sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lixo em Energia - Projeto trabalha Lixões - Processo de Usinagem - Parte 3/10


 
O Fim dos Lixões - Engenheiro Railton Lima é o criador do Projeto Simples e Barato - Conheça o Projeto Natureza Limpa - Unaí - MG

Lixo em Energia - Projeto trabalha Lixões - Processo de Usinagem - Parte 3/10




Por Marise Jalowitzki
29.julho.2011
http://t.co/ZOTG3yl


Há vários projetos brasileiros para trabalhar o lixo urbano (população e indústria), alguns já implementados e em pleno funcionamento em alguns estados. Dos projetos a que tive acesso, muitos são muito bons, trabalham o lixo seletivo, aproveitam e reciclam.

Porém, no que tange à  dura, suja e patológica realidade dos lixões que estão semeados pelo país afora (e adentro) nenhum projeto se compara ao de Unaí, em Minas Gerais. O processo utiliza TUDO, do jeitão como ainda vem sendo feito na grande maioria das cidades, onde TUDO que é descartado vem misturado em saquinhos plásticos.

Esse ainda é o quadro atual, para o que precisamos trabalhar as consciências de todos, população e autoridades, para que o lixo venha selecionado e seja absorvido pelas estações de reciclagem. Entretanto, para o tempo que ainda há até chegar a essas providências efetivas, TODOS OS DIAS continuam sendo descartadas milhares de toneladas de lixo e, pior, indo para os lixões, ainda que a lei determine aterros.

Para esta realidade, caótica e insana, o projeto desenvolvido pelo engenheiro sergipano Ailton Lima, já implementado em Unaí-MG, inicialmente por um empresário da iniciativa privada, tem de ganhar mais espaço e aceitabilidade. Um cidade no interior do Sergipe também já adotou o sistema. É pouco. muito pouco. Enquanto isso, as doenças e venenos, o chorume e a contaminação das águas e solo continuam.

 
Este projeto é mais que reciclagem! É Energia e Limpeza! Conheça o Projeto Unaí!
 

PRÊMIO GREENBEST
 
Vale ressaltar que esta mesma usina de processamento de resíduos para energia, implantada na cidade mineira de Unaí, através do projeto NATUREZA LIMPA, recebeu o prêmio GREENBEST 2011, pela efetividade.

Nesse artigo, que é uma sequência, você vai conhecer o Processo de Usinagem. Simples, barato e efetivo é uma solução importante.

Para onhecer os demais artigos, siga os links mencionados ao final da página.

Lagarto, Sergipe, também já implantou o projeto que acaba com os lixões e gera Energia. Conheça o Natureza Limpa - Unaí - MG


COMPONENTES DO PROJETO E PROCESSO DE USINAGEM 

"A solução proposta se inscreve genericamente no conceito de tratamento térmico com recuperação energética por produção de Combustível Derivado de Resíduos.
Sofisticação pela sofisticação é postura comum no mundo moderno, mas o modelo Natureza Limpa apostou na simplicidade, descartando por opção consciente todo complicador potencial de processo para construir-se na singela cadeia seguinte.

FASES OPERACIONAIS

1 - Pesagem
2 - Entrega por Despejo na Moega de Recepção
3 - Transporte para Triturador por Esteira Rolante com Separação Simultânea de Recicláveis
4 - Trituração e Despejo na Moega de Alimentação do Reator Pirolítico
5 - Transporte por Esteira Rolante para o Reator Pirolítico
6 - Carbonização por Pirólise
7 - Transporte do Carvão por Conduto Blindado sem oxigênio de Alta Temperatura para Homogeneizadora
8 - Homogeneização e Adição de Aglomerantes
9 -  Transporte do Carvão Homogeneizado por Conduto Blindado sem Oxigênio em Alta Temperatura para Compactação em Briquetedeira
10 - Resfriamento dos Briquetes."
(http://www.naturezalimpa.com/tecnologia.asp)

--------
Assim como fiz com outras pesquisas, também vou dividir esta em 10 segmentos.


Considero tão importante o que está acontecendo em Unaí/MG! 
Os tópicos abordados, incluindo videos, serão:


Parte 1 - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos? - Link: http://t.co/xZslfoX


Parte 2 - O Lixo de Nápoles - Digam à Berlusconi e a Magistris que o lixo tem solução! Lixo vira Energia - O Modelo Natureza Limpa - Link: http://t.co/K7w3Qrz


Parte 3 - Lixo em Energia - Projeto trabalha Lixões - Processo de Usinagem - LINK: http://t.co/ZOTG3yl


Parte 4 - Prefeito Fortunatti, implante este projeto para o lixo em Porto Alegre! - Lixo em Energia - Sem Resíduos - Processo de Produção - http://t.co/qAmttJ8
Parte 5 - Lixo e Reciclagem 100% - Tipos de Resíduos Tratados
Parte 6 - Projeto Unaí - Aspectos climatológicos
Parte 7 - Do Lixo à Eletricidade - Quem é Railton Lima, o criador do Projeto Unaí
Parte 8 - Lixo urbano e industrial - A Sustentabilidade do Modelo
Parte 9 - Lixo transformado em Energia - Impactos Ambientais
Parte 10 - O fim dos Lixões e a Geração de Empregos formais e informais - Lixo em Eletricidade


---------- 
Leia também:
CHORUME e NECROCHORUME - A poluição das águas e terras no Rio - Tragédia do Rio - Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/viscoso-podre-mal-cheiroso-e-poluente.html

-------------

Alternativas Energéticas -
Sustentabilidade -
Lixo em Energia -
Tecnologias Inovadoras


Energias Alternativas - Geração de Energia

15.julho.2011
LINK: http://t.co/jImAZ8H











 ------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasi

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas



Venenos na noite - animais fogem das queimadas nos canaviais



Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas

Venenos na Noite - Parte 6/10


Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/07/caos-ambiental-animais-sofrem-em.html?spref=tw


Ano após ano a situação se repete.


População do entorno e mais além, animais selvagens e domésticos, por vezes até os trabalhadores envolvidos, todos padecem com as queimadas. Neste tópico, as de cana-de-açúcar. Um dos estados que mais apresentam esse sofrimento é São Paulo.


Segundo declarações de uma única associação de proteção e amparo aos animais selvagens, só em 2010 foram mais de 150 animais atingidos. Mais de dois terços morreram.


Tamanduás são resgatados e muito feridos pelas queimadas, dificilmente resistem



Ouriços, tamanduás-mirim, tatus, onças, cachorros do mato, cobras de diversas espécies são alguns dos animais selvagens que habitam nos canaviais e que, de um momento para outro, são queimados vivos pela ação do fogo ateado antes da colheita manual.


Algumas espécies de aves mudam seu ciclo de reprodução e outras já nem procriam. Tudo está alterado devido a mais uma intervenção humana.


A população do entorno também sofre com as queimadas. Além dos venenos tóxicos lançados ao ar que, ao ser inalados, provocam doenças periódicas, também convivem com o ataque desses mesmos animais selvagens que, muitas vezes, rondam as casas.


Os ataques de cobras, aranhas e escorpiões mais que dobraram na última década. Em 2000 foram sete mil ataques. Em 2010 o número saltou para 14 mil.

A lei manda que as usinas façam uma investigação nos canaviais antes de atear fogo, para espantar os bichos da área. Mesmo não sabendo quais as empresas que conseguem executar esta varredura, já que as queimadas acontecem exatamente porque a colheita manual fere os trabalhadores envolvidos, ficam as dúvidas:
- Como ocorre a varredura? Como ela é feita?
- Há alguma empresa canavieira que faça, efetivamente, a varredura?
- Como a lei pune as empresas infratoras?
- Qual a efetividade dessa lei punitiva?

Queimadas A lei manda que as usinas façam uma investigação nos canaviais antes de atear fogo, para espantar os bichos da área. Como é feita a varredura antes da colheita da cana-de-açúcar?

--------
Leia na íntegra e assista o video:


Edição do dia 08/07/2011
08/07/2011 14h11 - Atualizado em 08/07/2011 14h35
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/animais-sofrem-com-queimadas-em-canaviais-no-interior-de-sao-paulo.html

Animais sofrem com queimadas em canaviais no interior de São Paulo

Só em 2010 uma associação que cuida de animais selvagens recebeu mais de 150 vítimas de incêndios. Apenas 45 sobreviveram.

Giuliano Tamura Bariri, SP


Às 20h funcionários da usina ateiam fogo no canavial. A área do tamanho de cinco quarteirões logo se transforma num inferno. A temperatura passa dos 800ºC.

A queimada é muito rápida.

Em menos de 20 minutos quase cinco hectares de cana são queimados. No meio das chamas, a equipe do Jornal Hoje encontrou um tatu vivo. 

Desorientado, ele não sabe para onde correr e a couraça estava toda chamuscada.



Na manhã seguinte, quando os boias-frias chegam para cortar a cana, descobrem o tamanho do estrago. O ouriço não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. O mesmo aconteceu com o tamanduá-mirim, que já estava cego quando foi encontrado. Os três filhotes de onça parda ficaram muito queimados e só dois sobreviveram. Um cachorro-do-mato correu para a estrada e foi atropelado.


No ano passado, uma associação que cuida de animais selvagens recebeu mais de 150 vítimas de incêndios. Só 45 sobreviveram. Muitos viviam em reservas de preservação ambiental, destruídas por queimadas feitas em canaviais vizinhos.


Para se proteger do fogo, as aves estão mudando de comportamento. Segundo os biólogos, algumas espécies conseguiram até antecipar em três, quatro meses o ciclo de reprodução. “Elas já estão fazendo ninho e começando a colocar os ovos agora no inverno, antes da entrada da primavera”, explica o biólogo  Aguinaldo Marinho.


Mas nem todos conseguem se adaptar. Alguns pássaros, como a siriema e o gavião nem tentam mais procriar. “Às vezes, elas passam um, dois anos, sem fazer a postura e chocagem de ovos, porque sabem que se continuar assim, se um filhote nascer, não vai sobreviver", relata.


Muitos bichos fogem para as cidades, onde são atacados por cachorros ou moradores. Afinal alguns são perigosos. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os ataques de cobras, aranhas e escorpiões mais que dobraram na última década. Em 2000 foram sete mil ataques. Em 2010 o número saltou para 14 mil.


Só uns poucos refugiados são bem acolhidos, como uma rolinha que vive num quintal ou um beija-flor que construiu o ninho na sala de uma casa.


A lei manda que as usinas façam uma varredura no canavial antes de atear fogo, para espantar os bichos da área, mas muitos não fazem isso. E os animais não são as únicas vitimas. Só em São Paulo, no ano passado, três trabalhadores rurais morreram em queimadas.


Outro video: http://noticias.r7.com/videos/animais-silvestres-sofrem-com-as-queimadas-no-interior-paulista/idmedia/3a0761e03b4ca00200154e7979d3822a-2.html


 
Os atendimentos aos animais silvestres crescem assustadoramente





--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue




Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G


Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----------

MAIS SOBRE ANIMAIS SILVESTRES QUE INVADEM PROPRIEDADES:

Usina Hidrelétrica de Jirau - Falha no Projeto - Quais as providências quanto ao Impacto Ambiental? Hoje onças estão sendo caçadas e correm risco de envenenamento


 

Onça Pintada levanta seu filhote - Exiladas de seu habitat, elas procuram alimento nas fazendas que agora circundam a Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Fazendeiros pretendem envenená-las.



Socorro: Onças estão sendo caçadas em Rondônia

LINK: http://t.co/X7fT21i


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas

Acima da nota de 299µg/m³ a qualidade do ar é considerada péssima e o índice de mortalidade pode até aumentar, diz Paulo Pires de Camargo, gerente da CETESB - Problemas respiratórios elevam casos de internações em hospitais - Queimadas de cana-de-açúcar

O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas 

Venenos na Noite - Parte 05/10


Por Marise Jalowitzki
28.julho.2011
http://t.co/VwZ9SmW

Cerca de 80% da população mundial respira ar com algum grau de poluição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de partículas finas deve ter uma média anual de10µg/m³ (microgramas por metro cúbico).

As partículas finas, conhecidas pela sigla PM2.5  são identificadas graças a dois canadenses - Aaron Van Donkelaar e Randall Martin que possibilitaram medir o grau de polu~ção atmosférica a que estamos sujeitos.


Vamos acompanhar os dados obtidos em uma reportagem feita pelo Jornal Hoje em 08.julho.2011, em Bariri, uma ilha do Estado de São Paulo, cercada por plantações de cana-de-açúcar.

Com a ajuda do respirômetro, um aparelho desenvolvido pela Universidade de São Paulo em conjunto com a TV Globo, foi medida a qualidade do ar na ilha em uma noite de queimadas de cana de açúcar. (Programa levado ao ar em 08.julho.2011 - Jornal Hoje)


Às 19h - o nível de poeira grossa já estava em 61µg/m³ de ar, já bem acima do recomendado pela OMS, que é de 10µg/m³ .

- Às 21h - começa um incêndio. Em segundos o fogo avança pelo canavial. Em alguns pontos, as chamas chegam a mais de cinco metros de altura. 

- Às 21h20min - o fogo apaga. Na área, do tamanho de cinco quarteirões, só sobraram a cana e as cinzas. Aos poucos a fuligem começa cair, como se fosse chuva.

- À meia noite, o ar de Bariri já aponta para o índice de poeira grossa em 93µg/m³.

Às 3h saltou para 134µg/m³.

- Às 5h o respirômetro registrou o pico: a poeira grossa chegou a 303µg/m³.

Nessa mesma hora, o pior índice registrado nas 9 estações de monitoramento do ar da cidade de São Paulo era quase quatro vezes menor. Em Nossa Senhora do Ó, marcava 79, em Congonhas 74 e em Santana 64.

"Acima da nota de 299µg/m³ a qualidade do ar é considerada péssima e o índice de mortalidade pode até aumentar", diz Paulo Pires de Camargo, gerente da CETESB.

Os problemas provocados pela queima da cana se repetem nos dez estados produtores.

Um acordo assinado entre usineiros e o governo paulista prevê o fim dessa prática daqui a três anos.

Nos demais estados as queimadas vão continuar até 2021.



Quem cuida da população? Resolução 3 e 5 do CONAMA garante que toda a nação tem direito a respirar um ar livre de doenças e contágios.



-----------
Para compilação dos artigos Partes 1 a 6 da série "Venenos na Noite" foram utilizadas informações técnicas obtidas em:

INCT-Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia -  http://www.observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1516%3Aperigo-invisivel-&catid=43%3Anoticias&Itemid=88&lang=pt

G1 - Globo.com -Jornal Hoje - 08.julho.2011

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125071113http://tecnicoemagropecuria.blogspot.com/
http://www.corneliodigital.com.br/index.php?s=noticia&&cat=agronegocios&&id=9605#ixzz18rWaDGAG
http://www.pesagro.rj.gov.br/cana.html





--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue


Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G

Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
   





----------

Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar


As partículas que se espalham no ar após a queima, na chamada nuvem de fumaça, apresentam vários tamanhos, sendo que as menores são as que mais causam problemas à saúde, devido à facilidade de entrar nas correntes respiratória e sanguínea.


Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar

Venenos na Noite - Parte 4/10

Por Marise Jalowitzki
28.julho.2011
http://t.co/bxCYSEM

Várias pesquisas tem sido realizadas nos últimos anos, especialmente em universidades, dando conta de um aumento de doenças, principalmente hipertensão, com consequente aumento também nas internações hospitalares.

O número de partículas tóxicas que se despreendem na queima da cana-de-açúcar e são conduzidas pelo ar, chega a aumentar até 131%!!!O químico Willian Cesar Paterlini, pertencente ao Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista -Unesp (Araraquara - SP), analisou a influência das partículas emitidas pela queima da cana-de-açúcar no aumento dos casos de asma e hipertensão.

Segundo ele, ao mensurar as emissões das queimadas e sobrepô-las aos números de internações por problemas respiratórios, fornecidos pelo Ministério da Saúde, foi possível estimar uma relação de causa e efeito, principalmente no caso da hipertensão.

"Em nossas medições, quando houve picos nas emissões de partículas, três dias depois aumentavam também os números de internações por doenças respiratórias", disse o pesquisador.

As partículas que se espalham no ar após a queima, na chamada nuvem de fumaça, apresentam vários tamanhos, sendo que as menores são as que mais causam problemas à saúde, devido à facilidade de entrar (e permanecer) nas correntes respiratória e sanguínea.

O processo mecanizado exclui a prática de queimadas. Até 2020 todas as cidades brasileiras terão de assumir esta tecnologia. Até lá, as autoridades precisam tomar providências no sentido de minimizar os riscos à saúde da população. O uso de máscaras é um minimizador dos efeitos. O fortalecimento do sistema imunológico, é outro.

Queimadas de cana de açúcar no Brasil já tem tempo para acabar. E até lá?




--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue


Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G

Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
   





----------

domingo, 24 de julho de 2011

O PORQUE DA QUEIMA DA CANA-DE-AÇÚCAR ANTES DA COLHEITA -



Onde o processo de colheita não é mecanizado, a queimada foi introduzida como forma de diminuir os acidentes dos trabalhadores e acelerar o tempo produtivo
O PORQUE DA QUEIMA DA CANA-DE-AÇÚCAR ANTES DA COLHEITA

Venenos na Noite - Parte 3/10

Por Marise Jalowitzki
24.julho.2011

http://t.co/SNOBlue

Para quem não conhece: A cana-de-açúcar é uma espécie de taquara, um tronco cheio de sumo doce, do qual se extrai suco, melado, depois álcool. O bagaço é utilizado como forragem, serve de alimento aos bovinos e é também fertilizante.

As folhas que entornam o tronco sumoso corta igual navalha. Um corte bem dolorido. As plantações de cana-de-açúcar também servem de habitat para cobras, tatus e outros pequenos animais.

A queimada facilita a colheita da cana, mas fere e mata os animais, além de poluir o meio ambiente, trazendo doenças para a população, principalmente hipertensão e asma. Em casos mais raros, há também registros de trabalhadores que morrem intoxicados e queimados.  

O incentivo ao plantio de cana de açúcar iniciou em 1975, através do lançamento do programa Proálcool. O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo.  A área cultivada atinge aproximadamente 5,5 milhões de hectares.

Com a possibilidade de se usar a cana-de-açúcar como forrageira ou no preparo da Sacharina, houve grande interesse dos produtores pelo seu plantio. Entretanto, uma série de problemas ligados à saúde humana e ao meio ambiente, envolvendo a queima das folhas antes da colheita, põe em xeque a questão desse bio combustível e alimento.

Cana-de-açúcar - alimento e biocombustível - queima causa transtornos à saúde e meio ambiente



--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue


Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G

Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
   
 




----------




Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Acúcar - Parte 2/10



 
Quando dormir vira pesadelo - Queimadas de cana de açúcar e doenças respiratórias



Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar -

Venenos na Noite - Parte 2/10


Por Marise Jalowitzki
24.julho.2011
http://t.co/07toCYW


Quando dormir vira pesadelo

Cerca de 80% da população mundial respira ar com algum grau de poluição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de partículas finas deve ter uma média anual de10µg/m³ (microgramas por metro cúbico).

Identificar as áreas com mais concentração das partículas finas, conhecidas pela sigla PM2.5  é possível desde 2007, graças ao estudo inicial de dois canadenses Aaron Van Donkelaar e Randall Martin. "Nós usamos um modelo de transporte químico, chamado de GEOS-Chem, para calcular a relação entre as amostras dos satélites e o PM2,5 na superfície", explica Van Donkelaar. Assim, todo o planeta está agora mapeado, indicando um maior ou menor acúmulo das partículas em cada região.

Segundo a pesquisa de Van Donkelaar e Martin, da Universidade de Dalhousie, as áreas do planeta mais perigosas em termos de PM 2.5 são o Deserto do Saara e o leste da Ásia.

No caso da queima da cana-de-açúcar, objeto desse artigo, há um crescente de poluição no ar, cujo pico ocorre 8 horas após o término da queimada. Oito horas! Ou seja, o tempo em que você está dormindo, até próximo à hora de levantar! De acordo com a intensidade e direção dos ventos, populações do entorno são igualmente atingidas.


Por ocasião da queima da cana-de-açúcar há um crescente de poluição no ar, cujo pico ocorre 8 horas após o término da queimada. Justamente o tempo de sono.


Sintomas:
Dificuldades para respirar
Ardência nos olhos
Ardência na garganta
Ardência nas narinas
Dor de cabeça
Em situações mais agudas, dor no estômago, enjôo, vômitos.

A legislação prevê o decréscimo dessa prática (queima) até 2020. Em alguns estados, devido à seca, estão proibidas as queimadas noturnas, pelo risco de não ser possível contê-las em caso de alastrar.

As Perguntas são:
- E como fica a saúde da população até lá?
- Pelo menos, no sentido de minimizar os efeitos, quais as providências preventivas que estão sendo desenvolvidas nos hospitais e postos de saúde?
- Há máscaras sendo entregues para as comunidades?

- E com os outros descartes industriais tóxicos para a atmosfera, em outras localidades do país, o que está sendo feito?

Precisamos de maiores informações e maior atenção, vigilância e penas para os infratores.

As conquistas em termos de Legislação Ambiental aconteceu em função da mobilização da população.

COMPROMETA-SE!




 
--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue


Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G

Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P   



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







----------