segunda-feira, 27 de setembro de 2010

The Call parte 1 "The Awakening Trilogy"

A Mudança Necessária é um ato de vontade de cada um de nós.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"A CAVERNA" DE PLATÃO - CONTINUÍSMO E ACOMODAÇÃO



"A CAVERNA" DE PLATÃO
CONTINUÍSMO E ACOMODAÇÃO

Marise Jalowitzki


A Caverna de Platão.
É preciso olhar com olhos novos o cenário já conhecido, para que novas soluções apareçam!

Transcrevo novamente a sinopse da história e reproduzo a magistral versão de Maurício de Souza, onde o Piteco é o "evangelista" (o que traz as Boas Novas). Muito utilizei estas imagens que compilei a partir de uma revistinha da filha.
Com certeza, cada um irá enxergar aquilo que quiser ver.

Em "A Caverna" de Platão, os moradores de uma caverna, sem nunca terem enxergado o sol, a natureza, o ar puro, ficavam o dia inteiro sentados frente a um muro transparente, vendo as "figuras" passar, brigando entre si, na tentativa de ter a melhor explicação. Até que chega um personagem que convida:

- Venham, venham aqui para fora! Aqui tem Luz, tem ar puro, tem VIDA! Outros animais, situações de verdade!

Eles titubeiam. O personagem quase os arrasta para fora da caverna, pois quer lhes proporcionar a visão da vida real, quer que eles interajam com o que realmente acontece. No primeiro impacto, eles o xingam, reclamam e agridem, pois a luz lhes machuca os olhos, não estão acostumados com o sol, com a realidade. Depois, aos poucos, vão se acostumando; vivem e convivem. Só que a cabeça deles não mudou. E, em pouco tempo, mesmo estando livres da caverna, acabam incorporando os velhos hábitos: Agora é um sofá, a televisão, o fastfood, a alienação e a rotina introjetada sob o nome de conforto, sem atenção para perceber o que está acontecendo perto.

Algo parecido com o que estamos vivendo!!!???

Urge olhar com olhos novos o cenário já conhecido, para que novas soluções apareçam! E começar já! "




A Caverna de Platão Por Mauricio de Souza







Temos um vício de acomodação, inerente à nossa natureza. Por isso a necessidade da "manutenção do incentivo". De tempo em tempos, em eventos programados e continuados, é preciso reavivar o que foi dito, reavivar a "chama" da Motivação.

Sempre que surge alguém para contar de novo algo que até já sabemos, surge também um novo significado. Motiva para uma nova ação.


Muito utilizei esta história em grupos de Desenvolvimento Humano, scaneando do próprio gibi. Quem participou de meus cursos deve lembrar. Vale a reflexão!


Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL

Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/continuismo-e-cartas-marcadas-ja-basta_22.html

____________________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisejalowitzki@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
___________________________________________________



terça-feira, 21 de setembro de 2010

CONTINUÍSMO E CARTAS MARCADAS, JÁ BASTA!!! O NOVO MODELO É MARINA!


CONTINUÍSMO E CARTAS MARCADAS, JÁ BASTA!!!
O NOVO MODELO É MARINA!
Marise Jalowitzki

Eleições, cada um enxerga aquilo que quiser ver.
É preciso olhar com olhos novos o cenário já conhecido, para que novas soluções apareçam!
"A Caverna" de Platão

Torço para que mais e mais pessoas queiram olhar a situação de frente e tomar uma posição efetiva, pontual, como está a exigir o momento presente: do Estado, do País, da América Latina, do Planeta. É um pensar global que aponta para a necessidade urgente de adotar medidas prioritárias. Quem fala nisso nessas eleições: Marina Silva - do PV e Plínio, candidato do PSOL.

José Serra e Dilma são o continuísmo: ataques mútuos e a apresentação espetacular de um Brasil já pronto. Nisso, a candidata está em um deslumbramento só; e seu padrinho, o atual presidente, chega a ter momentos de pura euforia no auto endeusamento em que se absorveu. É triste assistir a um movimento de tal proporções, esbarrando todos os dias nas dificuldades que assola um número tão grande de brasileiros. Em contrapartida, nas pesquisas e propagandas apresentados pela situação, sobe a cada dia o número dos "milhões de brasileiros" que saíram da pobreza para a "classe média". Nessas declarações, agiganta-se o número de empregos com carteira assinada, lado a lado com o resultado das estatísticas do IBGE, que comprova o número crescente e alarmante de desemprego.

Com certeza, cada um irá enxergar aquilo que quiser ver.

Lembro da famosa "A Caverna" de Platão, em que os moradores de uma caverna, sem nunca terem enxergado o sol, a natureza, o ar puro, ficavam o dia inteiro sentados frente a um muro transparente, vendo as "figuras" passar, brigando entre si, na tentativa de ter a melhor explicação. Até que chega um personagem que convida:

- Venham, venham aqui para fora! Aqui tem Luz, tem ar puro, tem VIDA! Outros animais, situações de verdade!

Eles titubeiam. O personagem quase os arrasta para fora da caverna, pois quer lhes proporcionar a visão da vida real, quer que eles interajam com o que realmente acontece. No primeiro impacto, eles o xingam, reclamam e agridem, pois a luz lhes machuca os olhos, não estão acostumados com o sol, com a realidade.

Depois, aos poucos, vão se acostumando; vivem e convivem. Só que a cabeça deles não mudou. E, em pouco tempo, mesmo estando livres da caverna, acabam incorporando os velhos hábitos: Agora é um sofá, a televisão, o fastfood, a alienação e a rotina introjetada sob o nome de conforto, sem atenção para perceber o que está acontecendo perto.

Algo parecido com o que estamos vivendo!!!???

Urge olhar com olhos novos o cenário já conhecido, para que novas soluções apareçam! E começar já! Como é que se fizeram reformas no Planalto sem que se levasse em consideração a utilização das alardeadas energias renováveis!!!??? Mostra o quanto o discurso está longe da prática!

Marina tem uma trajetória importante pela frente, independente do resultado das eleições do dia 03 de outubro. Este caminho por ela escolhido já conta com milhões de pessoas trilhando também. Ninguém mais cala essas vozes. Mesmo tentando isolar a candidata nos debates públicos, nos minúsculos horários concedidos, a cada dia mais e mais pessoas estão decidindo retirar as vendas que cobrem os olhos e despertar.

É o caminho que as condições mundiais, de preservação e interesse coletivo, impõem. Lucro exagerado para bem poucos, ao lado de fendas gigantescas de miséria e exclusão para muitos, nunca mais! Xingamentos, acusações mútuas, exposição de podres, sem apresentar projetos sólidos e confiáveis, disso, já estamos cansados há muito, muito tempo!

MARINA É A PROPOSTA SUSTENTÁVEL !
______________________________________________

Leia:
Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Eleições 2010

Com disputa entre PT e PSDB, Marina fica isolada em debate

13 de setembro de 2010 • 00h22 •
Filippo Cecílio
Direto de São Paulo
O debate Folha/RedeTV! realizado no domingo (13) com os presidenciáveis foi marcado pela forte polarização entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A senadora Marina Silva (PV) por muitas vezes ficou isolada, recebendo perguntas de seus concorrentes apenas quando não havia outra opção de acordo com as regras pré-estabelecidas pelo evento.
A disputa principal do debate ficou centrada na questão da quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas a José Serra e outros desmandos do governo do PT. Sobre isso, Marina foi taxativa: "é denúncia para todos os lados. Todo mundo tem um mensalão para chamar de seu. Todo mundo tem um sigilo violado para chamar de seu. É uma situação grave, quando deveríamos estar discutindo o que acontece no País".

Numa tentativa de marcar presença no debate, Marina adotou uma postura mais severa do que a habitual, fazendo ataques fortes aos seus adversários. "Temos uma situação em que não dá para ficar fazendo teatro. Tem que ser verdadeiro. O que não dá para fazer é ficar sorrindo para as câmaras quando temos uma situação dessas", afirmou.

A candidata do PV considerou que em certos momentos o debate pendeu para o lado da baixaria e que a discussão foi pautada pelo interesse imediato de ganhar votos. Segundo ela, esse tipo de atitude "esvazia e banaliza" os problemas que estão sendo identificados na eleição.



Marina - passou de 10 para 11% nas intenções de voto.


Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL

Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/continuismo-e-cartas-marcadas-ja-basta.html

___________________________________________________

MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisejalowitzki@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
____________________________________________________


domingo, 19 de setembro de 2010

Jovens, Adotem o CCP!!! - Criando Consciência Política

Os políticos são nossos fornecedores. Somos nós que pagamos, através de nossos impostos, o salário e todos os demais benefícios que eles recebem. Eles chegam lá por suas promessas de campanha e pelo nosso voto. Como não cumprir o que prometem??!! O conhecimento, a escolha, o voto, o acompanhamento e a cobrança é que constituem o processo que chamo de CCP - Criando Consciência Política.

JOVENS, ADOTEM O CCP!!! - Criando Consciência Política


Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/09/jovens-adotem-o-ccp-criando-consciencia.html

Em tempos de desrespeito, desmatamento, destruição, mudanças aceleradas onde pouco ou nada podemos interferir, coisas que ficamos sabendo, na maioria das vezes DEPOIS que acontecem, onde tantas coisas carecem de ações imediatas, já remediativas, para não acelerar o caos, é importante criar um interesse que ainda não é muito estimulado em nossos lares: A Consciência Política.

Não é tão chato assim. Assista o "Otário Eleitoral Gratuito" e ria muito. E, também, reserve um pouco de seu tempo para assistir ao "Horário Eleitoral Gratuito" e ouvir o que dizem os candidatos. A internet e todos os demais recursos de que dispomos atualmente, possibilitam um acompanhamento dos candidatos, para que se possa cobrar ações concretas deles, mais tarde, quando eleitos e acabar com a falta de compromisso de quase todos os que lá estão.

Temos de fazer a nossa parte.

O Brasil e seus eleitores, precisam sair da condição de "pedintes" e passar a agir e ser tratados como clientes. Os políticos são nossos fornecedores. Somos nós que pagamos, através de nossos impostos, o salário e todos os demais benefícios que eles recebem. Eles chegam lá por suas promessas de campanha e pelo nosso voto. Como não cumprir o que prometem??!! O conhecimento, a escolha, o voto, o acompanhamento e a cobrança é que constituem o processo que chamo de CCP - Criando Consciência Política.

Divulgue essa ideia e pratique!


Um pouco do histórico do Brasil, na minha ótica

1964 a 1986 = Os avós de hoje são "a geração boca fechada". Eu tinha 11 anos em 1964 e, de uma hora para outra, ninguém mais podia falar em governo, em candidato, brincar com a vassoura-símbolo-de-Jânio. Ele mesmo saiu em pouco tempo e o silêncio imperou. Eu perguntava a meus pais porque o uso da bandeira estava proibido e qual era, afinal, o nome de nosso governo. Quem me respondia era meu irmão mais velho, sigilosamente:

- Agora é um novo tempo! Chama-se "Regime Militar de Exceção"! - e ponto final. Ninguém mais falava nada.

Os que se expuseram, na época, pagaram caro: foram torturados ou mortos ou, simplesmente, desapareciam de um momento para outro.


1986 a 1994 - Os pais de hoje. Movimento novo. A charge mais marcante foi dos "Caras Pintadas" - uma encomenda do Senado com o incentivo da Globo, investindo nos jovenzinhos da época para que acelerassem o processo de impeachment do então presidente Collor que acabou se tornando persona non grata para os senadores. Não que os interesses fossem divergentes, não: falcatruas, desonestidades, fraudes, desmandos continuaram a ser a tônica. Mas, não havia 'simpatia" entre os dois lados, que, não se entendendo, acharam por bem divulgar os podres e cortar o mandato.

Muitas mulheres adultas (as avós de hoje) choraram quando Collor foi mandado embora: "Ele era tão bonito!" - choramingavam...

1994 a 2002 - Tempo ansiado. Retorno ao direito ao voto claro, festejado. Estabilização da moeda, fim do Circo a que Sarney e Collor submeteram o povo, com inflação em índices inimagináveis! Mas o povo sentia que faltava MUITA COISA daquilo que sonhara. E veio - e foi eleito - aquele que "olharia para os pequenos" pois ele viera de lá. Iria reverter a situação absurda da Petrobras (com 30% vendida aos espanhóis pelo governo da época) e tantas outras providências.

Já tinha Greenpeace singrando os mares com seu navio. Quando aportava aqui no RS praticamente nenhuma divulgação era fornecida à população. Mas, devagarinho, principalmente nas escolas, começou um papo novo: Ecologia, Sustentabilidade, Inclusão Social, Projetos para ajudar aos desvalidos, Respeito aos animais e políticas de energias limpas.

2002 a 2010 - Governo que implantou novos projetos - necessários para um primeiro momento - e deu continuidade a melhorias que aconteceram no governo anterior . Sim, necessários para um primeiro momento, pois quem tem fome não pode sequer ouvir o que está sendo falado sobre Educação, aquisição de conhecimento, essas coisas. O jingle da Campanha foi "FOME ZERO". Claro que era previsível que tal objetivo, em dois mandatos, não seria alcançado para um país com dimensões continentais como o Brasil. Mas foi isso o alardeado e foi com essa esperança que o povo mais carente (milhões e milhões) foi para as urnas sem titubear e elegeu o candidato "do povo".

Mas, elogios são como perfumes, devemos senti-los, mas NUNCA bebê-los. A auto importância cegou as intenções e as ações mais genuínas. Os interesses mais nobres foram substituídos pela ganância, egolatria, auto endeusamento.

Tem um ditado que diz que "O Poder Corrompe". Discordo. Só corrompe cabeças fracas, com crenças fracas. Quem tem objetivos firmes, calcados na sua própria experiência de vida, e acredita neles, consegue manter suas metas a atitudes.

Escândalos, "Eu não sabia!" - "vamos-averiguar-para-acabar-em-pizza"... permearam, todos os dias, a convivência com programas que, agora, precisam ser revistos, pois acabam gerando uma situação de dependência que em muito se assemelha a nossa histórica colonização: dar colarzinhos e espelhinhos para os índios, em troca de suas terras e riquezas.

Dar um "dinheirinho mensal" é bom para quem não tem nada, mas precisa estar alicerçado com educação e formações profissionalizantes, com filosofias e atuações de sustentabilidade, com utilização de energias limpas para acabar com essa onda de sujeira e poluição que entorpece e afoga!



Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL


MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisejalowitzki@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil




sábado, 18 de setembro de 2010

Brasil importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster - Armamento, petróleo e carros

Fragmentação de Corpos - Brasil, importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster

Lixo, armamento, petróleo e carros
Exclusão social, intoxicação dos mares e falta de saúde.



Brasil importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster - Armamento, petróleo e carros



18.setembro.2010

Por Marise Jalowitzki


  • O que corrida armamentista, petróleo e indústria automotiva tem em comum com intoxicação dos mares, dos animais, das pessoas, miséria, doença e falta de recursos?
  • A Moça e a bala de açúcar
  • Brasil importador de lixo e exportador de armas e munição.


 
Chego em casa e ligo a televisão. O repórter está em mais uma reportagem, mostrando a realidade do lixo no Brasil. Recentemente mais um navio trazendo 120 toneladas de lixo europeu para ser "reciclado" no Brasil atracou no Porto de Rio Grande, no RS. Sempre me perguntei se isso de IMPORTAR O LIXO DOS OUTROS como matéria para reciclagem e aproveitamento teria mesmo sua validade. Com TODO o lixo que produzimos, onde nem 5% é reaproveitado, não é o caso de criar novas políticas EFETIVAS para tratar o nosso descarte e sanar tantos problemas de saúde de populações mal assistidas? Claro que sim!!


A Moça e a bala de açúcar

O repórter mostra a realidade de alguns lixões. Pessoas que trabalham 5, 6 dias por semana, catadoras com funções específicas para entrega de determinados materiais para as empresas de reaproveitamento, trabalham sem luvas, sem botas para proteger os pés de cortes e infecções, sem nenhum amparo ou proteção. Terra sem lei.

Em um desses locais, o cinegrafista focaliza uma mulher jovem, catadora, sentada sobre o lixo, em um momento breve de descanso. Ela está a abrir uma bala, pronta para colocá-la na boca. O repórter vem direto, pontual:
- Estás sem luvas! Vais comer a bala assim mesmo? Essa bala veio do lixo?

- Sim! - responde ela, olhando-o sem nenhuma reação - Sim, achei esta bala aqui mesmo, no meio do lixo. Mas ela está bem embrulhadinha, é uma bala normal.

O repórter se escandaliza. Ela arremata:
- Se eu tivesse visto vocês, deixaria para comer a bala mais tarde. Já sei o que vão dizer. Que tem bactéria, que não deve comer coisas que encontra no lixo, já sei! Vou esperar vocês sair para comer a bala!
Fica claro que ela apenas espera o repórter "mudar de cena" para continuar a viver no seu mundo, o mundo da miséria, o mundo real, para milhares e milhões de brasileiros.

Leis

Leis não faltam. Faltam AÇÕES EFETIVAS, como sempre! Desde 1993 existe a lei que obriga as cidades a criar seus lixões. Lixões são espaços específicos para receber o descarte, locais distantes das casas, da zona urbana, para não afetar, com seu ar pútrefo e materiais poluidores e contaminadores, os seres humanos. Questão de saúde pública. Entretanto, mesmo tendo uma lei há 17 anos, não chegamos nem a 10%, ainda, da implantação desses locais.


Brasil importador de lixo

Esteio, no RS, uma cidade "cinzenta" há décadas, é uma das importadoras do lixo do outro lado do mundo. Por que? Por que não incentivamos a implementação de políticas públicas para dar conta do lixo que produzimos? Sim, pois o "nosso lixo", o lixo produzido no Brasil, não chega a 5% de reciclagem! O último navio chegou com  todo o lixo misturado. Foi supervisionado pelo IBAMA, a carga foi devolvida, a empresa brasileira recebeu como penalidade uma "multa", que está sendo contestada em mais um dos processos que irão se arrastar indefinidamente. E o navio voltou.Para onde? Quem está supervisionando o cargueiro para ver onde este lixo será jogado? Quem duvida que vai ser afundado no mar, como tantas outras cargas tóxicas?

Por que  ESTA SITUAÇÃO SE PERPETUA?
Porque não há prioridade! O foco das atenções está em popularidade, em auto importância, egolatria!

Melhor priorizar a extração desenfreada de petróleo, conceder favores e isenção de impostos para a indústria automotiva! Mentir um Brasil que não existe, a não ser para poucos!


As balas que exportamos e a corrida armamentista. Quem são os senhores?


Ao mesmo tempo em que um repórter se "escandaliza" com uma moça catadora que tem como "lanche" uma bala de açúcar encontrada no lixo, o país se especializa em continuar produzindo suas armas e balas mortíferas de grande efeito. Somos uma potência em exportar munição de devastação feroz, aquelas balas que viram "estrela" dentro do corpo e rebentam tudo! Por isso, por ser um dos fabricantes e exportadores, não assinou tantos tratados internacionais que previam a extinção do uso dessa espécie de munição de guerra.

Bush se elegeu às custas dos acertos com a indústria armamentista nos EUA. O que Bush fazia na semana passada aqui no Brasil, com toda a escolta do FBI "cuidando" de sua segurança? Quem deu publicidade para esta visita? Quem ficou sabendo que ele viria? A que viria? Com quem se encontrou? O que ficou acertado? Ele, que matou milhões de pessoas em seus dois mandatos, rodeado de segurança! Quem precisa se cuidar? Ele, ou nós? E o convite partiu de quem para o "Meu Amigo Bush" nos "visitar"??
Menino vítima das bombas que o Brasil exporta!
Cerca de 98% das vítimas são civis. Bombas de fragmentação provocaram mais de 10 mil perdas humanas, sendo 40% crianças. Brasil não assinou convenção.


O que corrida armamentista, petróleo e indústria automotiva tem em comum
com
intoxicação dos mares, dos animais, das pessoas, miséria, doença e falta de recursos?



A DIVERGÊNCIA DE IDÉIAS! A disparatada maneira de pensar e governar sem medir os efeitos das ações. A preocupação com o lucro imediato. O costume de "passar um glacê" sobre a exclusão e o descaso. A filosofia de descarte e desperdício, o insano incentivo ao consumismo desenfreado, onde não importa quantas pessoas morrem ou sobrevivem em situação de miséria, alienação e ignorância.

A crença de que, para ser "grande" é preciso pisar sobre os "pequenos".

Situação fora de controle, sem supervisão necessária, sem estudos, estatísticas e acompanhamentos equivalentes de impacto ambiental.
________________________________________________________
Leia neste blog:
O que aconteceu com o lixo importado no Porto de Rio Grande - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/o-que-aconteceu-com-o-lixo-estrangeiro.html

-------------------
Link-fonte:
http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/bombas-de-fragmentacao-porque-o-brasil-n/?replytocom=15166

Bombas de fragmentação: por que o Brasil não bane? por Marcos Guterman

08.dezembro.2008 00:07:39

O governo Lula se absteve de votar a favor do banimento das bombas de fragmentação – aquelas que, quando explodem, espalham a morte e a mutilação por uma área maior do que as bombas comuns, atingindo civis.


O Brasil é produtor e exportador dessas bombas, o que explica o veto, mas não o justifica. Em nome de bons contratos, ou seja lá do que for, perdemos a chance de nos juntar à grande maioria do mundo que condena esse tipo de armamento.

O Brasil, assim, alinhou-se a EUA, Israel, China e Rússia na recusa em banir uma munição que, no dizer de Janio de Freitas, na Folha de ontem, “teria feito gozo dos exércitos nazistas”. Para o colunista, a posição brasileira foi produto do “Brasil escondido, que alimenta a barbárie e serve à morte”. Difícil não concordar.

O chanceler Celso Amorim justificou a posição brasileira com uma chicana diplomática: afirmou que o tratado não foi formalizado no âmbito da ONU. Se no futuro houver uma iniciativa nas Nações Unidas que dê tempo para que os países produtores se adaptem, disse Amorim, o Brasil poderá repensar sua posição.



http://www.clusterconvention.org/?gclid=CNj5rLTzr5cCFQwDGgodARRhiw

A Convenção sobre Munições Cluster

A Convenção sobre Munições Cluster , CCM, proíbe toda e qualquer utilização , armazenamento, produção e transferência das munições cluster. artigos separados na assistência Convenção referem às vítimas, a limpeza de áreas contaminadas ea destruição dos estoques.

A Convenção foi adotada em Dublin por 107 Estados , em 30 de Maio de 2008 e assinado em 03 de dezembro do mesmo ano. A convenção se tornou lei internacional vinculativa para os Estados Partes , quando entrou em vigor em 01 de agosto de 2010 . O Primeira Reunião dos Estados Partes terá lugar em Vientiane , Laos, 08-12 novembro 2010. Partes Futuro Estados vão aderir à Convenção , apresentando suas ratificações para a sede das Nações Unidas, em Nova York.


Leia mais:
http://news.xinhuanet.com/english/2008-12/04/content_10454606.htm


POVO INFORMADO É POVO COM OPINIÃO!

_______________________________________________________

MARISE JALOWITZKI
Escritora
Porto Alegre - RS - Brasil
____________________________________________________
Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL

-----------
Em Novembro 2011, em Genebra, acontece reunião para tentar reativar a permissão de utilização das armas cluster!


Bombas Cluster  - Brasil produtor e exportador - proibição das bombas cluster


Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/bombas-cluster-brasil-ainda-e-produtor.html

proibição de bombas cluster. Brasil é produtor e exportador
--------

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Irmãos-Objetos - 1


Irmãos-Objetos - 1
Marise Jalowitzki

Interesses, objetivos e desejos, quem se empenha em reavaliar?

Respeito e cuidado com os animais. Só assim, respeito e cuidado com o humano.
 
Quando uma mãe dá origem a seus filhos, cria-se um vínculo que chamamos de irmãos. Vínculo esse que deveria, minimamente, privilegiar o respeito, a livre convivência, a dignidade entre esses seres. Tudo que nasceu/nasce proveniente de nossa Grande Mãe Terra é irmão entre si, ou não? Assim, falando agora somente em seres que se movem, os animais, que têm instinto, vontade, reações, somos todos irmãos.

Acredito firmemente que somente a partir do momento em que o ser humano entender isso, verdadeiramente, na essência, é que poderemos viver uma nova realidade. Histórico momento! Ansiado momento! Enquanto este maldito vício de submeter, de usar a seu bel prazer, sem medir consequências, sem avaliar até onde está ferindo a funcionalidade do outro, não for erradicado, teremos sempre e sempre exemplos de ações degradantes. 

Muitos órgãos, mesmo internacionais, estão a alertar sobre a crueldade com os animais, tentando auxiliar para que leis proibitivas sobre abusos com eles sejam implementadas. Para tanto, denunciam cenas cruéis, "escandalizando" os "sensíveis" com suas fotos, onde aparecem cenas dantescas de insensibilidade. Alarma-me o descaso que essas publicações recebem. As pessoas que divulgam também comentam sobre o fato - o quão pouco o tema atrai, o quanto as pessoas "fogem" de ver a realidade que escancara os olhos.

Procuro encontrar um outro viés, o da conscientização mais branda, educadora, de prevenção, que, acredito, pegue com mais efetividade as crianças, seres em formação e que poderão criar novos moldes de visão e convivência, como já podemos observar. Não pelo nojo, aversão, terror, repúdio. Mas pela conscientização, pela amorosidade, pelo respeito e carinho para com os outros seres. Todos.




No último mês de agosto, em uma praia na França, um burrico foi acoplado a um pára-quedas e deixado no ar por mais de meia hora, a fim de atender as necessidades de uma campanha publicitária. Os veranistas presentes ficaram chocados com os uivos do animal. Rebocado por um barco, o pobre animal estava chorando como uma criança. Os responsáveis por esse evento podem ser processados por crueldade contra animais.


Não bastou domesticar, ensilhar, submeter a trabalhos exaustivos um animal que, originariamente, nasceu para andar livre pelos campos, comendo e dormindo onde lhe apetecesse?

Onde e como começou a abominável prática de achar que os animais que acabam se submetendo - geralmente a custa de continuados maus tratos ou por uma índole mais pacífica - podem ser usados e tratados como bem aprouver ao vilão humano - que se denomina racional?

Os animais "irracionais" carnívoros, apenas atacam quando estão com fome, ou quando se sentem ameaçados. Animais, mesmo os carnívoros, são capazes de brincar com outras espécies, ou pelo menos dividir os mesmos espaços, quando não estão com fome.

Interesses, objetivos e desejos, quem se empenha em reavaliar?

Respeito e cuidado com os animais.


Só assim, respeitando e cuidando dos mais desprotegidos de nosso vício adquirido de submeter e submeter é que aprenderemos a respeitar e cuidar de nosso próximo, semelhante humano.
 
Urge despertar esta competência.


Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/irmaos-objetos-1.html


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! 

link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!


DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



marisejalowitzki@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Morte das Baleias Jubarte - Qual o resultado do estudo sobre a exploração do petróleo??





Morte de Baleias-Jubarte

Morte das Baleias Jubarte - Qual o resultado do estudo sobre a exploração de petróleo??

Marise Jalowitzki
02.setembro.2011


 Após mais uma baleia ter sido encontrada morta no RS, muito se tem comentado sobre o encalhe e morte das Jubarte. Qual a posição das autoridades? Por favor, se alguém tiver alguma afirmação legal, além de "estudos", envia. Ano após ano as histórias se repetem, sem que haja uma providência eficaz.

Em 2004 apareceu uma nota, sem maior destaque, demonstrando a preocupação da diretora do Instituto Baleia Jubarte com o processo de rastreamento petrolífero nas costas brasileiras e a correlação dos encalhes e mortes. É sabido que, somente após uma comprovação científica, oficialmente reconhecida, é que alguma providência efetiva será tomada.

Elas, as baleias, assim como todos os animais, PRECISAM DE NOSSAS PROVIDÊNCIAS. É para isso que somos racionais. É por isso que a nós foi concedida a capacidade lógica de juntar dados e retirar conclusões. As decisões sobre a vida e a morte, a sobrevivência ou a extinção das espécies a nós pertence. 

Com todos os tristes resultados que temos pelo mundo inteiro, muito mais do que orgulho de pertencer ao "topo da cadeia alimentar", uma profunda vergonha toma conta dos conscientes, pois, ao invés de zeloso cuidador, o ser humano tornou-se um algoz, predador sem limites.

COM TODA A CERTEZA, somente a partir do momento em que aprendermos a respeitar, a conviver harmoniosamente e a CUIDAR de todas as espécies, é que aprenderemos a conviver com os outros seres humanos, sem essa gana de domínio, que tenta, a todo custo, e sempre, a subserviência do outro.

Por um mundo melhor!

Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/08/eu-vou-morrer-na-praia.html

________________________________________________________


Testes sismicos podem estar afetando baleias

12/08/2004

Fonte: O Globo, Rio, p.15




Testes sísmicos podem estar afetando baleias

Fernanda Pontes, Paulo Roberto Araújo e Túlio Brandão

As baleias viraram prioridade para o Ibama. A morte de uma jubarte na terça-feira, depois de passar três dias encalhada em Niterói, e a aparição, ontem, de uma minke desorientada na Praia dos Ossos, em Búzios, fez com que o órgão anunciasse uma operação para investigar a prospecção sísmica irregular de petróleo em toda a costa do Sudeste. Especialistas temem que a atividade esteja influenciando o comportamento de baleias que chegam ao Brasil para a atividade reprodutiva. Walter Plácido, assessor do Ibama no Rio, diz que os fiscais iniciarão hoje uma fiscalização na costa:
- Vamos investigar atividades suspeitas no litoral sudeste. Na Bahia e no Espírito Santo, só é possível realizar a atividade de julho a novembro, para não afetar a presença das jubartes na região.
 

No Rio, porém, não há restrição de períodos. O estado atravessa um ótimo ciclo econômico graças à indústria do petróleo, mas, se estudos associarem a prospecção a problemas com baleias, devemos tomar todas as precauções possíveis para minimizar os impactos, até porque o Brasil é signatário de todos os tratados de preservação de mamíferos aquáticos.

A prospecção sísmica, para rastrear petróleo no mar, é feita com um canhão que emite um forte ruído de 180 decibéis, perceptível aos cetáceos num raio de 10km.
 

A indústria petrolífera nega que o ruído cause problemas, mas a diretora do Instituto Baleia Jubarte, Marcia Engel, mostrou em recente reunião da Comissão Internacional de Baleias um trabalho sobre o encalhe desse tipo de cetáceo associado às prospecções:
- Foram oito adultos encalhados num curto período durante as atividades e apenas dois durante a proibição. Não podemos, no entanto, afirmar ainda que os dois casos no Rio têm relação com a atividade.

Pesquisadores acreditam que a baleia pode voltar
A minke que apareceu ontem em Búzios quase encalhou na Praia dos Ossos - que tem esse nome, segundo histórias locais, justamente devido aos ossos de baleias encontrados em suas areias. O animal aproximou-se da costa com a boca e a cauda levemente feridas, mas os bombeiros conseguiram afastá-lo para fora da enseada usando cordas e uma embarcação.
Em pouco tempo juntou uma multidão na praia. Os bombeiros tentaram evitar que a baleia chegasse mais perto da areia. Como não conseguiam, já que ela continuava nadando na mesma direção, ataram o animal com cinco mangueiras do Corpo de Bombeiros.

- Ela estava sem direção - disse o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, que acompanhou a operação.
Em seguida, usaram um cabo preso num bote e ligaram o motor com o objetivo de levá-la para fora da enseada, mas a tentativa fracassou.
- Usamos um bote no resgate e seguimos uns 300 metros, mas acabamos sendo rebocados pela baleia, que voltou para a posição inicial - disse o comandante da operação, Ademerval Gomes.
Na segunda tentativa, os bombeiros usaram uma escuna para fazer o salvamento. Quando estavam próximos da saída da enseada, soltaram o cabo e a baleia seguiu em direção ao mar aberto.
Especialistas acreditam, entretanto, que a baleia voltará para alguma enseada de Búzios.
- Ela estava ferida - disse a veterinária Elisa de Oliveira, que trabalha na prefeitura.

Segundo o pesquisador Salvatore Siciliano, especialista em animais marinhos da Fiocruz, a rota da minke é semelhante à da jubarte. Ambas migram da Antártica para o Nordeste nesta época do ano. A diferença é que a minke costuma nadar em águas oceânicas, distante da costa.

O Globo, 12/08/2004, Rio, p. 15

Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL


Leia também:
Eike Batista prende ativistas do Greenpeace por nove horas! Baleais nadam em petróleo!
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/09/eike-batista-prende-ativistas-do.html?spref=tw



Ativistas do Greenpeace ficam presos por nove horas dentro do edifício da OGX de Eike Batista




Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! 

link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!


DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


marisejalowitzki@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil