a vomitar em decorrência da comida estragada que receberam, qual a investigação que está sendo feita? serão os fatos devidamente apurados e divulgados? eles receberão retorno por esse dissabor e mau trato?

A Morte do Líder Karajá na Kari-Oca

Um líder indígena, da aldeia Karajá, Ismael Kuhanama Karajá, de 52 anos, morreu na manhã de sexta-feira, dia do término da Rio + 20. Ele já havia sido medicado com analgésico e corticoide e liberado. Voltando a se sentir mal, agora com vômito e dores de cabeça, coluna e corpo, foi medicado e novamente liberado. O pajé o olha, se preocupa com ele, pergunta como está. Devia estar anestesiado, responde que está bem e diz que quer cumprir o contratado. Os indígenas iriam realizar mais um mega show, o show de encerramento para os "brancos assistir". O líder morreu poucas horas depois. Causa mortis: infarto fulminante. Caso que deveria ser apurado com rigor, que deveria receber notoriedade da mídia... nada! Poucos são os que sabem! ( http://www.jb.com.br/ambiental/noticias/2012/06/22/rio20-morte-de-indio-em-aldeia-no-rio-esta-sob-suspeita/ )

São esses os valores que não compreendo. Que não comungo. Que não aceito. Que não compartilho.
Até quando vamos chamar os indígenas para, em ônibus, vir de grandes distâncias para dançar na Kari-oca e abrilhantar a festa dos “brancos” e, simultaneamente, descuidar deles? 


Rio + 20 - Alojamentos dos indígenas 



O SHOW DE ENCERRAMENTO CANCELADO

Qual, dos mega canais televisivos, filmou a decisão de todas as 16 etnias que compareceram na Kari-Oca, de se retirar do evento na sexta-feira ao meio dia, cancelando o show de encerramento previsto para a tarde, em reverência ao índio morto? Todas as tribos abandonaram o local, tristes, com a constatação de que continuam tão abandonados como sempre. Quem os defende? Quiçá algumas ONGs internacionais, que a tudo filmam e depois divulgam em seus países de origem para alguns poucos. Aqui, fica tudo no mar de cinzas e fumaça. http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/morte-de-indio-encerra-atividades-da-kari-oca-durante-rio20.html )

No noticiário da noite, destacaram Xuxa de cocar com criancinhas e Ministra!


Xuxa de cocar verde na Rio + 20 entrega Carta das Crianças para a Terra


No domingo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comemora os 274 milhões arrecadados com o turismo advindo da Rio + 20 ( http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/turismo-movimentou-r-274-milhoes-durante-rio20-diz-prefeitura.html  ). 


Coloco uma flor imaginária na tumba de mais um líder indígena que se vai. Lembro do [enorme] lábio inferior do Cacique Tchucarramãe Raoni, sendo “levado” até à saída dos pavilhões ao término da festa Rio + 20, lábios tremendo, ele todo angustiado por todos os desfechos, tão contrários ao esperado.

Dizer que ganhamos alguma coisa? Sim. Ganhamos a certeza de que, a continuar assim como está, simplesmente não haverá mais tempo para mudar o que precisa ser mudado. Talvez os ambientalistas e os preservacionistas necessitem rever o mundo que ansiamos e enfrentar o fato de que, realisticamente, algumas coisas estão mesmo perdidas. E reavaliar o que é preciso fazer para criar um novo patamar de conservação e preservação.

Desde ontem, domingo (25) já estão novamente reunidos em suas manifestações locais para tentar continuar chamando a atenção do mundo sobre a sua questão que, fundamentalmente é uma questão de sobrevivência.

Assista ao video do Jornal Hoje - 25.junho.2012 - http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/mais-de-150-indios-ocupam-um-dos-canteiros-de-obra-da-hidreletrica-de-belo-monte/2010700/

Índios continuam sua luta em Belo Monte

Querendo, leia também:
A Fábula do Cavalo Marinho e os Resultados da Rio + 20

Rio + 20 - Talvez tenhamos que redefinir o que é "Lá"!





Marise Jalowitzki
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil











A Fábula do Cavalo Marinho e os Resultados da Rio + 20

Rio + 20 - Talvez tenhamos que redefinir o que é "Lá"!



A Fábula do Cavalo Marinho e os Resultados da Rio + 20

Por Marise Jalowitzki

Conhecem a fábula do Cavalo Marinho? Ela é mais ou menos assim:
Havia um pequeno cavalo marinho, ávido por mudanças, que nadava sofregamente entre as águas do oceano. Sempre que encontrava algum outro habitante das águas, perguntava: Como faço para chegar ? O interrogado ficava meio confuso, mas, igualmente atarefado, apontava para qualquer direção e desvencilhava-se do perguntador. Assim foi por muitas vezes. O pequeno cavalo marinho nadou, nadou, sempre recebendo de alguém uma informação diferente, fazendo com que rodasse muitas vezes pelos mesmos caminhos, pelos mesmos desvãos, pelos mesmos declives. Até que, ao final, já exausto, deixou-se cair inerte e morto.

Qual a mensagem desta fábula? A de que qualquer um de nós, quando não sabe para onde quer ir, onde quer chegar, como quer chegar, em quanto tempo precisa chegar, acaba não chegando a lugar nenhum!!!
Esforços despendidos, energias desperdiçadas, mas, resultado efetivo, não.
Onde fica o “” de cada um? Das autoridades? Dos governos? Dos países? Das diferentes organizações?



Rio + 20 e o desempenho dos ambientalistas - Protestos populares ou isolados, shows e exposições de artesanato

O Papel das ONGs
Parece que nem mesmo a maioria das ONGs sabe onde quer chegar, o que, exatamente, reivindicar e obter. Protestos são importantes, sim, agora, se não vierem acompanhados de projetos, viram ação ineficaz!

Quem está aproveitando o Ano do Cooperativismo (instituído pela ONU) para se unir com entidades afins e obter incentivos financeiros para colocar a mão na massa?

Vejo as distâncias abissais que nos separam dos resultados que TODOS necessitamos:
- Quando Achim Steiner, do PNUMA, declara que fica satisfeito por ter recebido tão somente a promessa de que a ONU, em setembro, irá avaliar como é que irá ficar a situação do PNUMA e de quanto será o incentivo financeiro que lhe será destinado.
- Quando nossa Ministra do Meio Ambiente recrimina o protesto de uma ambientalista e o argumento mais forte é “em 1992 você nem era nascida” (???), isso é argumento? como se isso fizesse alguma diferença!Quantos milhares já nascidos e em condições de agir, naquela época, nada fizeram (sequer sabem) até agora?
- Quando nossa Presidente declara que a Rio + 20 não é “um ponto de chegada e, sim, um ponto de partida”! Como, ponto de partida e o planeta do jeito que está? Estamos sempre começando de novo, dando sempre de novo o primeiro passo, como se tempo tivéssemos!... Quando será o segundo passo? O terceiro? O quarto? O milésimo? Quando as nações começarão, finalmente, a ver resultados efetivos e não mascarados nas questões cruciais que afetam a todos, especialmente os menos providos?

Claro que conseguir consenso é dificílimo, até pelas características tão egoístas do ser humano, que sempre defende apenas os seus particulares interesses. Mas, porque não houve uma seleção prévia dos temas mais relevantes e discussões anteriores ao mega evento? Claro que a crise econômica mundial interferiu na realização do evento, marcar a mesma data para a reunião do G20 também foi uma bela maneira de desviar as atenções. 

Agora, já não sabemos que algumas coisas precisam ser mudadas? Quem falou em diminuir consumo? Diminuir desperdícios? Projetos conjuntos para reciclagem? Produzir menos high top e mais standard? Menos para as classes mais abastadas e mais para os desprovidos? Este é o caminho! Se ninguém dos que já possuem quer abrir mão de nenhuma de suas benesses, como irá haver uma mudança de hábitos de consumo?

Como na fábula do Cavalo Marinho, onde, apesar de todos os seus esforços, ele não sabia ao certo onde queria chegar, também agora estamos chegando a uma conclusão que Krishnamurti, o sábio líder hindu, já destacava há muito tempo: “Não serão os governos, mas a sociedade civil, que irá implementar as grandes mudanças!” Concordo. Agora, a qual segmento da sociedade civil estaria se referindo o sábio? O das grandes corporações, viciadas em lucro fácil e imediato, ou aqueles[ainda] pequenos grupos emergentes, ávidos por desenvolvimento sustentável (aliado à diminuição do desperdício e melhores condições para todos)?. A solução para melhor, por certo, advém dos modos de viver e encarar a vida destes últimos, mas, onde as ações efetivas? os projetos relevantes para interferir positiva e eficazmente onde realmente é preciso? os subsídios necessários para a implementação eficaz?

O que ainda espero:
- Que a sociedade civil queira menos brilhar individualmente ou em pequenos grupos em eventos gigantescos.
- Que a sociedade civil queira ler mais, conhecer mais e inteirar-se mais com o que acontece por detrás dos bastidores.
- E, mais que tudo, que a sociedade civil tenha a consciência que é através dela, especialmente como consumidores exigentes, que as coisas podem mudar.

De nada adianta ficar economizando uma sacolinha de plástico. Há muito mais para ser feito, arranjar parcerias e modificar hábitos de consumo. Redefinir o que é necessidade e o que é desejo.

Quando, lá nos idos do século passado, surgiu o slogan “Um novo mundo é possível!” – durante o I Fórum Social Mundial (Porto Alegre – RS), parecia que todos sabiam do que se estava falando, comentando e querendo. Hoje já me pergunto: que ‘novo’ mundo será esse? Será que sabemos o que precisa ser feito para se chegar até “Lá”? Talvez tenhamos que redefinir o que é “Lá”!!





Querendo, leia também:
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/morte-do-lider-karaja-na-rio-20-e-saga.html 
A Morte do Líder Karajá na Rio + 20 e a Saga Indígena



Após a morte do líder Karajá, indígenas cancelaram o show de encerramento na Rio + 20 -  16 etnias abandonam a Kari-Oca Foto Glauco Araujo - G1  

Globo, ao invés de comentar sobre o cancelamento do show de encerramento indígena e a morte do líder Karajá por intoxicação alimentar [concedida pelo homem 'branco'], mostra a Xuxa de cocar!



 "Isto mostra que ainda somos tratados como verdadeiros selvagens, diz o índio Cristiano Santos, da aldeia Pakuru." http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/grupo-de-indios-passa-mal-na-rio-20  )







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil