segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hipocrisia Social - Link de artigos - Exclusão, Crack e outros

Crack - links para artigos sobre o tema e Campanhas






Links para artigos, referenciados por ordem de publicação




Por Marise Jalowitzki
31.maio.2015 e publicado-atualizado em 29.junho.2015
textos em tradução livre
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/john-nash-largou-esquizofrenia-na.html













Paz, Perdão e Compreensão valem
muito mais que castigo


Verrückt Michel, Justiça no Maranhão e Bullying


Por Marise Jalowitzki
09.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/verruckt-michel-justica-no-maranhao-e.html 













Cracolândia - Para quem a estratégia surtiu efeito?

Por Wálter Fanganiello Maierovitch (transcrito do Terra)
link neste Blog: http://ning.it/zJ0um4
link no Terra: http://ning.it/zPFSsJ
janeiro.2012











Cracolândia: Escória Humana
13.janeiro.2012


Crack - Dependentes dispersados qual escória



















Van vira consultório de rua para atender
 viciados em drogas em Cuiabá
Por Gabriel Novis Neves





Homem amarra ladrão em carroça e
o arrasta por 300 metros -
A justiça de cada um
 


10.junho.2011
LINK: http://t.co/etboaVP








Problemas sociais nos dizem respeito, sim!



06.junho.2011
LINK: http://t.co/bJMHnjS













Autoridades não terão que perguntar se eles querem se tratar. Cracolândia ou Oxilândia - a droga é cada vez mais devastadora


26.maio.2011



















Eduardo Kalina, especialista
argentino na prevenção às drogas
 - Entrevista à RBS
 
Eduardo Kalina, um arauto na Preservação da Vida Sem Drogas! Trecho da Entrevista à RBS
Endereço - Contato Dr. Eduardo Kalin



Por Marise Jalowitzki

26.maio.2011


Nota em 01.setembro.2011
Tenho recebido mensagens solicitando a localização do Dr Eduardo Kalina, mencionado nos artigos sobre drogadição.
Transcrevo e peço divulgação para todos os seus contatos. 
Muito Grata!

Dados para contato:

Nome: Doutor Eduardo Kalina

Buenos Aires - Argentina
Telefone 11-48316801 / 48324306
Endereço; Scalabrim Ortiz, 1929/1425 Buenos Aires
E-mail: eduardokalina@fibertel.com.ar "e" braincenter@fibertal.com.ar
Site da Clínica: http://www.braincenterceda.com.ar/





-----




Marise Jalowitzki 


22.junho.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/06/um-pouco-sobre-hipocrisia-social.html











Van Vira Consultório de Rua para Usuários de Drogas

Van vira consultório de rua para atender viciados em drogas em Cuiabá

Van Vira Consultório de Rua para Usuários de Drogas


Nota de Marise:

Pela absoluta pertinência do tema, que se estende e aplica a todo o nosso país, tomei a liberdade de transcrever o texto publicado no BAR DO BUGRE, pensando na esperançosa possibilidade de sensibilizar - além do prefeito Galindo, de Cuiabá-MT, para quem o texto originalmente foi escrito e dedicado – a TODOS os prefeitos desta nação, tão mascarada em programas que, aparentemente, visam tratar e quiçá erradicar (¿¿¿) problemas, mas que, pela abordagem simplista, não faz mais do que gastar mais e mais do erário público.

Quando o crack entrou no país em 1985, NADA de realmente efetivo foi feito de lá até aqui, apesar dos esforços dos CONEM E CONFEM da época e de alguns projetos e estudos. Aqui em Porto Alegre – RS, a Cruz Vermelha se virou como pode (o que faz até agora). Dr. Kalina (argentino) que sempre defendeu tratamento, internação e acompanhamento ao usuário-dependente de drogas, passou/passa ainda agora por exposições até desrespeitosas na mídia, por aqueles que querem a liberação das drogas. Agora, no Estado, a RBS (da Globo) tem um trabalho que apresenta relatórios na grande mídia de tempos em tempoxs.

Sobre Gabriel - Em sua trajetória como médico, Gabriel Novis Neves, por longos anos percorreu os grotões brasileiros, não só do Mato Grosso, como de grande parte da Amazônia. Além de cumprir com o objetivo de sua missão, acumulou experiência e praticou a ética, tão em falta em nosso mundo. Conhecer seus textos é lição imprescindível para quem ainda acredita que o mundo pode vir a ser melhor.

PARABÉNS pela objetividade e precisão de TODAS as colocações.


CONSULTÓRIO DE RUA 

Por Gabriel Novis Neves
Oferecer atendimento especializado a usuários de drogas que vivem em situação de vulnerabilidade social dentro de uma Van, e chamá-la de Consultório de Rua, é brincadeira de mau gosto.
A implantação de Consultório de Rua sustenta-se em iniciativas que deram resultados satisfatórios, no contexto nacional e internacional.
Como amigo de Chico Galindo peço a retirada urgente dessa peça publicitária das ruas de Cuiabá. O principal objetivo do Consultório de Rua, não é que os usuários parem de usar drogas ou aceitem participar de um tratamento, mas que isso seja uma conseqüência do trabalho feito com eles na rua, uma vontade que deve partir do indivíduo e não da equipe profissional. Caso o usuário opte por fazer o tratamento na instituição, esta deverá disponibilizar uma equipe de psicólogos e psiquiatras que o possibilite a participar de grupos terapêuticos.
Há pouco tempo tivemos na UFMT um seminário para discutir a formação do pessoal envolvido no tratamento dessa epidemia. Verificou-se, face à complexa missão de consolidar a rede SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de assistência ao usuário de drogas, que é necessário à preparação de uma equipe multidisciplinar, para então, e só então, partir para a execução das ações – com retaguardas especializadas.
É importante que o nosso prefeito ao executar as políticas do governo federal, ouça um pouco mais a sua equipe de saúde e entenda melhor as finalidades de um Consultório de Rua.
Cuiabá não possui, no momento, equipes multiprofissionais com formação sobre crack, outras drogas e familiares, suficientes para exercer este trabalho.
Este “consultório” recém inaugurado integra os seguintes profissionais: duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira e dois “redutores de danos”. Médico que é bom, nenhum. E, qual a formação destes profissionais para a abordagem com a população em situação de rua?
Andando pelas madrugadas, encontro centenas de menores desnutridos, maltrapilhos e envelhecidos – todos sendo consumidos pelas drogas. Sem família e sem presente, vivem o momento de uma pedra.
Fico curioso para saber qual o tipo de abordagem é feita na Van, e como.
Sem o médico para constatar se o problema é a dependência química ou de alguma comorbidade psiquiátrica, fica difícil assistir a população de rua. Além do mais, são necessários outros profissionais com saberes inerentes ao cotidiano da rua.
Talvez conselhos para que parem com o vício e voltem para casa. Mas, muitos deles, ou não possuem casa nem família, ou simplesmente foram expulsos de seus lares.
E o que fazer com aqueles que possuem casa, família?
Noto et al (2003)9 em pesquisa realizada com crianças e adolescentes em situação de rua, verificaram em Cuiabá que 76,1% moram com a família e os motivos atribuídos para estarem na rua foram encontrar nesta a diversão, liberdade, falta de outra atividade.

É fácil imaginar o Consultório de Rua fingindo ter resolvido um problema, e voltar no outro dia, para continuar a farsa do atendimento. Ele não é e nem será o salvador da pátria.
Se a prefeitura colocar nos seus PSF uma pessoa capacitada para essa orientação e trabalhasse com a universidade nos diversos níveis para um trabalho médico-social, não precisaríamos passar a vergonha de cruzar com uma dessas Vans, lotadas de DAS municipais.
Duvido que alguma autoridade defensora da Van Consultório de Rua, teria coragem de levar um familiar ou pessoa querida para tratamento nesse verdadeiro espaço da loucura.
Prefeito Galindo, aproveite esse Consultório de Rua, coloque um médico, um antropólogo, um educador e, com essa equipe de saúde faça um pouquinho de saúde coletiva.
Ao invés de dar prosseguimento a esse tipo de atendimento, com a Van desfilando sua inutilidade pelas ruas de Cuiabá, mostre o seu poder político de criar em Cuiabá leitos para a assistência à saúde mental, especificamente aos usuários de drogas.
Sabe-se que o Ministério da Saúde financia através do SUS esses leitos, porém eles não existem em Cuiabá.
Sem eles o Consultório de Rua perde a sua finalidade, nos casos em que os usuários estão em risco de vida ou colocando a vida de outros em perigo. Não defendemos o confinamento desta população a internação compulsória, mas há casos que necessitam de atenção profissional do setor secundário e, por sua vez estes profissionais devem estar em sintonia com os demais da Atenção Básica.
Há necessidade da articulação dos Consultórios de Rua com a escola, a comunidade e a família.
Insistir com este programa em uma cidade que possui duas Escolas de Medicina, onde o SUS não funciona, é dar um tiro no pé.

Minha foto
Gabriel Novis Neves
Bar do Bugre





Gabriel Novis Neves - Médico e Cientista Social - 1º Reitor da Universidade Federal de Cuiabá - MT
















-----
Poderá gostar de conhecer: http://t.co/owfitrJ


RJ muda forma de lidar com crianças e adolescentes usuários de drogas
Autoridades não terão que perguntar se eles querem se tratar. Cracolândia ou Oxilândia - a droga é cada vez mais devastadora

Internação para dependentes do Crack e Oxi - FINALMENTE, com mais de 20 anos de atraso!


Por Marise Jalowitzki
26.maio.2011
http://t.co/owfitrJ


-----
Uma entrevista séria e bem conduzida com Dr. Kalina:

Eduardo Kalina, especialista argentino na prevenção às drogas - Entrevista à RBS
 
------

Endereço - Contato Dr. Eduardo Kalina

Nota em 01.setembro.2011
Tenho recebido mensagens solicitando a localização do Dr Eduardo Kalina, mencionado nos artigos sobre drogadição.
Transcrevo e peço divulgação para todos os seus contatos. 
Muito Grata!

Dados para contato:

Nome: Doutor Eduardo Kalina

Buenos Aires - Argentina
Telefone 11-48316801 / 48324306
Endereço; Scalabrim Ortiz, 1929/1425 Buenos Aires
E-mail: eduardokalina@fibertel.com.ar "e" braincenter@fibertal.com.ar
Site da Clínica: http://www.braincenterceda.com.ar/


-----



Eduardo Kalina, um arauto na preservação da Vida sem drogas! Trechos da Entrevista à RBS


Por Marise Jalowitzki
26.maio.2011
http://t.co/eAVAzCM

-------


Também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/06/um-pouco-sobre-hipocrisia-social.html

Hipocrisia Social - Epidemia do crack no Brasil, 25 anos 


UM POUCO SOBRE A HIPOCRISIA SOCIAL
Marise Jalowitzki 
22.junho.2010

-----------








Quais são os resultados obtidos nas mudanças violentas

Será que Paz no mundo é possível - Foto AP mostra população egípcia reivindicando reformas prometidas

Quais são os resultados obtidos nas mudanças violentas


Por Marise Jalowitzki
28.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/sera-que-paz-no-mundo-e-possivel-foto.html


Após divulgar os últimos informes sobre a triste realidade em que se encontra o Oriente - agora também o Egito está vivendo uma onda de violência, além da Síria e tantos outros - estendi um pouco as reflexões, que compartilho.


Não existem mudanças benéficas, efetivas, pra valer, quando os meios utilizados são a força e a violência. As coisas até se ajustam, algumas leis são promulgadas, mas o sabor ácido se perpetua. Foi assim com todas as guerras, com todas as revoluções, com todo o domínio e escravidão. Mudam-se práticas, mas o estado interno de segregação, de separação, este permanece.


Só haverá Paz no Mundo quando as armas forem depostas e o coração humano aprender a praticar a solidariedade, o entendimento e o respeito pelo seu semelhante. O compartilhamento dos benefícios. 
Quando os interesses econômicos consumistas não forem mais a tônica e o bem estar comum deixar de ser um ideal, para se tornar realidade praticada.


A proposta tão criticada de Obama (EUA) de aumentar os impostos dos mais ricos como forma de equalizar a crise interna nos Estados Unidos poderia ser uma solução, sim. Claro que teria de estar em consonância com o enxugamento dos gastos públicos. Quem tem mais, pagaria um pouco mais de impostos para normalizar a crise. Creio que o que impede de aprovar esta prática é o medo em abrir precedentes, e que isso possa se tornar uma práxis. Deve ser este o principal motivo de tantas resistências.


No "Rencontre" de França, Alemanha e Itália, em 24 de novembro último, novos acordos foram firmados entre os expoentes da União Européia. Os leigos, como eu, enxergam com certa surpresa e estupefação tantos países com sérios problemas em sua economia e finanças. COMO o mundo está TÃO em colapso? COMO tantos administradores públicos deixaram seus países chegar onde chegaram? É em função deste modelo que os ultra-ricos estão tomando conta de tudo e ditando as leis e as normas.


Ao ver o semblante de Merkel irritadíssima ante a proposta de que os países mais abastados deveriam auxiliar os países endividados, na grande crise mundial/européia, deu para perceber o quanto o pensamento de que o "problema-de-cada-um" é "o-problema-de-cada-um" e não há, na verdade, união. A filosofia continua sendo a de aumentar o número de parcelas em infinitos empréstimos e refinanciamentos, a juros elevados, mantendo na subserviência as classes mais desprovidas, já que o enxugamento dos programas sociais são os primeiros na abordagem proposta para diminuir a dívida.


Especialistas afirmam que não existe a possibilidade do euro acabar. UE procura saídas viáveis.




Crescimento responsável acontece ao proporcionar ajustes e dar condições para o reerguimento. Agora, quando há uma crise (como o próprio nome explica), aí, as soluções precisam ser emergenciais e, porque não, inéditas.


Claro que é preocupante pensar em um mundo globalizado, onde as distâncias entre ricos e pobres são sempre maiores. Claro que preocupa pensar o que será de um mundo com uma única moeda, retirando a chance de ser diferente, de pensar diferente, de agir diferente. As cláusulas terão de ser muito bem negociadas, para que não continue acontecendo como vem acontecendo em tantas situações. 


Compromissos precisam ser honrados. Contratos precisam ser cumpridos. É preciso analisar muito bem ANTES de assinar, de se comprometer.


Temos muitas mudanças pela frente.


Ainda mais importante conscientizar pessoas para que ajudem aos governantes, trazendo novas e boas idéias. Só criticar não vai ajudar em nada. Atos violentos ou pejorativos não resolvem nada, pois as rivalidades, as rixas, as contendas, as vinganças, os ressentimentos, permanecem. Podem até calar a boca de muitos por algum tempo, mas mudança, mesmo, pra valer, só acontece com conscientização, novas e efetivas boas práticas, conhecimento. Conhecimento para opinar, argumentar e, quiçá, convencer.


Fazer como vem acontecendo, de colocar uma bandeirinha com algumas inscrições nas mãos de pessoas que nem sabem ler ou escrever e levá-las para um ato público, só faz os mal-intencionados rir e mofar das iniciativas.


O trabalho de esclarecimento, de educação, de formação para poder ter opinião consistente, esse, sim, é efetivo.


Ajude a ser a mudança que você quer no mundo!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil









VIOLÊNCIA
Do G1 - Jornal Nacional
Edição do dia 24/11/2011

Conselho militar do Egito pede desculpas pelas mortes de civis

Major-general lamentou a violência das Forças de Segurança. ONU acusou os egípcios de excessos na repressão às manifestações.




O Conselho Militar que comanda o Egito desde a queda de Hosni Mubarak pediu desculpas pelas mortes de manifestantes nos protestos dos últimos dias. E foi anunciado o nome do chefe de um novo governo de transição.
Em um dos acessos à Praça Tahrir, os militares montaram barricadas, supostamente em um gesto de boa vontade, para evitar a entrada de veículos do próprio exército. Em cima dos blocos de concreto, manifestantes criaram uma barreira humana, também para conter a violência.
Muita gente dormiu na rua e o dia foi mais calmo. O major general Mohammad al-Assar foi à televisão para pedir desculpas à população pela morte de 39 pessoas desde o fim de semana. "O sangue dos egípcios é precioso para todos nós", disse o militar, ao lamentar a violência das Forças de Segurança.
Na quarta-feira (23), as Nações Unidas acusaram os militares egípcios de cometer excessos na repressão aos protestos, inclusive com o uso de um tipo venenoso de gás lacrimogêneo.
O Conselho Supremo das Forças Armadas prometeu punir os responsáveis pelas mortes, soltar manifestantes presos e até pagar indenização às famílias das vítimas.
Apesar da trégua da quinta-feira (24), alguns partidos defenderam o adiamento das eleições parlamentares. Mas as Forças Armadas confirmaram o início da votação para segunda-feira (28). E três dias depois da renúncia do primeiro-ministro Essam Sharaf, o Conselho Militar anunciou que pediu a Kamal Ganzouri para formar um novo governo. Ganzouri já ocupou o cargo de primeiro-ministro do Egito no final da década de 90.
------

Novo encontro entre França, Alemanha e Italia 


CRISE NA EUROPA
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/11/franca-e-alemanha-querem-mudar-tratados-por-causa-da-crise.html


A França e a Alemanha propuseram modificações nos tratados da União Europeia para evitar uma nova crise da dívida na área. O anúncio foi feito depois de uma reunião dos líderes dos dois países com o novo primeiro-ministro italiano.
Pela primeira vez nesta crise, a Alemanha e a França deram espaço a Itália em uma reunião de cúpula. A desconfiança que demonstravam no governo Berlusconi agora se dissipou. O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, conhecido admirador do modelo germânico, foi elogiado pela primeira-ministra da Alemanha. “Temos confiança na Itália e nas suas impressionantes reformas estruturais”, disse Angela Merkel.
Os líderes das três maiores economias da Zona do Euro avaliaram o momento crítico e afirmaram que farão o que for preciso para defender a moeda única até mudar os tratados do continente para aumentar a integração e reforçar a disciplina no orçamento de toda a região.
A intenção é punir os governos que gastarem além do limite estabelecido. A proposta será apresentada na próxima reunião do bloco, no mês que vem, informou o presidente da França Nicolas Sarkozy.
Alemanha, França e Itália concordaram sobre a necessidade de respeitar a independência do Banco Central Europeu, como deseja Merkel. Mas as mudanças nos tratados da União Europeia exigem a aprovação dos 27 países da União Europeia, e isso poderá levar meses
O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, prometeu fazer o dever de casa e quer trabalhar também junto com a Espanha. A nota de Portugal foi rebaixada pela Agência Fitch e classificada no mercado como lixo. Na quinta-feira (24), houve greve geral no país contra as medidas de austeridade do governo português. Com os juros das dívidas em alta, a Europa está mais vulnerável.
--------